gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EURO 2012 FEMININO – V

Portugal iniciou a sua participação, na disputa dos Grupos de Apuramento, para a Fase Final do Euro 2012.
E como de costume começamos e mal, sendo amplamente derrotados diante uma Roménia, que tal como tínhamos escrito esta era uma equipa inacessível á actual equipa Nacional, apesar de Portugal até ter realizado uns razoáveis 30 minutos iniciais (15-12 ao intervalo), mas depois foi um autentico “descalabro”. Depois defrontamos a Sérvia em Moimenta da Beira e foi mais uma derrota por um diferencial igual ao sofrido na Roménia.

Portugal 21 – 32 Sérvia

Uma pequena nota prévia, para o local onde se realizou o encontro, pois apesar de os números de espectadores, que são referidos nos documentos oficiais de jogo (1200), foi um público sem chama, apesar dos esforços do speaker no próprio pavilhão, e foi pena.

Portugal, apresentou um conjunto de jogadoras, que apesar da sua aplicação e esforço, apenas duraram 30 minutos, perante uma equipa Sérvia, constituída por atletas de superior envergadura física, e com um excelente ritmo competitivo, ritmo esse certamente impossível de as nossas atletas possuírem, face ao calendário e a fórmula de tratamento que o Andebol Feminino tem em Portugal. A Sérvia comandou sempre o jogo, e a Selecção Nacional, quando aos 21 minutos falhou a marcação de um livre de 7 metros que daria a igualdade a 11 golos, nunca mais se encontrou, e a partir deste momento terminou a sua resistência, chegando ao intervalo a perder por 15-12. A Sérvia com um início demolidor nos segundos 30 minutos, rapidamente colocou o marcador numa vantagem confortável, aos 42 minutos vencia por 23-15. Até ao final, foi um avolumar do resultado, com o treinador Sérvio a fazer uma completa gestão do plantel. Portugal, não apresentou em campo durante a maior parte do tempo nenhuma esquerdina, apesar de haver duas na convocatória, é uma situação difícil de entender, e foi uma equipa com enormes dificuldades no ataque. Com uma defesa que nunca agarrou uma bola de ressalto, após uma acção de defesa da guarda-redes portuguesa, cometendo um sem número de falhas técnicas, apesar de tudo o que se passou consideramos que as atletas são as menos culpadas dando em campo tudo que podem (pois com 7,5 euros de diária, certamente que a sua presença na equipa só pode ser por amor á camisola), assim para elas o nosso agradecimento. Não poderemos no entanto deixar de destacar Vera Lopes e Daniela Pereira na equipa Portuguesa, assim como Svetlana Ognjenovic e Andrea Lekic na equipa da Sérvia. O encontro foi dirigido pela dupla checa constituída por Milan Hegek / Karel Macho, que no nosso entender, tiveram grandes falhas na marcação de Passos, nas violações da área de baliza, e na lei da vantagem. 

Resultados:

1ª Jornada
Sérvia 36 – 20 Grécia
Roménia 35 – 24 Portugal
2ª Jornada
Grécia 18 – 38 Roménia
Portugal 21 – 32 Sérvia

Apenas são apuradas as equipas classificadas nos dois primeiros lugares, de cada grupo, tal como já tínhamos referido, o possível apuramento de Portugal neste momento será pura “miragem”, pois até o técnico nacional, diz que iremos disputar o 3.º lugar.

Nota Final – Os três primeiros Classificados no Euro 2012, estão directamente apurados para o Mundial de 2013 na Sérvia.

O Noticias

16 comentários:

Anónimo disse...

Como é possível que a Cláudia Correia jogue apenas 5 minutos e a ponta? Recebe uma vez uma bola na primeira linha, dá um nó à sérvia e arranca um 7 metros...

Em Portugal parte a loiça toda e na selecção não joga?

Anónimo disse...

Resultado normal para quem viu o jogo numa zona afastada do andebol e Clubes de Andebol, mas esta procissão tem anos e os grandes centros do andebol feminino, são a madeira, Aveiro e Porto mas o Nosso Presidente prefere resolver os problemas financeiros , depois os seus convidados e por ultimo vem a Selecção Nacional.
O problema da Selecção nos últimos anos é estrutural, TREINADOR e respectiva estrutura de apoio á selecção que tem matéria prima qualificada e disponível, só falta encarar a selecção e r4esultados com seriedade e VERDADE....

Anónimo disse...

A cada dia que passa,percebo menos o sr seleccionador.
Como é que perdemos com uma Romenia por 11 e com a Servia não fizemos melhor!
Gostaria de lhe perguntar: Porque tirou a Vera Lopes do jogo quando estava a ser a melhor em campo?porque não tirou a Bebiana quando não apanhou uma bola ao longo do jogo?porque não fez entrar a eduarda mais cedo,para a zona central? e já agora porque não levou a Catarina Ascensão?

