gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Crónica de Fim de Semana no Feminino – 23 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
11.ª Jornada
Juventude Lis 23 - 26 JAC - Alcanena
17.ª Jornada
Juventude Lis 29 - 26 Colégio Gaia
João Barros 26 - 25 Alavarium
CA Leça 23 - 26 Maiastars "B"

Apenas 4 jogos nesta jornada mas clarificadores quanto à luta para a descida de divisão, onde a vitória do JAC e a derrota do Cale fazem com que a equipa de Leça já não consiga fugir ao último lugar e irá disputar a liguilha, com a 2ª, 3ª e 4ª classificada da PO10, de onde se apurarão duas equipas para disputarem a PO9 na próxima época. Por outro lado, a derrota da Juve Lis dita o 5º lugar para as leirienses, enquanto o Sports Madeira consegue um excelente 4º lugar.

A grande surpresa da jornada aconteceu em Leiria, com o JAC a derrotar a Juve Lis, uma vitória sem contestação já que a equipa de Alcanena esteve quase sempre na frente. Vanessa Oliveira fez mais uma grande exibição mas toda a equipa do JAC está de parabéns pela grande segunda volta que está a fazer, mostrando todo o potencial desta equipa, melhorando imenso com os jogos e provando que pode ser uma das equipas de futuro do andebol português. A vitória assegura a manutenção e permite a Marco Santos apostar tudo, no próximo fim-de-semana no título nacional de juvenis femininos. Quanto à Juve Lis, parece-nos que nunca encararam este jogo com a determinação e concentração habitual fruto, talvez, de algum desânimo provocado pelos resultados do fim-de-semana passado, na Madeira. Salvou-se Gizelle Carvalho que parece nunca perder a motivação, nem num jogo a feijões.

Já no Sábado, a Juve Lis tinha recebido e vencido o Colégio de Gaia, num jogo muito morno. Telma Amado voltou às boas exibições e estamos curiosos para sabermos qual a evolução desta pivot que foi uma das grandes revelações desta época, nunca se sentindo a saída de Mariama Samo para o Gil Eanes. A equipa esteve bastante bem ofensivamente mas sem e intensidade que a caracteriza fruto, tal como já dissemos, de algum desligar da concentração competitiva. No Colégio de Gaia, Helena Soares esteve, uma vez mais, muito bem e Fernanda Carvalho o verdadeiro pêndulo de uma equipa que fez uma temporada tranquila mas muito longe do brilho de outras épocas. A menos que consiga o regresso de algumas ex-jogadoras, a tendência é para o Colégio de Gaia continuar a perder terreno no panorama do andebol feminino português onde já foi rei.

No outro jogo decisivo na luta pela manutenção, o Cale perdeu em casa diante do Maiastars. A equipa de Leça que muitos consideraram uma das sensações da prova tece uma segunda volta desastrosa, não vencendo nenhum jogo e perdendo toda a garra que tinham demonstrado. A equipa tem valor para se manter através da liguilha, mas precisa de recuperar essa garra que foi determinante para os bons resultados na primeira volta. Neste encontro, o início de jogo foi um autêntico desastre para o Cale, tendo a equipa feito uma excelente recuperação na segunda parte mas não chegou para vencer. A sistemática atitude de protesto contra as equipas de arbitragem também em nada beneficia o Cale cujos técnicos devem rever essa postura. O Maiastars continua a fazer um excelente campeonato e luta pelo sexto lugar. Renata Pereira, além da eficácia a marcar livres de sete metros tem estado bastante mais interventiva do que em épocas anteriores e muito o Maiastars tem beneficiado disso e da capacidade de liderança de Olinda Leal.

