gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 09 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
2.ª Jornada – Restantes jogos
João Barros 31 - 16 CA Leça
Gil Eanes 37 - 17 Maiastars "B"
JAC - Alcanena 21 - 25 Juventude Lis

A jornada deste fim-de-semana foi pouco interessante. Por um lado, porque apenas faltavam disputar 3 jogos e por outro porque não houve jogos equilibrados.

O jogo mais equilibrado acabou por ser o JAC? Juve Lis. Dizemos? Mais equilibrado? Porque, com excepção dos primeiros minutos, a vitória da Juve Lis nunca esteve em casa, pois depois de conquistarem uma margem de segurança, souberam gerir muito bem essa vantagem no marcador. Gizelle Carvalho é um bom exemplo de como o talento não se mede em centímetros e está a fazer uma grande época. Telma Amado que o ano passado estava na sobra de Mariama Sano tem esta época uma utilização na esmagadora maioria do tempo e tem mostrado ser uma pivot muito versátil. Finalmente, neste jogo apareceu Inês Silva que tem estado bem mais discreta esta época mas se elevar o seu nível de jogo, pode fazer com que a Juve Lis se torne uma equipa temível. O JAC nunca se entendeu com a defesa da Juve Lis. O clube de Alcanena que, nos escalões de formação, conseguiam tranquilamente superar as defesas adversárias, no escalão de seniores começa agora a perceber que a realidade é outra. Apenas Neuza Valente tem mantido regularidade exibicional, embora neste, Inês Luís também esteve num bom nível. E não adianta de nada ao treinador Marco Santos berrar com as suas atletas porque ainda há um longo caminho para esta equipa percorrer.

O Colégio João de Barros? Cale foi o mais desequilibrado dos 3 jogos que estas duas equipas disputaram este ano. Conhecedores de todas as armas do Cale, o Colégio João de Barros anulou claramente a equipa de Leça através de uma defesa muito sólida. Maria Pereira começa a subir de forma e Karine Lopes tem uma capacidade de organização muito acima da média e a equipa rende muito mais quando está em campo. Este Colégio João de Barros o ano passado, roubou pontos ao Madeira e este ano parece-nos que pode discutir de novo os jogos taco a taco. Uma nota para o facto de continuar a não haver fichas de jogo nos jogos no reduto do Colégio, o que é inadmissível para quem participa na PO9. Quanto ao Cale, começam a vir de cima as limitações da equipa, sobretudo ao nível ofensivo. Defensivamente, nota-se boa capacidade, boa atitude, mas a atacar equipas fisicamente bem mais altas, fica difícil encontrar espaços. O jogo ficou decidido logo na primeira parte e o 14-5 ao intervalo mostra bem a completa ineficácia do Cale na primeira parte. Muito, muito mau. Ana Paula Costa esteve mais ou menos, mas não chegou para uma equipa que, cada vez mais, nos parece que irá disputar a salvação da despromoção com o Maiastars.

O Maiastars foi goleado na sua viagem até Lagos num jogo que consideramos de deprimente. Deprimente porque ver uma equipa que é campeã nacional apresentar-se com apenas 9 jogadoras é degradante para o andebol feminino em Portugal. Deprimente porque uma equipa com 9 jogadoras conseguir ganhar por 20 a uma das teoricamente 10 melhores equipas portuguesas mostra bem o desequilíbrio. O Gil Eanes fez de forma excelente o seu papel, realizou uma excelente exibição, a um ritmo muito elevado e é muito difícil destacar uma jogadora, já que a exibição foi muito sólida de todas as jogadoras. Apesar de tudo, Ana Seabra parece ter um motor dentro dela que arrasta todas as outras e é empolgante ver esta veterana jogadora continuar ao mais alto nível. Também a Guarda-redes Carla Pedro parece em excelente forma e foi um autêntico pesadelo para as maiatas. Boa estreia do Gil que mostra que está aqui para tentar o tri! Quanto ao Maiastars, uma exibição sofrível e a jovem Inês Merce que tem merecido tanto destaque por parte de alguns blogs, sentiu na pele o que é jogar contra atiradoras temíveis e não conseguiu um desempenho positivo. Vamos ver como evolui a equipa da Maia ao longo desta fase final pois tem potencial, mas falta-lhe claramente organização ofensiva.

