gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 29 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
Fase Final - Resultados

10.ª Jornada
Alavarium 27 - 29 Gil Eanes
Juventude Mar 28 - 20 Académico FC
Juventude Lis 32 - 29 Colégio Gaia
João Barros 13 - 19 Madeira SAD

Depois da paragem da Páscoa, o campeonato recomeçou com uma das mais interessantes jornadas desta fase final. Tivemos resultados que praticamente decidiram o último lugar, a luta pela Europa e o segundo lugar. E estivemos prestes a assistir ao renascer da luta pelo título. Comecemos por aqui.

O Alavarium esteve a 3 minutos de conseguir trazer de novo a emoção ao campeonato, vendendo muito cara a derrota em Lagos. Na Madeira, venciam ao intervalo, em Lagos ao intervalo venciam por 4 golos e a equipa de Ulisses Pereira parece não se intimidar com nenhum ambiente nem com o nome das adversárias. O Alavarium joga com alegria, entusiasmo e tem uma organização muito rara no nosso andebol feminino. Em Lagos, Soraia Domingues fez um grande jogo, a Guarda-redes Diana Roque efectuou mais uma excelente exibição, Filipa Fontes lidera a equipa e Cláudia Correia dá o toque de grande qualidade de uma jogadora como há poucas em Portugal. Sensacional a ascensão desta equipa de Aveiro que não sabemos onde irá parar. Quanto ao Gil, a sobranceria com que entraram em campo podia ter-lhes custado muito caro. Florêncio poupou uma Vera Lopes que partiu o nariz ao serviço da selecção mas, na segunda parte, teve que arriscar utilizando a jogadora para conseguir virar um jogo que esteve muito complicado e onde apenas Dulce Pina pareceu estar ao seu melhor nível e onde o público de Lagos teve que acordar a sua equipa, algo raro naquele pavilhão. O Gil estava empatado a 3 minutos do final e não tivesse sido um sete metros defendido por Tânia Silva e a esta hora na Madeira, festejava-se a hipótese do recuperar de um título. Florêncio deve mostrar às suas atletas que o campeonato ainda não acabou e devem aprender com este jogo.

A quase surpresa que ia acontecendo em Lagos quase ofuscou o grande jogo da jornada que era o Colégio João de Barros – Madeira Sad. Diga-se que foi um jogo muito fraco, nada consentâneo com aquelas que são duas das três melhores equipas do nosso andebol. A maior responsabilidade é da formação de Pombal que mostrou uma pobreza de soluções ofensivas confrangedora. Treze golos marcados para uma equipa que ambicionava ao segundo lugar é um pecúlio muito pobre. As jogadoras do Colégio João e de Barros e Paulo Félix estiveram sempre mais preocupadas em protestar com o trabalho da jovem dupla de arbitragem do que em produzir bom andebol e quando assim é normalmente os resultados são desastrosos. Na equipa de Pombal, apenas a Guarda-redes Bárbara Teixeira esteve em bom plano. Não se pode, no entanto, dissociar as enormes dificuldades ofensivas da equipa de Paulo Félix a mais uma grande exibição de Virgínia Ganau que continua a ser, de longe, a melhor Guarda-redes portuguesa. Não conseguimos encontrar grandes destaques na formação madeirense. O ataque foi também muito insípido, mas teve uma prestação defensiva muito melhor e essa foi a razão da vitória justíssima. O Madeira SAD mostrou que é melhor que o Colégio João de Barros e esteve muito perto de lhe sair o jackpot este fim-de-semana.

