gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Alterações e Novos Regulamentos na FAP - I

Dando continuidade ao tema, e conforme já noticiado por nós em tempo, a FAP apresentou em 15-07-11, através de uma informação no Portal, de que tinham sido efectuadas alterações ao Regulamento Geral, aprovadas em reunião de direcção de 17-06-11.

Estranhamente e reforçando o que na altura foi dito, sobre o conteúdo, por exemplo, dos Regulamentos Específicos de algumas provas do Calendário Nacional (PO01, PO20 e PO22) que estão completamente errados face à realidade, acabamos de verificar que passado este tempo todo sobre o alerta, por nós efectuado, continua tudo na mesma. É uma pena…Deve haver falta de pessoal certamente!!!

Hoje vamos debruçar-nos sobre a alteração introduzida no art.º 53.º (Lista de Participantes) do Titulo 11 (Dos jogos em geral) relacionado com a lista de participantes. O que na realidade se verificou foi uma total alteração do texto, que passa incluir dois pontos totalmente novos, que visam claramente o sancionamento dos treinadores e colocam, nos poderes das equipas de arbitragem, a verificação dos níveis de habilitações dos treinadores inscritos:

Artigo 53º Lista de participantes
1.Só poderão intervir no jogo a disputar os jogadores inscritos na lista de participantes referida no artº 17º do presente Título, que deverá, obrigatoriamente, ser emitida através do sistema de informação da Federação nas Provas Nacionais..(**)
2. Só podem intervir no jogo os Treinadores inscritos, portadores de Cédula de Treinador Desportiva(CTD) válida e possuidor dos níveis e habilitações a que se alude no mapa do art.º 20.º do novo Regulamento de Acesso e exercício da actividade de Treinador de Andebol.
3. O incumprimento do disposto no número anterior determina a não realização de jogo.
(*) Alteração de redacção em Assembleia Geral de 09.06.96
(**)Alterações aprovadas na Reunião de Direcção da Federação de Andebol de Portugal, realizada no dia 28.10.2010
(**+)Alterações aprovadas na Reunião de Direcção da Federação de Andebol de Portugal, realizada no dia 17.06.2011”

É um texto com um erro extraordinariamente grave, pois quem altera não confere, e ninguém liga nenhuma nos serviços da FAP, pelos vistos nem os próprios juristas:

Pergunta-se, qual é a relação que o art.º 17.º, referido no ponto 1 deste artigo tem com as acções e o texto do próprio artigo???

O artigo 17 do presente Titulo, refere-se a “Não realização de jogo por decisão dos árbitros”

Mais o único artigo do regulamento que poderá ter alguma relevância para a situação, é o actual artigo 44.º do Capitulo II do Titulo 1, e que, no nosso entender deveria ser reajustado.

Esta Federação é uma “desgraça” plena quando toca a verificar o que se faz, mormente em termos regulamentares.

E Assim (não) vai o Andebol Nacional

Nota - Não falaremos sobre o Titulo15, pois que o mesmo é totalmente novo, e não possuímos referencias que nos possam ajudar na sua analise, assim se algum dos nossos leitores possuir dados, que possam facilitar a elaboração de um texto objectivo, agradecemos que nos enviem a matéria não como comentário, mas sim para o email.

O Jurídico

15 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que o Banhadas não mete a Direcção da FAP em tribunal? É só beu, beu, beu e não fazem nada? Será que estas ilegalidades são tão gravissimas, como aquelas que o Banhadas descreveu de muito graves, em relação à atribuição de Galardões, dizendo que mais tarde se debruçaria sobre o assunto,mas afinal nunca mais falou em nada?
Será?

Anónimo disse...

deve incomodar muito quando se dizem algumas verdades, por isso atiram-se ao bolg, é uma pena pois esta modalidade que poderia e deveria ser a primeira amadora, vai caindo de ano para ano, e os blogs são os grandes culpados…..

Anónimo disse...

O Banhadas meter a FAP em tribunal?
Com base em quê? Com que argumentos?
O Banhadas é que deveria pura e simplesmente acabar e sem direito a decisão judicial.

E diz o roto ao nu...

Ao anónimo seguinte: em cada verdade que o Banhadas aresenta seguem-se dez mentiras.
Mas, pior que isso, a falta de civismo da maioria dos comentadores é confrangedora.

Anónimo disse...

Realmente incomoda tanta carga negativa que este blog transmite, acompanhado da tradicional meia duzia de carpideiras, a dizer amen a tudo o que aqui se escreve contra a FAP.

Anónimo disse...

Vamos falar de coisas que interessam aos Clubes, sabem que um Clube da AA Lisboa que queira prticipar na PO 03A, tem de dispender mais de 850 Euros em filiação e participação na prova?

Anónimo disse...

Vamos falar de coisas que interessam aos Clubes, sabem que um Clube da AA Lisboa que queira prticipar na PO 03A, tem de dispender mais de 850 Euros em filiação e participação na prova?