Anónimo disse...

O trabalho Duarte é deprimente ao serviço de Portugal. Nestes últimos 2 anos não se vê trabalho nenhum, não se vê sistematização nenhuma. Não se vê crescimento nenhum nas atletas. Qual é a defesa dele? Quais são os princípios defensivos? O que ele faz no ataque? Combinações do século passado e completamente desajustadas? Andebol Passado, sem velocidade, sem criatividade, sem nada. Portugal lutava sempre pelos apuramentos, agora além de nunca lutar por nada, é uma falta de imagem táctica absurda. É mau para o nosso Andebol apresentar-mos seleccionadores que são fracos como o Duarte. A Federação parece a Assembleia da Republica, acolhe os piores para governar Portugal. Que ele treine o Madeira Sad, até podemos aceitar porque lá na Madeira funciona tudo na base das "cunhas", por isso é que ganham pouco. Agora a nossa selecção? Tirem de lá aquele retrogrado do Andebol.

Anónimo disse...

Leiam com atenção o que o seleccionador diz, no site da FAP.
Se eu fosse uma das atletas da selecção, mandava-o jogar sozinho.
Ele é que faz a convocatória, depois não usa as atletas e ainda acha que elas não têm qualidade suficiente!
Para finalizar, a conversa de lutar ou garantir o terceiro lugar é uma vergonha!!!
Se ele não tem atitude e não acredita, como é que que as pessoas que comanda vão ter atitude e acreditar?
Eu nunca aceitaria lutar por outra coisa que não seja a victória, sempre e em todas as competições.
A história do desporto não se faz daqueles que se conformam, mas sim dos que lutam sempre e conseguem vencer, por vezes em circunstâncias completamente adversas e contra todas as probabilidades.
Chamem-me sonhador, mas eu acredito no Andebol Feminino em Portugal e na nossa capacidade para fazer mais e melhor.
Infelizmente, não acredito nas pessoas que dirigem as nossas selecções.

Anónimo disse...

Quando se refere no artigo que, apesar de haver duas canhotas na convocatória, elas não jogaram, infelizmente já é normal e alastrou-se às outras selecções jovens. Verifiquem qual o trabalho que é feito, na pesquisa de atletas esquerdinas. Segundo informação de um director técnico regional que, por acaso até faz partes dos quadros da FAP, há instruções para abrandar na detecção de canhotas. Depois acontece como no jogo de ontem em que, a mesma atleta (destra) foi utilizada praticamente o tempo todo. Por estas e por outras é que, continuámos a marcar passo, nos confrontos com outras selecções.

Anónimo disse...

O Andebol Feminino não é par levar a sério a começar pelos dirigentes federativos que estão á longos anos no poleiro e melhorias nada e a machadada final foi com este modelo??? de competição na presente época desportiva com 5 agrupamentos e clubes com 2 equipas na mesma competição, um CAOS!!
Claro que as Selecções e resultados tem que refletir, as equipas estao a jogar de 3 em 3 semanas...

Anónimo disse...

E o que dizer da arbitragem?

Se fosse em Portugal e com árbitros portugueses, eram crucificados e catalogados como sendo meninos protegidos da Federação.

Mas como foi lá fora...

Anónimo disse...

Respeitemos o Outros Treinadores na Madeira. Lá por o Duarte ser muito limitado, não quer dizer que sejam todos iguais. Tem lá muito técnico qualificado.

Anónimo disse...

A capacidade tecnica do selecionador está aos olhos de todos, nem vem ao caso porque é o que existe e o dinheiro para contratar o que existe. Fica mais barato assim, no feminino só interessa isso, ser mais acessivel, os resultados são secundários. Foi, é e será sempre assim enquanto o feminino não quiser crescer como modalidade e apenas se dedicar à feira de vaidades que perdura. Os tecnicos são maus, as jogadoras não querem treinar, ou querem pouco e os resultados são indiferentes. Logo que sirva para os dirigentes e treinadores passearem e mostrarem o que não sabem (mas que já chega porque ninguém percebe nada do que faz)isto vai continuar. A nivel internacional não muda nada ter outro selecionador mais capaz, porque iria exigir o que as atletas não lhe iam dar, por falta de capacidade tecnica ou por falta de vontade. Tendo em conta as diárias da selecção feminina possivelmente nem pensaria integrar uma selecção. Fiquem gratos por ter uma selecção feminina que mal ou bem ainda disputa apuramentos, mesmo que seja só durante 30 minutos. No meu andebol o selecionador é pago a peso de ouro, os jogadores treinam todos os dias (não é quando lhe apetecem) e mesmo assim os resultados são os mesmos. Duarte vai para a selecção masculina fazer o mesmo que o país está em crise e precisamos de alguém que ganhe menos pelo pouco que faz.

