gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Crónica De Fim de Semana – 26 – 2010 / 2011 - I

Crónica de fim de semana dedicada à jornada Fase Final Grupo “A” e Grupo “B”, que tiveram jogos adiados.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
Fase Final

Grupo “A”
6.ª Jornada
Sporting 21 – 20 ABC
Águas Santas 26 – 29 Madeira SAD
FC Porto - Benfica ( 27-04-11 ás 19H30 )

Jornada incompleta, face ao adiamento previsível do jogo FC Porto / Benfica, que apenas se disputará na próxima 4.ª feira, e que poderá ser decisivo, na atribuição do título Nacional. Começaremos esta crónica, por manifestar a nossa mais completa estranheza, na nomeação da dupla para o jogo Águas Santas / Madeira SAD, pois entendemos que não é com nomeações deste teor, que se defende os próprios árbitros, nem a competição, devendo quem nomeia ou quem se apresenta como responsável pelas mesmas, analisar todos os factos relevantes que antecedem uma tomada de decisão, e voltar a nomear um dos árbitros que esteve presente no jogo da 1.ª volta, que terminou empatado a 22 golos, mas que deu origem a uma polémica sobre atletas castigados, é no mínimo uma falta de bom senso inadmissível. O jogo foi de equilíbrio constante durante os primeiros 30 minutos, com várias alterações no comando do marcador e com diversas situações de igualdade a registarem-se, chegando ao intervalo com os Madeirenses na posição de vencedores pela margem mínima ( 13-12 ). Nos segundos 30 minutos o Madeira SAD, comandou quase sempre o marcador, mas a excelente réplica dos homens do Águas Santas, permitiu-lhes chegar novamente a uma situação de igualdade cerca dos 44 minutos ( 19-19 ), no entanto o momento decisivo do jogo ( no nosso entender ), regista-se aos 46 minutos com a desqualificação directa de Pedro Cruz na sequência de uma falta por si cometida e que deu origem a um livre de 7 metros, ficando nesse momento o resultado em 23-19 a favor da equipa Insular, que comandou o marcador o resto do tempo de jogo, fazendo uma completa gestão do resultado. Nos Madeirenses destaque para a actuação de Gonçalo Vieira com 10 golos em 11 oportunidades, e no Águas Santas a actuação de Joel Rodrigues ( 6 golos ), apesar de não ter sido o melhor marcador da equipa. O Sporting por sua vez venceu dificilmente o ABC, pela margem mínima. A Classificação ficou assim ordenada, FC Porto ( 42 pontos – menos 1 jogo ), Benfica ( menos 1 jogo ) e Madeira SAD ( 40 pontos ), Sporting e ABC ( 38 pontos ), e Águas Santas ( 32 pontos ).

Sporting 21 - 20 ABC

Um jogo de andebol, em principio pressupõe a existência no mínimo de duas equipas, constituídas por jogadores de campo e guarda redes, que serão dirigidos por árbitros. No entanto neste jogo, disputado num pavilhão com um número de espectadores que roça o ridículo na prova de topo do Andebol Nacional, apenas existiu na maior parte do tempo de jogo uma equipa o ABC, os outros jogadores que se apresentavam do outro lado do campo, eram um conjunto de jogadores, sem ideias, a querem resolver o jogo cada um por si, e a cometerem falhas técnicas atrás de falhas técnicas num ritmo alucinante. Por exemplo não se compreende como é possível que um jogador como Petric, completamente fora de forma esteja tanto tempo em campo, por outro lado um jovem como Rui Silva, que entra para a posição de central falha um passe, vai para o banco de seguida e não regressa mais ( esteve em campo 3 a 4 minutos ). O ABC que começou bastante mal o jogo , obtendo o seu 1.º golo apenas aos 8 minutos, para assumir pela primeira vez o comando aos 14 minutos ( 4-3 ) e assumir quase de forma definitiva o comando aos 16 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 10-9, para aos 46 minutos chegar a ter uma vantagem de 4 golos ( 17-13 ), a recuperação da equipa de Lisboa apenas começa, quando devido a exclusões o ABC fica com apenas 4 jogadores de campo, cerca do minuto 52, e com a entrada dos jovens da equipa de Alvalade Pedro Marques, Fábio Magalhães e até de Pedro Portela, que até ai tinha estado irreconhecível. O Sporting consegue o golo da vitória a 54 segundos do fim, falhando José Ricardo Costa o empate num remate completamente desastroso a 10 segundos do fim. No ABC deve-se destacar a excelente exibição de Humberto Gomes e de Luís Bogas que usou e bem toda a sua experiencia. No Sporting, Bosko merece um destaque pois era o melhor elemento da equipa até se lesionar. O Jogo foi dirigido pela jovem equipa de Leira, Flávio Carvalho / João Malhado, uma das duplas com maior potencial e com maior margem de progressão, no entanto neste jogo não estiverem bem, em especial na Lei da Vantagem, e foram demasiado passivos na aplicação da Sanção Progressiva, e permitiram demasiados tempos de paragem de jogo a pedido.

