gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Planeamento da Época 2012 / 2013 – VI no masculino

Após termos elaborado texto acerca dos resultados das reuniões anunciadas e efectuadas com os clubes da 1.ª Divisão em Masculinos e Femininos, sobre o planeamento do Feminino que a Direcção da FAP divulgou através do CO n.º 76 (27-04-12), e relacionado com o escalão de seniores, este texto vai abordar o sector Masculino.

Os modelos adoptados não são muito diferentes do esperado, evidenciando a Federação pouca ousadia e audácia na adaptação de novos modelos competitivos, que eventualmente poderia trazer mais público aos pavilhões e que até poderia ser mais “vendáveis” como produto de excelência.

PO01 – 1.ª Divisão Nacional Masculino

Sobre esta prova questionamos o porquê dos clubes que estão a disputar a Fase Final da PO02, que são potências intervenientes no processo, não terem sido convidados a participarem nesta reunião.

Dois modelos em discussão o modelo actual e os Play Off , o modelo actual privilegia, se assim entendermos a regularidade competitiva, encerrando no entanto quanto a nós um problema, que é um risco, o de o campeão ser precocemente definido, prejudicando todas jornadas seguintes, com o consequente abandono do publico e com os jogos a serem disputados quase em “família”. O modelo de Play Off é um modelo que privilegia o espectáculo, e provavelmente poderia criar mais espectativas e melhores assistências, e com maior facilidade arranjar sponsorização da prova.

Não queremos deixar de dizer, que ao definir, uma prova exactamente igual ao modelo da presente época, a Federação precaveu-se e procedeu com bom senso ao evitar o aumento do número de clubes na PO01

O modelo actual, contínua, mas foi interessante verificar as posições de alguns clubes que eram acérrimos defensores deste modelo, apresentarem-se agora como grandemente favoráveis ao modelo do Play Off (Benfica e Águas Santas), porquê? É uma questão que deixamos no ar…

PO20 - Taça de Portugal

Nesta prova regista-se na nossa opinião um ténue avanço, ao colocar os clubes da PO01, a iniciarem a sua participação nos 1/16 da Final, quando era nos 1/8 de Final, colocando a norma de que os clubes da PO01 não podem jogar entre si nesta eliminatória, isto é exactamente a mesma coisa que dizer que são todos “cabeça de série”, o que discordamos em absoluto, quanto á norma de que assumem nesta eliminatória a condição de visitante é um significativo avanço na divulgação da modalidade. Mas esta prova só voltara a ter verdadeiro espírito de taça, quando for uma prova aberta e com todas as equipas a iniciarem a sua participação ao mesmo tempo.

PO22 - Supertaça

Nesta prova verifica-se um autentico retrocesso, pois ao perder-se a Câmara de Portimão como suporte organizacional da mesma, não se foi á procura de substitutos, e então o método mais simples é alterar o formato competitivo, e passar para uma espécie de final four a ser disputada por 4 equipa num fim de semana. Uma chamada para o que é dito em termos de futura regulamentação, pois a Federação quando regulamenta, tem de prever sempre um principio de equidade, e essa só existe, se for prevista uma absoluta paridade entre as duas provas (PO01 e PO20), e não é isso que é dito. Depois poder-se-á prever os mecanismos de substituição, mas o princípio terá de ser sempre os Finalistas da PO20 e os dois Primeiros da PO01.

Uma nota final – A época de 2012 / 2013, está à porta e ainda nada se encontra definido o que se lamenta, e várias questões se levantam:

  • E as outras provas, como serão a 3.º Divisão será aberta…
  • E os escalões obrigatórios, serão os mesmos…
  • E os acordos de cooperação que adulteram tudo o que está regulamentarmente e definido, vão ter validade…
  • E que será feito do “Projecto Resende”, com influência directa no Planeamento desportivo não só das provas, como dos clubes…
O Analista

9 comentários:

Anónimo disse...

Bom post Banhadas.

Só discordo de uma coisa: Os clubes é que não quiseram mudar. A FAP queria...

Anónimo disse...

Não esquecer que esta foi a vontade nossa, os Clubes da PO 1.
Por isso, não quer dizer que na época de 2013-2014 não possa ser outra a nossa disposição e da FAP.

Anónimo disse...

