gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 10 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
3.ª Jornada
CA Leça 24 - 42 Madeira SAD
Maiastars "B" 23 - 26 CS Madeira
Colégio Gaia 23 - 31 João Barros
Juventude Lis 11 - 31 Gil Eanes
Alavarium 37 - 33 JAC - Alcanena

4.ª Jornada
CA Leça 29 - 25 CS Madeira
Maiastars "B" 18 - 38 Madeira SAD

A jornada deste fim-de-semana teve 7 jogos e teve a melhor Guarda-redes portuguesa a jogar como jogadora de campo e a marcar 2 golos. Mas vamos deixar para o final da crónica este lamentável episódio?

O Alavarium  / Alcanena foi um grande jogo de andebol. Duas equipais muito jovens com um enorme potencial, num jogo jogado a um ritmo alucinante. O Alavarium a fazer valer o factor casa perante o muito público presente e uma maior maturidade e serenidade nos momentos decisivos. A equipa de Aveiro voltou às excelentes exibições, com um ritmo muito elevado e com uma Cláudia Correia inspirada, apesar das notórias dificuldades físicas com que se apresentou em campo e com Filipa Fontes também em bom plano. No JAC, Vanessa Oliveira efectuou uma exibição de grande qualidade mas a equipa perdeu um pouco o rumo em termos emocionais, fruto de alguma imaturidade. No entanto, a equipa dá sinais de melhorias e estamos em crer que o JAC irá começar agora a ganhar jogos, mas é preciso mais tranquilidade, sobretudo do seu treinador.

Depois de um bom jogo, passemos para um péssimo jogo. O Juve Lis / Gil Eanes foi o oposto do que esperávamos. A Juve Lis é tradicionalmente um adversário difícil para os candidatos ao título, sobretudo em casa. Mas faltam-nos palavras para classificarmos a actuação da Juve Lis. 11 golos é demasiado mau para uma equipa como a Juve Lis. Exibição para esquecer da equipa de André Afra que terá que melhorar muito para poder chegar ao patamar da época passada. Quem não teve culpa disto foi o Gil Eanes que efectuou uma excelente exibição e também teve muito mérito a anular as principais armas ofensivas da equipa de Leiria. As campeãs nacionais têm estado em excelente forma nesta fase final e parecem decididas a provar que podem mesmo ser tricampeãs. Defendem bem, saem muito bem para contra-ataque e a equipa está com espírito de vitória, lideradas por Ana Seabra e Vera Lopes, o duo mais decisivo do andebol português e que, neste jogo, tiveram pormenores verdadeiramente soberbos. E Seria injusto esquecer Carla Pedro que esteve a um nível fantástico.

O Duelo de Colégios foi um bom jogo de andebol. O resultado mostra um maior desequilíbrio do que houve na verdade. O Colégio de Gaia bateu-se bem e estreou a sua nova jogadora, Ana Pereira, que venceu a batalha jurídica com o Maiastars. Mas nota-se que ainda falta muito trabalho para ela entrar nesta equipa já com muitas rotinas e onde começa a ser cansativo destacar Helena Soares mas foi, uma vez mais, a grande estrela do Colégio de Gaia lutando como uma gigante no meio da enorme muralha defensiva da formação das Meirinhas. Quanto ao Colégio João de Barros, sentiu mais dificuldades que esperava, mas arrancou para uma boa segunda parte. Maria Pereira manteve a regularidade habitual mas o grande destaque foi Eduarda Pinheiro que parece renascida e capaz de render a topo em qualquer posição da primeira linha.

Pelo contrário, o Maiastars / Sports Madeira foi mais desequilibrado do que o resultado aparenta. A equipa da Madeira chegou a ter 10 golos de vantagem, mas depois tentou gerir o plantel para o encontro do dia seguinte e perdeu qualidade, permitindo a recuperação da equipa da Maia. Muito se tem falado de Mónica Soares mas a jogadora que verdadeiramente tem surpreendido é Maria Rodrigues. O Maiastars bem lutou, mas a equipa tem a pior organização ofensiva da competição. Estreou Soraia Lusquinhos, recém-contratada ao Salgueiros, mas José Carlos Ribas devia perceber que não é com quantidade que se constroem planteis, mas sim com qualidade.

O Cale / Madeira Sad foi um jogo sem história, face ao desnível das duas equipas. Ana Paula Costa fez uma grande exibição mas a equipa de Leça jogava a um ritmo e as madeirenses ao dobro da velocidade. Mesmo com poucas jogadoras, não abrandavam e o jogo acabou por não ter história muito por culpa dos contra-ataques madeirenses.

No Domingo, disputaram-se dois jogos. E o grande destaque vai para a vitória do Cale perante o Sports Madeira. Desde o início do jogo que a equipa de Leça comandou o encontro, primeiro com destaque para Joana Santos e, na segunda parte, apareceu Ana Paula Costa que está mesmo a fazer a melhor época da sua carreira. A equipa do Cale aplicou a máxima que o Sports Madeira tinha mostrado nos jogos anteriores, com uma defesa no limite da agressividade e conseguiu uma excelente prestação defensiva. No Sports Madeira, destacaram-se as 2 jogadoras do costume: Mónica Soares e Maria Rodrigues. Este resultado mostra que o Cale já começou a ganhar vantagem na sua luta com o Maiastars para a sobrevivência e que o Sports Madeira fora do seu reduto é uma equipa bem mais frágil, como prevíramos.

Deixámos para o final a situação mais insólita desta jornada. Face à aflitiva situação financeira da Sad, apenas estiveram inscritas no jogo de Domingo, Seis jogadoras de campo e 2 Guarda-redes. Quando Renata Tavares foi desqualificada, ainda na primeira parte, Virgínia Ganau, aquela que é para nós a melhor jogadora portuguesa, teve que ir jogar como jogadora de campo e rapidamente marcou 2 golos e mostrou que até tem jeito! E, apesar de tudo isto, o Madeira Sad esmagou o Maiastars. Isto mostra 2 coisas: Por um lado, o desequilíbrio que já sabemos que existe e que o Maiastars não tem estofo para estas andanças. Por outro lado, quando um dos 2 grandes candidatos ao título não tem dinheiro para pagar sequer as viagens para os jogos no Continente, mostra bem o estado actual do nosso andebol. E parece que o tempo de jogadoras a receber para jogar andebol acabou de chegar ao fim no feminino.

