gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Crónica Intermédia No Feminino – 21 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
15.ª Jornada
Gil Eanes 42 - 19 JAC - Alcanena
Maiastars "B" 24 - 24 Colégio Gaia
CA Leça 26 - 27 Alavarium

Foi uma jornada com apenas 3 jogos, mas com 2 deles com emoção até ao final. Esta mini-jornada permitiu ao Maia salvar-se definitivamente do risco de descida e confirmou o afundar do Cale que começa a aproximar-se, perigosamente, do final da tabela.

Comecemos pelo empate do Colégio de Gaia na Maia. O jogo foi equilibrado do princípio ao fim com excelentes exibições de ambas as Guarda-redes. O Maiastars teve uma Renata Pereira em grande tarde. Aliás, esta jovem internacional que nos últimos anos tem tido um papel secundário na equipa de José Carlos Ribas está a ter a sua época de afirmação. Não é uma jogadora espectacular mas tem uma eficácia de remate notável. Mas a capacidade que Olinda Leal continua a revelar na liderança desta equipa é notável e, uma vez mais, o Maiastars conseguiu gerir bem a situação de um resultado equilibrado no final, conseguindo empatar o jogo. No Colégio de Gaia, algo estranha a menos utilização de Vanessa Silva nos últimos encontros pois, com ela em campo, a música é outra. Mas a equipa não esteve bem, com bastantes falhas técnicas e, sobretudo, um desacerto no remate enorme. De qualquer das formas, este empate é favorável ao Colégio de Gaia que tem tudo para repetir o 6º lugar da época passada.

Em Leça, o CALE voltou a perder e a equipa está numa espiral negativa e longe do rendimento evidenciado na primeira volta do campeonato. Ana Paula Costa esteve muito pouco eficaz e a jovem Daniela Frasco esteve em evidência. Numa má exibição do CALE não podemos deixar de destacar a garra constante que permitiu, depois de 7 golos de desvantagem, a equipa ter conseguido empatar o jogo, fruto da raça desta equipa. O Alavarium alcançou um triunfo essencial, fez uma excelente primeira parte mas ia borrando a pintura nos últimos minutos. A jovem esquerdina Lisa Antunes fez uma grande exibição e Cláudia Correia acompanhou-a na hora de marcar golos. Temos dito que esta equipa do Alavarium é capaz do pior e do melhor e, desta vez, ficou-se pelo meio. A próxima jornada com o Alavarium a viajar até à Maia e o CALE até Alcanena poderá clarificar muita coisa quanto às contas no fundo da tabela.

Em Lagos, o Gil Eanes esmagou o JAC num jogo sem história, tal a superioridade das algarvias, amplificada na segunda parte quando a equipa de Alcanena desligou os motores da recuperação defensiva. Ana Seabra e Soraia Lopes são as duas jogadoras em melhor forma e se Vera Lopes conseguir subir para o seu nível, o Gil tem tudo para conseguir o tricampeonato. Quanto ao JAC, Neuza Valente foi um autêntico oásis e confirmou o estatuto de uma das melhores rematadoras do campeonato. A equipa de Alcanena tem um jogo de vida ou de morte no próximo fim-de-semana mas terá também uma fase decisiva no campeonato de juvenis. E recordemos que esta equipa é formada na sua grande maioria por jogadoras desse escalão. Por qual das provas irá optar Marco Santos? Tem condições de ser campeão nacional de juvenis mas, por outro lado, uma derrota no Sábado obriga praticamente o JAC a ir jogar a liguilha. Difícil decisão.

Críticos Femininos

26 comentários:

Álvaro de Campos disse...

Cometário OFF TOPIC

Julgo ser importante para que se veja onde vai a crise económica do Andebol.