Críticos Femininos

35 comentários:

Anónimo disse...

Atenção à construção das frases, "Banhadas"!!!

Um exemplo apenas: "O jogo mais equilibrado acabou por ser o JAC? Juve Lis. Dizemos? Mais equilibrado? Porque, com excepção dos primeiros minutos, a vitória da Juve Lis nunca esteve em casa..."

sandra marques disse...

Atenção aos erros de escrita!!NO JAC apenas existe INÊS CABAÇA e NÂO INÊS LUÍS!!E desta vez já não existe a desculpa do excesso d peso da Neuza?:)Porque será??S calhar porque ela continua com uma excelente forma fisica e a ser uma excelente jogadora!!E meus amigos,cuidado com a palavra Berrar em relação a Marco pk o treinador da juv mostrou ser bastante pior ao estar sempre a prestar atenção a Marco pra ver kd havia algum erro por parte deste e afinal quem levou o amarelo foi ele!!:))O JAC perdeu mas debateu-se sempre até ao fim e apesar d algumas baixas mostraram mais uma vez ser uma das melhores equipas a nível nacional!PARABÉNS JAC

Renato Rocha disse...

Em relação ao JAC - Juve, esqueceram-se de falar que a "margem de segurança" que a Juve tinha ao intervalo (6 golos), foi rapidamente por água abaixo, uma vez que o JAC recuperou para apenas 1 golo no prazo de 10 minutos, estando durante esse tempo sem sofrer. Nada mau para quem tem das guarda-redes mais fracas do campeonato. Não concordo quando se diz que a defesa do JAC não se entendeu com o ataque da JUVE. A Juve teve foi uma pivot que fez claramente a diferença. Para mim das melhores em campo.
Vitória merecida da Juve que mostrou mais experiência e foi a mais constante ao longo do jogo.

Já em relação ao JAC, fez uma má primeira parte onde voltou a falhar bastantes remates. E nestas "andanças" esses erros pagam-se caro.

Em relação ás arbitragens, nada a assinalar. Jogo tranquilo, onde ninguém dificultou a vida à dupla de arbitragem, nem eles quiseram ser o centro das atenções.

Mas isto é a minha opinião...

Anónimo disse...

É de salientar que neste jogo, JAC vs JUVE a guarda-redes, Adriana Cabral do conjunto JAC Alcanena fez uma excelente exibição, ao 15 minutos da segunda parte tinha apenas sofrido 3 golos. Agora onde está o calcanhar? Suponho que no banhadas, kisses ;)

Anónimo disse...

GRANDE VITÓRIA JOÃO DE BARROS!!!

Sem dó nem piedade...

Este resultado só prova que na 1ª fase houve mesmo marosco, e se comprova os comentários de quem viu o campo a inclinar de forma grotesca para as verdinhas da vaidade de leça....

Este resultado dedico á especie de treinadora que o cale tem lá pelas suas instalacões...tem a mania que é a melhor, mas é nas costas de outros, e ao adjunto....que só sabe é mandar berros....embora ainda se contenha, o Vasco que tenha cuidado....

Força Gil Eanes, next....menos de 40 é derrota!

Saudações da verdade desportiva

Anónimo disse...

Consta-se que há fortes desvios de dinheiro da FAP e que Augusto Silva se recusou a branquear a situação exigindo a demissão imediata ao visado. Alguem me sabe dizer onde começa a realidade e acaba a ficção, ou vice-versa?

Anónimo disse...

Ó Banhadas quem berra são as ovelhas, não o Marco e vejam lá se tem mais respeito por aquilo que tem feito e pelo JAC. Ou então venham ver com os próprios olhos como trabalhamos, como jogamos e com o resultado da formação e não com jogadoras feitas em outros clubes e com dinheiro por fora!Já agora deverá ser uma vergonha se algum clube desta fase final perder com o JAC e suas JUVENIS!

Anónimo disse...

prova dada que a ofensiva do jac teve problemas com a excelente defesa da juvelis, é o facto de as pontas terem tido um rendimento muito abaixo do normal...

Anónimo disse...

Esta malta do JAC (jogadoras e o todo poderoso Marco) lida muito mal com as críticas. Habituaram-se a ser as melhores na formação e a ganhar tudo, mas agora não é assim. Bem vindas à realidade das seniores... Perguntem ao Maiastars como é :P

E essa história de serem jogadoras da casa, isso é conversa de mau pagador. Em seniores é assim, joga-se com as armas todas. Acabou a formação, meninas...