Críticos Femininos

73 comentários:

Anónimo disse...

Muito surpreendente a vitória do CALE frente ao CS Madeira, dou os meus Parabéns por terem conseguido uma vitória importante para esta fase final.

Uma equipa que continua em mau momento é a equipa do Maiastars, mostrando uma equipa que não sabe sair para o ataque , juntando as inúmeras falhas técnicas de quase todas as jogadoras. Uma equipa muito inconstante, onde a quantidade de treinos por semana não revela o que a equipa tem mostrado.

Renato Rocha disse...

Concordo que foi um excelente jogo de andebol e com uma excelente moldura humana nas bancadas. Mas não nos podemos esquecer do factor que determinou o resultado: a dupla de arbitragem. Dupla não, o Sr. António Oliveira é que foi o protagonista do jogo. Muitos parabéns Sr. árbitro.
Nem sou de falar muito na arbitragem mas desta vez foi demais. Foi um jogo onde imperou a dualidade de critérios. Para o JAC qualquer falta era para exclusão, para o Alavarium era uma simples falta. Começando na primeira exclusão da Neuza, que veio descansar 2 minutos por supostamente não estar à distancia regulamentar num livre de 9 metros. Realmente o árbitro até teve razão: 2,90m não são 3 metros. E já perto do fim do jogo a Inês foi desqualificada depois de ter sido atingida por uma adversária. Caiu, e gritou. E o Sr. Arbitro, como não estava satisfeito, toca a dar vermelho... À Inês.
O JAC entrou bem no jogo e aos 10 min já levava 6 golos de vantagem, mas a partir daí as exclusão eram apenas para o JAC e era inevitavel que o Alavarium se aproximasse. Ao intervalo estava 17-16. Na 2ª parte, mais do mesmo: erros de arbitragem e sim, alguma imaturidade por parte das Alcanenenses. Não tirando mérito à equipa do Alavarium, que tem excelentes jogadoras. Quem esteve em Aveiro, viu que era impossível o JAC ganhar o jogo porque cada vez que o JAC se aproximava do empate, toca de excluir mais uma jogadora. Valeu de tudo contra o JAC. Mãos no pescoço, empurrões com o rabo para se ganhar posição a pivot, puxões, passos, dribles etc... E mesmo o treinador mais calmo do mundo se passava perante tais situações, por isso a expulsão do Marco acabou por ser normal. Até eu que por norma sou calmo, estava revoltado perante tal arbitragem. Segundo consta este árbitro já esteve envolvido em "comédias" deste género, mas enfim, a FAP acha que tem qualidade...

Parabéns Alavarium pela vitória. Vocês não têm culpa do que se passou, e se foram "faltosas" foi porque alguém o permitiu.

Parabens JAC. Evoluiram bastante e as vitórias estão para breve. Estou orgulhoso de vocês.

Anónimo disse...

Em relação ao jogo de Aveiro, gostava que o Banhadas ou alguém que viu o jogo me explicasse o seguinte:

- Como é que uma equipa que faz 7 faltas para 7 metros, tem apenas 3 exclusões?
- Como é que uma jogadora do Alavarium puxa o braço da adversária e leva só amarelo?
- Como é que uma jogadora do Alavarium mete a mão no pescoço de uma adversária quando esta ia para a baliza e leva só dois minutos?
- Como é que a pivot da equipa da casa passa o jogo inteiro a empurrar as adversárias para ganhar posição e os árbitros nada vêm?
- Porque é que a Inês do JAC foi expulsa com vermelho directo se foi ela que foi atingida? Foi por ter gritado?

Tá na altura de deixarem de brincar com o Andebol Feminino...

Anónimo disse...

Voces são tristes pah!!

Anónimo disse...

Muito boa crónica, mas há aqui algumas coisas que ficaram por dizer:

- Acho lamentavel que a Cláudia Correia tenha jogado. Jogou a mancar o jogo inteiro e acho que isso não é correcto.

- O Madeira Sad vai acabar, isso é certo. Vamos ver onde vão parar as jogadoras do Continente que lá andam a jogar.

Anónimo disse...

Assisti ao jogo Alavarium-JAC e infelizmente, um jogo entre duas boas equipas, veio acentuar o cuidado que a FAP tem nas nomeações dos àrbitros para o feminino.
Foi um descalabro total! Os artistas, António Oliveira e Rui Almeida, não tem a mínima categoria para serem àrbitros. Naturalmente e como era de prever, uma dupla de Aveiro para um jogo onde intervinha uma equipa da mesma associação, só tinha que dar barraca!!! Evidente que, por muito que, os responsáveis do JAC tentassem o auto-controlo, era impossível, perante tantas aberrações. Na dúvida, o campo inclinava sempre. Isto é o exemplo daquilo que espera as equipas que vierem jogar a Aveiro e apanhem arbitros de Aveiro. Ainda em relção ao jogo, foi gritante, a incompetência, a arrogância e a prepotência dos àrbitros em relação ao JAC. Ninguém podia estar à espera que miúdas de 16 / 17 anos (Neuza), aguentassem de ânimo leve, tamanha "roubalheira". Acho até justo, apesar de tudo, realçar o sangue frio de algumas atletas (as mais velhas) em determinados momentos do jogo. Esta dupla, já me arbitrou esta época e foi o mesmo "filme". Ninguém pode falar, mesmo educadamente, com os "sopradores" que desatam logo a puxar dos cartões. Tal como disse ao meu chefe de secção no final do meu jogo, a solução, a partir de agora, quando aparecerem estes artistas é filmar os jogos e mandá-los para a FAP e se não for feito nada, colocar o filme no youtube, para assim, toda a gente ter acesso ao circo, sem pagar bilhete.

Anónimo disse...

força cale

Anónimo disse...