A equipa do Itxako sagrou-se campeã nacional em Espanha, mas a festa foi agri-doce... como podem ler no link seguinte, o atraso nos pagamentos existe e muita jogadoras ( entre as quais a ex-portuguesa alexandrina Barbosa) vão abandonar o clube!

http://balonfemme.blogspot.pt/2012/04/itxako-campeon-de-liga-reinvidicaciones.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Balonfemme+%28balonfemme%29

Um sinal para Portugal e para o Desporto não profissional.

AdC

Anónimo disse...

Não se preocupem com o Jac. Nós ficamos com pena se não formos campeãs nacionais de juvenis porque temos tudo para o conseguir, mas as séniores também são importantes. O Marco irá tomar a melhor decisão, sendo que esta não é a última hipótese das seniores.

Anónimo disse...

Onde anda a Internacional Ana Pereira?
É suplente no Colégio de Gaia constantemente, quando joga, é uma sombra daquilo que já a vi jogar.
Não sei se terá sido a melhor opção de carreira desta jovem promessa, mas o futuro o dirá.

Anónimo disse...

o cale perdeu o jogo, pois esteve todo o tempo de jogo a jogar contra nove, pois a equipa de arbitragam era claramente a favor do alavarium, foi uma vergonha,. analisem o video do jogo e depois comentem.

Anónimo disse...

Aquilo que se passsou na Maia foi gravissímo! Uma dupla de arbitragem que, deixou o Colégio defender de mão fechada directa à cara e impávidos e serenos nada faziam e ainda se riam. Só me surpreende como é que as miúdas do Maiastars conseguiram aguentar tanta porrada por parte das "velhas ratas" do colégio. Por aquilo que pude assistir compreendo o que o meu afilhado que joga no A. Santas me disse: "É por estas e por outras que esta dupla anda afastada dos jogos importantes da 1ª divisão masculina. E uma sugestão para a dupla - devem começar a fazer umas corridinhas para perderem a barriga e terem mais mobilidade para ver melhor os lançes de jogo.
Beijos e abraços.
M. Cruz

Anónimo disse...

É muito triste que as crónicas do Banhadas sejam sempre um exemplo de como não se fala de arbitragem e nos comentários só se fala de arbitragem. Enfim, é o país que temos...

Anónimo disse...

Coitadinhas das jogadoras do maiastars, são de vidro AHAH.
Pior foi a facilidade como os arbitros fecharam os olhos à quantidade de atacantes das jogadoras da maia. Já para não falar da quantidade de 7m a favor do maia que foram marcados.

Mas nada justifica o empate do colegio. Têm muito melhor equipa que o maia. Não há justificação para este empate.

Anónimo disse...

para o comentador de 30 abril às 22.59

Normalmente quem comenta as arbitragens, sente-se prejudicado por elas. É preciso que a FAP faça uma análise aos vídeos e que atue o mais breve possível.este ano as queixas com a arbitragem têm sido de mais.

Anónimo disse...

ADC: O que é uma Ex-Portuguesa?

Anónimo disse...

O CALE não jogou contra 9.
Devia era melhorar a sua eficácia no ataque. A quantidade de falhas técnicas é demasiado grande.
A crónica deveria tambem referir a jovem Sofia Osorio, que no momento mais difícil conseguiu manter a equipa no jogo e dar-lhe um novo alento.

Anónimo disse...

O JAC apostar nas juvenis?está mais que provado que nesse escalão não tem rival à altura,para o desenvolvimento destas atletas devem competir onde as fazem evoluir como jogadoras.
Não são precisas provas, toda gente sabe,que sem duvida se elas quisessem ganhavam o campeonato de juvenis com uma perna as costas.É muito mais significativo o JAC garantir a manutenção que ir ganhar um titulo da tanga.

Anónimo disse...

Coitadinhas das jogadoras do maiastars. So sabem atirar-se para o chão e fazer AAAAAAAAAAAAH, principalmente a ex jogadora do garrett, que ás vezes ainda consegue um 2minutos porque os arbitros ficam chocados com o tamanho da queda... Qualquer dia aleija-se a serio. (se sabe que nao consegue rematar em condições porque foi bem defendida que passe a bola que assim poupa umas negras de tanto se atirar para o chão).