Renato Rocha disse...

Ó Sandra, a gente pode comentar, desde que saiba minimamente o que está a dizer. A Inês Luis é a Inês Cabaça... Na ficha de jogo é que por norma aparece o 1º e o último nome. E neste caso aparece Inês Luis. É o mesmo que aparecer Ana Sarmento ou Inês Cabral. A gente sabe que é a Raquel e a Drica mas na ficha de jogo aparece assim...

Em relação ao primeiro comentário, concordo com a estrutura da frase do Banhadas. Se viram o jogo e percebem PORTUGUÊS a frase diz que a vitória da Juve nunca esteve garantida, com a exceção dos primeiro minutos. Ou seja, nos primeiros minutos a Juve conseguiu uma boa vantagem indo para o intervalo a ganhar por 6...

007 disse...

O anónimo de 16 de Janeiro de 2012 19:22 traz a lume um assunto tão importante quanto grave.
Deixo um desafio à equipa do "Banhadas". Para quando uma abordagem séria e a sério sobre este assunto?
Ou não vos dá jeito?

Fortes desvios de dinheiro na FAP? Isto é caso de polícia!
Branqueamento? Mas onde é que isto vai ter?

Em que mãos anda o nosso querido andebol?

Anónimo disse...

Banhadas,
esta semana também houve po.o3

sandra marques disse...

As minhas desculpas senhor Renato Rocha!!

Anónimo disse...

Ando a achar tudo isto muito estranho.

- Paula Malcato e Inês Silva trocarem de Clube a meio da época.
- Selecionadora Nacional Sónia, abandonou o Porto Salvo, após fracasso no Porto Salvo (andando a aliciar jogadoras para o seu projecto).
- Libertarem a jogadora do Maiastars para jogar no Col. Gaia.

Estão abertos todos e quaisquer precedentes que os Clubes e seus dirigentes pretenderem a partir de hoje.

Queres mudar de equipa a meio da época? reune com o HT Presidente, que ele deixa.
Queres sair do clube onde estás? Arma a confusão, mete um amigo do HT Presidente ao barulho, mentes e já está, já podes jogar onde quiseres.

Queres acabar com a Formação? Fala com o HT Presidente que ele trata disso.



Clubes sem qualquer formação ou má formação:
Madeira SAD, Gil Eanes, Colégio João de Barros, Alavarium, Colégio de Gaia, Académico, Santa Joana.
(7 dos 8 finalistas da época passada).
O Alavarium, parece-me ser a única destes 7 Clubes, que está a tentar alterar esse panorama.


Andebol Feminino é HT. Queres saber quem vai ganhar cada fase final? E onde serão todas as fases finais? E as Juniores vão regressar? Será que alguém vai descer, esta época? Ou serão 12 equipas para o ano? Será que vamos ter PO09 para o ano?
Não sejam chatos, perguntem ao HT e quem conhecer os seus "leais" amigos (que estes é que mandam).

Quanto a mim, vou-me rindo, pois vou mudar de Clube no próximo mês, quer queiram quer não e se não deixarem, falo com Deus.

Até breve e não percam os proooooooximos capitulos desta telenovela não brasileira, não cubana, mas do monte da virgem.

Anónimo disse...

caro amigo banhadas, a po 10 é preta, não se fala dela????

Anónimo disse...

Deve estar a brincar em relação a isso do Alavarium.

Época passada: Alavarium tem minis. Infantis fica em 5º lugar nacional. Juvenis fica em 5º lugar nacional.

Não tem formação?

Olha se tivesse...

Anónimo disse...

Até 30 de Janeiro, as atletas podem mudar de clube!

Os 2 principais candidatos ao título andam a jogar só com 8 ou 9 atletas...

Isto vai de mal a pior...

Anónimo disse...

Os candidatos andam a jogar com 8 ou 9 porque?? não há dinheiro para as atletas ou simplesmente, não há atletas da formação?? Engraçado como anda este campeonato. Já que falam de transferências de atletas, eu logo que acabou o apuramento para a fase final, falei logo nisso. E já agora acho vergonhoso a publicação de TODO O CASO referente ao processo da Ana Pereira (Ex-MaiaStars) no portal da FAP. Há coisas que não se devem de publicar.