é bem feitaaaaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Pelo que me pareceu, a Inês levou vermelho por causa da forma como falou para o arbitro quando ele não lhe marcou a falta. Ele chegou perto dela e ela ainda discutiu com ele.

Com estes dois é "ouvir e calar".

Paulo Cunha disse...

Eu também vi o jogo em Aveiro e esta malta de Alcanena foi anjinha e perderam a cabeça.

Se excluirmos o último vermelho (que eu considero injusto também!) em que o jogo já estava com o resultado final e faltavam só uns segundos para terminar o jogo, em exclusões de jogadoras o Alavarium teve 6 e o Jac 5. Quem ler o que o pessoal do Alcanena aqui escreveu até pensa que houve dualidade nessa matéria.

Dizem que a pivot do Alavarium empurrou. E as vezes em que ela estava quieta e agarrada e marcaram atacante? E o cartão vermelho que ficou por marcar quando agarraram na primeira parte por trás o braço da Ana Marques?

Só que o pessoal do Alcanena só fala do que quer.

A grande diferença foi que as jogadoras e treinadores do Alavarium mantiveram-se serenos o jogo inteiro e não protestaram, enquanto as jogadoras e sobretudo o treinador do Alcanena refilou constantemente. E aquelas sanções todas ao treinador fizeram mossa!

Há que saber perder. E, sobretudo, há que saber adaptar-se aos árbitros e respeitá-los, mesmo quando não se concorde com eles.

E a equipa que conseguiu respeitar o trabalho dos árbitros venceu.

Parabéns ao JAC pela excelente equipa e espero que esta derrota lhes sirva para perceberem como o comportamento pode ser decisivo para o resultado final...

Anónimo disse...

"Uma equipa que continua em mau momento é a equipa do Maiastars, mostrando uma equipa que não sabe sair para o ataque , juntando as inúmeras falhas técnicas de quase todas as jogadoras"

Concordo com essa opinião. É lamentável que depois da 1ª Fase, ainda não exista uma equipa definida. Um Clube com tantas atletas que consegue fazer duas equipas no escalão senior, estar a jogar com as mesmas da época anterior é inacreditável, mas isso não é por culpa das atletas mas sim do treinador que não sabe gerir a equipa nem possui nenhuma técnica para o ataque. É impossível e inacreditável ver atletas a cometer +de 20 falhas técnicas em 15 minutos e continuarem a jogar, jogo trás jogo as mesmas falhas, maus passes, más recepções, faltas atacantes aos montes, dessa maneira vou concordar com os comentários da semana anterior, Será a única equipa da fase final só com derrotas. Ao melhor irão receber algum título por isto. Tenham vergonha e dediquem-se a outro desporto, porque realmente estão a perder o seu tempo.

Anónimo disse...

O Incrível é como é que o Alavarium que joga tanto para o pivot só tenha tido metade dos livres de 7 metros que o JAC!

Não me digam que os árbitros têm culpa que o JAC tenha falhado metade dos 7 metros que teve...

Anónimo disse...

é realmente lamentável falarem que o JAC perdeu o jogo por alguma falta de maturidade e não mencionarem os três vermelhos que esta equipa levou, fora os 2minutos. isso sim foi determinante para o resultado final

Anónimo disse...

P09-Campeonato Nacional Feminino
Este modelo de campeonato está a por á evidência o momento organizativo, financeiro e desportivo das equipas principais e que tem beneficiado de alguns favores por parte da FAP.
Quer as equipas da Madeira que se deslocam ao continente para fazer 2 jogos e meia equipa fica em casa!, quer o Maiastars com duas equipas a participar no mesmo campeonato? Agora a sua equipa "B" tem sido um desnorte completo. Os responsáveis desta situação que tenham a humildade de reconhecer seus erros ao longo de anos e abandonarem o barco param outros fazerem um pouco melhor.
Ninguém é insubstituível.
Evaristo

Anónimo disse...

Fazer analises a jogos dos Srs Antonio Oliveira e Rui Almeida passou a ser um hábito pois eles são mesmo fraquinhos um mais que outro mas conta como dupla,arrogantes ,propotentes,vingativos,ignorantes mas o CA ou seja quem faz as nomeações deve querer que aconteça algum milagre pois onde houver um jogo importante lá está o sr.Oliveira e o sr.Almeida.
Todas as semanas eles são o centro das atenções nos blogs,pois todos se queixam de serem prejudicados por esses artistas a Associação de Aveiro não merecia estes cromos,então Sr.Goulão não faz nada?Depois queixam-se que os oficiais e treinadores não se portam bem é preciso andar a defendê-los em tribunal como está a acontecer com um dirigente de Espinho que perdeu a cabeça com tanta palhaçada do sr.Oliveira e o CA segundo se fala está a apostar nestes cromos? Muito mal anda o Andebol em Portugal no Femenino,qual é o papel do Macau,Goulão,Manel da Conceição,Zé Ribeiro,João Costa,Pinho,João Baptista e do Major Galambas ninguem vê nada, não está na altura de se tomarem medidas para acabar com estes e outros apitadores que se passeiam por esses pavilhões todos os fim de semana.

Anónimo disse...

O CALE ganhou a uma equipa agressiva com violência e já no jogo de sábado, foi a mesma história...e mandam crianças apitar jogos????a FAP brinca à grande com o feminino!!!!

Anónimo disse...

ó afra dedica-te á pesca pá

Anónimo disse...

