gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Perpetuação do Poder – A Cessação do Mandato – VII

A Saga da continuidade: as vozes são as mesmas, as pessoas são as mesmas, mudam-se as peças no tabuleiro, e pelos vistos preparam-se para mais uma habilidade jurídica, perpetuando-se o jogo… Mas analisemos os factos:

A Informação do Inicio de Cessação de Mandato, foi apenas uma nota enviada para os Órgãos de Comunicação Social, ou foi enviada para o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da FAP, que segundo se sabe não esteve presente na reunião realizada na sede da FAP, na véspera do célebre comunicado ??

E porque se diz início de cessação de mandato em vez de pedido de Demissão? Porque o Presidente ainda em funções, tem um vínculo laboral com a FAP. Será que o objetivo é o mesmo, manter-se na FAP, embora noutras Funções?

Será que, é para permitir a aplicação do Artigo 63º (Faltas, ausências e impedimentos) “O Presidente será substituído nas suas faltas, ausências e impedimentos pelo 1º Vice-Presidente nomeado e na falta, ausência ou impedimento deste, pelo 2º Vice-Presidente nomeado, ou designado na primeira reunião de Direcção.” Quem será o Vice substituto? Pois até ao momento não há qualquer informação sobre este facto.

Depois pergunta-se, tendo existindo uma auditoria às contas da FAP, conforme amplamente divulgado nos jornais desportivos, porque será que a mesma não é tornada pública, conforme a lei obriga… Fica assim no ar uma série de suspeições, que em nada beneficiam a modalidade, nem inclusive a própria Direcção e os seus elementos, que são solidários com todas as contas e orçamentos em termos estatutários.

Ah, é verdade: porque será o Presidente da FAP, não usou dos seus poderes para demitir a Direcção e nomear outra…Conforme estabelecido na alínea l) do artigo 64 (Competência especifica) dos Estatutos

O que têm feito pela modalidade os actuais elementos da direcção, que ninguém vê nos pavilhões, nem nas vastas assinaturas de protocolos, nem nas diversas apresentações dos jogos Internacionais. Será que têm tempo para a modalidade?…

O deputado à Assembleia da República, terá tempo? O membro de um órgão da EHF, e nomeado diversas vezes para provas Internacionais, terá tempo? O de Braga, provavelmente só virá às reuniões de direção que, em termos estatutários, são mensais … Não entendemos como se pode falar num destes elementos para substituir o actual Presidente!

Iremos acompanhar este caso com redobrada atenção pois sabemos que os telefonemas, as acusações e os jantares se têm sucedido a um ritmo verdadeiramente avassalador, e sempre com enormes dúvidas do que se irá passar. Eleições Intercalares, só para o Órgão Presidente? Eleições Globais para a FAP? Ou pura e simplesmente uma nomeação conforme já ouvimos…

E no meio deste caos, como se irão pronunciar os delegados à Assembleia Geral? Será que a Apaoma, Atap e Ajap, ainda existem e estão em conformidade para terem delegados na AG? E a Ancamp, qual é o seu posicionamento? E por último, o que dizem as Associações?… Será que falam ou têm um mandatário a ditar o posicionamento…

E Assim (não) Vai o Andebol Nacional

O Banhadas Andebol

23 comentários:

Anónimo disse...

Este texto embora parece que esta desajustado no tempo, não está não senhora e colocou em orbita muita gente, porque diz a verdade nua e crua, do que muitos queriam que fosse, foi preciso muita coragem, a mesma que algumas vezes vos tem faltado, mas estiveram bem eu fico à espero dos vossos próximos comentários, a esta autentica vagem cerebral

Anónimo disse...

Vamos ver se o Banhadas publica este meu comentário porque outros em que eu falava do que aconteceu ao Torrinha, não foram publicados...

Foram estes senhores que vocês dizem mal que tiveram a coragem de denunciar o que andava a fazer o Torrinha. Que pediram uma auditoria externa para que tudo ficasse claro.

OS treinadores e jogadores não têm direito a voto porque não se organizam nem cumprem as leis, infelizmente porque era importante ouvi-los.

