gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Esclarecimentos às Regras de jogo IHF 31-10-11

A Federação publicou em 21-11-2011 um documento referente às regras de jogo, que reflecte o texto que a IHF publicou em 31-10-2011, de esclarecimentos às Regras de jogo, que são deveras importantes, alguns destes esclarecimentos, já eram prática corrente nalguns Países, mas havia muitos em que a sua aplicação era feita sem um critério base definido. A partir da publicação deste documento estas normas passam a ser Oficiais, e revogam toda e qualquer texto ou interpretação anterior, entrada imediatamente em vigor.

Em 27-07-11, publicamos um texto, em que terminávamos da seguinte formaNão seria uma boa altura para os entendidos da FAP, se pronunciarem sobre estas alterações… Pensamos que sim. Ficaremos aguardando.” Estando a escrever sobre a regra 2:1 e 2:10 / Esclarecimento 3, a FAP pronunciou-se em 21-11-11.

Regra 2:1
Nota, de acordo com o intervalo do jogo (Época 2011/2012 mantêm-se o que está a vigorar – 10 minutos).

Regra 2:10 / Esclarecimento 3
Notas relativas ao número e ao tratamento dos time-outs das equipas (Época 2011/2012 mantêm-se o que está a vigorar – dois time-outs por equipa).

Assim iremos fazer um breve resumo, em diversos artigos, dos Esclarecimentos, mais importantes (assim por nós considerado).

Protecções da Cara e do Joelho (Regra 4:9)

Não é permitido nenhum tipo de protecção para a cara e/ou cabeça (estão incluídas mascaras completas, mas de igual modo estão incluídas as protecções parciais de nariz ou similar).
Federações Nacionais e árbitros não estão autorizados a fazer quaisquer excepções. Protecções de joelho feitas de material sólido e maciço são proibidas, sem excepções . No entanto protecções feitas de material macio, são permitidas.

Esta regra foi introduzida devido a uma recomendação da Comissão médica da IHF.

“Cola” (Regra 4:9)

É permitida a utilização de “cola” (vulgarmente conhecida por resina) para agarrar a bola. De igual modo, é permitido aos jogadores usarem “cola” como depósito no seu calçado, isto não põe em perigo a saúde do adversário.
No entanto, não é permitido o depósito de “cola” nas braçadeiras nos pulsos, ou nas mãos, isto põe em perigo a saúde dos adversários, pois poderia entrar nos seus olhos ou na sua face.
As Federações Nacionais podem adoptar restrições adicionais.

Lesão do Guarda-Redes (Regra 6:8)

Se o Guarda-Redes é atingido por uma bola em jogo e fica incapaz de agir, os árbitros devem dar prioridade à sua protecção, interrompendo o tempo de jogo. Para reiniciar o jogo, deverá ter-se em atenção a situação do jogo no momento da interrupção, pois diferentes situações são possíveis:

a)      A bola passa a linha lateral, a linha de saída de baliza, ou está rolando dentro da área de baliza.
Correcta aplicação das Regras: interrupção imediata do jogo, reinício do mesmo jogo com lançamento lateral ou reposição pelo guarda redes, consoante a situação.
b)      Os árbitros interrompem o jogo antes de a bola passar a linha lateral ou a linha de saída de baliza, ou antes a bola estar em contacto, ou rolando dentro da área de baliza.
Correcta aplicação das Regras: reiniciar o jogo com o lançamento que corresponder à situação.
c)      A bola está no ar sobre a área de baliza.
Correcta aplicação das Regras: Aguardar um ou dois segundos, para ver se alguma equipa ganha a posse da bola, interromper o jogo, reiniciar o jogo com um lançamento livre favorável à equipa em posse da bola.
d)     O árbitro apita em um momento em que a bola ainda está no ar.
Correcta aplicação das Regras: Reinicia-se o jogo com um lançamento livre favorável à última equipa em posse da bola.
e)      A bola bate no guarda-redes incapaz de agir, e volta para um jogador atacante.
Correcta aplicação das Regras: Interrupção imediata do tempo de jogo, reinicia-se o jogo com um lançamento livre favorável à equipa na posse da bola.

Nota: Nestes casos, nunca é possível, um lançamento de 7 metros. Os árbitros interromperam o jogo deliberadamente para a protecção do guarda-redes. Portanto, não é uma questão de um "apito injustificado" de acordo com Regra 14:1 b.

