gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Analise Das Equipas da PO01 – I

Vamos iniciar a publicação de uma série de “Post’s” , onde será feita por um grupo de amantes da modalidade ( Grupo de Analistas ) uma analise de todas as equipas que participaram na PO01. Será de todo o interesse referir, que estes textos reflectem a opinião dos autores, e pretendem ser efectuadas com um princípio de equidade, sem pretender de qualquer forma defender, atacar ou promover qualquer clube ou atleta.

FC PORTO

O início de temporada foi algo conturbado. As saídas de Álvaro Rodrigues e Dragan Jerkovic não foram muito notadas por não serem indispensáveis ao 7 titular, mas a importância que assumiam como alternativas válidas e experientes pesou e isso mesmo se notou logo na primeira aparição oficial: o apuramento para a Liga dos Campeões. A equipa ficou a 1 golo de se apurar para a fase de grupos e o grupo de atletas acusou a estocada e isso mesmo ficou patente na escorregadela “sem espinhas” no Sá Leite nas primeiras jornadas. No entanto, será certamente motivo de regozijo para quem acompanha a modalidade o facto de as equipas portuguesas estarem a subir no plano europeu e que o campeão nacional consiga já ficar bastante perto da participação na fase de grupos.

O desenvolver do campeonato acordou a equipa que voltou a apresentar aquela que é a sua maior arma, ou seja, a nosso ver, mais do que a velocidade e a agressividade defensiva, esta equipa é bem mais consistente que os mais directos rivais e isso faz a diferença. Nos jogos em que tem de ganhar, jogando melhor ou pior, o FC Porto raramente falha e nisso muito mérito terá o exigente Obradovic, que tem na sua frente um conjunto muito jovem (indubitavelmente uma das equipas mais jovens da fase final) que comanda com mão de ferro. Ao fim de dois anos os sistemas defensivos portistas continuam a vencer jogos. Repare-se nas especificidades do sistema 3:2:1 coeso, sem grande profundidade e tão diferente do habitualmente utilizado em Portugal, ou do sistema 5:1 com o defensor avançado orientado para um dos laterais, também pouco visto ou explorado por cá. Mas uma análise mais atenta mostra que não é só neste capítulo que Obradovic tem vindo a inovar. Ofensivamente, embora a equipa não seja tão forte (como adiante exploraremos) apresenta algumas inovações (pelos menos para os parâmetros nacionais) como a continuidade do ataque após transição, várias vezes com passes ponta-ponta que demonstram um tipo de jogo livre onde os atletas têm mais liberdade para procurar e tomar opções. Os técnicos nacionais podem “beber” um pouco desta prática, visto que muitas vezes são notórias equipas “amarradas” tacticamente que limitam as acções dos atletas. E falando em coisas que não se têm visto por cá, quando foi a última vez que em Portugal existiu um 1ª linha com características semelhantes a Gilberto Duarte? E não nos esqueçamos que estamos na presença de um atleta ainda júnior e que este ano tem vindo a jogar também no seu escalão “de origem” mas que se vem afirmando como igual e como alternativa perfeitamente viável a Wilson Davyes e Nuno Grilo (em relação a este último, Gilberto tem a vantagem de desempenhar bem melhor tarefas defensivas) tanto nas competições internas como a nível europeu. Veremos até que ponto Obradovic conseguirá estimular Ricardo Pesqueira, outro potencial atleta de topo.

No entanto nem tudo são rosas neste tri-campeão. A equipa demonstra em algumas posições um preocupante défice de alternativas e hoje, olhando para o calendário apertado que o Benfica tem vivido, é difícil imaginar como seria para o FC Porto jogar pelo menos 10 encontros da Champions com o actual plantel. Aliás, tirando nas laterais (Spínola dá algumas garantias de poder substituir Inácio Carmo, pelo menos ofensivamente) e Wilson, Grilo e Gilberto complementam-se, parece-nos que nenhuma outra posição tem uma alternativa verdadeiramente viável… não se vê (e não se viu quando teve de acontecer) quem possa substituir Tiago Rocha, não há alternativa a Ricardo Moreira, o inconstante Dario Andrade esteve praticamente toda a época sem suplente (lembro-me de ter sido lançado algumas vezes Hugo Santos. Promissor, mas júnior!) e quando não há Filipe Mota parece faltar o garante da estabilidade ofensiva. E é mesmo para o jogo ofensivo que vai a última nota desta análise: a equipa do FC Porto será sem dúvidas a melhor em Portugal em 3 das 4 fases de jogo. Ninguém em Portugal bate este Porto nas transições, ninguém bate a defesa organizada, mas todos podem apontar alguns problemas a nível de ataque organizado e continuado. É a pedra no sapato de Obradovic que teve no jogo com o Benfica para a Supertaça bastante influência num resultado que acabou por matar as aspirações da equipa á revalidação do troféu. Caso continue na próxima época será interessante ver como resolve este problema, mas será também interessante acompanhar a evolução dos jovens angolanos recém-chegados e do cubano Quintana, que parece vir dando excelentes sinais.

