gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 1 de maio de 2011

Crónica De Fim de Semana – 27 – 2010 / 2011 - I

Crónica de fim de semana dedicada à jornada Fase Final Grupo “A” e Grupo “B”. Que mais uma vez ficaram incompletas.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
Fase Final

Grupo "A"
6.ª Jornada
FC Porto 28 - 18 Benfica
7.ª Jornada
Madeira SAD 19 - 19 ABC
FC Porto 31- 27 Sporting
Benfica - Águas Santas ( 04-05-11 ás 20H30 )

Começámos esta crónica pelo jogo que encerrou a 6.ª Jornada, O FC Porto / Benfica, que terminou com a folgada vitória do FC Porto, diante um Benfica, que deixou muito a desejar, e teve como figura de relevo o guarda redes Hugo Laurentino, que atingiu uma eficácia de 61 %. Nos jogos relativos á 7.ª jornada o ABC foi á Madeira obter um excelente empate com a equipa do Madeira SAD, num jogo quase sempre equilibrado, aos 20 minutos de jogo registava-se uma igualdade a 6, posteriormente os Madeirenses assumem o comando jogo e chegam ao intervalo a vencer por 11-8, e mantendo o comando até cerca dos 52 minutos de jogo, momento que o ABC obtém uma igualdade a 17, refira-se neste período a equipa Insular chegou a deter uma vantagem de cinco golos, aos 39 minutos ( 14-9 ), uma exclusão de Hugo Rosário aos 56 minutos de jogo permitiu ao Madeira SAD colocar o resultado em 19-17, no entanto uma exclusão de Mário Costa perto dos 58 minutos aliado a garra demonstrada pelos Bracarenses coloca o resultado em 19-18, para terminar, com a desqualificação directa de João Ferraz ( aos 59 minutos e 30 segundos ) e o livre de 7 metros sobre os 60 minutos convertido por Mário Peixoto. De salientar neste encontro as exibições dos dois guarda redes, Telmo Ferreira ( 44% eficácia ) e Humberto Gomes ( 50% eficácia ).No jogo FC Porto / Sporting vitória do FC Porto, que com este resultado é praticamente Campeão Nacional, a 3 jornadas do fim da prova, residindo o interesse no Grupo “A”, ao restante escalonamento, para definição das equipas que participarão nas provas Europeias. A Classificação ficou assim ordenada, FC Porto ( 48 pontos ), Madeira SAD ( 42 pontos ), Benfica ( 41 pontos - menos 1 jogo ), ABC ( 40 pontos ), Sporting ( 39 pontos ), e Águas Santas ( 32 pontos – menos 1 jogo ).

FC Porto 31 – 27 Sporting

Excelente jogo de andebol, disputado num pavilhão quase cheio ( mais de 1600 espectadores ), e excelentes momentos de jogo, a modalidade saiu prestigiada com o espectáculo a que se assistiu, poder-se-á até dizer que foi dos jogos em que o Sporting apesar de derrotado, melhor esteve. O jogo foi de equilíbrio até aos 7 minutos , momento em o FC Porto , fruto de momentos de descontrole emocional do Sporting proporcionaram uma série de contra ataques muito conduzidos pelo FC Porto que passaram o resultado de 5-5 para 9-5 aos 12 minutos aproximadamente, e que permitiu ao FC Porto assumir em definitivo do comando do marcador , até final do encontro. O FC Porto criava situações de ataque planeado e colocava o marcador com uma diferença de 5 golos e Sporting a seguir recuperava e diminuía para 2, esta situação aconteceu duas ou três vezes. O FC Porto com Inácio do Carmo a jogar como à muito não o vimos fazer, jogando assistindo e marcando, foi uma suas principais figuras, juntamente com Ricardo Moreira que marcou ( 15 golos ) dos quais 7 em 7 de livres de 7 metros, e foi a arma mortífera nos contra ataques da sua equipa, a que se junta a boa exibição do guarda redes Alfredo Quintana ( 41% eficácia ), no Sporting o destaque vai totalmente para o jovem Rui Silva ( 6 golos ), que desde que entrou no jogo, marcou, assistiu e fez jogar, bem como o pivot Bruno Moreira ( 6 golos ), que esteve muito bem nos 6 metros, de lamentar a lesão de Fábio Magalhães, que até ao momento da mesma, estava a efectuar um bom jogo, uma última palavra para Zelenovic ( 3 golos ), que durante o tempo que jogou, não esteve mal. A dupla Aveirense composta por Ramiro Silva e Mário Coutinho, num jogo em que os atletas não complicaram, poderia e deveria ter efectuado melhor trabalho, pois não esteve bem na Lei da Vantagem, e não foi coerente na aplicação das sanções disciplinares.