De resto, ter na Direcção o homem que mais tem trabalhado no andebol português (Augusto) é uma grande vitória e o Ulisses Pereira é normalmente um homem de diálogo e é isso que o andebol português precisa!

Anónimo disse...

Que tal à ideia de lerem os Estatutos da FAP, publicados no Portal? Talvez não fosse má ideia, para não dizerem tantas asneiras. É evidente que as eleições têm de ser intercalares e são para o órgão que se demitiu, o Presidente. Sim, porque - tal como devem saber - o presidente da federação é um orgão que, posteriormente, ESCOLHE (perceberam, escolhe) a sua direcção.
Beijos e abraços.

Anónimo disse...

Quando "O Banhadas" apelida de "o Deputado à Assembleia da República" a quem é que se refere? Ao Ulisses Pereira, actual vice-Presidente da FAP? Ao Dr. Ulisses Pereira que foi praticante de andebol, por sinal excelente e por isso internacional A? Ao que foi Treinador, Dirigente, Presidente da Direcção e Assembleia Geral de um Clube de Andebol e Presidente da Direcção de um Clube de Basquetebol e Presidente da Liga de Basquetebol? Refere-se ao Dr. Ulisses Pereira que é Economista de Formação? Ao Dr. Ulisses Pereira que actualmente é Deputado à Assembleia da República? Não deve ser. Porque se fosse, não se tinha referido da forma tão leviana e infeliz como o fez. É que este tem qualidade, currículo e formação. Será que o Andebol vai ter a sorte de que bem precisa...? Assim o Dr. Ulisses Pereira queira. Seja bem vindo. Aceite este desafio e impeça que o Andebol caia nas mãos dos "futeboleiros". Já andam todos a contar espingardas.

Anónimo disse...

conforme diz o anónimo das 23:05, não vejo no texto nenhuma leviandade ao falar no deputado, mas eu questiono isso sim sendo conforme diz economista de formação, porque deixou chegar as contas da federação, segundo que se diz ao estado em que estão, será que os elementos da actual direcção também não tem responsabilidades, olhe meu caro eu também tenho curriculum e formação mas não venho para um blog descrevê-lo, é um pouco de mau gosto não acha, porque curriculum todos temos, agora obra feita, é que já é duvidoso. Bem haja

Anónimo disse...

começaram a campanha eleitoral e os auto elogios , isto está a ficar bonito está eu também sou candidato, e quero somar ao meu vencimento o ordenado de presidente da FAP, e não renuncio a cargo nenhum porque tenho muita bagagem na modalidade

Snake disse...

A eventual candidatura de Ulisses Pereira não passa disso mesmo. De eventual.
A menos que o António Goulão, menino amado por Ulisses, esteja a construir uma estrutura onde, a médio prazo, seja o Goulão presidente do Conselho de Arbitragem.
Mas tenho que dizer que para mau já basta assim.
Sai Torrinha entra Ulisses?
Qual é a verdadeira diferença?

Eleições intercalares e para o posto do demissionário? Tem que ser. É dos Estatutos.
Como terão que existir eleições até Setembro, será fácil mexer a seu belo prazer.

As espingardas contam-se? Acredito. Mas a maioria só tem pólvora seca.

Anónimo disse...

O Dr. Ulisses é o garante da continuidade, ou seja, da porcaria que tivemos até hoje.

O Dr. Ulisses é economista e enquanto vice-presidente da FAP tem o pelouro das contas sendo obviamente também responsável por elas.

O Dr. Ulisses enquanto deputado e "fazedor de leis" sabe perfeitamente que nos termos da Constituição da República Portuguesa tem a obrigação de denunciar crimes – e pelos vistos teve conhecimento do que se estava a passar na FAP e nada fez.

O Dr. Ulisses, enquanto deputado nunca apresentou qualquer proposta (os registos são públicos e estão disponíveis na Assembleia) sobre os problemas que afectam o desporto e em particular o andebol. Não esteve presente em qualquer audiência parlamentar com as gentes do desporto (e foram muitas).