Sr Paulo Cunha, está aqui a prova

http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;3242650273;600720;+P_ID_PROVA_JOGO%2865307%29

Agora abra o link e diga-me onde estão as 5 exclusões do Alcanena. A malta de Alcanena não foi anjinha. A malta de Alcanena foi humilhada e gozada por um miudo que nem no distrital devia apitar, quanto mais apitar uma prova de PO9. Todas as reacções quer sejam por parte das atletas, quer sejam por parte do treinador, foram derivadas à provocação dos árbitros, ou como alguém aqui disse "Ainda em relação ao jogo, foi gritante, a incompetência, a arrogância e a prepotência dos àrbitros em relação ao JAC. Ninguém podia estar à espera que miúdas de 16 / 17 anos (Neuza), aguentassem de ânimo leve, tamanha "roubalheira"".
O Banco do Alavarium manteve-se sereno? Claro. Já conheciam os árbitros, e além disso as coisas estavam a correr para o lado deles por isso... Se viu o jogo, sabe bem que eles fizeram uma arbitragem estratégica, primeiro ao colocarem um travão na vantagem que o JAC já levava, e segundo ao nunca deixarem o JAC aproximar-se do empate. Recordo-o que na primeira exclusão (injusta) para o Alcanena, estes já venciam por 6 golos. E não me recordo de ter visto ser marcado uma atacante por parte da pivot. Vermelho por marcar no lance da Ana Marques? Concordo. E as mãos no pescoço da Adriana Lage? É assim que se defende?

E para quem disse "Não me digam que os árbitros têm culpa que o JAC tenha falhado metade dos 7 metros que teve...".
Não, não têm culpa, mas se tivessem feito o seu trabalho, se calhar esses 7 metros nem tinham acontecido.

É uma pena o que se passou em Aveiro, nem o JAC, nem o Alavarium, nem muito menos o público que esteve presente merecia o triste espectáculo que foi o jogo.

Palas

Anónimo disse...

"A grande diferença foi que as jogadoras e treinadores do Alavarium mantiveram-se serenos o jogo inteiro e não protestaram, enquanto as jogadoras e sobretudo o treinador do Alcanena refilou constantemente. E aquelas sanções todas ao treinador fizeram mossa!"

Pudera, já viram a Ass. Aveiro a trabalhar mal, nos confrontos com adversários directos? Quem era a grande ameaça? Neuza eo lider? Marco, tanta artimanha para ganhar, mas o certo é que ganharam e lá somaram a 1´º vitória.

Mas não é so a Ass. de Aveiro que está a "trabalhar", em Leiria é já uma certeza, no Porto, o Gaia manieta como quer, senão vejamos com quem vai jogar o JAC na próxima joprnada?

Anónimo disse...

Vi o jogo Alavarium vs JAC, ao vivo em directo e a cores.
De facto, os árbitros são fracos.
São novos e, se quiserem, têm muito que aprender.
Erraram? Sim. Mas não tanto como alguns comentários fazem crer.
O JAC perdeu por culpa própria e o Alavarium aproveitou o demérito adversário.
Mais falta menos falta, não foi pela arbitragem que o JAC perdeu.
Se eu poderia passar sem falar no Sr. Marco? Podia mas não era a mesma coisa.
Digam-me, houve ou não motivo para a mostragem do vermelho ao treinador?
Respondam com frieza, depois de pensarem.
É evidente que ninguém gosta de perder. Mas o Sr. Marco já mostrou este seu lado negativo noutras alturas. E um treinador, mesmo que com toda a razão do mundo (nem era o caso) não pode actuar assim.
A FAP tem realmente que acompanhar de perto os árbitros e fazê-los corrigir o que de menos bom (ou mau) têm.
Para que servem os observadores?
Há poucos e não há dinheiro, dizem os senhores da Calçada da Ajuda.
Enquanto as coisas se mantiverem assim não há volta a dar e lá andam os clubes com queixas mais ou menos fundadas e fundamentadas.

Cumprimentos

Anónimo disse...

eu não tenho nada a ver com o andebol feminino, apenas um curioso que gosta de acompanhar os resultados para estar a par de quem são as melhores, quem está mal, e quem está bem, estou ligado, isso sim ao andebol masculino, e perante estes comentários todos não posso deixar de estar de acordo com os comentários acerca desta dupla de árbitros António Oliveira/Rui Almeida, que são bastante fracos, e se o Rui Almeida e´fraco, consegue estar mais vezes quieto que o Antonio Oliveira, esse sim é arrogante e ai de quem diga ai, que ele trata logo de excluir, desqualificar, reportar disciplina, entre outras coisas que possa fazer para prejudicar quem bem lhe apetecer!!

é lamentável!

Anónimo disse...

O Ribas pode perceber muito de andebol mas se aposta sempre nas mesmas, vai falhar sempre... Para que é que vai buscar jogadoras com qualidade se depois não as põe a jogar?

Anónimo disse...

"Há que saber perder. E, sobretudo, há que saber adaptar-se aos árbitros e respeitá-los, mesmo quando não se concorde com eles."

Temos que saber perder, mas temos que ver como é que se perde. Uma coisa é jogar de igual para igual e outra coisa é termos alguém a prejudicar-nos constantemente. 1 erro do árbitro ainda se admite, agora andar o jogo todo a provocar o banco do Alcanena com erros grosseiros,só porque se manda no jogo, isso não é postura de árbitro. Mas dou os parabéns ao Sr. António Oliveira. Se quis ser o homem do jogo conseguiu.

E sr. Paulo Cunha, usar o "traseiro" para ganhar posição é atacante. Ou a sua pivot estava "sentada numa sanita"??

As outras equipas agora já estão prevenidas...

Anónimo disse...

Ora advinhem lá que é o formador desses 2 meninos?
Nem mais José Macau.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 24 de Janeiro de 2012 11:42

Se viu o jogo ao vivo e a cores, sabe muito bem que a expulsão do Marco era uma questão de minutos, pois desde a primeira exclusão da Neuza que os árbitros queriam era um pretexto para o expulsar. E lembre-se lá quando foi a expulsão dele? Eu relembro-o: foi no último minuto de jogo e foi no mesmo momento da expulsão da Inês Luis. Expulsão esta que de acordo com várias pessoas que viram o jogo e mo disseram na cara e outras que aqui já o referiram foi injusta. Não discordo com a expulsão dele atenção, porque se reclama (de forma ás vezes exagerada é certo) por ter razão, tem que levar sanção. Nem você aguentava tamanha barbaridade dentro das 4 linhas. Seja honesto vá.

