gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Analise Das Equipas da PO01 – II

Dando continuidade a analise publicada na semana anterior, hoje efectua-se nova publicação. Será de todo o interesse referir, que estes textos reflectem a opinião dos autores, e pretendem ser efectuadas com um princípio de equidade, sem pretender de qualquer forma defender, atacar ou promover qualquer clube ou atleta

SL BENFICA

Longe de polémicas com a Faculdade de Desporto, com um plantel que só podia ser superior ao do ano anterior, em nossa opinião o Benfica partia como grande favorito. Uma equipa já de si forte, foi retocada por atletas da valia de José Costa, com a experiência de Milan Vucicevic e Pedro Graça, e com o potencial de António Areia não tem a nosso ver paralelo em Portugal (em termos de individualidades entenda-se). 

Contudo, a lesão de Rui Silva logo no início da época veio condicionar um pouco a estratégia de José António Silva (JAS) visto que José costa, embora seja um excelente atacante revela-se um defensor mediano que não dá garantias a uma equipa como o Benfica (quem sabe se com algum esforço por parte do atleta, do treinador e da restante equipa não se poderia tornar um caso de sucesso como defensor, à imagem de Tiago Rocha). Com Rui Silva JAS podia pensar em acelerar um pouco o ritmo de jogo como Porto e Sporting (com Paulo Faria) vinham fazendo visto que ficava dispensado de efectuar uma das 2 trocas defesa-ataque (a outra é a saída de Claudio Pedroso).

Quer-nos parecer no entanto, que JAS e restante elenco directivo do Benfica cometeram alguns “erros de casting” na construção do plantel. Têm o mérito de juntar dois guarda redes de inegável valia, o melhor ponta direita, o melhor lateral direito, o melhor central e dois dos melhores pivots do país, mas deixaram a equipa “manca” de alternativas no posto de lateral esquerdo. Zaikin parece-nos o elemento mais fraco do sete titular e a lesão que sofreu –continua sem regresso anunciado – veio expor a falta de alternativas da equipa na 1ª linha. Uma equipa com elevadas ambições não se pode dar ao luxo de partir para a uma temporada somente com 3 jogadores para 2 posições como central e lateral esquerdo. Com a ausência de Zaikin, Carneiro e Roque têm sido híper solicitados e a fadiga gerada leva a situações como a vivida no Dragão Caixa no jogo que decidiu o título ou na derrota com o acessível Partizan. Nota aqui para Nuno Roque, que se tem revelado uma opção bastante razoável e tem de forma progressiva conseguido afirmar-se daí o nosso espanto quando nos chegam notícias sobre dificuldades no acordo de renovação de contrato - não está o atleta contente com o papel no clube? ou é o clube que não está contente com o desempenho do atleta? Estranhamos qualquer que seja o motivo.

A 1ª fase trouxe um Benfica que vinha mostrando exibições mais seguras, principalmente devido à crescente maturidade que Carlos Carneiro tem vindo a ganhar, que lhe permite conduzir a equipa e ser o elemento decisivo quando necessário. No entanto, e como vem sendo habitual nos últimos 3 anos, o Benfica intercala ciclos de importantes vitórias com as principais equipas com derrotas inesperadas com adversários como Horta ou Águas Santas e esses são inevitável pontos que no final fazem sempre falta. 

Não podemos deixar de referir o desempenho imaculado que a equipa foi tendo em provas como a Supertaça, Taça Challenge ou Taça de Portugal. Depreendemos deste facto que JAS é capaz de preparar o plantel convenientemente para os jogos mais importantes mas que não consegue manter um nível de consistente ao longo de um prova regular… e sabe-se que o campeonato é a prova mais apetecida e é justamente uma competição que geralmente consagra os mais regulares. 

Parece-nos que o treinador deverá conseguir crédito junto da direcção com a anunciada vitória europeia - o Cimos Koper está longe do nível do passado recente em que inclusive participou na fase de grupos da Champions – bem como na Supertaça e quem sabe, da Taça de Portugal, e poderá no próximo ano conseguir um reforço importante para a 1ª linha. 