O Dr. Ulisses está-se “nas tintas” para os problemas fiscais e contributivos dos árbitros, treinadores e jogadores, não tendo apresentado qualquer proposta na Assembleia da República, conforme lhe competia e era expectável.

O Dr. Ulisses tem recebido ao longo dos anos várias quantias da FAP que se segundo se consta, são classificadas na contabilidade da FAP na rúbrica de despesas não documentadas (nem sequer um existe um recibo para justificar a despesa). Seria giro ver-se as verbas recebidas pelos elementos da direcção.

O Dr. Ulisses usufrui de ajudas de custas na FAP e na Assembleia da República, recebendo compensações financeiras em duplicado, ambas oriundas de dinheiro dos contribuintes, será verdade

O Dr. Ulisses não pode sacudir a água do capote. Os sucessivos mandatos na Direcção da FAP responsabilizam-no pela marasmo em que está o Andebol.

Com o Dr. Ulisses continuaremos a ter uma Federação rica e clubes cada vez mais pobres.

O Dr. Ulisses deve pensar muito bem se a sua candidatura à FAP não é sinonimo de virem estas e outras verdades para a praça pública.

A FAP precisa de sangue novo, gente nova, com garra e ambição

Anónimo disse...

Ao anónomo das 23,05 defensor do dr.Ulisses formulo uma pergunta. O que fez este senhor pelo São Bernardo para este estar como está???

Anónimo disse...

Primeiro, foi o fundador do clube. Depois esteve 2 anos à frente do clube, durante os quais o clube registou um saldo positivo. Foi "Só " isso.

Snake disse...

D. Afonso Henriques também fundou Portugal e só fez merda!

Anónimo disse...

Perguntem aos jogadores e treinadores o que foi o reinado do Ulisses a presidente e deixo 4 questões;
1-Porque saiu do S. Bernardo?
2-Porque foi afastado da Liga de Basquetebol Profissional
3-O que fez como dirigente na FPA durante o reinado do Luís Santos e Henrique Torrinha nas suas responsabilidades financeiras.
4-Porque foi afastado do PSD de Aveiro e foi de férias para Moçambique
abraço
Rui Mingas

Anónimo disse...

Espectacular. Quando se percebe que alguém tem um projecto e uma equipa a sério que vai vencer tenta-se ir por ataques pessoais e difamações para tentar dar a volta ao texto. Não vão por aí... olhem que acaba por resultar ainda numa vitória ainda mais esmagadora...

Anónimo disse...

Eu apoio os projectos credíveis e executados com algumas dificuldades , mas não gosto de projectos que não traduzem nada para o candidato?, mas ele deve precisar de uma lufada de ar fresco na sua vida politica e desportiva, chega de não fazer nada... não é caro amigo Ulisses Pereira.
Acredito no programa do jornal a Bola, falta só arranjar gente do andebol para os executar com Classe e Motivação. O andebol precisa... mas ponha-se a pau com os(as) cientistas do engano... que confundem táctica de Grupo com Táctica colectiva..

Anónimo disse...

Falou em projecto, anónimo de 20 de Fevereiro de 2012 00:50 ?

Cuidado com o sol...

Anónimo disse...

ANDEBOL
ELEIÇÕES INTERCALARES
Candidatos Ulisses Pereira e António Salvador e 3ª via....

JORNAL RECORD 21.2.2012

O candidato António Salvador,

disse:
Fui apanhado de surpresa pela demissão de Henrique Torrinha que só terminava o seu mandato no final do ano 2012.
“É uma historia que está mal explicada, pois tudo que envolve contas não é apenas da responsabilidade do Presidente. Por isso acho que esta direcção deveria demitir-se em bloco” considerou o candidato.

Resposta do candidato Ulisses Pereira
ás criticas de António Salvador disse:
” Não vamos ter comportamentos no ato eleitoral que diminuam a modalidade. Esperamos que os adversários apresentem projectos como nós o fizemos. Se esta direcção se demitisse, seria o caos, pelo que continuaremos em gestão corrente até 31 de Março”

Meus comentários:
- É bom para a Democracia que se apresentem mais que um candidato para repor a legalidade democrática em actos livres e responsáveis.