V. Exa. diz também, "O JAC perdeu por culpa própria e o Alavarium aproveitou o demérito adversário.", também concordo em parte. O JAC falhou alguns remates, uns foram para fora e outros para a guarda redes, mas sempre que a vantagem era reduzida, toca a soar o apito e a ir mais uma jogadora beber água. Já que viu o jogo ao vivo e a cores, viu bem que nos últimos 2 minutos de jogo, o JAC tinha 2 golos a menos e quando se preparava para (tentar) reduzir para 1 golo, o que aconteceu? Mais uma exclusão para Alcanena. "Puxou a camisola" disse o Sr. António.

Elas são miúdas novas é certo e as derrotas custam a superar, mas temos que ver as circunstâncias da derrota. Não é com jogos destes que elas aprendem a ser atletas mais maturas.

Anónimo disse...

Não entendo por que se diz que a Cláudia não devia ter jogado? Foi a própria a insistir para jogar e mesmo a pé coxinho marcou 14 golos. Olhe se tivesse boa.

A arbitragem não esteve bem, mas achar que foi por causa dela que o JAC perdeu é ridículo. Se calhar, se não pressionarem os árbitros logo de início as coisas eram diferentes.

Viram algum protesto do banco do Alavarium o jogo inteiro? Nenhum e olhem que houve vários erros contra o Alavarium. Mas que adianta refilar? Vão atrás com as decisões.

A arbitragem não foi isenta de erros, mas daí a dizer-se que eles foram os protagonistas...

Gostei muito da equipa do JAC, só não gostei do comportamento. Só que pela frente não estava uma equipa qualquer e defensivamente o JAC nunca conseguiu parar o Alavarium. É com essa estratégia que o treinador se tem que preocupar e não com o árbitro.

Anónimo disse...

Gostaria de esta semana desenvolver uma crónica relativamente ao CALE, uma vez que esta equipa tem sido a meu entender o alvo da grande maioria das atenções tanto pelos seus feitos, como pelas suas asneiras.

Os jogos deste fim de semana do foram sem dúvida os opostos, por um lado, o jogo contra o madeira sad, que não deixou margem para dúvidas quanto à qualidade das duas equipas, uma vez que o madeira sad venceu o cale por 18 golos de diferença, por outro lado o jogo contra o cs madeira onde o cale foi mais forte e venceu a partida com alguma surpresa para muitos.

Ana Paula Costa, uma jogadora com alguma qualidade, mas com dificuldades em manter o nível de jogo, pois se existem jogos e que realmente tem uma boa exibição, existem outros em que a sua atitude de estrela prejudica mesmo a equipa. Atitude que poderia ser facilmente anulada, uma vez que Vasco Ramos possui no seu plantel outra lateral, mais estável e constante em termos de exibição (Daniela Frasco).

Vasco Ramos a meu ver com alguma dificuldade de gestão de plantel, e este fim de semana, assistimos mais uma vez ao ridículo. E começo por falar no facto de o cale apresentar jogadores literalmente “mancas” dentro do campo, ao substituir Catarina Oliveira por Sofia Mota, tendo esta jogado o jogo a coxear. No mínimo ridículo, uma vez que no seu plantel existem pontas esquerdas de elevada qualidade.

Por outro lado, a excelente exibição de Joana Santos, que apesar do seu continuo excesso de peso, continua a ser a organizadora de jogo desta equipa, e que abafa por completo Joana Borges, empurrando esta para a posição de pivot, a qual a meu ver, tem deixado muito a desejar e que em nada contribui para o bom desempenho desta equipa, devido á sua pequena estatura, quando, mais uma vez, existem no plantel outras jogadoras que melhor ocupariam esta posição.

CALE, arranje maneira de abrandar o ritmo de berraria do adjunto de treinador, pois já começa a ser estranho!!

Enfim, entre mancas, pequenas e estrelas, o cale lá venceu um jogo e deixou o fim da tabela classificativa!!

Esperemos pelos próximos capítulos!!

Anónimo disse...

Não podia deixar de intervir neste blog, a propósito do Sr. António Oliveira. A época passada, um familiar meu, colega desse senhor na Radio Popular, já me tinha avisado acerca dele. Para ter cuidado quando ele aparece e avisar os meus meninos para estarem caladinhos e não reclamarem, pois ele só tem poder quando anda equipado. Cá fora é o DEUS ME LIVRE. Agora compreendo e aceito a atitude do dirigente do Espinho a época passada, que não aguentou e lhe apertou o pescoço.
Acho que, com este senhor nem a NOSSA SENHORA aguentava. Mas a culpa não é só dele, é também de quem o forma e de quem o nomeia!!!
Depois chega à 2ª. feira ao trabalho e ainda se anda a gabar aos colegas, que "deu 3 vermelhos", "marcou X 7 metros", etc. Já não há pachorra!. Como diz alguém atrás, filmem os jogos e coloquem no youtube, para toda a gente saber de quem estámos a falar. Ainda bem que esta época estou a trabalhar num clube da AAPorto e não tenho que levar com eles.
RP

Anónimo disse...

Ao cuidado do Sr. Engº. Ribas!
Pare de se preocupar com aquilo que se passa na casa dos outros e começe a olhar mais para a sua casa!
Já reparou que tem atletas que tem faltado aos treinos pelo facto de, estarem a ser ultrapassadas por juvenis de 2ª categoria?
Já reparou que na sua equipa de juvenis, há atletas que não se falam? Que as mãezinhas estão constantemente a "meter veneno" às filhas em relação a algumas colegas?
Analise o que se passa aí dentro e deixe de se preocupar com os outros clubes.
Um abraço.

Anónimo disse...

Mas afinal para que servem os vídeos dos jogos, que em todas as jornadas são enviados para a FAP?
Será que alguem os vê?
Penso que não são vistos, ou então seria impossível ignorar o que se vê de más arbitragens na PO09.
Haja mais respeito ao fazer as nomeações, Srs da FAP!

Anónimo disse...

Desses e de mais 9 duplas, onde estão incluídas algumas das melhores.

O problema será mesmo do formador?
Não me parece.

Anónimo disse...

