gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 14 de janeiro de 2012

As nomeações da PO9 – 2011 / 2012

Crónica exclusivamente dedicada às nomeações no Feminino, Fase Final.

Ao longo de toda a primeira fase, fomos mantendo o silêncio em relação às nomeações de árbitros para a PO9. Por um lado, porque não é nosso habito comentar nomeações e, por outro lado, porque fomos dando o benefício da dúvida ao Conselho de Arbitragem que a nomeação de duplas tão fracas tivesse a ver com o facto da maior parte dos jogos da 1ª fase pouco interesse competitivo ter.

Agora que já são conhecidas as nomeações para as duas primeiras jornadas da fase final, achamos que é altura de vir a terreiro questionar quais os critérios de nomeação. Não vamos questionar a nomeação de um qualquer jogo. Aquilo que achamos verdadeiramente lamentável é a globalidade das nomeações. A PO9 está longe de ser a segunda prova mais importante para a FAP e isto é que é grave!

É muito bonito a FAP apregoar a sua aposta no andebol feminino mas depois, quando olhamos para as nomeações, verificamos que o Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina está atrás, em termos de qualidade de árbitros, de provas como a PO2, PO4 e PO6 (além, claro, da PO1, mas isso não contestamos).

Neste início de ano, a PO1 está parada, há apenas 5 jogos em cada jornada da PO9 e mesmo assim a FAP consegue nomear árbitros de segunda qualidade para alguns jogos. Se a PO1 está parada, como não estão as melhores duplas a apitar a prova maior do andebol feminino português?

Esperamos que a FAP reveja estes critérios. É fácil queixar-se que não há clubes de feminino, mas o difícil é tratar dignamente a competição máxima do andebol feminino em Portugal.

Críticos Femininos

13 comentários:

pinheirinho disse...

Parabéns pelo vosso comentário. Concordo inteiramente.

Cid Ramos

Anónimo disse...

Ó Banhadas, parece que com o torneio do Mediterraneo, está a decorrer uma ação de reciclagem para todos os árbitros do escalão superior. A minha grande surpresa, é o Banhadas ter telefonado para a FAP, ter-se identificado (nao foi?)e ninguem lhe ter dito nada. Ou não foi assim? o Banhadas nao perguntou nada a ninguem e limitou-se a fazer conjeturas a partir do sofá?

Anónimo disse...

aqui esta uma coisa importante mas voces andam a nanar ou sera que tb n dao atencao ao feminino?


Comissão Arbitral - Deliberação nº 1/2011/2012

Anónimo disse...

Boa tarde
Aparecem amanha em Espinho e coloquem essas questões á FAP directamente.

Não esquecer em Espinho as 10h
Junta de Freguesia.

Presidente da FAP presente para discutir ANDEBOL.

Anónimo disse...

Alguem.incluindo o Banhadas analisou o estado actual da arbitragem portuguesa, qualidade/quantidade e distribuição geográfica, para não falar de quem dirige e nomeia na FAP.

Por isso a manta é tão curta que quanto mais se puxa de um lado se descobre o outo, ou outros...

Enquanto não se chamarem para dirigir o topo da arbitragem quem efectivamente percebe e trabalha no terreno isto não avança.

Salvo raras excepções nacionais, como são Aveiro e Braga,o resto é um deserto total, começa em lisboa quantos e que qualidade possuem os seus filiados no panorama critico da arbitragem?...

Quer se goste ou não a única associação que tem uma politica certa sobre arbitragem e como se deve gerir a mesma, é BRAGA, quer se goste ou não, tem um rosto visivel Manuel Moreira.

Parece que isso acontece pois ele independentemente de co-gerir a associação com o Augusto Silva, nunca deixou de ser o rosto da arbitragem associativa, em todas as vertentes, captando novos elementos, instruindo-os e gerindo, dando actualmente um jeito enorme a todos...

A FAP tem sempre uma reserva natural para todas as falhas semanais, pois o bombeiro resolve quase todos os fogos da FAP... com a resolução, nomeação dos seus discíplos para as falhas normais da FAP...

A Associação de Braga faz um jeito terrivel para desenrascar arbitrgens para torneios nacionais, tais como JUVLIS, KAKYGAIA, NAZARÉCUP, MAIASTARS, TODELA, e tantos outros torneios de iniciativa nacional ou regional.