-Estou de acordo com as criticas de António Salvador que deveria ter acontecido a demissão de toda a direcção cessante e toda ela não eleita mas a convite de Henrique Torrinha.

-As razões da queda do Henrique Torrinha provocada por vários elementos da actual direcção justificava ainda mais a sua demissão colectiva

-O “CAOS” já estava instalado há meses e os elementos que convidaram o HT a demitir-se foram os mesmo que aprovaram todos os documentos e principalmente as contas da modalidade. Portanto mais grave e ilegítimamente o “CAOS” vai continuar ate 31 de Março?

-Os vários agentes da modalidade estão há muito de costas voltadas para quem os representa a nível da Federação. A AJAP (Ass. de jogadores) e ATAP (Associação de Treinadores) nunca lhes foi permitido pelas direcções anteriores da FAP, estarem por Lei nas Assembleias Gerais da Modalidade e votarem os documentos apresentados.

-Face ao exposto a Tutela do Desporto (IDP), o Presidente da Assembleia da FAP Luís Feits deveriam intervir e suspender os dirigentes que sobrevivem ao "caos provocado por todos os membros eleitos porque são co-responsáveis na FAP.

-Nomear uma comissão administrativa para promover eleições Livres.
URGENTE ESTE ACTO POLITICO-ADMINISTRATIVO, O ANDEBOL MERECE.
ADC

Anónimo disse...

Uma pergunta pertinente:

Perguntem ao Dr. Elio Maia Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e colega de equipa do Dr.Ulisses Pereira no beira Mar e S. Bernardo por quem votava? caso pudesse....

Anónimo disse...

PERGUNTEM AO ENGº MESQUITA MACHADO, PRESIDENTE DA CÂMARA M. DE BRAGA, SE RECONHECE IDONEIDADE MORAL E DESPORTIVA AO PRESIDENTE A.A.BRAGA AUGUSTO SILVA?
Se ele disser sim?, então eu voto nele...

nota: ada um no pleno direito dos seus deveres direitos, faz a sua história, os outros está sempre atento ás nossas fraquezas...

Anónimo disse...

O protagonismo do Augusto Silva Presidente da AAB esta a prejudicar a candidatura do Ulisses Pereira, mesmo que tenha sido o autor da estrategia de derrube do seu amigo Henrique Torrinha..sempre de lamentar.
Um conselho, coleque-se no pelotão e deixe as coisas correrem.. e resultados só depois da contagem, recordo as eleições para a Liga de Futebol...

Anónimo disse...

CORREIO DE MANHÃ
OS AMIGOS DO Henrique Torrinha DERAM COM A LÍNGUA NOS DENTES...

Uma auditoria efectuada nas contas da Federação Portuguesa de Andebol revelou "algumas irregularidades", com o desvio de 40 mil euros a obrigar Henrique Torrinha a abdicar do cargo. Os responsáveis federativos ainda não apresentaram queixa na polícia, porque o então presidente comprometeu-se a demitir-se e a pagar a totalidade da dívida em questão.
O assunto tem sido muito falado nos bastidores, mas tem causado algum constrangimento. A má imagem que este caso pode trazer à modalidade tem levado alguns responsáveis a não se pronunciarem sobre a situação. No entanto, o resultado da auditoria, que demorou cerca de um mês e teve o acompanhamento da direcção, não deixa margem para dúvida.
Henrique Torrinha acabou por pedir a demissão do cargo de presidente da Federação a 16 de Fevereiro (dia em que foi conhecido o resultado da auditoria efectuada), alegando "razões pessoais e de saúde".
Confrontado pelo CM com estas acusações, Torrinha foi peremptório: "Não falo sobre isso. Só falarei após o acto eleitoral, que quero que decorra dentro da normalidade." E perante nova insistência disparou: "Não faço qualquer comentário."
A renúncia de Torrinha, que em 2008 substituiu o histórico Luís Santos (após 21 anos), levou à marcação de eleições para o dia 31 de Março.
O CM sabe que a direcção prepara uma conferência de imprensa para hoje ou amanhã de modo a esclarecer este caso.