Com a derrota em Braga – a ausência de Carlos Carneiro mostrou um Benfica sem alma – o clube deixa-se numa posição desconfortável. Para assegurar o 2º lugar não pode deslizar em casa com o Madeira, sob pena de deixar todas as decisões para o último jogo, que em casa do Sporting (também a necessitar de pontos) não será certamente tarefa fácil. A quebra de rendimento com a ausência de Carneiro levanta uma questão: como pode uma equipa com atletas da valia de David Tavares, Claudio Pedroso, Rui Silva, José Costa, Candeias/Ferreirinho estar tão dependente de um atleta. Difícil de entender.

Uma nota final sobre o treinador: JAS tem vindo a ser criticado por muitos e elogiado por poucos. Parece ser uma das figuras menos estimadas da equipa por parte dos adeptos (bem diferente do estatuto que outros técnicos gozam, vejam-se os casos de Obradovic ou Paulo Fidalgo), no entanto, tendo em conta a herança que recebeu de Donner, dispensado logo após ser campeão a figura não se afigura fácil. Na época transacta o “caso faculdade” justificou uma época menos conseguida, este ano as competições vencidas deverão ser suficientes para assegurar a continuidade do técnico. Mas a a questão que levantamos é a seguinte: ao longo dos quase três anos que leva á frente dos destinos da equipa, JAS não deu mostras de conseguir fazer “crescer” os atletas ou o desempenho da equipa de forma muito notória. Que razões há para acreditar que no próximo ano vai conseguir fazer a equipa dar o salto?

Balanço: a grande conquista da época acaba por ser a Supertaça (e eventualmente da Taça de Portugal). A previsível vitória na Challenge não pode ser sobrevalorizada… uma prova que não contempla participantes das principais ligas europeias não é grande obstáculo para um plantel da valia do Benfica. José António Silva terá na próxima época – última do seu contrato – de levar para a Luz o campeonato sob pena de se ver fora do clube.

Grupo de Analistas

16 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma época miseravel do Madeira SAD. Orçamento brutal, 14 internacionais A por diversos países e treinador Cubano, dos mais conceituados da sua "Ilha". Comecemos pela baliza, onde pontifica Telmev Ferreirov, internacional Bulgaro pago a peso de ouro. Seu suplente o Espanhol Lluis Hierra, suplente de Sterbik na sua selecção. Na frente três Ucranianos, Goncaleov, Nunev e Maurevskiyy a juntar a dois conterraneos do treinador, Nuno Silva e Gustavo Castro, sobrinho de Fidel. Como se não bastasse esta autentica constelação de estrelas ainda foram buscar o mexicano Marquez os argentinos Juan Ferraz, Albano Lopez e Daniel Santos e o lateral sueco Koellowski. Na defesa o gigante Russo Mario Kostov. Agora, como madeirense atento pergunto, tanto dinheiro para nada?? Segundos lugares??? Finais de Taça?? 3ºs lugares em Portimão?? Andamos a brincar com o dinheiro dos contribuintes!! Vejam o Benfica, isso sim um exemplo de gestão tanto ao nível de recursos materiais como humanos. Prata da casa, salários em atraso, espaços para treino sem as condições necessárias e falta de massa adepta que apoie a equipa. A desgraça é tanta que o técnico opta por manter a posição de Cristo Rei durante quase a totalidade do tempo de jogo. Professor António, dou-lhe valor!! Muito tem feito o senhor com tamanha escassez de meios.

Anónimo disse...

Por muito que se procure disfarçar a evidencia que o zé António é muito limitado para orientar o Benfica, acho que a prova está dada...3 ANOS passaram, o Benfica era campeão com o Donner e até agora nada? Carneiro, Pedroso, Silva, Costa, Tavares, Candeias, Ferreirinho, Milan não chega para ganhar ao Madeira SAD?! Uma equipita de miúdos e de gente esforçada. Os dirigentes do Benfica que paguem ao rapaz para ele ir embora, já chega Zé.