Em Leiria, o Colégio de Gaia jogava uma das suas últimas hipóteses de salvar a época. Mas, uma vez mais, falhou. Sobretudo porque a sua entrada em jogo foi muito má. Mas não surpreende quem assistiu ao encontro. A forma como a equipa de Paula Marisa efectuou os exercícios de aquecimento faz com que seja natural que não consigam entrar a um ritmo forte em jogo e, quando deram conta, já perdiam por 7 golos e andaram o jogo todo a tentar recuperar, mas esse início marcou o jogo. E foi valendo ao Colégio de Gaia uma Maria Domingues verdadeiramente endiabrada que marcou 14 golos mas que não chegou perante uma equipa que é, nesta altura, muito melhor. Já a Juve Lis confirma a óptima temporada que vem realizando. A jovem Guarda-redes Tatiana Góis confirmou o seu bom momento e Diana Pereira regressou às boas exibições, com a pontaria afinada. Giselle Carvalho parece sempre jogar com a adrenalina em alta e voltou a ser preponderante na equipa de André Afra. Não foi uma vitória fácil mas foi uma vitória justa e ficou claro porque vai a Juve Lis terminar o campeonato à frente do Colégio de Gaia.

Finalmente, em São Bartolomeu do Mar, o jogo que praticamente decidia quem iria terminar esta fase final em último lugar. E a Juve Mar não desperdiçou o factor, derrotando um Académico do Porto para quem o campeonato parece ter terminado há muito tempo. Algumas vezes, somos alvos de críticas por estarmos a ser tão críticos com a prestação do Académico nesta fase final. Mas quando o rendimento é tão mau, quando as jogadoras se arrastam em campo numa fase tão importante da prova, não podemos deixar de ser críticos. Neste jogo, uma vez mais, quando a Juve Mar começou a correr, apenas metade da equipa portuense recuperava e o jogo decide-se aí. E nós perguntamos: Que tipo de treino dará Luísa Estriga? A quantas jogadoras? A Juve Mar, que nada tem a ver com estes problemas, aproveitou, venceu o encontro e terá assegurado o sétimo lugar. Andreia Martins tem sido das melhores jogadoras na fase final, mostrando que a idade não pesa e que a experiente pivot continua a saber mexer-se muito bem no interior das defesas contrárias. Além disso, a forma como travaram os contra-ataques directos de Ana Sampaio ajudou a resolver o jogo a seu favor. A Juve Mar cumpre assim o seu objectivo de melhorar a classificação da época passada.

Críticos Femininos

14 comentários:

Anónimo disse...

Somos 3
Ulisses Pereira
Paulo Martins
e talvez Cid Ramos
um abraço

Anónimo disse...

Porque é que este blog é tão anti-madeira?

Quando o alavarium esteve a ganhar ao intervalo no Funchal,só disseram cobras e lagartos da postura da SAD. Agora que o Alavarium esteve empatado a 3 minutos do final do Gil Eanes, dão mais mérito ao Alavarium e menos demérito ao Gil.

Secalhar,percebem que o Alavarium não é uma equipa fácil. Pena quecontra o Madeira só serviu para dizer mal do Madeira. Mais respeito pela Madeira!

Anónimo disse...

Parabéns por mais uma excelente crónica. Já nos habituámos a lê-las e às vezes até nos esquecemos de daros parabéns. São sem duvida as mais completas crónicas do andebol português.

E com uma vantagem: Nunca falam dos árbitros!

Anónimo disse...

Para mim, é Mauro Santos do Gil Eanes, Paulo Félix do CJB e Vasco Ramos do Cale.

Mas seja quem for está de parabéns porque tem sido uma época muito bem acompanhada aqui no banhadas feminino.

Anónimo disse...

Alavarium é sensação fez tremer a equipa que é considerada a melhor neste momento isto só mostra o grande trabalho de Ulisses Pereira e do seu grande e unido plantel...
Um abraço de um fã desta equipa e que sempre acreditou naquelas meninas que com a sua exclente postura vão conquistando resultados...
Só resta saber como vai correr o jogo de Sábado uma vez no ultimo jogo em Esposende iam saindo de lá a pé visto que os pneus do autocarr0 destas meninas foi furado..porque será??

Anónimo disse...

Sugiro aos criticos femininos que comentem o fim da fase de grupos da Taça de Portugal, penso que seria interessante...