Caros adeptos/jogadores/directores do Alcanena, acho lamentável que ao invés de estarem a tentar perceber porque perderam o jogo, estejam a criticar os árbitros. Como é possível dizer: "Ninguém podia estar à espera que miúdas de 16 / 17 anos (Neuza), aguentassem de ânimo leve, tamanha "roubalheira""?!?!? Se são graúdas para jogar não podem ser miúdas noutros aspectos. Uma boa jogadora tem que saber jogar e estar e não fazer o espectáculo que esta jogadora fez. Enfim...

Finalmente, estão a dizer que perdoam um ou outro erro dos árbitros... e os inúmeros erros da equipa do Alcanena. Já são perdoáveis?!

Olhem para si próprios e parem de culpar a arbitragem dos próprios erros!

Parabéns ao Alavarium!

Anónimo disse...

dizem que é normal a reação de jogadoras de 16/17 anos perante a pessima arbitragem...esquecem-se é que a jogadora que pior reagiu é jogadora de seleçao... e por mais prejudicada de fosse, tem que ter cabeça, maturidade e frieza pra superar qualquer situaçao. tem uma postura a manter,essa é a verdade! saiu mto mal no filme, mostrando um certo mau feitio... admiro imenso as suas qualidades como jogadora... enfim, depois deste filme devia por a mao na consciencia e mudar o comportamento. so tem a ganhar! O andebol feminino precisa dela.

Anónimo disse...

Para o anónimo/a de 24 de Janeiro de 2012 16:24, obrigado pelas suas indicações, vou ter isso em consideração nos jogos futuros.

Como treinador da equipa mais fraca da fase final, é normal não saber sequer o que é gestão, ou gerir o que quer que seja, já por isso iremos ficar em 10, não temos treinador à altura. No entanto, e como estamos em tempo de crise, poderá juntar-se à lista de candidatos, que já começa a ficar extensa. É incrível como é que uma equipa de gordas, de baixas, de mancas, sem treinador, e ainda por cima com um adjunto que berra muito, está na fase final, e é neste momento campeã regional da AAP. O mundo anda mesmo doido.

Se quiser ver o que estas atletas trabalham, desloque-se 2ª. 3ª, 5ª e 6ª Feira, a Leça da Palmeira e verá o esforço contínuo e a dedicação que este grupo de jovens tem pelo andebol.

Por fim, dizer que tinha prometido a mim mesmo que não iria comentar neste blog, pois o nível está muito baixo, mas já chega de tanto escárnio e mal dizer. É muito mau necessitarem de se esconderem no anonimato para dizer o que quer que seja, sendo falar bem ou mal. É por isso que o nosso andebol está como está, falta a frontalidade que caracteriza as gentes de Leça, e que apesar de muitas vezes isso nos prejudicar, dá-mos a cara.

É importante falar-se em andebol, ainda mais no feminino que pouca divulgação tem, mas Banhadas, comece a ser mais selectivo nos comentários, e de preferência deixar que pelos menos pessoas com idade igual ou superior a 13 anos efectuem aqui comentários.

Vasco Ramos - treinador do 10º classificado.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 24 de Janeiro de 2012 22:01

O pessoal de Alcanena percebeu porque perdeu o jogo. Perdeu porque falhou 3 ou 4 livres de 7 metros (quando tinha 4 ou 5 golos de desvantagem), perdeu porque falhou demasiados remates (mérito da guarda-redes adversária e da ineficácia das Alcanenenses), perdeu porque teve uma má prestação defensiva (graças ás exclusões e eficácia das adversárias), mas perdeu principalmente porque houve alguém que no Sábado não fez o seu trabalho de forma honesta e que prejudicou o JAC muito mais que o Alavarium.
Acho que deviamos ver o seguinte: os protestos dos dirigentes, treinador e mesmo das atletas foram gerados pela dupla de arbitragem. Se os senhores de apito tivessem feito o trabalho deles e sido imparciais durante todo o jogo, o Alavarium ao intervalo já estava com 10 de diferença, e isto é a ser simpático. E em vez de termos visto expulsões, berros e outras coisas que não têm nada a haver com o Andebol, tinhamos visto um bom jogo de andebol feminino. Viu-se o ritmo intenso que o JAC implementou e o Alavarium muito a custo o conseguia acompanhar, mas depois "começou o circo" e o Alavarium fez muito bem em aproveitar. E sim, alguns erros do Alcanena.
Os melhores árbitros têm que estar presentes nas melhores provas, e não miudos destes e ainda por cima este Sr. António Oliveira que segundo li por aqui, é uma fonte de problemas para os clubes.
E já agora, espero nunca ver aqui comentários vindos de Aveiro referentes a arbitragens... Espera lá... Descobri algo aqui: http://banhadasandebol.blogspot.com/2012/01/cronica-de-fim-de-semana-no-feminino-08.html
Vejam o comentário de 10 de Janeiro de 2012 21:39

Como se diz por aí: "Pela boca morre o peixe".

E em relação á Neuza Valente... Foi pena foi ela não ter virado o árbitro ao contrário. Para quem trabalha como ela trabalha, para estar onde está, deve custar ver um "palhaceco" gozar com todo o trabalho de uma atleta, equipa, treinador, dirigentes, adversários, adeptos... Muito adulta foi ela em não lhe ter dado "uma boga".

Mas enfim, no Andebol Femininos gostamos de ser enganados. Olhem que em Alcanena não...

Palas

Anónimo disse...

http://banhadasandebol.blogspot.com/2012/01/as-nomeacoes-da-po9-2011-2012.html

O Banhadas já andava a adivinhar algo.

Anónimo disse...

O Banhadas não andava a adivinhar nada. Toda a primeira fase foi assim. Se a malta de Alcanena apanhou bons árbitros teve sorte. Aqui para o Norte tem sido só disto.

Anónimo disse...

11-31? Ganda jogo de treino. o gil nao tinha baliza numa das partes ou a juve mostrou o que vale finalmente? acabou o money pós arbitros em leiria?

Anónimo disse...

À atenção de quem interessar:
Jogo Alavarium vs JAC
Para quem tenha dúvidas, mesmo vendo ao vivo o encontro, custa muito ver o boletim de jogo?