Quanto ao desenvolvimento do dossier “transferências e renovações” no FC Porto… Ao que parece Obradovic estará no último dos 2 anos de contrato que assinou ao chegar ao clube e ao que se sabe há outros atletas que terminam agora contrato, no entanto, não parece lógico que haja vontade em mudar muito na base da equipa, pelo que se esperará a continuidade do técnico e da maioria das pedras fundamentais. No mesmo capítulo há a assinalar a renovação com Tiago Rocha por um período longo (numa altura em que alguma imprensa garantia a saída do pivot para o estrangeiro). A nosso ver a notícia deste acordo só é positiva para o próprio clube que poderá continuar a contar com um atleta de eleição. A nós, fica-nos a mágoa por não vermos atletas portugueses noutros voos…

O título de campeão segurado tão cedo dará oportunidade aos dirigentes para pensarem a próxima temporada com tempo e resolver estes assuntos já sem grande influência no rendimento dos atletas.

Balanço: para FC Porto, SL Benfica e Sporting CP o grande objectivo da época é naturalmente o título de campeão pelo que a época portista não poderá nunca considerar-se um fracasso. No entanto, olhando para o desempenho na Champions, EHF e Supertaça fica a ideia de que a equipa deveria ter ido mais longe em, pelo menos, uma destas competições. Resta a Final Four da Taça de Portugal, e aí o mínimo que se exigirá será a presença na final.

Grupo de Analistas

18 comentários:

Jorge Almeida disse...

Concordo com a análise, só com um erro de pormenor:

Na minha opinião, Ricardo Pesqueira tem capacidade para se afirmar como alternativa a Tiago Rocha.

Aliás, no meu entender (de cá de fora), Pesqueira é, em termos individuais, a grande desilusão do plantel do FC Porto desta época. E não sei se a culpa é só do atleta ... Não sei o que se passa, mas vi alguns jogos em que Obradovic convocava-o, mas não o punha a jogar nem um mero segundo, metendo o angolano em vez dele. Assim, não há evolução possível.

Anónimo disse...

Excelente comentário técnico sobre as equipas da PO1 e a começar com o F.C. do Porto.
Analise séria e tecnicamente clara, podendo-se aprender com uma leitura assertiva da mesma.
Um detalhe:
O Porto é única equipa que Todos defendem e todos atacam e a conquista do Tiago Rocha para a DEFESA da equipa foi um marco histórico em que o andebol português e o atleta ficaram a ganhar, contrariando a falta de treino na maioria das equipas que normalmente fazem trocas defensivas/ofensivas e nem se trata de atletas que defendem bem, bem pelo contrario…
Face a este trabalho realizado pelo Treinador do PORTO ganhou a coesão defensiva, a fase de transição Rápida e a facilitada conclusão do ataque na situação de 1X1(GR), um exemplo pelos restantes treinadores das equipas com este problema de anos na lógica da sua estratégia de jogo!
Recordando a escola YU a estrutura de uma equipa de andebol passa pelo Guarda-Redes, Central e Pivot. Ora o Porto tinha ou ainda tem algumas fragilidades, no guarda-redes foi corrigido, no central, aguardamos e a pivot, não tem alternativa mas sim adaptação. Mas os responsáveis Administrativos do FCP, sabem o que devem fazer face aos limitados recursos.
ADC

Anónimo disse...

Noticias proxima epoca:
Treinador do FCPorto - Paulo Fidalgo do Madeira SAD
Treinador do Sporting - João Florêncio do Gil Eanes.

Anónimo disse...

O Pesqueira é um jogador que no Aguas Santas sempre usado apenas em situações defensivas.
Por outro lado foi um jogador que na fase de formação acabou por ser prejudicado pelo facto de o seu relógio biológico se ter adiantado.
Com teve um crescimento acima do normal, destacava-se sobretudo pela diferença de físico, acabando por não evoluir na aprendizagem dos aspectos técnicos e a tacticos.
Como acaba sempre por acontecer nestes casos agora paga a factura revelando-se do ponto vista técnico limitado.
Na posição de pivot, deixou de ser pervalecente o físico sendo cada vez mais, ainda por cima face às novas orientações das regras de jogo, importantes os aspectos técnicos.
Ora o jogador tem vindo a evoluir mas, do meu ponto de vista, ainda lhe falta muito para conseguir agarrar o lugar.

