gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Europeu de Sub 17 – Feminino – Fase Final - V

RÚSSIA CAMPEÃ DA EUROPA

Terminou o Campeonato da Europa de Sub 17 Femininos, com uma vitória da Rússia sobre a Dinamarca por 24-23, num jogo que foi a repetição da final verificada em 2009 e que tinha terminando com a vitória da Dinamarca precisamente pelo mesmo resultado.

PORTUGAL CLASSIFICOU-SE EM 13.º

Termina-mos a disputar os classificativos entre o 13.º e o 16.º lugar, efectuando o primeiro jogo com a Eslováquia, que vencemos de forma concludente (32-24), apesara de voltarmos a revelar alguma falta de eficácia no passe e na recepção, voltando a efectuar ataques demasiado rápidos, na defesa apesar de se registarem largas melhorias, continuamos a ser bastante permissivos. De registar como positivo o facto de até a voz da técnica ser ouvida na transmissão, quando gritava ordens para dentro de campo. Apesar de registarmos melhorias significativas, a atleta n.º 11 (Mónica Soares), que por sinal é uma excelente jogadora, deve lembrar-se de que o Andebol é uma modalidade colectiva. Neste encontro e ao contrário do registado até aqui iniciamos muito bem o mesmo chegando rapidamente a 4-0, para permitir uma forte reacção da Eslováquia, que chegou ao empate, a 6 golos cerca dos 12 minutos, rapidamente reentramos no nosso ritmo e atingiu-se o intervalo na frente do marcador (17-12), nos segundos 30 minutos comandamos sempre o marcador, sem grandes oscilações.

Josiane Costa (10 golos) foi e bem considerada a melhor jogadora portuguesa do encontro.

No nosso último encontro voltamos a defrontar a Áustria, equipa, que tínhamos vencido, durante a disputa da Intermediate Round e voltamos a vencer, e comportamento da equipa em termos colectivos ( na nossa opinião ) foi dos jogos mais conseguidos, até realizamos algumas acções atacantes planeadas e na defesa estivemos bem melhor que noutras ocasiões, no entanto é incrível a quantidade de maus passes e falhas na recepção que efectuamos ( contabilizamos 16 ), e dão origem na maior parte dos casos a acções de contra ataque ou ataque rápido das adversárias. Tal como no anterior encontro com as Austríacas, apenas assumimos o comando definitivo do jogo cerca dos 45 minutos (25-24). Mariana Faleiro (7 golos) e Patrícia Rodrigues foram, quanto a nós as atletas com melhor produção, apesar de Mónica Soares surgir do 7 golos (4 de 7 metros, e grande melhoria em termos de jogo colectivo) e da prestação de Josiane Costa.

Mariana Faleiro (7 golos) foi e muito bem considerada a melhor jogadora portuguesa do encontro.
Resultados dos Jogos Cruzados
Portugal 32 – 24 Eslováquia
Portugal 31 – 28 Áustria

Resultados Finais
Final
Rússia 24 – 23 Dinamarca
3/4 Lugar
Noruega 28 – 16 Hungria

Classificação Final1.º Russia, 2.º Dinamarca, 3.º Noruega, 4.º Hungria, 5.º França, 6.º Suécia, 7.º Roménia, 8.º Holanda, 9.º Croácia, 10.º Alemanha, 11.º Espanha, 12.º República Checa, 13.º Portugal, 14.º Áustria, 15.º Polónia e 16.º Eslováquia.

Os cinco primeiros lugares são ocupados exactamente pelos mesmos Países, que os ocuparam na última edição da prova, embora com alterações no ordenamento classificativo.

Na nossa opinião, poderemos dizer que, apesar de tudo o que fomos comentando ao longo da prova, não se pode considerar totalmente negativa a primeira participação da Selecção deste escalão numa Fase Final de uma competição Europeia, desta envergadura.

ARBITRAGEM

A dupla portuguesa constituída por Ana Silva / Ana Afonso, que frequentou um Curso Da EHF e dirigiu os seguintes jogos, Na Fase Preliminar ( Polónia / Noruega e Holanda / Polónia), posteriormente actuou na Intermediate Round (Polónia / Eslováquia e o Eslováquia / Espanha), posteriormente actuou apenas e no primeiro dia de disputa dos jogos classificativos no Croácia / República Checa (9.º / 12.º), nós apenas acompanhamos o jogo Croácia / República Checa, onde não estiveram particularmente felizes, pois como sabemos a nível Internacional alguns pormenores geram anticorpos que dificilmente são remediáveis, e estamos a falar nomeadamente de um livre de 7 metros marcado aos 25 minutos, com Cartão Amarelo ao técnico Croata de difícil entendimento, assim como permitir que uma atleta estivesse a arranjar as sapatilhas entre os 6 e os 9 metros , com o jogo parado, além de a Croácia chegou a estar a jogar com apenas 3 jogadores de campo. O certo é que ficaram excluídas das nomeações dos últimos 8 jogos, quando existiram duplas a repetir (Checa, Roménia e Montenegro), sendo esta falta de nomeações sintoma de algo não correu como desejado, esperemos que não seja nada de grave.