Na minha associação (Porto) está agendada uma reunião para sexta-feira, onde vao ser discutidos as provas que ainda nao têm definição. Vi no site de Braga que também vão reunir pelo mesmo motivo. Ouvi dizer que a FAP vai ouvir as associações sobre as matérias que faltam decidir.Isto é uma pouca vergonha! O Banhadas nao vai reunir com os clubes para discutir isto também? Nao me digam que nao sabiam de nada porque nao foram convocados? Se nao foram convocados isto é um erro grave. Mais, esta direção, que foi eleita prá aí há dois anos (nao foi?) só agora é que coloca isto em discussão? Se tivessem sido eleitos há um mês e pouco compreendia-se que só marcasse agora a reunião, mas assim não! Também nao se compreende que os clubes da PO1 e PO9 tenham decidido como desejam os campeonatos para a próxima epoca e venha agora a Federação fazer exatamente o que eles querem! Onde já se viu isto? Isto está tudo ao contrário, dantes é que estava bem: a federação decidia e nós comiamos, nao era Banhadas? E assim o Banhadas até tinha margem para bater nos gajos. Assim, como está agora é lixado, nem dá para bater a sério nos gajos temos que inventar pintelhos para lhes dar porrada não é banhadas?

Anónimo disse...

O Play off favorece quem não trabalha e não o espetaculo como se diz.

Um FCP - SLB ou SCP são sempre clássicos.

Projecto REsende deu o que tinha de dar... A exigência de um internato não foi contemplada nos recursos que foram disponibilizados, em especial ao nível do perfil de quem esteve no processo.
nquanto continuarmos com escolhas compadrias qualquer projecto já nascerá manco e este é o exemplo de uma boa ideia muito mal planeada e pessimamente trabalhada.

AC

Anónimo disse...

Se estivessem tão bem informados quando julgam que estão, deveriam saber que nas possibilidades de modelo de competição enviadas aos Clubes, antes da reunião, as mesmas não contemplavam o modelo atual. Talves por isso as posições de alguns Clubes seriam a de escolher play-off em deterimento de uma Prova numa fase única que era a outra unica alternativa....

Jorge Almeida disse...

Não concordo com a vossa apreciação em relação à PO01 e à PO20.

Na PO01, não queiram equilibrar pelo modelo competitivo o que não é equilibrado no 40 x 20. Trata-se duma prova de regularidade, pelo que o campeão tem de ser a equipa mais regular, e não tanto o 5º classificado da fase regular. Neste ano, o FC Porto foi campeão com jornadas de avanço porque mereceu, e não teve culpa dos desaires dos adversários directos.

Na PO20, parece-me que o modelo divulgado para a próxima temporada é o correcto. Trata-se duma prova que nunca foi de regularidade, e a sua beleza é essa. No entanto, dado que é uma prova que apura para competições europeias, o vencedor da Taça tem de ser uma equipa que nos dê garantias mínimas que vai fazer boa figura nas competições europeias. Não nos podemos arriscar a que haja equipas que cheguem à Final Four sem terem jogado contra equipas da PO01 pelo menos 1 vez.
De modo a equilibrar, é bom que as equipas da PO01 tenham de jogar pelo menos mais um jogo que têm jogado, pois, a disputar os 16 avos de final (1ª eliminatória onde entram as equipas da PO01), vão aparecer 62,5% de equipas não PO01, contra os 25% de equipas não PO01 que, nesta temporada, disputaram os 8 de final (1ª eliminatória onde entraram equipas da PO01). Os 25% até agora faziam com que as equipas pequenas vissem a PO20 como um fardo, uma obrigação. Agora, com mais hipóteses de receberem os grandes em sua casa, podem olhar para a prova com outros olhos.
A regra dos pequenos receberem os grandes na sua casa nos 16 avos de final também é uma compensação competitiva pelo facto das equipas da PO01 só entrarem nessa eliminatória, para além de permitirem que clubes de terras pequenas recebam FC Porto, Benfica, Sporting, etc ... São enchentes garantidas nos seus pavilhões, e festa de Taça. E não é melhor jogar num pavilhão pequeno, mas cheio, que num Dragão Caixa vazio? Quem diz Dragão caixa, pode dizer Luz, Casal Vistoso, etc ...
O prolongamento desta regra dos pequenos receberem os grandes para os 8 de final acarreta a resolução doutras situações. Por exemplo, se, dos 16 apurados, 9 forem da PO01, vai haver pelo menos 1 jogo entre equipas da PO01. Se essa regra se estendesse para os 8 de final, como é que se decidiria quem iria jogar em casa?

Anónimo disse...

Leiria já reuniu com os Clubes na passada segunda feira, para preparar a reunião do dia 19. Vamos ver como vai ser.

Anónimo ID disse...

Sugiro ao "Banhadas" que faça o trabalho de casa antes de vir a público.

Não havia necessidade.

Anónimo disse...

Se quando se sorteassem os 1/16 da Taça, fosse feito o sorteio dos 1/8, podia-se colocar a seguinte regra:

O jogo disputa-se no campo da equipa de divisão inferior;

Em caso de serem equipas do mesmo escalão, jogava-se conforme a ordem do sorteio previamente efectuado;

Fica a sugestão...