Ad

Anónimo disse...

Mas quem vem para aqui "mandar papaias", gosta de andebol?
Quem ataca o andebol feminino, o seleccionador e tudo e mais alguma coisa, fala de consciência???
Nunca ouviram dizer que sem ovos, não se fazem omoletes?
Sem menosprezar a Claudia Correia, partir a loiça toda em Portugal não é nada dificil...a canhotas que estão na selecção são fracas e só lá estão exactamente porque são canhotas e não há mais ninguém para ir para lá!! A Catarina é Junior B, deixe a miuda divertir-se nos escaloes abaixo antes de ir sofrer vergonhas com as mais velhas!
A Vera estava bem, mas aguentar um jogo internacional, depois de uma semana e meia de estagio, com viagens pelo meio e com o campeonato ridiculo que temos, não é facil. Ainda muito fez a Vera e mais umas quantas!
Se a Daniela é a única opção para a baliza, só daqui a 5 ou 10 temos GR de nível outra vez!Bem sei que a defesa não ajuda, mas "joga no totobola" à espera que a bola lhe acerte, também não é nada! Espero que no estrangeiro faça mais!Falharam demasiados remates. Falam tanto da Maria, excelente rematadora...quando o João de Barros joga com o Academico, certo?Daniela Silva joga para os lados, quando se lembra de onde está a baliza, lá consegue qualquer coisa!A Ana Andrade não é lateral, é pivot!
Não culpem o treinador, qualquer outro não faria melhor...acho-o um sonhador quando diz que estas atletas sao o futuro daqui a 4 anos!Se metade delas ainda jogar, já terá sorte!
O problema és estrutural!Mudem a Fap, mudem os amigos, os favores, as cunhas!Mudem a mentalidade e sejam honestos, que algo vai aparecer!

Anónimo disse...

muitos erros defensivos. ataque sem ideias. fraco. está na altura do Florêncio assumir o comando da selecção.

Anónimo disse...

O Duarte não está na sad feminina por "cunha", está porque ele oferece os equipamentos ao Willy. e leva musica para os treinos, logo poupa-se em Material e DJ para animação. É um grande treinador e muito completo (Moda e Musica é com ele)

Anónimo disse...

Por favor deixem-se de comentários que mostram pequenez. Deixem-se de criticar coisas subjectivas, principalmente, ou mesmo objectivas, por regionalismos, visões da modalidade pouco abrangentes ou até ciúmes ou pequenos rancores. O problema de fundo é que não há em Portugal qualquer plano de desenvolvimento integrado do Andebol Português, muito menos do pequenino sector que é o do Andebol Feminino ainda a nascer/crescer.Em Portugal só vemos improvisos atrás de improvisos. Claro que é preciso flaxibilidade mas tanta anarquia e desconsideração por todos os que estão no terreno, muitos dos quais até já percebem imenso de desenvolvimento desportivo, é achincalhante.Mas é a organização que temos , ninguém a consegue mudar, por ora...No vosso caso, quando os poucos que se dedicam ao Andebol Feminino não se respeitam, não se apoiam como se uma familia fossem para -unidos- empurrar o sector para a frente, então é mesmo impossível melhorar. Têm de acabar com esta imagem de divisionismo... essa atitude colectiva é mesmo o que quer quem tem obrigação de ter um Plano de Desenvolvimento Integrado do Andebol Feminino, pequeno que seja e que o Estado subsídia em Contrato-programa, mas não lhe interessa ter, por isto ou aquilo!
Cresçam e apareçam e façam propostas ... mas que não sejam a pensar no quintal de cada um. A visão tem de ser a de gestores e/ou treinadores que conseguem ver o TODO e acima de tudo o Andebol Português, antes das regiões, dos clubes ou das jogadoras amigas. A partir daí convencer/pressionar a FAP, o que vai na mesma ser dificil porque muita gente, quanto a equidade de géneros, ainda não está neste século, mas tem de ser por aí: primeiro unir e organizar e depois propor e convencer.
A v/ imagem será a dos resultados internacionais que Portugal ou os Clubes melhor classificados venham a atingir. Os que há são culpa de todos vós, não tenham dúvida, não sacudam a água do capote.

Anónimo disse...

-porque não pedem a colaboração temporária do ex seleccionador nacional feminino prof. ZéTó ele conhece bem as atletas e teve bons resultados nas selecções.
Está disponível ?

Anónimo disse...

Não foi com estas atletas que o Prof. Zé Tó trabalhou...mas se ainda estivesse lá a Filipa Franco penso que aceitaria a proposta.