Plateia.... disse...

até acredito que o banhadas sendo anti-atual direção da FAP esteja sempre atento e qualquer pormenor cai em cima; é discutivel contudo é o Banhadas que nos ilucida sobre diversos assuntos que "passando os Olhos como a maior parte dos agentes despotivo da modalidade fazem, não dão por alguns pormenores que nos vai prejudicando ano após ano! estão de parabéns neste sentido.
Aqui ainda ninguém falou na sucessiva obrigatoriedade de participar naquela fantochoda que se chama Orientações Téncicas em StªMaria da Feira; meus senhoras é o segundo ano que lá vou e o resultado é de conteudo quase zero, um dos aspectos positivos é encontrar a classe do andebol toda junta, mas correr o pais para reencontrar amigos existem outras oportunidades ou ocasiões! Vir do algarve, do alentejo, dos açores, de Vila Real para ouvir algo que até se calhar por e-learning seria mais eficaz e barato. e este ano a situação do jogo da champions ainda deixei mais mal vistos os preletores....

venham mais banhadas!!

Anónimo disse...

ESSA É BOA. ENTÃO A MODALIDADE VAI A PIQUE, E A CULPA É DOS BLOGS? FANTÁSTICO! PAÍS DA BRINCADEIRA. ENTÃO E A FAP? É UMA VÍTIMA DO SISTEMA MONTADO PELOS BLOGUES?
AO 1º ANÓNIMO, VAI TRABALHAR QUE É PARA ISSO QUE TE PAGAMOS, ALÉM DISSO A NAVEGAR NA NET NA HORA DE SERVIÇO. MUITO POUCO E FAZ PELA AJUDA.

Anónimo disse...

Claro que é salutar os ajustamentos dos regulamentos ás realidades do nosso andebol em período de recessão económica, Também tal como o país.
Mas se por um lado acabaram Os benefícios das taxas aos clubes de Formação? Sabe-se lá porque, outra realidade é a criação da Centro de Andebol em Resende e formado por aqueles atletas que se disponibilizaram a ir e os melhores preferiram ficar nos clubes perdendo o Estatuto de “Alta Competição” como represália dos responsáveis federativos... vai ser muito bem aproveitado pelos “free lancers “dos clubes para meter os seus atletas para entrarem no ensino universitário…
Mas como vai ser os Clubes que não tem escalões de formação e vão poder participar nos respectivos campeonatos?
Assim não vale Pena falar em regulamentação quando ela não obriga todos os clubes e principalmente os dirigentes federativos e respectivos serviços a cumprir e fazer cumprir os mesmos.
Estejam atentos ás caldeiradas…

Anónimo disse...

eles andam aí, põe-te a pau banhadas, eles não gostam...
ola ri lolé

Jorge Almeida disse...

Estive a ver os 2 artigos (bem) citados pelo Banhadas, e o Banhadas tem razão neste caso.

Para quem queira conferir, é ver no seguinte link:

http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/23937885861352000615.pdf

Artigo 17º do Título 11 está na página 103.

Artigo 53º do Título 11 está na página 122.

Contra factos não há argumentos ... Há é que emendar o erro.

Anónimo disse...

Acção de Formação para Quadros de Arbitragem e Delegados da F.A.P. no Alto do Moinho !
E depois os do "Sul" é que pagaram as favas...
Almoçinho de campismo
( ou devemos chamar pic-nic ? )
com moscas, vespas, tolalhas a voar, folhas a caírem dentro do prato, que tinha comer, quando a "fila" do churrasco dava para ser abastecido...
Ice-Tea com um bloco de gelo dentro, enfim, trataram os QUADROS DE ARBITRAGEM de uma forma nunca vista, ou seja, foram desrespeitados, o que levou alguns a pagarem o almoço do seu bolso e... foram ao restaurante.
MISÉRIA !!!

Padre Américo

Anónimo disse...

A FAP existe para explorar os clubes e enquanto houver ouro na mina é só sugar.
Façam contas ao ultimo fim de semana e quanto é que os clubes pagaram para treinadores e dirigentes.
E só pagar e depois têm alguns clubes protegidos que estão a salvo, Xico, São Bernardo, Belenenses etc.
Deviam aproveitar a vassoura da Troika e limpar. Só o banhadas é que está preocupado com os regulamentos.

Anónimo disse...

Gostava que alguém me explicasse quais foram os critérios de selecção de atletas para integrarem o tal centro de alto rendimento de Resende.
Pelo que sei, por exemplo no Aguas Santas ninguem da federacção perguntou se algum atleta estava interessado.
Assim o critério deve ter sido o habitual, cunhas.

Anónimo disse...

JÁ O DISSE E REPITO: ESTA FEDERAÇÃO TRATA UNS COMO FILHOS (ALGUNS PRIVELIGIADOS)E OUTROS (A ESMAGADORA MAIORIA) COMO ENTEADOS. DE PERMEIO, QUAL PRAGA DE GAFANHOS, DEVASTA OS RECURSOS DOS CLUBES PARA MANTER O SEU SÉQUITO. VERGONHA. TRISTE FUTURO PARA A NOSSA AMADA MODALIDADE.