Anónimo disse...

Ao Anonimo do dia 17/01 das 19h08:

Concordo com o que diz "....tudo isto muito estranho"
Mas não em relação a saidas de atletas a meio da epoca para outros clubes.
Passo a explicar...
Existem estas movimentações de "Inverno" já a alguns anos, se não me falha a memória desde a saida do Sr. Carlos Galambas do Madeira Sad para o Sporting, mais ou menos 3/4 anos. Estas movimentações podem ser feitas desde que o Clube em que o atleta jogue escreva uma carta de desvinculação para a federação, para assim o novo clube poder inscrever o atleta. Este ano os prazos eram até ao dia 15/01, e caso não se recorde, ou não saiba, este ano já aconteceu o mesmo no masculino, com a saida do Ricardo Pesqueira do Porto para O ABC. Sim, mas não deixa de ser estranho como é possivel no fim de Dezembro sair a treinadora e 2 Atletas do mesmo clube, o que srá que se passa pelos lados de Oeiras? ou será que o mal está em quem sai?
E em relação a Atleta do Maia que saiu do clube para ir jogar para o colegio de Gaia, é do dominio publico, ou se quiser da federação e está no site para quem quiser ver, os motivos da sua saida, sendo que este ano a atleta ainda não tinha vestido a camisola de nenhum clube.
Por isso tenho pena de o(a) informar que os prazos para a sua transferencia já acabaram, temo que tenha de ficar no clube onde está até ao final da epoca.

Saudações

Anónimo disse...

Ao anonimo 17 de Janeiro de 2012 23:36

Por acaso o comentário do anónimo de 17 de Janeiro de 2012 19:08 estava mesmo a dizer isso que você disse: "O Alavarium, parece-me ser a única destes 7 Clubes, que está a tentar alterar esse panorama.".
Parece-me que isto quer dizer que o Alavarium é o único que está a apostar na formação. Parece-me...

Maldito português de Portugal -_-

Anónimo disse...

Ainda a propósito de inscrições / desvinculações gostaria de alertar para o seguinte:
- Estamos em pleno mês de Janeiro e, tentem adivinhar qual é a equipa, cuja (o) responsável, já anda a aliciar jovens atletas de um clube cuja formação é uma das melhores do país, para jogarem lá na próxima época O mais grave é que, essas jovens atletas, na grande maioria são estudantes do 11º. ano e é-lhes prometido que, se forem para lá estudar gratuitamente ainda conseguirão obter notas finais de 12º. ano para poderem entrar nos cursos universitários que pretendem. Estes aliciamentos já vem a decorrer desde o kakigaia. O clube em causa é o mesmo que, já em épocas anteriores, utilizou a mesma artimanha. Por isso digo, cuidado CALE, VALONGO, SANJOANENSE, MAIASTARS, etc. "ELES ANDAM AÍ!!!"

Anónimo disse...

Sejam justo e usem a memória: João de Barros durante o tempo do Fernando foi campeão em todos os escalões de formação e brincava com as outras equipas (aliás a base deste trabalho, compõe agoraas seniores, onde o Paulo continua a fazer um trabalho espectacular); o Alavarium tem uma boa formação com técnicos credenciados; Santa Joana, no tempo do Pereira, campeão e ainda restam nas seniores algumas dessas atletas. Agora gritante é o panorama do restante feminino: o Académico não têm requisitos para ir em frente na PO10, mas pode participar na PO9 e em juvenis tem requisitos, quando fazem sempre a mesma falcatrua, inscrevendo infantis que não tem, aldrabando os nomes das miudas e tudo a coberto da AA Porto que apadrinha estas jogadas, enganando a FAP. Do Gaia, estes esquemas das Tormentas já são antigos e durante anos deram frutos (havia dinheiro), o problema é que agora as miúdas são inteligentes e ninguém quer ir para uma equipa com uma formação inóqua, com um andebol de à 20 anos atrás, made in Paula Marisa que não ganha a ninguém. O pior é que esta politica de eucalipto, é agora adoptada pelo Maiastars (que vai buscar todas as atletas que mexem), embora com os resultados à vista agora no algarve: derrota por 20 golos e o embraço de ter uma equipa b na 1ª divisão!
Na Madeira as coisas funcionam à base do nosso dinheiro que também está a acabar e em breve o panorama irá ser mais justo e igual para todos.
O problema base é que a FAP não quer saber do andebol feminino (veja-se o conjunto de seleccionadores desde as seniores até à detecção de talentos; a 1ª fase da PO9 e as noemações dos árbitros para jogos do feminino), mas apenas quer o dinheirinho das inscrições.
Já agora o banhadas devia abrir um tópico para falar das recentes alterações da política de seguros da FAP: se o clube tem que pagar todas as despesas de tratamento, incluindo operações, para quê pagar a franquia?