Escrevo isto sem o minimo de interesse em dar enfase a Braga, mas o seu a seu dono, fala-se constantemente em arbitragem, nomeações, etc, mas não se fala do que se devia, ou seja, o actual estado da arbitragem nacional, motivos e soluções para a sua resolução... alias sou um elemento considerado persona não grata para aquelas gentes da associação.

Peço ao Barradas que seja comedido nas analises às arbitragens dado os condicionalismos que ela padece neste momento e que não se deslumbra a curto/médio prazo melhoras significativas.

A MINHA EXPERIENCIA NA EX- LIGA DIZ-ME QUE SEM TRABALHO CONSTANTE A ARBITRAGEM NUNCA PROGRIDE!!!!!

Jorge Almeida disse...

Anónimo 14 de Janeiro de 2012 18:49,

procurei por esse documento no sítio da FAP na net, e não o encontrei.

Onde é que se pode arranjar esse documento?

Já agora, responda quem saiba e queira esclarecer: Porque é que só algumas das circulares referentes à arbitragem é que estão publicadas no sítio da FAP na net?

Anónimo disse...

Ao anónimo da Ex-Liga!!
O senhor Manuel Moreira é a mesma personalidade que, fazendo parte de uma dupla de arbitros que queria arbitrar jogos da Ex-Liga teve de ser informado publicamente de que não possuia qualidade para tal?É?
E é a mesma personalidade que fala para dentro do campo aos árbitros como devem sancionar as faltas?É?
Logo vi, olhe utilizando uma frase que o sr Manuel Moreira gosta de utilizar.....Ele é farinha do mesmo saco do ASilva...Está tudo dito.
A MINHA EXPERIÊNCIA NA EX-LIGA DIZ-ME QUE O MANUEL MOREIRA NÃO PRESTA.SEM O FERRÃO É UMA ABELHA CAPADA
MAIS UMA VEZ
Sempre ATENTO
Quandco eles metem a carola fora da toca....Eu Zás.
E então quando eles vem de Carnaxide nem os deixo tocar no chão.
Vai lá vai que até a barraca abana

Anónimo disse...

Os cobardes revelam-se pelo estilo de escrever.
Escrevem, escrevem, escrevem e não dizem nada. Ou melhor, só dizem mal.
Ou bem de quem gostam.
Em relação ao texto do "Banhadas", o tal grupo que deve ter telefonado para a FAP e não obteve resposta (eheheh), nem comento. Esta rapaziada quer ... pois, não digo. Já sabem o que quero dizer.
Alguns comentários fazem rir. Ou chorar conforme a disposição.

Anónimo disse...

Para o comentário das 11.58:Concordo que o Manuel Moreira é farinha do mesmo saco de Augusto Silva, pois um trabalho fantástico como tem a AAB era impossivel que fosse feito por um só homem! Pena que a AAB vá ficar manca com a transição de Augusto Silva para a FAP. Fica a ganhar a FAP, mas a AAB vai ressentir-se largo.

Anónimo disse...

Esse documento esta logo na homepage na seccao do lado esquerdo por baixo das 4 noticias em destaque

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Augusto Silva vai substituir o Zé Ribeiro nas nomeações.
É verdade?

Anónimo disse...

Não é verdade! Quem vai substituir o Zé Ribeiro nas nomeações da FAP é o João Moreira. E se agora estámos mal, então depois, quando começarmos a receber as nomeações via telegrama e feitas conforme a cor dos clubes intervenientes, vai ser lindo! O filho dele até já regressou aos regionais, para o ano volta aos nacionais! Mais vale ir recrutar os àrbitros ao Inatel de Lisboa (pelo menos, são velhas glórias da nossa arbitragem que apesar da idade ainda dão lições de competência e humildade aos mais novos). E digo mais, se não for o JM, vai ser o Manuel Moreira a acompanhar o AS e assim ganhar umas senhas de deslocação.

Anónimo disse...

Anónimo de 16 de Janeiro de 2012 16:04
Sendo assim ponho-me na fila.
Pode ser que me saia a rifa.

Isto anda cada vez melhor!!!