Finalmente, o Colégio João de Barros recebeu e venceu, com muitas dificuldades, o Alavarium. A formação das Meirinhas é, nesta altura, uma equipa triste, sem chama e longe do andebol que já produziu na primeira volta do campeonato. Maria Pereira não parece a mesma, sem qualquer explosividade, com peso a mais e realizou mais um jogo fraco. Valeu Bárbara Teixeira que foi um enorme reforço de “última hora” do Colégio João de Barros e que vai repetindo a excelente época passada. O Alavarium, pelo contrário, parece agora uma equipa alegre, descontraída e que tem tido um excelente desempenho nos últimos jogos. A grande figura do jogo foi também a Guarda-redes Diana Roque que fez uma óptima exibição. A equipa de Aveiro, com estes resultados, mostra que podia ter feito muito melhor esta época, é uma das poucas equipas que bate o pé às equipas grandes mas terá faltado alguma humildade na hora de defrontar as equipas da sua igualha.

A última jornada joga-se no Domingo mas, no Sábado, joga-se um jogo em atraso e que vai decidir o título nacional: Gil Eanes / Madeira Sad. Todas as atenções estão centradas nesse jogo e a Fap TV anunciou a transmissão do mesmo. Nós, como sempre, estaremos aqui para vos trazer todos os detalhes do jogo que vai decidir o campeão nacional desta época.

Críticos Femininos

32 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...

"Bom Já temos a equipa que passará para a 2ª Divisão - CALE -
Dificilmente conseguirá Ganhar ao COLÉGIO DE GAIA"

Agora com a grande Tramóia entre JUVE e JAC podemos certificar que o JUVE perdeu o Acesso as Competições Europeias e o CALE definitivamente ficou de 10º

Para quem não saiba, a Juve e o JAC têm feito favores, um ao outro, durante as últimas 3|4 épocas. Quem não se lembra das fases finais em Leiria... quem não se lembra da celebre indisposição do Marco e a sua ida ao Hospital Célia Afra, para tomar uma unidose de negociação, com uma recuperação estrondosa e aos 10 min. já estava em plena forma fisica no seu banco....

Caro JAC, pode ser que o veneno que andas a tomar, te acabe por matar, quando olhares e vires as tuas jogadoras na Juve.

Mas voltando ao 10º lugar, como ficaria a classificação se a Juve ganhasse no Alavarium, o JAC perdesse os 2 jogos que lhe faltam e o Cale ganhasse ao Colégio. Quem seria o 10º???? Ficariam todos com os mesmos pontos.

Anónimo disse...

O MAIASTARS COM MELHOR DEFINIÇÃO DA FUNÇÃO DE CADA UM, MENOS ATLETAS E MENOS CONFUSÃO E PARTICIPAÇÃO DOS FAMILIARES NA VIDA DESPORTIVA DO CLUBE, PODERIA SER O ABC DOS ANOS 70 DO NOSSO ANDEBOL.
Na confusão nunca se chega a bom porto....e perdem-se imensas energias positivas com as guerrilhas...

Anónimo disse...

O Cale no desempate perde com toda a gente. Por isso, o último lugar está definido.

Em relação ao jogo Juve Lis - Jac é ridículo falarem de favores. A Juve tinha todo o interesse em que o Jac precisasse dos jogos do próximo fim-de-semana de séniores pois a Juve é a equipa que vai lutar com o Jac pelo título nacional de Juvenis...

Anónimo disse...

O que a Juve não contava era com a réplica que o Col. Gaia deu no sábado, o que certamente influenciou na prestação física das suas jogadoras, que, cerca de 18 horas depois teve que disputar o jogo com o JAC. Subestimar adversários às vezes dá nisto...

Anónimo disse...

"para quem não saiba, a Juve e o JAC têm feito favores, um ao outro, durante as últimas 3|4 épocas"

O sr. anónimo em questão deslocou-se a Leiria para ver o jogo? Pois, é muito bonito quando se sabe do que se fala.
É tão bom ver as desculpas ridículas que o pessoal inventa ao ver que o JAC mesmo com todas as "dificuldades" consegue vencer e calar tudo e todos.