- Oficial A (Sr. Marco): Sanção progressiva: cartão amarelo, 2' e desqualificação (não expulsão como alguém disse);
- Jogadora Neuza: Desqualificada por acumulação de amarelos;
- Jogadora Inês Silva: Desqualificada directamente.

Tudo isto deve ter acontecido porque os intervenientes deram beijinhos nos árbitros.
Só pode.

Perguntem aos próprios se tiverem oportunidade.
Admitindo que os próprios saibam reconhecer o que fizeram/disseram.

Anónimo disse...

ve se tantos arbitros de bancada a comentar aqui, gostava de ver alguns destes palhaços a dirugir 1 jogo. tao bons k eles sao e no entanto nada fazem.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 25 de Janeiro de 2012 16:35

Faça um favor a si mesmo, abra outra vez o boletim de jogo e descubra onde anda a Inês Silva do Alcanena. Mas nem é por aí que quero pegar. Releia todos, mas todos os comentários aqui expostos e depois tire as suas conclusões em relação ao jogo. Mas se não quiser ter esse trabalho eu faço-lhe um resumo: as pessoas que aqui comentaram, ou viram o jogo em questão ou já tiveram experiências (pelos vistos menos boas) com estes árbitros. E já agora, fazer um comentário de acordo com um boletim de jogo?!?! Podia ao menos ter lido os comentários acima para se inteirar. Ou então, podia mandar um mail ou ligar ás pessoas em questão... Digo eu.

Quanto ao Sr de 25 de Janeiro de 2012 20:02

Olhe ao menos garanto-lhe uma coisa: nunca iria fazer uma arbitragem tão má como esta e muito menos iria dar vermelho directo a uma atleta so porque berrou. Ou ao treinador porque se riu dessa decisão...

Anónimo disse...

Vamos Cláudia :) até manca lhe das um banho de bola ahahah

Anónimo disse...

Então e castigos será que alguem vai ser castigado ou ja estão a mexer os cordelinhos ;)Cá para mim vai haver surpresas...

Anónimo disse...

coitadinhas das jogadoras do alavarium e do colégio... o SPORTS foi jogar a matosinhos e á maia e ninguem se queixou de violencia...

será que ninguém pode tocar nas donzelas?...

Anónimo disse...

Pensei que houvesse uma estratégia conjunta entre Alavarium e o Colégio, mas afinal o Alavarium cuida apenas dos seus interesses (o que faz bem), pois o Colégio é um adversaário directo.

Não é que os arbitros de Aveiro só "retiraram" as jogadoras do JAC, apenas desse jogo, não escrevendo nada no seu relatório apenas para que possam estar na máxima força novamente contra o Colégio?
A isto se chama cuidar do seu quintal.

Nós na Madeira tomamos conta do nosso.

Anónimo disse...

coitadinhos dos portugueses, nunca tem culpa de nada.
sao sempre umas vitimas.

Anónimo disse...

este ano n há comentarios nem resultados da P010??? é o campeonato das pretas que ninguem ker saber??

Anónimo disse...

Anónimo de 25 de Janeiro de 2012 23:18

1º Releia o que escrevi e depois, mas só depois, diga onde foi buscar a ideia de que fiz um comentário baseado APENAS no boletim de jogo.

2º Vi o jogo no local.

3º Li todos os comentários aqui deixados.

4º Um favor a mim mesmo? Á única coisa que posso e devo fazer é assumir um lapso. Chamei Inês Silva à Inês Luis (CIPA 151553).
Escrito isto está, neste ponto, reposta a legalidade mas mantenho o que disse.

5º Como pode sugerir "...podia mandar um mail ou ligar ás pessoas em questão..."
Baseado em quê? Um anónimo tem e-mail? Ou telefone?
Terão mas não constam junto aos comentários.

6º Não falei no desempenho dos árbitros.

Satisfeito ou nem por isso?

Já agora ... diz você em resposta ao anónimo de 25 de Janeiro de 2012 20:02 e passo a citar, "... muito menos iria dar vermelho directo a uma atleta só porque berrou..."

Tenha cuidado com os termos que usa. Está a falar de um ser humano, a atleta, e não de uma cabra.
Por outro lado, se um atleta gritar com o árbitro é uma atitude de clara indisciplina, logo passível de ser mostrado o vermelho directo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Anónimo de 26 de Janeiro de 2012 14:48
Sabe se apesar dos cartões vermelhos (desqualificações) houve motivo para relatório?
É que existem as duas situações, com ou sem relatório.

Anónimo disse...

Anónimo de 26 de Janeiro de 2012 17:53
A PO 10 é retomada a 4 de Fevereiro.
Percebe agora a razão de não haver resultados e comentários?

Sérgio C. disse...

As pessoas que deixam aqui os seus comentários em anónimo devem ter complexo de inferioridade ou então são cobardes, deixem os vossos nomes quando comentam algo.Mostrem personalidade.

Anónimo disse...

P010 é uma seca, não interessa a ninguém.

Em relação às jogadoras do JAC, já não é a primeira vez que não são castigadas. O Marco liga para a FAP, pressiona e está feito...

A Neuza vê a 3ª exclusão, depois vê vermelho por palavras ao árbitro e leva repreensão. Lindo...

Anónimo disse...

estas arbitragens são tão más são tão más que qualquer dia as miudas ou mudam de modalidade e passam para o basket ou para o volei ou então desistem do desporto e ficam em casa sem fazer nada... não percebo muito sinceramente o que ganham os arbitros em beneficiar sempre as mesmas equipas e o que ganham em prejudicar as outras... Isto deve ser os que tem mais dinheiro e pagam melhor ou então os que levam a fruta no final dos jogos.
Aproveita também para "criticar" o facto de este ano não haver resultados nem comentários a p010. Estão tão ocupados a ver os jogos da p09 e a fazer comentarios detalhados que não tem tempo de ir ver os da segunda divisão. Também são jogadoras também são profissionais e axo que merecem tanto respeito como as outras...

Anónimo disse...

mil gostos para o vasco!

Anónimo disse...