Anónimo disse...

grande porto

Anónimo disse...

Estão no mercado muito boas soluções para a análise feita quanto á necessidade de mais um central com outras caracteristicas..bem como pontas direitas alternativos para Moreira. Jovens experientes e que lentamente se poderão ir adaptando!
Treinador mudar não me parece. Fidalgo no SCP também não pois Prohjac já fez as suas opções de plantel pois vai ficar! Era bom era que ele (o do SCP) fosse embora pois nada trouxe e muito destruiu...

treinador de formação disse...

Na minha opinião o Porto necessita de um lateral direito de grande qualidade - e de outro central para se complementar com o Hugo Mota.
Podíamos acrescentar a questão do ponta esquerda mas esperemos que o Dario volte ao nível que nos habituou no ABC. Como suplentes, para as duas pontas o porto tem dois jogadores de grande potencial que são o Hugo santos e o Mário Lourenço, tem também Pesqueira para Pivot. Não caiam na asneira de pagar balúrdios por jogadores estrangeiros, o Gilberto é um exemplo de como apostar na formação trará resultados. O Porto tem ainda dois Juvenis fantásticos que dentro de alguns anos tem tudo para chegar ao plantel sénior: Belmiro e Carvalhais, se bem que este ultimo tem de aprender a ter mais confiança nele próprio.

Anónimo disse...

Sporting: Bosko e Petric de malas feitas.

Rui Silva

Jorge Almeida disse...

Anónimo 5 de Maio de 2011 17:03,

obrigado pelo esclarecimento. No entanto, para evoluir, o jogador precisa de jogar alguns minutos, não se evolui somente treinando.

Treinador de formação,

concordo que se pode melhorar o Lateral Direito, mas isso passa essencialmente por Inácio não ter medo de assumir o jogo. Tem jogos em que parece perder esse medo, mas precisa de mais constante nesse aspecto. De resto, não estou a ver Laterais Direitos muito melhores "por este preço".

Quanto ao central, quer melhor alternativa a Filipe Mota que Wilson Davies?

Nas pontas, se as alternativas têm grande potencial, é pô-las a jogar pelo menos alguns minutos por partida ... Ninguém evolui somente sentado no banco.

Anónimo disse...

Wilson não é central, ainda que o faça muito bem, só que é pena perdê-lo no seu posto esquerdo.
E se Grilo não se mantiver? então um central diferente de Mota é mesmo vital.
Inácio: que mais querem do homem? defende como um leão e já tem trintas e alguns. Agora que é preciso equilibrar um pouquito aquele plantel é para o pôr na Champions com outro equilibrio, para não se ficar pelo quase pois já merece ir mais além. A meu ver a melhor politica seria gente nova, experiente internacionalmente, tipo Pesqueira...

quanto ao SCP não é só Bosko e Petric. É também Zelenovic, Galambas e Seabra. Para já.
Sérvios a caminho de Alvalade...Que vergonha!!!

Anónimo disse...

Bosko no SLB...ja assinou...

Unknown disse...

O Águas Santas espera ficar rico com a visita do FCP? Bilhetes para o público a 8 €? Nem nas competições europeias! Trata-se de uma medida de boa vizinhança, com toda a certeza. Ou então não querem que os simpatizantes do FCP vão ver o jogo.
Boa sorte e espero que façam uma grande receita.

Orlando Oliveira

Carraca disse...

8€ para ver o Puerto é barato. Sobretudo para ver as maravilhas dos angolas, spinolas, carmos e trindades. Águas sempre!

Anónimo disse...

Para já são só esses, a seguir vão carlota, correia e o rocha e só não vão mais porque têm contrato e a esses não convem mexer porque ainda têm de pagar ao Paulo Faria.

Tolstoi

Anónimo disse...

as gentes de aguas santas criticaram a sao mamede por cobrar 5€ no jogo em casa contra eles e agr cobram 8€ para o fcp... LOL

Anónimo disse...

Alguém com juízo e postura no Benfica já tinha enviado o Sr José António embora! o que ele faz no Benfica? NADA. Mais uma vergonha o trabalho dele em Braga, contra o ABC?! Ele está à 3 anos no Benfica e limita-se a ganhar 1 taça da liga e 1 supertaça. e o Filipe Gomes , o Luís Gomes sempre a proteger a incompetência.
Eu desafio os sócios do Benfica a fazer um abaixo assinado para demitir esse fraco do nosso Andebol!
Salvador

Anónimo disse...

Realmente esse triste do Zé António o que anda a fazer? a brincar com o dinheiro dos sócios. Tanto dinheiro gasto? e resultados nada?!

Anónimo disse...

Qual o papel de Filipe Gomes na estrutura encarnada?

Rui Silva