Anónimo disse...

Adoro a crónica do jogo MS-CG, no blog andebol no feminino, onde dizem que a jogadora Dulce oliveira do maiastars foi uma das que mais se destacou (é pena é so ter jogado 10minutos) e que por parte do Colegio foi Vanessa silva (jogou 20 minutos e falhou mais do que marcou, tinha tudo para fazer golos e andava a procura do pivot e o a GR do maiastars toda contente que nao levava com os remates dela)! Incrivel, dizem tudo ao contrário! Só acertaram na boa exibiçao de Reanata Pereira.

Anónimo disse...

Boas
onde está a cronica da taça de portugal em andebol feminino?viram o jogo em S.Pedro de fins Maia?
Com equipas a sério o Sta Joana é só abadas.
Pudera, parece uma manta de retalhos... laterais da esquerda na direita e vice-versa , pontas a centrais , centrais (?) sempre num entra e sai que nem se defende bem nem se ataca, coitadas...
Até sempre...se me deixarem.

Anónimo disse...

"Coitadinhas das jogadoras do maiastars. So sabem atirar-se para o chão e fazer AAAAAAAAAAAAH, principalmente a ex jogadora do garrett, que ás vezes ainda consegue um 2minutos porque os arbitros ficam chocados com o tamanho da queda... Qualquer dia aleija-se a serio. (se sabe que nao consegue rematar em condições porque foi bem defendida que passe a bola que assim poupa umas negras de tanto se atirar para o chão)."

aguenta e não chora, a azia é muita :)

Renato Rocha disse...

Caro anónimo de 1 de Maio de 2012 12:38

Se quisessem ganhavam o campeonato com uma perna ás costas?
Então mas as miudas jogam sozinhas? Onde estão as restantes equipas? Onde estão os outros Centros de Formação? Pelo que me está a parecer, as actuais campeãs nacionais, sentiram as suas dificuldades, prova disso é estarem a disputar (infelizmente) a 3ª Fase e não terem conseguido o apuramento directo. Mas quando se juntam 3 candidatas ao título numa fase só (Vela Tavira, Juventude do Lis e JAC), claro que alguém tinha que ficar de fora. Infelizmente calhou ao JAC disputar a 3ª Fase e a Juve ter-se apurado directamente para a fase final, com todo o mérito. O ano passado aconteceu o contrário.

Título da tanga? Esse título da tanga era só o "Bi-Campeonato", algo que nem todas as equipas conseguem alcançar.

"está mais que provado que nesse escalão não tem rival à altura". Mas isso têm que o provar dentro de campo.

Esperemos que as Juvenis consigam o apuramento e que as Seniores consigam a manutenção.
Infelizmente, calhou um jogo de seniores na mesma altura da 3ª fase, mas vamos fazer o nosso melhor.

Anónimo disse...

Como Ex-treinador e Ex-arbitro (60 anos) tenho vergonha no baixo desempenho das nossas equipas de arbitragem. Como podemos considerar estas duplas como internacionais. No fim de semana estive no confronto MAYASTARS-COLEGIO DE GAIA, Parecia que tinham alguma coisa contra a equipa da casa ou então mesmo não sabem arbitrar, as novas regras devem ter ficado no esquecimento. Cansado de ver Mãos ao pescoço sem ser penalizados, igualmente puxões de braços que ficaram impunes e por cúmulo cheguei a observar um empurrão pelas costas a uma atleta MAIATA que em qualquer parte do mundo seria um desqualificação directa ficou por apenas 2 minutos. Novamente ontem 1º MAIA fui observar o jogo para a TAÇA DE PORTUGAL, donde consegui ver mesmo a pior das arbitragens de toda a minha vida. Igualmente parece ser mesmo uma guerra contra a equipa MAIATA, novamente mão ao pescoço, marcação de golos dentro da área por parte das pontas do CALE e quase no final do prolongamento um golo validado com empurrões "FALTA DE ATACANTE". É lamentável que estes meus ex-colegas levem os seus problemas pessoais para o campo professional

Anónimo disse...