Notas Finais

Saudamos a decisão de colocar os bancos no lado contrário ao da bancada do público, tal como foi feito durantes os jogos das competições Europeias.

Temos pena de que o “relatador” Hélder Marques de Sousa, efectue um autentico relato do jogo, cheio de comentários completamente desapropriados, inclusive agora ainda antes dos atletas estarem a serem assistidos, já faz o diagnostico da lesão, e efectua comentários sobre a arbitragem completamente disparatados. O melhor numa situação destas é desligar o som.

Grupo “B”
6.ª Jornada
SC Horta 33 - 28 São Bernardo
7.ª Jornada
Xico Andebol 35 - 28 São Mamede
São Bernardo - Belenenses ( 15-05-11 ás 17H00 )

Este Grupo que tem primado por um irregular cumprimento de calendário, mais uma vez ficou incompleto. NO jogo em atraso da 6.ª jornada o SC Horta venceu o São Bernardo num jogo em que assumiu o comando do marcador cerca dos 5 minutos ( 4-3 ), para não mais o largar chegando a ter 6 golos de diferença a seu favor ( 24-18 ) , o São Bernardo apesar da réplica que sempre procurou dar o máximo que conseguiu , foi colocar o marcador num diferencial de apenas 2 golos , cerca dos 46 minutos ( 26-24 ), mais uma vez o veterano Yuriy Kostetsky com 10 golos foi a figura da sua equipa bem acompanhado pelo guarda redes Nuno Silva ( 40% eficácia ), nos Aveirenses , o pivot Nuno Carvalho foi a grande figura com 9 golos em 10 oportunidades. No outro encontro que se realizou o Xico Andebol venceu um São Mamede, demasiado descrente. O Xico Andebol assumiu o comando cerca dos 9 minutos ( 5-4 ) e chegou ao intervalo a vencer por 17-12, estando neste período os Academistas cerca de 10 minutos sem concretizar ( dos 10 aos 20 ) e passando o resultado de 6-5 para 12-5 a favor da equipa de Guimarães, que no segundo tempo não teve mais do que fazer a gestão do resultado. Com esta derrota, a equipa de São Mamede que nesta fase ainda não obteve qualquer ponto positivo, deve estar condenada á descida de Divisão. A Classificação ficou assim ordenada, Belenenses ( 35 pontos – 5 jogos ), SC Horta ( 32 pontos – 4 jogos ), Xico Andebol ( 27 pontos – 6 jogos ), São Bernardo ( 25 pontos – 5 jogos ) e São Mamede ( 20 pontos – 4 jogos ).

O Banhadas Andebol

11 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que o treinador do SCP nunca admitiu vontade de ganhar ao FCP e continua ainventar1 Hoje jogou com aqueles que não têm jogado 1 minuto... e que bem eles estiveram. Quanto à insistência em Hugo Rocha... veja-se a estatistica e reveja-se o jogo! Passa por aí o futuro?
Não brinque com os sócios do SCP e vá até à Sérvia, vindo de vez em quando dar prelecções a Portugal...

Anónimo disse...

Numa crónica “simplex” sobre tantos jogos , é difícil fazer comentários embora curtos numa fase crucial da competição, decisão do titulo.
Porto-Benfica(28-18)
Brilhante exibição do Porto e uma derrocada do Benfica a começar pela estratégia do treinador com a colocação o atirador Pedroso a central? Houve muita gente a esfregar as mãos de contente perante tal originalidade do doutor... e o resultado viu-se de imediato 7-1... depois foi um caminhar para o massacre e a vitória por 10 que podia ter sido por 20 se o treinador do Porto Sr. Obradovic não tivesse abrandado e meter juniores par sentir a vitória e o afastamento do Benfica do Titulo nacional, já vai em 3 épocas... para o ano há mais e não desistir será o lema, mas não me parece fácil para o ano o Benfica chegar ao titulo por mais saídas e entradas de jogadores…
ABC

Anónimo disse...

