gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 30 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
Fase Final - Resultados

11.ª Jornada
Juventude Mar 22 - 29 Alavarium
Colégio Gaia 20 - 38 Gil Eanes
Académico FC 17 - 33 João Barros
Madeira SAD 31 - 18 Juventude Lis

Depois de, na semana passada, termos referido que tinha sido uma das mais interessantes jornadas desta Fase Final, este Sábado, tivemos a jornada mais desinteressante de todas. Nenhum jogo equilibrado, com uma diferença tão grande que nem despertou interesse. E, por isso mesmo, a nossa crónica vai ser muito curto porque há muito pouco a dizer.

Longe vão os tempos em que o Colégio de Gaia – Gil Eanes era um jogo grande. Foi um jogo com um único sentido, do princípio ao fim. As campeãs nacionais, depois do enorme susto que o Alavarium lhes impôs na passada semana, não facilitaram e fizeram um jogo muito bem conseguido. Defender bem e contra-atacar é o lema das algarvias que tiveram um jogo tranquilo, com destaque para o tridente Pina-Seabra-Vera Lopes. Quanto ao Colégio, uma actuação ao nível muito fraco que tem sido a sua prestação na fase final. Que futuro para este Colégio? Mais do que a péssima prestação, o que preocupa é não ser ver qualquer luz ao fundo do túnel para o futuro de um clube que, cada vez mais, vive do passado.

O Alavarium teve uma jornada tranquila em São Bartolomeu do Mar. Começou a dominar o jogo logo no início e geriu a confortável vantagem ao longo de todo o jogo com uma Cláudia Correia em grande forma e uma esquerdina Ana Almeida que provou ser uma das raras esquerdinas atiradoras do nosso andebol. Na Juve Mar, Sandra Peixoto bem tentou remar contra a maré aveirense, mas a diferença de preparação física e mental entre as duas equipas impediu um jogo mais equilibrado, como foram os jogos da fase anterior.

Na Madeira, a Sad tratou de resolver o jogo na primeira parte, com uma excelente defesa e os contra-ataques mortíferos de uma Cláudia Aguiar que, no meio da desilusão que tem sido a época das madeirenses, tem sido talvez a melhor. As leirienses fizeram um jogo mediano e notou-se muito a ausência de Inês Silva. Valeu a esquerdina Diana Pereira que foi das poucas que conseguiu ultrapassar o muro madeirense. Uma última nota para o treinador leiriense que, uma vez mais, com o resultado completamente desequilibrado, insiste em pedir “time-outs” perto do final. Falta de respeito com o público e com o espectáculo. A ética para alguns é uma palavra vã.

Finalmente, no Porto, mais uma derrota do Académico. Desta vez, as portuenses fizeram uma primeira parte muito interessante mas continuam fisicamente muito mal preparadas e, na segunda parte , voltaram ao ritmo do costume e onde Isabel Oliveira, a espaços, vai mostrando a qualidade do costume. O Colégio João de Barros jogou apenas o q.b. com Helena Corro a assumir o papel de marcadora, acompanhada de uma Natalina Melo que há muito não tinha esse estatuto e que está mesmo de saída da equipa de Pombal. Mas sobre transferências, falaremos no final do campeonato…

No Domingo, em jogo em atraso, o Académico perdeu por mais de 30 golos de diferença com o Gil Eanes. Começam a faltar as palavras para qualificar o deplorável desempenho da formação do Académico do Porto. Mau demais…

Críticos Femininos

24 comentários:

Anónimo disse...

Uma vergonha nacional o que se passou em Aveiro na última jornada de juvenis femininos. os 2 jogos decisivos deveriam começar as 15 horas. O do meu clube começou á hora. Em Aveiro, as 15:30 certamente com os olhos sempre postos no site da federação.
Defendemos bem, com agressividade mas sempre dentro dos limites, acusam-nos de muita coisa mas jogamos sempre com Fair Play, e sem jogadas baixas como os srs. de Aveiro.
A Federação deveria investigar o que se passou e mandar repetir os jogos, pois houve adulteração ao normal funcionamento e não houve verdade desportiva.

Mais uma dos srs. de Aveiro.

Anónimo disse...

Parece que o Colégio vai ficar de fora das competiçoes europeias.

QUem te viu e quem te vê Colégio...

Anónimo disse...

Desloquei-me ao Colégio com o motivo de ver o Gil Eanes mas pouco vi, mais parecia um treino de contra ataque do que um jogo de andebol.