Contra tudo e todos já o Alcanena calou muita gente, e disso tenho-me vindo a aperceber ao longo da época: Quartos de final na taça de Portugal e manutenção na primeira divisão de seniores, presença em fase final em todos os escalões de formação.

Continuem a tentar mandar o Alcanena a baixo, quando mais mandam mais ele mostra o que vale,.
Beijinhos ;)

Anónimo disse...

Tramoias em Fases Finais? Deixem-me rir. Agora querem dizer que o JAC e a Juve combinam as coisas pra saberem quem é o campeão todas as épocas? Deve ser á vez de certeza. A Fase Final de Juniores do ano passado ficou atravessada na garganta de muita gente, mas em relação a isso não se pode fazer nada. Em relação a este ano, todas as pressões que foram feitas para que o JAC não ficasse na 1ª Divisão de Seniores acabaram por sair furadas. Substimaram foi as garotas e nunca pensaram que elas conseguissem uma vitória em Leiria. Vitória mais que justa diga-se de passagem.
Mais trabalhinho dentro de campo e não nos corredores. O JAC trabalha assim e a JUVE de certeza que faz o mesmo. Agora se para os lados da Maia pensam de outra maneira...

Anónimo disse...

Ai que tanto gostam do Maiastars. em qualquer comentário que se faça, têm que o ligar de imediato ao Maia.
Isso não é perseguição, será porventura inveja de um projecto com pés e cabeça, com um grande líder e com resultados no campo ao longo desta década.
No escalão sénior e porventura com mais alguma experiência (pois ainda no último jogo teria 4 ou 5 juvenis) não sei quem estaria a discutir o quê, mas pelos lados da Maia, e por ser um projecto com pés e cabeça, deverão ter os seus planeamentos bem definidos e os objectivos bem traçados.
"Maças podres" deverão ter os Srs. nos V. clubes e já agora caro anónimo de 14 de Maio de 2012 14:00, se calhar enganou-se, também começa por M, mas será Matosinhos talvez. E como deverá sofrer de amnésia, nas fases finais que refere, elementos do CALE acompanharam sempre a dita fase final.

Não coloque o Maiastars, no mesmo "cesto", pois acredito que os seus dirigentes terão todas as gravações das fases finais (as que ganharam e as que se classificaram noutras posições . inclusivé as da época passada, com vice-campeonatos em todos os escalões. Caso único e curioso no Andebol Nacional.
Quanto aos corredores, hospitais, salas de jantar, estadias, fases finais, ISSO LÁ SABERÁ MELHOR DO QUE EU, DAQUILO QUE ESTARÁ A FALAR.

E quem melhor que o Sr. para explicar o que afirma "Agora querem dizer que o JAC e a Juve combinam as coisas pra saberem quem é o campeão todas as épocas? Deve ser á vez de certeza. " diz o ditado...

Anónimo disse...

AÍ ESTÃO OS HABITUAIS ANORMAIS COM DOR DE COTOVELO QUE NEM SEQUER CHEGAM AOS CALCANHARES DO JAC!NESTA DATA PRESENÇA NAS FASES FINAIS DE JUVENIS, INICIADAS E INFANTIS. EM SENIORES, PRESENÇA NOS 1/4 FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL E PRESENÇA GARANTIDA NA 1ªDIVISÃO DA PRÓXIMA ÉPOCA COM UMA EQUIPA QUASE TODA JUVENIL!CHEGA POR AGORA OU QUEREM MAIS?FAVORES?TENHAM MUITA VERGONHA, POIS SÃO UNS TRISTES.

Anónimo disse...

Porque não analisam a fase final da segunda divisão também?

Anónimo disse...

Mais trabalhinho dentro de campo e não nos corredores. O JAC trabalha assim e a JUVE de certeza que faz o mesmo. Agora se para os lados da Maia pensam de outra maneira...

Só no lapso da Ignorância, gostava de saber que tem a ver o MAIA nisto, garantiu a manutenção ao ganhar no CALE, não é uma guerra do MAIA

Anónimo disse...