Duas jornadas em pouco tempo com as consequências que isso pode ter na recuperação dos atletas face ao esforço e os resultados ganhos ou perdidos.
Quem esteve muito bem o Porto, quer no jogo do Benfica quer no jogo de Sporting , mas com muita luta por parte do Sporting.
O ABC e a Sad Madeira com um empate 19-19 que serviu ambas as equipas com vista aos objectivos europeus da próxima época.
Quem esteve mal o Benfica que fez um mau jogo embora com algumas justificações de viagens etc e tal.. bem ao jeito do seu treinador, mas o titulo foi-se caro José António Silva, que tinha sido avisado publicamente(Jornal Record) pelo seu Vice Presidente João Coutinho que o objectivo do Benfica era o Campeonato e não a competição Europeia, mas para justificar de mais uma época serve qualquer troneio ou competição europeia da 3ª divisão onde o Sporting ganhou a época passada e o Sporting da Horta foi á final?

Fernando soares

Anónimo disse...

As vitórias servem para muito coisa até para justificar os nosso ordenados mas não nosso trabalho de profissionais, porque o titulo de andebol foge da luz já vai desde o tempo do Alex Donner, há 3 anos e não vai ficar por aqui..
Parabéns ao Porto pela conquista do titulo e ao Benfica que corrija o que pode corrigir, não esta fácil, é preciso ter outros atributos que não só os académicos, porque os verdadeiro treinadores campeões são por liderança forte, paixão pelo jogo e saber dirigir os jogadores nos momentos críticos da Competição.
Excelente exibição do Ricardo Moreira 15 golos em 16 remates é obra, nível internacional, ambiente muito desportivo na melhor sala para se jogar andebol em Portugal e também para a selecção senhores da Federação e não vão para zonas do interior sem ambiente….

Anónimo disse...

Sem dúvida que o "Dragão Caixa" (é assim que se chama, não é?) tem todas as condições.
Experimentemos, porém, organizar nesse belo recinto um jogo entre outros clubes ou mesmo a selecçao.

Gostava de ver o resultado.

Cumprimentos

Rui Silva

Anónimo disse...

Rui Silva
Não disseste nada, não afirmas-te nada, calado é o melhor para os ignorantes.

Anónimo disse...

comentador RUI SILVA se és quem eu penso deves estar com muita azia depois do banho de andebol que levaste no DRAGÃO CAIXA,portanto o que te faz falar é a dor de coto.
saudações.d

Anónimo disse...

Anónimo de 3 de Maio de 2011 19:47

Não se escreve "afirmas-te" mas sim "afirmaste".
O analfabetismo é perdoável nestas situações.
Não conheço o Calado. Por isso não posso dizer se é o melhor para os ignorantes ... como você.
Quem é o Calado?

Rui Silva

Anónimo disse...

Anónimo de 4 de Maio de 2011 12:01

Coto, um personagem da mitologia grega;
Coto, uma freguesia portuguesa do concelho de Caldas da Rainha.

Estaria eu com dor de quê? Explique lá isso bem.

Depois, não sou quem você pensa.
Tenho a certeza e você também.

Capice?

Rui Silva

Anónimo disse...

Amigo Rui Silva no fundo pouco importa quem é. Na realidade o que importa é vêr a diferênça de andebol que se pratica no f.c.Porto,e o que se pratica nos outros clubes.Na realidade basta vêr a análise que este próprio BLOG faz da equipa para se perceber que estamos muito mais á frente.por isso mesmo só não vê quem não quer ver.saudações.

Anónimo disse...

Nesse aspecto tem toda a razão, anónimo de 5 de Maio de 2011 16:56

No hard feelings.

Já agora, na próxima época o fosso entre as várias equipas vai diminuir.
Mas também será verdade que em vez de 12, teremos em situação verdadeiramente competitiva, 6 ou 8, no máximo.

Cumprimentos
Rui Silva