Anónimo disse...

Mais uma época miseravel do Madeira SAD. Orçamento brutal, 14 internacionais A por diversos países e treinador Cubano, dos mais conceituados da sua "Ilha". Comecemos pela baliza, onde pontifica Telmev Ferreirov, internacional Bulgaro pago a peso de ouro. Seu suplente o Espanhol Lluis Hierra, suplente de Sterbik na sua selecção. Na frente três Ucranianos, Goncaleov, Nunev e Maurevskiyy a juntar a dois conterraneos do treinador, Nuno Silva e Gustavo Castro, sobrinho de Fidel. Como se não bastasse esta autentica constelação de estrelas ainda foram buscar o mexicano Marquez os argentinos Juan Ferraz, Albano Lopez e Daniel Santos e o lateral sueco Koellowski. Na defesa o gigante Russo Mario Kostov. Agora, como madeirense atento pergunto, tanto dinheiro para nada?? Segundos lugares??? Finais de Taça?? 3ºs lugares em Portimão?? Andamos a brincar com o dinheiro dos contribuintes!! Vejam o Benfica, isso sim um exemplo de gestão tanto ao nível de recursos materiais como humanos. Prata da casa, salários em atraso, espaços para treino sem as condições necessárias e falta de massa adepta que apoie a equipa. A desgraça é tanta que o técnico opta por manter a posição de Cristo Rei durante quase a totalidade do tempo de jogo. Professor António, dou-lhe valor!! Muito tem feito o senhor com tamanha escassez de meios

Anónimo disse...

Este Blog já parece as declarações do treinador do Benfica. Falam falam falam e não dizem nada. Então o Trabalho de Zé Antonio em 3 anos tem alguma qualidade? ZERO, não fez nada. grandes craks, e ZERO. Mandem esse triste embora.

Anónimo disse...

As contas na Alta Competição são fáceis de fazer:
INVESTIMENTO= RESULTADOS DESPORTIVOS ALCANÇADOS, TITULOS NACIONAIS
Resumindo:
3 Épocas investimento, 1 milhão e 200 mil euros = 3 milhões e 600mil euros, resultado desportivo, 1 Taça da LPA e 1 Super Taça da FPA, isto é 2 taças de segunda competição custaram aos cofres do benfica uma pipa de massa e ainda me fala de ter sido mais ou menos e para o ano é que vai ser a sério. Só se forem buscar alguns jogadores ao FCPorto, como é o caso do Nuno Grilo e o Inácio Carmo e porque não o Treinador?
O Homem não ganha no Benfica e não ganhou em 26 anos de treinador feminino e masculino 1 Taça de Portugal oferecida pelo Presidente Luis Santos por causa do Trafico de influencia dos dirigentes de aguas santas no romper com a Liga.
Até sou amigo do Café Velásquez, mas a verdade e incompetência não devem ser escondidas e fazer-se de vitima até no café...o choradinho corre !.

Anónimo disse...

Vergonha é o que posso dizer desses meninos mimados que foram completamente arrasados por uma jovem equipa acabadinha de formar. Sim Zé Tó, vergonha para todo um clube que não é um clube qualquer, em ter o Sr como timoneiro. Parecia que o mundo estava a desabar sobre a sua cabeça e o Sr a sacodir a poeira para cima dos seus atletas e para os árbitros. Vergonha Sr Zé Tó, conseguir com a sua indignação que o pedreiro que comentava o jogo de ontem dissesse algumas grandes barbaridades.
O Sr é o maior, pelo menos foi para isso que estudou. Mas para estar nesse lugar não chega, terá de ser o melhor! Isso nunca será como sabemos.
Já agora, na preparação da nova época, faça a proposta à sua direcção para que volte ao passado e sejam de novo patrocinados pela Parmalat. Assim o leitinho para dar aos seus meninos sairá gratuíto. Evitará com isso que eles passem fominha e que não passem a vida a chorar no balneário..vá Zé Tó, faça alguma coisinha!
O Benfiquista!!!