Mas voltando ao 10º lugar, como ficaria a classificação se a Juve ganhasse no Alavarium, o JAC perdesse os 2 jogos que lhe faltam e o Cale ganhasse ao Colégio. Quem seria o 10º???? Ficariam todos com os mesmos pontos.

Igual o CALE ficará em 10º
todos com 26 pontos
teríamos de ver os confrontos directos donde perde o CALE e ao mesmo tempo a diferença entre GS e GM que até agora são (-137)

Mas de todas maneiras isso é uma hipótese remota,
O ALAVARIUM como vem jogando ganhará ao JUVE e o
O COLEGIO também ganhará ao CALE

Anónimo disse...

Ao sr anónimo do dia 14 de Maio de 2012 das 10h30
Por acaso o sr percebe alguma coisa de andebol? Esteve presente no recinto de jogo? Se estivesse presente e tivesse visto o jogo teria visto que a equipa de Alcanena esteve sempre na frente do marcador e que com uma boa exibição defensiva e atacante consegui a vitória sobre a Juve Lis. A si só lhe digo uma coisa, quando quiser falar das coisas, fale bem, e para que não passe figuras como a que acabou de passar comece a dirigir-se aos jogos para depois falar daquilo que realmente viu. Sei que a equipa de Alcanena causa muita dor de cotovelo a muitas gente, mas aqui trabalha-se e como já provamos este fim-de-semana frente à JUVE e no passado fim-de-semana frente ao CALE não precisamos de favores!

Anónimo disse...

A crónica do Banhadas está correcta. Não há qualquer hipótese do Cale deixar o 10º lugar porque tem desvantagem nos critérios de desempate a 2 e a 3.

Anónimo disse...

Caro anonimo de 14 de Maio de 2012 16:59

O Maia tem a ver com o assunto porque alguém de lá anda a insinuar que o JAC deu o título de Juniores o ano passado. Estarei enganado Sr Anonimo de 14 de Maio de 2012 15:18?
Já agora, o que quer dizer com "E como deverá sofrer de amnésia, nas fases finais que refere, elementos do CALE acompanharam sempre a dita fase final" ??

Anónimo disse...

a Po10 não conta pra nada ( 2ª divisão feminina ) só uma achega sff , aos do stºjoana
lembram-se da última equipa que ganhou ao juve-mar??
(rita p.), (carla sá) , (filipa f.), (ana c. káka´), (mariana r.) , (ana d. celeste), (vivina r.)
a rita tá em erasmos , a filipa f. no alavarium , a carla sá no juve-mar , a káká no banco. só joga a mariana e a viviane daquele conjunto "as 7 magnificas" agora com equipas médias ou acima é sempre a perder ou não?? quantas jogam no lugar?? coitaaaaaaaaadas.
xau e brigada.

Anónimo disse...

Ao anónimo do 14 de Maio de 2012 22:45

Engano passam 2 da 2ª divisão feminina. Sobe o JUVEMAR por ser o primeiro. os restantes da segunda fazem um grupo com o 10º da 1º e Passam os 2 primeiros desse grupo.

Anónimo disse...

O JAC não precisa de favores da Juve Lis!! A equipa técnica da Juve Lis ajudou a sua equipa a dar a vitória ao JAC com as suas escolhas. A jogadora nº 13 parecia uma barata tonta dentro de campo a gritar com as colegas de equipa como se ela fosse a treinadora … boa imagem! A defender antes de estar a defender abria o espaço para o JAC rematar. E gritava por tudo e por nada quando a defesa do JAC a tocava. A GR, Tatiana Gois, só o corpo é k estava na baliza. E no banco estavam 2 GR. A GR que defendeu na 1ª parte teve muito melhor que a Tatiana. A Inês Silva estava a morrer em campo. E no banco estava Telma Amado, Giselle Carvalho e as duas juvenis. Boas escolhas!!!
FORÇA JAC!!!

