gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 27 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados

8.ª Jornada
Alavarium 24 – 29 Juventude Lis
Académico FC 22 – 51 Madeira SAD
João Barros 17 – 22 Gil Eanes
Juventude Mar 24 – 27 Colégio Gaia

A jornada deste fim-de-semana marca o final das dúvidas sobre o campeão nacional desta época. Ao vencer em Pombal, o Gil Eanes praticamente assegurou o título, dado que tem 3 pontos de vantagem sobre o Madeira Sad e o único jogo complicado que tem será contra as madeirenses. Não acreditamos que ninguém mais poderá surpreender as algarvias.

O Gil Eanes organizou uma excursão para apoiar a equipa, o que mostra bem que as algarvias sabiam que este poderia ser o jogo que lhes daria o título. E desde o início que as actuais (e futuras) campeãs nacionais tomaram as rédeas do encontro. Ana Seabra continua a ser, para nós, a mais decisiva jogadora do campeonato e em todos os momentos críticos deste encontro, assumiu, mostrando o porquê do seu carácter especial. O Gil conseguiu sempre gerir bem o encontro sempre com uma vantagem a rondar os 5 golos e sempre que a formação de Paulo Félix se aproximava para a casa dos 2/3 golos, o Gil voltava a reagir e a alargar distâncias, muito por responsabilidade de uma extraordinária exibição de Tânia Silva. O resultado final não surpreende ninguém, apesar de Maria Pereira tudo ter tentado fazer para inverter o resultado, mas faltou mais equipa a este Colégio João de Barros que irá discutir com o Madeira Sad o segundo lugar no campeonato. Entre as campeãs nacionais, além de Tânia Silva e Ana Marques, é justo destacar Vera Lopes que continua a fazer um grande campeonato e que tem sido decisiva para este revalidar do título do Gil Eanes. Florêncio chegou a ser contestado mas dará mais um título ao Gil Eanes e tem feito uma fase final imaculada, mostrando que apostar em grandes treinadores produz frutos.

Em Aveiro jogava-se a luta pelo 4º lugar e a Juve Lis levou a melhor. A formação de Leiria pareceu sempre com outra maturidade e agressividade, enquanto a equipa de Aveiro pareceu amedrontada e bastante macia, completamente diferente da equipa que tem feito uma fase final notável. A jovem Inês Silva mostrou porque é um dos grandes talentos do nosso andebol, realizando uma soberba exibição, enquanto a Guarda-redes Raquel Pinho esteve a muito bom nível. Destaque ainda para Gizelle Carvalho pela sua capacidade de penetrar, o que colocou sempre muitas dificuldades à formação aveirense. No Alavarium, Catarina Martins fez uma soberba exibição mas foi demasiado pouco perante uma exibição tão sólida das leirienses. Para a melhor equipa da Zona Norte exige-se mais.

Em São Bartolomeu do Mar, o Colégio de Gaia teve que suar muito. A Juve Mar fez uma grande primeira parte, com um ritmo ofensivo muito bom, lideradas por Sandra Peixoto mas a equipa parece ter dificuldades em aguentar o ritmo das segundas partes e continua a ser a única equipa sem qualquer vitória na fase final. O Colégio de Gaia esteve bastante mal defensivamente na primeira parte mas melhorou na segunda parte e Andreia Ramos voltou a fazer mais uma excelente exibição e tem sido decisiva para a melhoria do Colégio, sobretudo numa altura em que Paula Castro parece finalmente apostar na central que tão consistente tem sido nos últimos anos. Curiosamente, esta equipa na fase final tem rendido mais sem Helena Soares do que quando a sua excelente pivot joga. Algo estranho… Com esta vitória, o Colégio de Gaia deixou claro que irá discutir com o Alavarium e a Juve Lis os lugares europeus.

Finalmente, o jogo da vergonha desta fase final. Não é possível que numa fase final, uma equipa perca por 29 golos e sofra 51 golos! O Académico do Porto, ao contrário da visita ao Funchal, nem se pode queixar da ausência de jogadoras. Apenas se pode queixar de um ritmo competitivo muito baixo, de uma preparação física muito débil que fez com que parecessem estar a jogar a 10 km/h enquanto as madeirenses a 100. As madeirenses também pareceram dispostas a apagar a má imagem da última jornada e não tiraram o pé do acelerador do início ao fim, com Rita Alves e Cláudia Aguiar a repetirem as boas exibições da semana anterior, desta vez bem acompanhadas por Filipa Silva. No Académico, apenas Isabel Oliveira esteve a um bom nível numa equipa que mostra que, a este nível, sem treino é impossível obterem-se bons resultados.