Um Colégio resignado desde o inicio, sem vontade, totalmente apático e com uma recuperação defensiva nula. Sem acelerar mt o Gil ganahva 14-4 aos 15 minutos, depois para sorte das da casa os segundos 15 mninutos houveram demasiadas falhas aos 6 metros do Gil que só marcou 2 golos até ao intervalo. 16-8, parecia um resultado simpático. 2ª parte um Colégio com outra atitude defensiva e 10 minutos mt bons, 20-10. A partir dos 10 minutos mais do mesmo, grande dificuldade do Colégio em arranjar espaços para atacar e a cada falha tecnica sucedia-se golo em contra-ataque do Gil. Pior que o resultado a imagem que o Colégio deixou, uma equipa sem alma e que não se apresenta unida, pouca garra e uma forma fisica péssima. Salvou-se 30 minutos da pivot, no Gil boa exibição da guarda-redes e um 5x1 profundo que cortou vezes sem conta os ataques do Colégio. Gostei da pivot e provam o que dizem. Andebol é guarda-redes, central e pivot. O Gil tem isso tudo. Parabéns pelo titulo.

Anónimo disse...

O deploravel desempenho que fala do ACADEMICO devia ser o mesmo do colégio de gaia e da juv mar, mas PORQUE É QUE SÓ SE FALA DO ACADEMICO??

Anónimo disse...

O academico nem merecia estar onde esta sequer

Anónimo disse...

Porque o Academico leva 30 e 40 com umafacilidade incrivel. É deplorável.

É ir ver o goal average

Ala girl disse...

Temos alguma culpa dos árbitros virem de outro jogo e terem chegado atrasados? E a hora interessava para quê' Ganhámos e apurávamo-nos sempre, fosse qual fosse o resultado do Cale.

Se não conseguiram ganhar ao Maiastars nas jornadas anteriores a culpa é vossa, não é nossa...

Anónimo disse...

Luisa demite-te! Tem vergonha!
Não respeitas as jogadoras, nem o esforço de cada uma, és uma vergonha enquanto treinadora e como pessoa caminhas para tal.

Saudações

Anónimo disse...

No domingo em Costa Cabral 12 atletas e só 8 disponiveis pra jogar, 4 faziam número no banco com fato treino completo vestido. Isabel Oliveira no sábado jogou e bem como sempre, não vi nenhuma lesão e no domingo estava no leque dessas 4!!! Terá se lesionado no aquecimento??? Ou no duche após o jogo contra o J. Barros? Estranho.

Anónimo disse...

muito gostam de falar do académico sem razão. o clube não é perfeito a gestão dos recursos humanos não é a milhar mas elas ganharam no campo o direito a estar nesta fase final, ninguém lhes deu nada nem lhes caiu do céu...quem critica é dominado por um sentimento de inveja. o azar bateu a porta da referida equipa pelas lesões nas mais variadas jogadoras mas tambem por uma pessoa que acima de nao conseguir dominar o jogo nao conseguiu ser parte integrante do grupo (luisa estriga)

Anónimo disse...

Em relação aos time-out, são um direito que a equipa tem e, em alguns jogos, a sua utilização pode ser decisiva. Acredito que o que o treinador leiriense faz é aproveitar para por em pratica algumas jogadas. Não vi o jogo, não estava presente, mas falta de respeito para com o público é os arbitros não saberem apitar ou os jogadores e equipa técnica não darem o seu máximos em campo.
Tatiana

Anónimo disse...

Caros amigos todos temos proboelas com a equipas e sua convocatória e muito masi quando são equipas femininasa, he muitas variaveis e deposi ficam chateadas e amuam, muito masi quando não existe uam boa organização, experierncia e cpaacidade de liderar.
Deste modo é normal as fraquezas da treinadora do Academico que pouca ou nenhuma expereincia e depois de não pdoer dar o rebuçado das viagens com a Selecção universitaria para o proximo ano, fica sem capacidade de responder ás malandrices das ateltas e os seus interesses pessoais.
O que devia fazer… saltar fora da equipa para a proxima época. Tem lá alguns ateltas que são de baixo nivel social e pessoal e egoistas.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 17:47

O seu clube de Fair Play não tem nada.
Estão muito preocupados com o resultado do Alavarium - Maiastars porque ficaram de fora é pena não terem pensado quando foram jogar contra o Maiastars no último jogo e não davam tanta pancada como deram(o que é normal no vosso clube) e assim não lesionavam as atletas principais, que jogaram com alguma dificuldade.
O Alavarium passou porque mereceu não precisou de jogadas baixas que por acaso vocês fazem-nas muito bem.

Até á próxima

Anónimo disse...

Natalina sai? Para onde? Ouvi falar que o Palmilheira pode acabar? É verdade?

Anónimo disse...

"Tem lá alguns ateltas que são de baixo nivel social e pessoal e egoistas.

10 de Maio de 2011 12:06"

Gostei deste comentário e sublinho... Jogadoras essas que se julgam superiores ás outras, mas só o são nas suas próprias cabeças e da Sra Luisa, porque de resto 0!