Anónimo disse...

Lá vem o CALE dizer que vai descer por favores das outras equipas. Favor foi o empate que as levou à 1ª, está mais que visto.

Anónimo disse...

15 de Maio de 2012 00:41

Só a Juve Mar ao fim de 2 jogos??? Que eu saiba a Juve Mar esta empatada no primeiro lugar e ainda só se realizaram 2 jogos... Será que é assim tão garantido que ficam em primeiro lugar ao fim de 6 jogos??? Vamos estar cá para ver

Anónimo disse...

A análise do Banhadas é própria de quem não sabe o que se passa nos jogos.
Qualquer dia vai escolher como melhor jogadora uma que só entre em campo para marcar sete metros, desde que sejam muitos não faz mal.

Anónimo disse...

Azia é tramada..., gostavs de estar no lugar delas,não era.....

Anónimo disse...

Grande verdade foi dita pelo Anónimo (15 de Maio de 2012, 08:33)

Anónimo disse...

Gostei do comentário que refere a nº13 da Juve Lis que abria buracos na defesa para as atletas do JAC rematarem... eh eh eh A Ana Luis não Defendeu sequer :p

Anónimo disse...

supondo que acaba por exemplo alavarium ou jac no 9º lugar e o leça em 10º e na segunda divisão acaba por exemplo juve mar ou passos manuel em 1º e 2º santa joana em 3º e o s. bernardo em quarto ( isto é só um mero exemplo ) como seria feita a liguilha para ver quem sobe e quem desce??? como seria os jogos neste exemplo??? alguem me sabe explicar???

Anónimo disse...

Relativamente ao comentário de «16 de Maio de 2012 15:21
», começo por dizer o seguinte: Como pode alguém vir opinar sobre andebol feminino se nem sabe consultar os comunicados da FAP? Quanto à rsposta, ela pode ser encontrada no comunicado nº 76 da FAP, disponível em http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/18074954742714440215.pdf

Anónimo disse...

Leça + 2º + 3º + 4º classificado da 2º divisão, pois o 1º sobe directamente.

Quanto a liguilha, é realizada a 1 só volta (campo neutro), e sobem o 1º e o 2º dessa competição.

abraço

o 9º lugar da 1º Divisão, fica na 1º divisão.

Anónimo disse...

Ao anónimo do 16 de Maio de 2012 15:21

o 10º da primeira e o 2º - 3º e 4º da segunda vão jogar entre sí (liguilha), desta classificação passarão para a primeira somente o 1º e o 2º

Anónimo disse...

relativamente à duvida lançada anteriormente,é muito simples o campeão nacional da 2ª divisão garante a participação automática na 1ª divisão na proxima época. o 10º class. da 1ªdiv. e as outras 3 equipas da 2ª div. participam numa liguilha todos contra todos em regime de concentração num fim de semana e os dois primeiros classificados sobem à 1ª divisão.
P.S. É só consultar o respetivo regulamento.

Anónimo disse...

O 10º da PO9 (que vai ser o Cale) e o 2º,3ºe4º da PO10 vão efectuar 3 jogos entre eles para decidir as 2 equipas extras que vão passar à PO9.

Anónimo disse...

Sr anónimo 23h46,
Não deve ter ficado para ver o final do jogo, porque a jogadora nº13 da Juve Lis defendeu e atacou nos últimos 5min da segunda parte.

Anónimo disse...

16 de Maio de 2012 17:40

tu deves ter cá uma inteligencia... deves ser ministro ou algo do genero com tanta inteligencia que tens... ou na melhor das hipoteses deves ser arbitro porque deve ser a classe mais burra que por ai anda

Anónimo disse...

obrigado aos que me esclareceram essa duvida porque realmente mesmo lendo os comunicados da fpa não é facil perceber
quanto ao 16 de Maio de 2012 17:40 és grande otário palhaço