"o cale perdeu o jogo, pois esteve todo o tempo de jogo a jogar contra nove, pois a equipa de arbitragam era claramente a favor do alavarium, foi uma vergonha,. analisem o video do jogo e depois comentem."

Poderíam também ver o video do CALE-MAIASTARS para a TAÇA, donde o CALE esteve sempre a jogar com 9 Jogadoras mais um treinador na bancada (BRUCE) e mesmo assim não conseguiram

Anónimo disse...

" Anónimo disse...
Coitadinhas das jogadoras do maiastars. So sabem atirar-se para o chão e fazer AAAAAAAAAAAAH, principalmente a ex jogadora do garrett, que ás vezes ainda consegue um 2minutos porque os arbitros ficam chocados com o tamanho da queda... Qualquer dia aleija-se a serio. (se sabe que nao consegue rematar em condições porque foi bem defendida que passe a bola que assim poupa umas negras de tanto se atirar para o chão).

Concordo caro Amigo ou Amiga
Realmente essa atleta entra com garra dentro das linhas da defesa das outras equipas e muitas vezes incomoda pelo seu 1.56mts. Mas se tivesse 15cm mais sería uma atleta de selecção muito melhor que algumas daquelas que la estão, e que quando vão aos campeonatos europeus não fazem nada. Eu sei que é um bocado difícil aceitar as derrotas, mas com as derrotas devemos é aprender e melhorar mais o nosso andebol e não utilizar baixos argumentos para as justificar.

Anónimo disse...

"Como Ex-treinador e Ex-arbitro (60 anos) tenho vergonha no baixo desempenho das nossas equipas de arbitragem. Como podemos considerar estas duplas como internacionais. No fim de semana estive no confronto MAYASTARS-COLEGIO DE GAIA, Parecia que tinham alguma coisa contra a equipa da casa ou então mesmo não sabem arbitrar, as novas regras devem ter ficado no esquecimento. Cansado de ver Mãos ao pescoço sem ser penalizados, igualmente puxões de braços que ficaram impunes e por cúmulo cheguei a observar um empurrão pelas costas a uma atleta MAIATA que em qualquer parte do mundo seria um desqualificação directa ficou por apenas 2 minutos. Novamente ontem 1º MAIA fui observar o jogo para a TAÇA DE PORTUGAL, donde consegui ver mesmo a pior das arbitragens de toda a minha vida. Igualmente parece ser mesmo uma guerra contra a equipa MAIATA, novamente mão ao pescoço, marcação de golos dentro da área por parte das pontas do CALE e quase no final do prolongamento um golo validado com empurrões "FALTA DE ATACANTE". É lamentável que estes meus ex-colegas levem os seus problemas pessoais para o campo professional"

Sempre existiu e sempre irá existir guerra contra o Maiastars porque a inveja é muita. Quanto aos árbitros o Sr. Capela que escreve sobre arbitragem no seu blog,chega ao campo e mete os pés pelas mãos, para não falar do seu colega. É a arbitragem que temos neste pais que não vai a lado nenhum , acham que são senhores da razão, então o sr. Ramiro...como é que um arbitro a fazer uma exibição daquelas consegue dar formações a novos árbitros? É que não cabe na cabeça de ninguém. Se calhar fez de propósito e inclinou bem o campo porque estava a dever algum favor ao sr. que estava na bancada.

Anónimo disse...