Anónimo disse...

Vergonha é o que posso dizer desses meninos mimados que foram completamente arrasados por uma jovem equipa acabadinha de formar. Sim Zé Tó, vergonha para todo um clube que não é um clube qualquer, em ter o Sr como timoneiro. Parecia que o mundo estava a desabar sobre a sua cabeça e o Sr a sacodir a poeira para cima dos seus atletas e para os árbitros. Vergonha Sr Zé Tó, conseguir com a sua indignação que o pedreiro que comentava o jogo de ontem dissesse algumas grandes barbaridades.
O Sr é o maior, pelo menos foi para isso que estudou. Mas para estar nesse lugar não chega, terá de ser o melhor! Isso nunca será como sabemos.
Já agora, na preparação da nova época, faça a proposta à sua direcção para que volte ao passado e sejam de novo patrocinados pela Parmalat. Assim o leitinho para dar aos seus meninos sairá gratuíto. Evitará com isso que eles passem fominha e que não passem a vida a chorar no balneário..vá Zé Tó, faça alguma coisinha!
O Benfiquista!!!

Anónimo disse...

Acho que estão a ser muito injustos. O Ano passado o "caso Faculdade" deixou marcas dificeis e este ano como o próprio treinador disse o cançaso acumulado é evidente senão vejam: O Benfica jogou em Braga e perdeu com o ABC no Sábado, depois jogou na quarta com o Madeira SAD e foi.... que VERGONHA. alias muito desse cançaso é por pouca qualidade do plantel (dois gr que jogavam em qualer clube; dois laterais direitos do melhor, dois pivots brutais, um melhor ponta direita, etctetctec. ou seja uma constelação. Se não é do malho ....deve ser do malhadeiro e acho que é mesmo essa a razão. A razão do fracasso do benfica é única e exclusiva do TREINADOR, uma verdadeira fraude. Um treinador deve ser um condutor de homens não apenas se cingir ao treino, mas mesmo ai é desastroso a forma como o benfica e os seus atletas estão a ser conduzidos. Façam uma homenagem coloquem uma estátua na entrada do pavilhão e enviei o JAS para MArte.

Anónimo disse...

Primeiro reforço, Nuno Grilo!?

Anónimo disse...

Não, quem já assinou foi o Bosko...

Anónimo disse...

Os reforços do Nuno Grilo e Inácio Carmo atletas do FCPorto que ainda estão em competições importantes como seja Final-Four da Taça de Portugal a disputar em Tavira estão a servir de embuste para branquear os fracassos de mais uma de insucessos por parte do treinador JAS. Que todos anos vende ao desbarato e compra caro novos reforços, para depois não ter unhas para tocar a viola!
Comecem por dispensar o treinador fraco(erro de casting) sem qualidade para a dimensão do nosso Benfica e contratar um treinador ganhador e existem várias possibilidades, Paulo Pereira, Carlos Resende, Alex Donner, Paulo Fidalgo, Ricardo Tavares.
Responsáveis benfiquistas sejam lúcidos a defender os interesses do nosso Clube.
Boa sorte para o jogo internacional de hoje, mas não estou optimista quanto ao fecho da eliminatória...

Anónimo disse...

Luis Monteiro...

Anónimo disse...

Rolando Freitas...

Anónimo disse...

José Borges do Aguas Santas e todos eles não choram, treinam a sério, não são cientistas ou fazem de conta e não choram quando perdem nem inventas problemas familiares que todos temos.
O Vice do SLBenfioca anda muito chateado com o JSA , está farto de esperar por resultados...

João Rola disse...

Inácio Carmo e Nuno Grilo já são jogadores do Benfica.
No caso do Inácio por números que até eu tenho vergonha de referir.

Anónimo disse...

Inacio e Grilo é mentira...da grossa!
ser contactado e ouvir a proposta até assinar vai 1 grande passo...ao contrário de o Bosko que já é no papel jogador do SLB.