O Regras

7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que o Banhadas em 21-7 escreveu sobre este tema. Isso levou a que a FAP agora publicasse as regras. Se o Banhadas não tivesse escrito nada, a FAP só lá para 12 ou 13 de Dezembro é que ia publicar isto!

Anónimo disse...

o banhadas anda calmo não disse mal das traduções, é para estranhar ola ri lolé

Anónimo disse...

Ah pois é! Estamos a falar de regras e regulamentos,mas estes só são aplicados quando convém.Eu alertei antecipadamente. Então não é que o Ruis Silva (Benfica) é desqualificado e depois resolve dizer(por gestos) aos àrbitros,ao delegado da FAP que tinham medo,cagufa,etc. E não é que as imagens apanharam esse belo momento disciplinar,que sorte desta vez o delegado não era o outro (um tal de João...) que sorte senão apanhava como....os outros. Depois querem que os miúdos vejam TV, só se for para ver a diferença como os tratam em relação a alguns adultos.

Anónimo disse...

Vocês andam mesmo distraídos, caramba!!!

Anónimo disse...

Ainda recentemente, fim de semana passado, no meu jogo, um colega de equipa acertou na cara do GR, o árbitro interrompeu o jogo quando a bola se dirigia para um outro colega (sozinho pois estava a acompanhar uma situação de CA)e deu a posse de bola ao GR. De acordo com o que aqui escrevem foi uma avaliação incorrecta do árbitro, certo?

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Parabéns às Juniores B, por terem repetido a vitória nos Jogos do Mediterrâneo. Mas atenção aos erros cometidos nos jogos, há que emendá-los; desta vez, deu para ganhar, mas em competição tipo Europeu ou Mundial, esses erros podem fazer perder jogos.

Parabéns ao Benfica, Sporting e Águas Santas pelas vitórias nos seus jogos nas competições europeias, que deixam as eliminatórias bem encaminhadas.

É assim mesmo, gente! Sempre a ganhar!

Pena que o Madeira SAD não tenha ganho ao Tatran na Madeira. Agora é mais difícil ganhar em Presov (ou empatar com 25 ou mais golos). Mas não é impossível. Se o pessoal do Madeira SAD não acreditar que pode ganhar em Presov, mais vale ficar na Madeira ...

Boa sorte para o FC Porto para amanhã. Mesmo sem poder apresentar os seus pontas titulares, e a ter de pôr 2 jovens pontas num ambiente que se prevê fanático. Mas estas coisas combatem-se com concentração de toda a gente desde o apito inicial até ao apito final do jogo, e sem contestar as decisões dos árbitros (mesmo que estes cometam erros grosseiros a favor dos da casa). Se conseguirem ultrapassar estas 2 contrariedades, e imporem o vosso jogo, ganham a partida "sem espinhas".

Anónimo disse...

O PROBLEM NO ANDEBOL NÃO SÃO A ALTERAÇÃO ÁS REGRAS PORQUE A INFORMÇÃO não é só o boletim da FAP mas toda a informação atraves de blogs internacionais que dão informações e docmentarios, ai nós estamos no centro da Europa o problema GRAVE é a alteração dos regulamentos de modo intencional e para resolver lacunas ou erros e falcatruas pelos próprios dirigentes federartivos!
Coisa feia de entender e que leva ao mundo do andebol associativo a não acreditar no que se faz a bem da modalidade...
As alterações são sempre bem vindas depois de testadas em torneios ou campeonatos provocados peal EHF ou IHF.
Por exemplo ainda agora no Torneio do Meditteraãneo com 3x20' partes e não com 2 de 30x2' o que facilita a manutenção de um jogo muito rapido e não com falhas habituais nos ultimos 5, 10'.Seria bom que se aplicasse esta medida nos escalões de formação e deste modo estavamos a prever e integrar os futuros atletas em novas regulamentações na modalidade.
A PRINCIPAL ALTERAÇÃO QUE DEMORA A ENTRAR É A MANUTENÇÃO DE JOGAR 7X7 E NÃO EM INFERIORIDADE E SUPERIORIDADE NUMERICA OU IGULADADE NUMÉRICA O QUE DESVIRTU-A A ESSENCIA DO ANDEBOL DE SETE.
eSTE ASSUNTO JA FOI RESOLVID O NO HOWQUEI DE GELO, VOLEIBOL,BASQUETEBOL... MODALIDADES MASI DISPONIVEIS PARA ESTA MUDANÇAS EM QUE VALORIZAM MUITO O ESPETACULO DESPORTIVO.