Críticos Femininos

29 comentários:

Anónimo disse...

Luisa Estriga a expert em treinos de alto - rendimento! .... hehehe

Anónimo disse...

E o Madeira tambem não sabe defender, se o academico é assim tão mau como voces dizem, como é que marca VINTE E DOIS GOLOS?

Anónimo disse...

Gostaria de saber porque é que deixaram de falar das restantes equipas da 2ª divisão... alguém me pode esclarecer?

Anónimo disse...

TSUNAMI no andebol feminino, isto é 55 golos num só jogo é muita frita e foi para os lados de costa cabral.
Pode-se concluir que não basta ter vontade jogar bem nos bastidores e mesmo irregularmente jogar na Fase final Grupo "A" é preciso ter outros atributos, espero que tenha servido de lição principalmente aos responsáveis porque as atletas não tem nenhuma responsabilidade a não ser jogar bem quando bem treinadas durante a época.

Anónimo disse...

Parabéns Gil Eanes! Está quase...

Anónimo disse...

Sugiro ao banhadas que faça um artigo sobre os moldes do próximo sorteio da Taça. Será que vai haver cabeça de seniores como no masculino?

Para o anónimo das 18h34, as crónicas são sobre o campeonato. Não sei se já se apercebeu mas o que as outras equipas andam a jogar é a Taça... Não é 2ª divisão nenhuma...

Anónimo disse...

deixem de falar dos jogos so pelas fichas de jogo... ve se que nao tiveram em esposende... pois ha coisas que continuam sem se entender... tanto de um lado como do outro... e desta vez andreia ramos nem esteve assim tao bem e a recente convocada das gaienses a selecção quase nem cheirou... a ponta esquerda do colegio desejada pela juve mar e alavarium é substituida a minutos do fim com o jogo empatqado... a teresa santos conituna a fazer alguma diferença, e não se percebe porque andreia escrivaes esteve tao pouco tempo em campo... parece que há coisas aqui a parte da qualidade das jogadoras...

Anónimo disse...

Srs. Dirigentes do Madeira SAD, estejam atentos ao que o V. treinador principal anda a fazer. Essa não é a V. postura.

Anónimo disse...

O grande reforço do Gil Eanes esta época, foi o treinador do Madeira SAD, com as suas invenções, deu o campeonato de bandeja ao Gil Eanes.
Duarte Freitas escolhe outro desporto, deste, não percebes nada....
Um andebolista

Anónimo disse...

O Duarte não vai renovar contrato, o Madeira SAD já procura substituto.

Anónimo disse...

Andam todos a dormir. O tachita do Duarte tem contrato. A SAD anda atras de um adjunto que ate pode ser a Luisa estriga pela sua qualidade demonstrada..ehehehe

Anónimo disse...

A equipa sensação perde com a Juve Lis em casa?!!! Quem diria...

Anónimo disse...

Só dor de cotovelo meu deus...enfim...

Anónimo disse...

Sabem-me dizer se vão haver boas equipas este ano no nacional universitário feminino em Coimbra?

Tipo...se vale a pena ir ver jogos/jogadoras à fase final que está a decorrer além do já mencionado Académico/U.P.?

Ou tudo o resto é fantochada?

Abraço e obrigado.

Paula Santos disse...

oh anonimo das 09h29 e qual é o problema de terem perdido. Perderam, o seu treinador no seu site assumiu que a Juve Lis foi mais forte e, como sempre, ninguém do clube veio para aqui dizer que foi por culpa dos árbitros a derrota. Postura exemplar nahora das derrotas.

O desporto é assim, umas vezes ganha-se outras perde-se. A Juve Lis foi mais forte e mereceu passar para o 4º lugar. Não estou a ver qual o drama...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Prudêncio se está a preparar para dar o salto rumo à região da grande Lisboa.

Boato? Especulação?

O Nortenho

Anónimo disse...

Há pouco escrevi Prudêncio mas queria escrever Florêncio.
João Florêncio.
Desculpai a distracção.

O Nortenho

Anónimo disse...

Isto de ser treinadora de uma equipa tem muito que se lhe diga e não por ler uns livros fazer uns documentos "copy e past" e já sou treinador, ou passo ou sou amigo do prof .PS, de Rio Maior e já cá canta o saber e ter qualidades para dirigir treinar e orientar uma equipa no andebol federado.
Como as pessoas se enganam... o difícil de um Prof quando se mete no desporto federado
e saber entrar no rectângulo de jogo e os atletas acreditam...
Portanto o TSUNAMI ficará na memória de todas que estiveram no pavilhão e jamais se vai repetir e assim cada um vai fazendo sua historia pela positiva ou pela negativa, mas há mais figurinhas destas no nosso andebol e noutras modalidades.