Anónimo disse...

Gostava de saber como podem classificar a atitude do André, como falta de ética porque pede um Time Out. Não está previsto nas regras? Não pode pedir? Porquê? Falta de respeito pelo público, porquê? Podem-me explicar ? André estives-te bem...

Uma pessoa que gosta muito do teu trabalho

Anónimo disse...

corrigido...
10 de Maio de 2011 12:06

Caros amigos todos temos problemas com a equipas e sua convocatória e muito mais quando são equipas femininas, á muitas variáveis e depois ficam chateadas e amuam, muito mais quando não existe uma boa organização, experiencia e capacidade de liderar.
Deste modo é normal as fraquezas da treinadora do Académico que pouca ou nenhuma experiencia e depois de não poder dar o rebuçado das viagens com a Selecção universitária para o próximo ano, fica sem capacidade de responder ás malandrices das atletas e os seus interesses pessoais.
O que devia fazer… saltar fora da equipa para a próxima época. Tem lá alguns atletas que são de baixo nível social e pessoal e egoístas.

Anónimo disse...

Falta de respeito pelo público, foi a nomeação dos árbitros para o jogo da Madeira! É por isto e por outras coisas que o Andebol Feminino é prejudicado. Foi uma vergonha esta nomeação. Enfim.

Adepto Atento

Anónimo disse...

Fora do contexto da jornada.
A Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), em conjunto com a Federação de Andebol de Portugal (FAP), organiza a primeira edição do Seminário de Andebol Feminino, no dia 4 de Junho no auditório da FADEUP.
Eu fiquei curioso para ver o programa desta ação, a partida interessante,não é meu espanto, uma vez mais a FPA vai apresentar sem consultar ninguem pela voz do seu REI a estrutura do campeonato feminino senior,agora gostaria de saber o que se vai discutir durante todo esse dia.....
Um abraço

Anónimo disse...

É por causa de pessoas como estas que o andebol não vai para a frente. Sempre a criticarem-se uns aos outros e a falar mal dos outros quando os problemas estão no seu próprio clube. Preocupem-se com os seus clubes e deixem os outros. Se as vossas equipas forem realmente de valor, não vão ser os árbitros que vão mudar isso. E mais os pedidos de time-out. Cresçam!

Anónimo disse...

Na actual conjuntura económica do país, a PO.09 deveria ser dividida em 3 zonas (norte/centro/sul) por forma a não sobrecarregar os clubes com despesas de deslocações...
MV

Anónimo disse...

Primeira edição do Seminário de Andebol Feminino, no dia 4 de Junho no auditório da FADEUP.

O meu espanto vai novamente para quem está, por trás (no meio, ou onde quiserem) desta acção: nem mais nem menos que a treinadora do Académico.

Afinal, confirma-se o poder que a dita treinadora tem junto do presidente da Federação.

aqui começa a resolver-se alguns dos mistérios, que atormentavam os críticos da presença do Académico na fase final (tem mérito desportivo, pois qualificou-se nos 4 primeiros lugares, deveria também ter 3 pontos na vitória na Juventude do mar, pois ganhou o jogo e não o empate como foi "fechado" o jogo). Porém não adianta ter esse mérito se não cumpre com os regulamentos federativos dos escalões de formação.
Grande poder tem junto do presidente da Federação.

E será que não vai também ser severamente castigada, pelo que se passou no último fim de semana no seu pavilhão, sob a conivência do delegado/representante da Federação Sr. Macau.

Não vale a pena preparar as épocas, trabalhar todos os dias, formar atletas, quando se se for "grande amigo/a" do ou da Federação, não precisas de aparecer aos treinos, de treinar, formar quem?, e tens o caminho aberto para estares entre os melhores.

Que querem saber do que se vai passar neste seminário? JÁ NÂO TÊM AS RESPOSTAS TODAS....

Anónimo disse...

Pois é se quiser saber a verdade do andebol feminino é so ler o que se escreve e sobre o 1º Seminário do Andebol Feminino:
Qual intenção da autora do seminário fazendo ao pingarelho e para mostrar trabalho ao HT pondo em causa as colegas treinadoras das selecções, o objectivo já se sabe, como não tem valor vai tentar derrubar as treinadoras para ela assumir a coordenação e salvação do andebol feminino em portugal, mas como pode a fulana tentar fazer isso senão consegue organizar a sua vida particular e familiar.
Mas existe uma amiga infiltrada no departamento das selecções femininas que passa toda a informação e comentários….

Anónimo disse...

Compreende-se que a referida treinadora com tanta vontade de entrar para assessora do presidente HT, na área do boicote e exclusão das treinadoras das selecções que não tenha tempo para treinar o Académico.
Lá estarei na Fadeup para assistir ao filme.... das enganadas ou arranhadas!
risada na sala....