O Formador

25 comentários:

Anónimo disse...

Um excelente campeonato dos jovens e promissoras atletas, sinal que o andebol europeu continua referenciar novas e criativas atletas e com vitórias repartidas entre as varias nações do melhor que existe na Europa, Rússia, Dinamarca, Noruega..
Portugal má classificação mas sempre importante a participação de nossas jovens atletas.
Para ficar em 13 lugar não é preciso tanto investimentos, estagiários, jogos e convocatórias.A treinador Prof. Filomena faça uma analise real aos resultados e sua capacidade de se manter ao serviço das selecções nacionais ou ficar na retaguarda onde a sua experiência será mais rentabilizada.
Obrigado
Augusto

Anónimo disse...

Sr. Formador

Remeto-o para as regras.

É verdade que há um, repito, um erro de facto. Os outros não podem chamar-se erros.

Leia, amigo. Leia.

Cumprimentos
Weldon

Anónimo disse...

Alguma vez no texto se fala em erros sejam eles de facto ou não, 6tenho a impressão de o anonimo das 8:49 , não leu o mesmo que eu, por o que se fala são de dcisões de dificil entendimento. Aonda já vamos... eu tambem vi o jogo e digo que não estiveram bem, pelo contrario

Anónimo disse...

Podiam ter ficado melhor classificadas não fosse algum azar(lesoes, baixas de forma) ou falta de sorte como no primeiro e terceiro jogo onde perderam por um. Mas não ficaram em 13º em 16. Ficaram em 13º de toda a europa não sei se outras neste escalão fizeram melhor, vou continuar a fazer o que fiz ate aqui - APOIAR viva o andebol femenino e melhor sorte para a proxima competição

Anónimo disse...

Podiam ter ficado melhor classificadas não fosse algum azar(lesoes, baixas de forma) ou falta de sorte como no primeiro e terceiro jogo onde perderam por um. Mas não ficaram em 13º em 16. Ficaram em 13º de toda a europa não sei se outras neste escalão fizeram melhor, vou continuar a fazer o que fiz ate aqui - APOIAR viva o andebol femenino e melhor sorte para a proxima competição

Animador disse...

Apenas para divulgar um novo e diferente espaço do nosso andebol:

http://andebolanimacao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Releia, Sr. Formador.
Ou nem é capaz de perceber os seus erros.
Não tenha problema, errar é humano.
Até para os "Formadores".

Weldon

Anónimo disse...

Para falar mal são vocês bons... Cambada de abutres. Parabéns meninas, portaram-se bem.

Anónimo disse...

Parabéns a TODA a equipa...
Décimo terceiro lugar na europa já é muito bom.
Claro que tem sido uma equipa que nos habituou a excelentes resultados mas...tendo em conta também a calendarização de jogos que a nossa federação "obrigou " estas atletas a fazer no mês que antecedeu este europeu, não podiamos esperar melhor.
Estar presente foi muito bom...
Continuação de bom trabalho...Força Portugal.

Anónimo disse...

Com o trabalho, acima da média, das "nossas" representantes, o "Formador" preocupa-se mas sempre pelo sentido negativo.
Mal, mal, mal. É só a pimbalhada oral do "Formador" que a única coisa que forma é a má língua.

Dou, por isso (e não só) razão ao anónimo de 4 de Julho de 2011 19:15.

Que raio de fixação tem esta gente!

Está na hora de tomarem os medicamentos.

Zeca Diabo

Anónimo disse...

Alguém sabe o resultado das Anas? è que de repente tudo deixou de falar delas...

Anónimo disse...

corre à boca peqena que não correu nada bem para o lado das pequenas, e na FAP, já se sabe, mas ninguemdiz nada, pois a EHF, tambem quer é duplas femininas, mas estas é que parece que não vão lá

Anónimo disse...

O Macau manda a Gemea e a Substituta da outra Gemea! Afinal já anda com elas há tanto tempo ao "colo" que já precisa de as pousar um bocado!

PAPPARAZZI

Anónimo disse...

Se elas tivessem "aptas" já o jornal ABOLA tinha noticiado com 2 páginas a cores.

Anónimo disse...

Anónimo:
6 de Julho de 2011 19:58 correu bem para as Arbitras de Portugal.
Divertiram-se, passearam e encontraram novas amizades e arbitraram alguns jogos, que mais queriam?
Alem disso as prespectivas de futuro são muito sérias segundo os dirigentes da EH, por influência do Pedro Sequeira o penetra do nosso andebol internacionalmente, e grande!
arbitro

Anónimo disse...