Anónimo disse...

Não, o Alavarium não anda a aliciar as jogadoras do JAC. Isso é impossivel... Se fosse no Porto o Jorgito pedia uma CA e as jogadoras já não eram do JAC.

Cuide-se Sr. Renato, eu já o tinha avisado "o seu amigo de Peniche"...

Se puder vou tomar café consigo a Aveiro, apesar de Peniche até Aveiro, a viagem ser um bocado longa, mas se me der boleia...

Anónimo disse...

força Maiastar, continuem assim que vão no bom caminho... Lool vai ser a unica equipa a acabar só com derrotas... afinal pareçe que o dinheiro aos arbitros e aos adversários já não esta a circular nesta segunda fase, só funcionou mesmo na primeira

Renato Rocha disse...

caro anônimo de 19 de janeiro de 2012 14:20

Estou deveras curioso. Alguém aqui falou em alguém a aliciar atletas do jac?li e reli os comentário e só v exa é que está a falar nisso. Por isso não me vou alongar no assunto.
Se não quiser ir a aveiro, pode sempre passar em alcanena. Terei prazer em mostrar a sede da colectividade. E em pagar o café é claro.

Um abraço

Anónimo disse...

http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/32842297131945251015.pdf

haverá SAD até ao fim ?

Anónimo disse...

Caro Renato Rocha
O comentário do anónimo de 19 de Janeiro de 2012 14:20 não é meu.

Isto é apenas para esclarecer.
Problemas do anonimato...

Anónimo disse...

Raquel sarmento está para o alcanena como o Carlos Carneiro para o Benfica , apostem nela, façam contrato com ela

FJ

Renato Rocha disse...

pra mim os anonimos são todos os mesmos. Ninguém tem coragem pra se identificar. Têm medo de que? Você como anonimo diz que não foi você, mas... NÃO ESTÁ IDENTIFICADO. Bem haja

Anónimo disse...

Oh caro Renato!!!
Só porque você diz chamar-se Renato Rocha já não é anónimo?
Compreenderá que estes sistemas não permitem o reconhecimento de quem escreve, mesmo que se coloque um nome.
Se eu assinar como Passos Coelho acha que sou mesmo o primeiro ministro?
Não vamos entrar por aí, certo?
Obrigado

Renato Rocha disse...

Não era isso que estava em causa. O problema é que nos anonimos não ha quem assine "zé" ou "toino" ou mesmo "passos coelho" e eu estou a falar com 2 ou 3 pessoas e ja n sei qual é o assunto...
como por exemplo "Caro Renato Rocha
O comentário do anónimo de 19 de Janeiro de 2012 14:20 não é meu.

Isto é apenas para esclarecer.
Problemas do anonimato...

20 de Janeiro de 2012 16:38"

Bem sei eu quem é esta pessoa e qual o assunto que tinha estado a falar com ela...

Um abraço

Anónimo disse...

Esclarecido, Caro Renato.

Bom domingo.

Anónimo disse...

Então o Cale não ia levar coça de toda a gente? A primeira vitória já está! E a vitória não foi com o maiastars! Vejam lá se não terão mais surpresas!

Anónimo disse...

Oh pah, se leva coças ou não, não sei...mas que largam forte e feio, de mão fechada, que se acham o máximo e não têm pingo de humildade e vergonha, lá isso é verdade!
Viva o CALE e o andebol feminino em Portugal!Em qualquer outro lado e com árbitros a sério, só se aguentavam nos distritais e sem dinheiro para multas com vermelhos!!!LOLOLOL

Anónimo disse...

Declarações vergonhosas que demonstram o mau perder que algumas atletas do Santa Joana têm!