Anónimo disse...

Andebol: Gil Eanes a caminho do bis no título de seniores feminino
12-04-2011 13:12:00

O Gil Eanes venceu a 8ª jornada da fase final do Campeonato Nacional Seniores Femininos e distancia-se no primeiro lugar com 24 pontos. Madeira Sad mantém-se em segundo, com 21 pontos.

Anónimo disse...

Paula Santos, o seu comentário é fantástico.
Nos últimos dois anos, podem queixar-se de tudo, do treinador, das atletas, do público, da falta de "ajudas de custo", do motorista, de transporte,de agressões, de medidas àreas maradas, de Cipas, de blogs que deixaram de existir, de relatórios médicos fantasmas, quando as atletas estavam em Torneios no Algarve, de falta de fair play, de aliciamento de jogadoras, das outras equipas, das Ferreiras, dos Lopes e das Companhias, MAS NUNCA DOS ARBITROS E DO APOIO QUE TIVERAM DA VOSSA ASSOCIAÇÂO E DA FEDERAÇÂO. Do resto podem queixar-se do que bem entenderem. Já começam a ser conhecidos, os V. passos e atitudes.

Anónimo disse...

Luisa Estraga na maior! Já conseguiu estragar algumas boas jogadoras este ano!
Esta deve ter sido a prenda que o Madeira Sad ofereceu pelos 100 anos de colectividade! Mas não foi a goleada foi a quantidade de golos sofridos!

Estarga e Freitas no seu melhor!

Anónimo disse...

anonimo das 16h36,

Há clubes que justificam os seus insucessos com os erros dos outros. Há outros que não o fazem e tentam aprender com as derrotas.

O seu post é um bom exemplo do achincalhar quando devia aplaudir quem, ao longo destes anos, nunca teve mau perder e veio acusar os outros de terem culpa nas suas derrotas.

Claro que no seu clube é diferente. É normal. Por isso está onde está...

Anónimo disse...

Quando uma época acaba em total fracasso como foi esta do Madeira SAD, só pode haver 2 hipóteses, ou o treinador admite o seu fracasso mau trabalho e vai embora, ou então alguém com juízo naquele clube e mandem o fracassado embora.

Anónimo disse...

As acostumadas apostas dos responsáveis da FPA sobre quais os clubes que interessa subir ou manter nesta época ou treinadores que merecem uma atenção especial tem sido um FLOP... e com prejuízo para o natural desenvolvimento desportivo da modalidade.
Não aprendem, não sabem estar e o trafico de influências dos patrões da modalidade devido á sua falta de carisma, liderança e competência administrativa leva ao desinteresse na modalidade mesmo com os principais a investir e a manter a modalidade no TOPO no Ranking das modalidades de pavilhão.
Houve algumas situações escandalosas e os meios utilizados não foram os previstos nos regulamentos e camuflados pelos vários responsáveis da modalidade.

Anónimo disse...

Começam os 2 pela letra A: Académico(2011) e Alavarium (2010). Para 2012 teremos que arranjar outro clube começado por A.

Anónimo disse...

Defensor da Sra. Paula Santos

O meu clube está onde o seu está. A diferença está no estar.

Anónimo disse...

Algo esta mal no Madeira Sad! é treinador que é mau? ou as atletas? se esse sr não sair,é sinal que as atletas não prestam...O Madeira Sad na época anterior fez um jogo menos conseguido, onde perdeu com o Gil Eanes por 2 bolas na final, e com menos "reforços" que este ano..o que vimos o sr Duarte fazer este ano? nada...empatar com o J.de Barros? estar a perder com o Alavarium(não tirando merito as mesmas) quando o Madeira Sad sempre venceu estes encontros por varias bolas de diferença!
Se tiveres vergonha não continues Duarte.Porque o Madeira Sad nunca jogou tão mal,como este ano.

Anónimo disse...

Não sejam maus para o treinador do Madeira SAD. As atletas devem gostar muito dele, porque não treinam metade do que treinavam com o outro treinador. É folgas atrás de folgas e o resultado está à vista.
Um andebolista

Anónimo disse...

Que vergonha o que está a acontecer em Aveiro... O São Bernardo realmente tenta rapar tudo, das formas mais baixas possível.

http://andebolatodoogas.blogspot.com/2011/04/juvenis-da-laac-recebem-o-s-bernardo.html