Relativamente a participação das nossas arbitras Ana Silva e Ana Afonso, foi muito positivo e tiveram jogo que superaram as expectativas, mas se calhar não deu para passar a categoria internacionais da EHF e isso é normal porque quando as nossas selecções nacionais não tem valor e resultados internacionais a progressão dos nosso árbitros é muito complicado e demorado, fala a experiencia ao longo de muitos anos de árbitros qualificados cá masculinos e não conseguia um lugar no Ranking europeu ou mundial. No caso da Ana Silva e Ana Afonso tiveram o inconveniente de não ser acompanhadas por um técnico de arbitragem e porque não de uma especialista em Psicologia Desportiva para controlarem a ansiedade cognitiva e somática, visto que era a primeira vez que estavam nesta avaliação objectiva.
Fica para a próxima e lembrar que a vida de arbitra em Portugal não é nada fácil, e os maiores problemas são provocadas pela picardia interna.
Obrigado Ana Silva e Ana Afonso.tw

Anónimo disse...

Relativamente a participação das nossas arbitras Ana Silva e Ana Afonso, foi muito positivo e tiveram jogo que superaram as expectativas, mas se calhar não deu para passar a categoria internacionais da EHF e isso é normal porque quando as nossas selecções nacionais não tem valor e resultados internacionais a progressão dos nosso árbitros é muito complicado e demorado, fala a experiencia ao longo de muitos anos de árbitros qualificados cá masculinos e não conseguia um lugar no Ranking europeu ou mundial. No caso da Ana Silva e Ana Afonso tiveram o inconveniente de não ser acompanhadas por um técnico de arbitragem e porque não de uma especialista em Psicologia Desportiva para controlarem a ansiedade cognitiva e somática, visto que era a primeira vez que estavam nesta avaliação objectiva.
Fica para a próxima e lembrar que a vida de arbitra em Portugal não é nada fácil, e os maiores problemas são provocadas pela picardia interna.

Anónimo disse...

Se o Macau andasse com elas ao colo, a Gémea e a Substituta da outra Gémea, como o PAPPARAZZI chama à Marta Sá E RAquel Moleiro já elas estavam lá fora ao tempo...
Valor não lhes falta, pelo menos são muito mais aceites que as Anas, basta comparecer nos pavilhões e ver as duas duplas apitar jogos sem ninguém da Federação a proteger e vejam quem é bem recebido...

Anónimo disse...

Quem esfrega as mãos de contente pela não passagem a internacionais das arbitras AA e AS! o Presidente Henrique Torrinha.

Anónimo disse...

Mai uam vez as luts internas de quem manda quem? na arbitragem, utilizou as arbitras Ana Silva e Ana Afonso, para ganhar pretagonismo e depois do acto sujo, quem os houve não foi nada com eles?
Assim vai a nossaarbitragem e par alem de receberem a tarde más horas ainda tem este tratamento VIP.

Anónimo disse...

O comentário do anónimo de 7 de Julho de 2011 14:44 deixa-me perplexo.
Desde quando o presidente de uma Federação "esfrega as mãos de contente" por ver dois elementos da arbitragem - neste caso Ana Silva e Ana Afonso - afastadas da possibilidade de atingirem o patamar de internacionais?

Só pode pensar assim quem tiver interesse que tal aconteça. Por exemplo outros árbitros que espreitem a internacionalização ou alguém que sem vergonha ataque o andebol português, seja jogado ou arbitrado.

Mas esses sei eu quem são.

José Mendonça

Anónimo disse...

Olha, olha. Outra vez o Mendonça... E só fala aos dias de semana. Será durante o expediente? Não há nada mais importante para fazer, tipo TRABALHAR? Que é para isso que vos pagamos?

Anónimo disse...

Anonimo 7 de Julho de 2011 14:37v

Você deve ser muito bom a ver andebol. Essas 3 juntas não fazem um arbitro. Mas enfim apitam mesmo bem. São muito jeitosas e obedientes apitam sempre como o Macau e o Goulão MANDAM.
Quanto ao José Mendonça ainda não perceberam que o serviço dele é mesmo esse:
http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;6638787669;111; PAGE(2000025) K-CATEGORIA(518) KID-NOTICIA(5680) COD_COR_CAIXA(3) TIT-CAIXA(Em Destaque);RCNT(1)
e no tempo livre defender a Federação e su Muchachos nos Blogues!Nem eles já escondem.

Continua Zé deves ser dos poucos que cumpres funções nesta Federação.

Anónimo disse...

O nivel competitivo desta seleçao nao e mais desejado devido a distracçoes de ordem emocional.





Fonte Segura

Anónimo disse...

ao anónimo de 13 junho 04:03...
por favor seja mais explicito.
todos gostariamos de entender "distracções de ordem emocional"