Ao anónimo de 26 de Janeiro de 2012 18:14

Em resposta ao seu ponto 5, estava a referir-me às pessoas que estiveram envolvidas (treinador e atletas) e não aos anónimos do blog, como você disse no seu comentário de 25 de Janeiro de 2012 16:35 "Perguntem aos próprios se tiverem oportunidade.
Admitindo que os próprios saibam reconhecer o que fizeram/disseram."

Em resposta a "Por outro lado, se um atleta gritar com o árbitro é uma atitude de clara indisciplina, logo passível de ser mostrado o vermelho directo." A Inês não gritou com o árbitro, gritou para o ar.

Deixando o clubismo de lado, se viu o jogo, acha que foi uma arbitragem justa? Foi uma arbitragem digna de uma PO09?

Att anónimo de 25 de Janeiro de 2012 23:18

Anónimo disse...

Sérgio C.
26 de Janeiro de 2012 18:24

Critica os anónimos e apresenta-se com um nome que é impossível de identificar?
Onde está a coerência?

Anónimo disse...

ó esperto de 26 de Janeiro de 2012 18:32

Para isso é que servem os videos dos jogos: para serem analisados. Tás com medo de alguma coisa? Não te preocupes que tenho muita dúvida que haja alguem a favorecer o Alcanena. Normalmente os GRANDES é que são favorecidos.

Parabéns Vasco pelo teu comentário e boa sorte para o resto da época.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 26 de Janeiro de 2012 18:32:
Pode até nem ser interessante para si, também ninguém o obriga a ler as crónicas sobre a PO10, mas não desrespeite o trabalho das atletas da 2ª divisão. Trabalham tanto ou mais que algumas atletas da 1ª divisão, às
vezes com menos condições. Se não existisse segunda divisão não existia primeira. Por isso não menospreze as equipas da PO10, porque não são menos que ninguém e podem haver fatores que não a qualidade inferior que impeçam essas equipas de competir ao mais alto nível.

Se o masculino tem crónicas a respeito da 2ª divisão porque não tem o feminino ?!

Cumprimentos caro amigo(a).

Anónimo disse...

Caro anónimo de 27 de Janeiro de 2012 10:57
Percebi mal a sua referência. Estava convencido que o senhor se referia aos anónimos.
Quanto à arbitragem, digo que foi fraca. Jamais direi que foi justa ou injusta, já que essa adjectivação é sempre relativa.
Um atleta grita para o ar. Resta saber o que diz e para quem. Na dúvida, repito, na dúvida, os árbitros devem proceder a uma sanção disciplinar.

Espero ter satisfeito o que me questiona.
Cumprimentos

Sérgio C. disse...

Resposta ao comentário:
Sérgio C.
26 de Janeiro de 2012 18:24

Constatou um facto,incrivel!A "coerência", é que é mesmo o meu nome. Bem, se você é feliz eu também sou.

Anónimo disse...

em todos os comentários só se fala no alcanena é alcanena para um lado alcanena para o outro... com tanto apoio ainda vão ser campeãs nacionais... quando ganharem um jogo vai ser feriado lá na aldeia com bombeiros e bombos e fogo de artificio. Sejam realistas voces até podem dar luta a todas as equipas em termos de resultados mas a primeira divisão não é como no apuramento para a po9 em que apanharam o porto salvo e o passos manuel mais fraco de sempre. Assentem mais os pés no chão senão o tombo no final vai ser bem maior

Anónimo disse...

26 de Janeiro de 2012 18:20

caso não tenha reparado já se realizaram duas jornadas antes desta paragem... já viu algum comentário as duas primeiras jornadas??? esse comentário que fez não tem muito nexo, deve andar a dormir...

Anónimo disse...

Pseudo Sérgio C.
Eu sou feliz. Principalmente quando me vejo perante certas anedotas.
Cumprimentos para o pseudo Sérgio Coerência.

Anónimo disse...

para o de 28 de Janeiro de 2012 23:02

Pode ser que não sejas tu a cair. e já agora aldeia é a tua terra.

Anónimo disse...

29 de Janeiro de 2012 20:09

Pode ser que não seja eu a cair??? Que raio de comentário foi esse tecla 3??? Não sabes escrever ou tavas a fumar uma erva enquanto comentavas???
E a minha terra é que é aldeia?? Na minha terra já não passam carros de bois e as mulheres já não tem bigode e não precisamos de vir para aqui fazer figurinhas tristes e chorar que fomos roubados e fomos roubados assim já não ganahmos a ninguem...

Anónimo disse...

"Sejam realistas voces até podem dar luta a todas as equipas em termos de resultados..."

Então quando a vitória surgir, não vai ser novidade certo? Elas não tiveram direito a fogo de artifício quando foram campeãs nacionais e vão ter agora por ganharem um jogo (se ganharem)?

Tanto o Alcanena, como os outros aqui apelidados de "pequenos" estão na primeira divisão nacional, e isso já é motivo de orgulho. E mais bonito é jogarem com atletas da formação e não com contratações baratas. E que jogam com amor à camisola.

Anónimo disse...

Já está a tenda montada, a dupla privada do Alavarium vai tornar a apitá-los esta semana. Cuidado Gil Eanes "eles andam aí"!

Anónimo disse...

Mas que dupla privada? Os nomeados são árbitros que apitam osmelhores jogos da PO1. A malta gosta mesmo de confusao...

Anónimo disse...

Acho que aproveitam a boleia...

Anónimo disse...

E por coincidência são árbitros da associação de Aveiro a apitar jogos em Aveiro (mais uma vez).

Força Gil.

Anónimo disse...

Já estão a arranjar desculpas para o fim de semana...???
Não se preocupem que ganham o campeonato sem sequer jogarem contra a SAD...parece que nem uns euritos para viagens há...Gil Eanes já é campeão!!!

Anónimo disse...

Desde quando é que apitam os melhores jogos da PO1, só se for quando dá jeito ao "pai" Goulão. Além disso "apitar" pressupõe entender de arbitragem e no caso de andebol, e esta dupla nem uma coisa nem outra. "Apitam por encomenda"

Anónimo disse...

ta a falar em relaçao a que dupla!?
a do jogo com o gil eanes?
cumprimentos