Relacionado com estes ultimos comentários, muitas vezes pergunto a mim mesmo, como é possível um "manco", ter tanto "poder" perante os seus colegas àrbitros. Como é que um gajo que não tem onde cair de morto, vive constantemente à gola (Fão, Estarreja, Espinho, etc) e onde até um ex-patrão já disse publicamente que no dia que ele se atravessar novamente com a equipa do filho, vai esperar por ele para ter uma conversinha! Està na altura de fazer chegar ao conhecimento do Dr. Ulisses Pereira, todo este tipo de acontecimentos, desde os tachos no "BONFIM", passando pela "ADEGA DO RAMIRO" e terminando nas tascas de Espinho. Mas quem tiver coragem que, consiga provas e todos vós, sabem tão bem como eu que, não é dificil arranjá-las até porque a inteligência dele...
Quanto ao que se passou no Cale, foi ridiculo, ver os àrbitros a marcar faltas contra o Maiastars e de seguida olhar para a bancada na direcção do "manco"!!! E o cale só não ganhou o jogo, porque a guerra entre o Vasco e Christophe está ao rubro (um manda fazer uma coisa e o outro manda fazer o contrário). Por este andar, vão direitinhos disputar a liguinha.

Anónimo disse...

Os Srs do anónimos do Maia comentam tantos jogos que se esquecem de comentar os que a Fernanda apita deles. Ah esses são sempre bem dirigidos. O maia ganha sempre o que é raro com outras duplas.

Anónimo disse...

em relação ao jogo Maiastar-colégio de gaia, fiquei "surpreendido" de certa forma pela maneira de defender da equipa de gaia... aquilo ultrapassa a forma mais agressiva, chega mesmo a roçar o violento, que aquipa anda frustrada por não ganhar nada e não ser o colégio de gaia de outros tempos.
Quanto a grande atleta Ana Pereira porque de grande só mesmo altura demostra que não tem lugar nem no Maiastar nem no colégio de gaia e se calhar nem na equipa B da Maia que está a disputar a segunda divisão ela lá teria espaço. Enganou-se na modalidade talvez tivesse mais sucerro no basket...

Anónimo disse...

com este novo formato ou com o formato antigo vai continuar a ser a mesma "palhaça". O porque de eu dizer isto, porque o que falta mesmo no andebol feminino e em todas as modalidades é quem invista, as camaras municioais que agora também estão falidas em vez de gastarem dinheiro em coisas desnecessárias ou a construir coisas que não são precisas para nada que invistam mais no desporto. Talvez tivessem mais sucesso e dignificassem a freguesia s tivessem clubes e bons clubes que podessem ser profissionais. Dou um exemplo: se cada plantel tivessem 10 a 12 jogadoras e fossem renumeradas em pelo menos 400€ mes talvez as jogadoras n precisassem de faltar tanto aos jogos para ir trabalhar para estudar e conseguissem conciliar mais o trabalho com o desporto. O que falta mesmo especificamente e falando so de andebol feminino é quem invista na modalidade e de oportunidade a grandes atletas que nos temos em mostrar o seu potencial e tenha mais alegria a praticar a modalidade

Anónimo disse...

com este novo formato ou com o formato antigo vai continuar a ser a mesma "palhaça". O porque de eu dizer isto, porque o que falta mesmo no andebol feminino e em todas as modalidades é quem invista, as camaras municioais que agora também estão falidas em vez de gastarem dinheiro em coisas desnecessárias ou a construir coisas que não são precisas para nada que invistam mais no desporto. Talvez tivessem mais sucesso e dignificassem a freguesia s tivessem clubes e bons clubes que podessem ser profissionais. Dou um exemplo: se cada plantel tivessem 10 a 12 jogadoras e fossem renumeradas em pelo menos 400€ mes talvez as jogadoras n precisassem de faltar tanto aos jogos para ir trabalhar para estudar e conseguissem conciliar mais o trabalho com o desporto. O que falta mesmo especificamente e falando so de andebol feminino é quem invista na modalidade e de oportunidade a grandes atletas que nos temos em mostrar o seu potencial e tenha mais alegria a praticar a modalidade

gupi disse...

400 euros para fazer 6 horas de trabalho por semana? Sim senhor !