Anónimo disse...

Mais uma jornada do PO9 e sem surpresas mas tudo dentro da normalidade e com a vantagem que o campeonato aproxima-se do fim e a luta vai ser constante entre o Gil Eanes campeão em titulo e a Madeira-SAD.
Continuam a sementar o seu crescimento o Alavarium e Colégio João de Barros, surpreendente ou não o Colégio de Gaia uma das melhores escolas do andebol feminino, está em ruptura com a sua história sendo preocupante o seu futuro.
Relativamente ao Juventude do Mar precisa d novo folgo e novas orientações organizacionais e deixar de ser um clube familiar ou fomentado no café, mas um clube que tem um objectivo e valorizar as jovens da sua região através do andebol.
O Académico a sua participação na Fase Final foi alcançado com golpes pouco seguros e marginais e os resultados estão á vista, isto é não devia ter participado regular (falta e escalões de formação), mas sim o Maiastars, quem praticou esta enormidade administrativa ficou com os louros, são as custas ou as benesses dos acordos entre a FPA e FCDEF, uam vergonha para os responsáveis federativos.

Estou de acrodo com os coemntáriso sobre a jornada por parte dos adminstradores ou seus colaboradores.
Jorge

Álvaro de Campos disse...

lol

Eu não sou, o meu irmão também não e o meu filho ainda não sabe escrever!

AdC

Anónimo disse...

O Banhadas está muito à frente nestas crónicas.Sugiro aos críticos femininos um comentário sobre a possível obrigatoriedade das equipasterem 4 escalões de formação para participarem na PO9. É demasiado duro, não?

Anónimo disse...

Quanto ao anónimo das 23:35:
Concordo plenamente com o que lá foi dito. Acho que as aveirenses vão sair do recinto de exposende com a vitória, mais ou menos suada, mas o mais difícil não será o jogo. Será segurar aquela plateia e fazer com que ela não faça estragos ... apelo a bancada da juvmar que quando perdem, consigam-no aceitar.
Quanto aos árbitros não se deixem intimiar, e façam o vosso trabalho...
Boa sorte para a juvmar, mas ainda mais para o Alavarium

Jorge Almeida disse...

Anónimo 3 de Maio de 2011 12:12, não querendo meter a foice em seara alheia, parece-me que essa medida é para favorecer os clubes que têm acordos com a FAP em matéria de formação de praticantes ...

Pessoalmente, acho péssima ideia. Se o nº de clubes com Seniores Femininos inscritos na FAP já é curto, essa medida só iria encurtar ainda mais o nº.

As medidas deviam ir no sentido de alargar o nº, promovendo a prática desportiva e, ao mesmo tempo, divulgando a nossa modalidade ainda mais, não no sentido de reduzir ainda mais o nº de praticantes Seniores Femininas federadas.

Anónimo disse...

Em relações a obrigatoriedades e imposições da FAP, esperemos que o Andebol de Praia, tenha feito com que abram os olhos.

Anónimo disse...

Face ao vergonhoso projecto de inscrições no Andebol de Praia por parte da FPA, com resultados os clubes ignoraram as exigências financeiras através de taxas e seguros e resolveram não aderir.
Deste modo a FPA decidiu suspender o projecto…. e pergunto, Só ? quem comete e gere os destinos do Andebol não retira as respectivas consequências dos seus actos de gestão, ou seja a demissão em bloco.

Anónimo disse...

Caro Amigo Jorge Almeida fiquei desiludido com a sua opinião. Então o meu amigo que é uma pessoa tão defensora do Andebol Feminino está contra a medida de terem de possuir 4 escalões de formação? Então não acha que isso é defender o Futuro e até defender o presente daqueles que se metem em projectos só para estragar o que estava feito! Ou é a favor daqueles que com dinheiro andam a roubar as jogadoras que alguns Clubes responsavelmente e "custosamente" andam a formar?