gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Esclarecimentos às Regras de jogo IHF 31-10-11 - I

Dando continuidade ao nosso texto de 25-11-11, hoje publicamos mais um breve resumo dos Esclarecimentos mais importantes (assim por nós considerado)

Regra 17:11 Redacção do primeiro parágrafo passa a ser a seguinte:

As decisões tomadas pelos árbitros ou delegado com base em observações de factos, ou das suas decisões, são incontestáveis.

Passos, arrastar o pé (Regra 7:3)

O antigo comentário que indicava que o arrastamento de um pé para se juntar ao outro, não constituía nenhum passo, foi apagado das regras (porque se considerava obsoleto). No entanto, se um jogador realiza esta acção NÃO é considerado que tenha executado um passo adicional.

Intervenção de Jogadores adicionais ou de Oficiais (Regras 8:5, 8:6, 8:9 e 8:10)

Nos casos em que jogadores adicionais ou oficiais, intervenham, a decisão sobre a punição e continuação do jogo são baseadas nos seguintes critérios:
- Jogador ou oficial
- Destruir uma situação clara de golo

Com base nos critérios atrás enunciados as seguintes situações podem ocorrer:

a)      Durante uma clara situação de golo, um jogador que não está envolvido num procedimento de substituição, entra em campo.
Correcta aplicação das Regras: Lançamento de 7 metros e desqualificação com relatório escrito.
b)      Substituição incorrecta (um entra e outro sai, mas maneira incorrecta), se a mesa de cronometragem (Cronometrista/Delegado, apita durante uma clara situação de golo.
Correcta aplicação das Regras: Lançamento de 7 metros e exclusão de 2 minutos.
c)      Durante uma clara situação de golo, um oficial entra em campo.
Correcta aplicação das Regras: Lançamento de 7 metros e desqualificação com relatório escrito.
d)     Um oficial entra em campo, mas NÃO existe uma clara situação de golo.
Correcta aplicação das regras: Lançamento Livre e sanção progressiva.

Jogadores / Oficiais Desqualificados (Regra 16:8)

Os jogadores e oficiais desqualificados, devem deixar o terreno de jogo e a zona de substituições imediatamente e não podem ter qualquer contacto com a sua equipa. Nos casos em que os árbitros verificam que esse jogador/oficial comete uma nova infracção DEPOIS de o jogo se ter reiniciado, têm de efectuar relatório escrito.
Esclarece-se que NADA, do que esse jogador/oficial tenha feito á posterior dará possibilidades de estender as punições ou levar a uma redução dos jogadores em campo. Isto também é válido no caso de um jogador desqualificado entrar em campo.

Por exemplo: Se um árbitro desqualificação um jogador e logo de seguida reinicia o jogo, e o jogador punido entra em campo e detém um contra ataque, o numero de jogadores da equipa a que pertence este jogador NÃO será reduzido.

O Regras

2 comentários:

Anónimo disse...

Como o tema aqui é arbitragem...

Atenção ao esquema que se pode estar a preparar este Sábado! Todos sabemos a ligação que a dupla Alberto Alves / Jorge Fernandes tem ao Santa joana. Pois bem... foram nomeados para o decisivo Cale- Académico que o Santa Joana precisa que o Cale perca para se apurar para a fase final.

Por isso, o Cale pode já dizer à fase final. Com o Alberto e o Jorge, nunca conseguirão ganhar...

Anónimo disse...

Era bom que os responsáveis da FAP esclarecesse no seu site estas anomalias que vão ter repercussões negativas na modalidade a média prazo.
Por favor tratem bem o Andebol de todos e não o tornem o Andebol de alguns...