Anónimo disse...

Atenção aos incautos.
Toda a gente sabia da bronca dentro da FPA,e o UP tambem.
Agora este salafrário vai tentar o golpe do vigécimo premiado.
Ou seja arranja uma vaga de fundo como puritano propõe o despedimento do HT e este com a indeminização a receber paga a "bronca"
Porra , vai lá vai que a barraca abana

Anónimo disse...

Federação Portuguesa de Andebol
Eleições Intercalares?

Henrique Torrinha situação laboral desde que entrou para a Federação:
Contratado definitiva e d responsabilidade do Presidente Luis Santos e sua Direcção em que o Henrique Torrinha fazia parte como vice-presidente durante 20 anos e prolongou como Presidente da FPA 2008, aproveitou e autopromoveu-se como Director (por isso melhorou o ordenado para 6.000,00?
0s Elementos da Actua Direcção escolhidos pelo HT nada se opuserem e alguns deles já vinham da Direcção de Luis Santos(vários mandatos). Mantendo-se o mesmo vínculo contratual.
Portanto e concluindo o Henrique Torrinha apresentou a sua demissão de Presidente por razões de saúde? E encostado a parede por UP,AG,MF,FF e AS(AAB), mas continua a ter contrato laboral com a Entidade que ele próprio dirigia a FAP (estranho ser patrão de si próprio. Recordo que o actual candidato ás eleições federativas a 31 de Março 2012.
Dr. Ulisses Pereira era o Vice-presidente nas legislaturas do Sr. Luis Santos e continua na Direcção de Henrique Torrinha? Estranho aceitar todos estes momentos administrativos e agora prepara-se para levantar um processo disciplinar e a ele próprio não?
Face ao exposto como
E possível não ter sido destituída toda a direcção e proposta uma Comissão Administrativa para dirigir a Federação e promover eleições juntamente com o Presidente da Mesa da Assembleia da FAP Dr. Pedro Feits
No meio de tanta irregularidade para alem das grandes responsabilidades do Henrique Torrinha por desfalque verificado e que consta na investigação feita, os maiores responsáveis são sem duvida o Presidente da Mesa da Assembleia da FAP Dr. Luís Santos que dirigiu a mesa desde o tempo do Dr. Pedro Feits, o próprio Luís Santos um perito contabilista e que ele próprio criou esta possibilidade de contratação de Henrique Torrinha como funcionário e Vice-presidente .
Um elemento que fazendo parte das direcções do Sr. Luís Santos e Henrique Torrinha Engº Rui Coelho não está nem ocupou num lugar na estratégia vergonhosa de derrube do Presidente Henrique Torrinha, porque por Ética e fair Play passou ao lado destas manobras perigosas por comportamento e as funções internacionais.

Mas atenção há mais funcionários contratados no tempo do Sr. Luis Santos que continuam por la e com óptimos salários e são vários? e ajudas de custos diários e ao serviço da federação. Alguns deles preparam-se para assumir cargos directivos na próxima Direcção vencedora por parte do candidato Dr. Ulisses Pereira.
MC
Advogado

Anónimo disse...

Jornal o JOGO

Torrinha justifica inquérito
José Manuel Meirim, professor de Direito do Desporto, não tem dúvidas. "São informações que legitimam a abertura de averiguações", diz, referindo-se à notícia de ontem do "Correio da Manhã" que dava conta de um desvio de cerca de 40 mil euros por parte de Henrique Torrinha como estando na base do seu pedido de demissão da presidência da Federação de Andebol . "A Federação é um organismo privado, mas tem estatuto de utilidade pública e estão em causa dinheiros públicos, ou seja, assume essa vertente pública. Se isto chega para o Ministério Público abrir um inquérito? Chega, sim, como também impõe que o IPDJ [n.d.r.: Instituto Português do Desporto e Juventude] se inteire rapidamente da situação, porque pode estar em causa a má ou a indevida utilização de dinheiros públicos", respondeu Meirim, esclarecendo que "só o resultado do inquérito dirá se existe uma situação de olhar criminal."