Grupo “B”
6.ª Jornada
Belenenses 34 - 28 Xico Andebol
SC Horta - São Bernardo ( 30-04-11 ás 21H00 )
Folga – São Mamede

O Belenenses venceu o Xico Andebol, que na véspera tinha jogado na Horta e passadas que não são 24 horas está efectuar novo jogo. Estas situações apenas são admissíveis por motivos financeiros, porque em termos desportivos são inadmissíveis, numa prova que quer seja de regularidade. A Classificação ficou assim ordenada, Belenenses ( 35 pontos ), SC Horta ( 29 pontos – menos 2 jogo ), São Bernardo ( menos 1 jogo ) e Xico Andebol ( 24 pontos ), e São Mamede ( 19 pontos – menos 2 jogos ).

O Banhadas Andebol

27 comentários:

Anónimo disse...

curioso belenenses aceitar umas alteracoes de jogo e outras nao... assim pela 1ª vez em 4 jogos ganharam à s. mamede

Anónimo disse...

"com a entrada dos jovens da formação de Alvalade Pedro Marques, Fábio Magalhães e até de Pedro Portela": devem estar a brincar! Nenhum destes jovens fez a sua formação em alvalade!!mas sim em clubes que tem sido espoliados por esses senhores...

Anónimo disse...

Oh Banhadas
Estas a queixar-te dos queriduxos do BracarAgusto meninos de Braga em Aguas Santas.
Não pode ser nem quero acreditar que os meninos apitaram mal? O Jorge porque não perguntaste ao nomeador o porque desta repetição da nomeação ou não reparas-te que ele era o Delegado.
José Ribeirinho
Só o que falta agora e os vaidosos de Leiria irem assoprar no Porto Benfica.

João Rola disse...

Sobre esta jornada apenas destaco o incrível resultado do Sporting-ABC, ao nível de um qualquer jogo de uma competição de Minis.
O resultado ao intervalo deveria, mas concerteza que não fará, corar de vergonha os treinadores, jogadores e restante comitiva de qualquer das equipas.
Como é possível jogar-se andebol tão mal em Portugal?
Será esta a evolução que a FPA tanto se gaba?

P.S. Alguém virá, em resposta a este comentario, dizer que o resultado espelha a excelente concentração e tática defensiva praticada pelas duas equipas.
Sem dúvida!!

Anónimo disse...

Banhadas começa a meter um certo nojo a vossas analises ao Madeira SAD. A semana passada era porque deveria ser um estudo de analise a derrota do Porto, agora é porque as nomeações são cozidas e assadas. Incomoda ao Banhadas o Madeira SAD estar em 3º Lugar?! e ter ganho 3 vezes na Maia ao Aguas Santas esta época?!
Contra o Benfica a 1ª Parte foi de fraca da arbitragem e não ouvi nada da vossa parte, ou melhor ouvi,"grande arbitragem".
Respeitem Todas aqueles que enriquecem o Andebol, e não optem por bater sempre nos elos mais frágeis.

Anónimo disse...

O SCP já renovou com o doutor do andebol? Se não, sejam rápidos, pois os adversários agradecem...

Anónimo disse...

Mais uma jornada manca? e sem sentido face ao interesse que tem nas classificações, esta fase final mais parece um self-service em que cada um e por razões validas e por falha ou ausência de programação jogam quando podem ou desejam.
Vitórias da SAd-Madeira e do Sporting esta mais limitada e arrancada a ferros. Por erros grosseiros dos jogadores mais experientes do ABC?, um resultado enganador para quem pode assistir ao jogo ou através da Fap-TV.
A Sad-Madeira mais uma vez a fazer bons resultados e bem junto do duo candidato ao titulo, parabéns aos jogadores e treinador, assim como aos Administradores.
Sobre as arbitragens dos dois jogos realizados, muito fraca, sem coerência nas decisões e estiveram abaixo do nível do jogo jogado.Não haverá melhor?
Vamos aguardar pelo jogo da época Porto-Benfica amanha no Dragão Caixa e saber se fica ou não definido o titulo Nacional.
Nota; o papel dos delegados da FPA aos jogos chega a ser ridícula como foi o caso no jogo Águas Santas-Sad-Madeira melhor deixarem os cronometrista nomeados trabalharem com a dupla de árbitros.
ADC

Anónimo disse...

Assim Não...
Uma vergonha o que se passou no jogo de Aguas Santas, esta dupla é fraca, arrogante e grosseira.
É brincar com o andebol mas sobretudo é brincar com todos os responsáveis, treinadores e atletas dos clubes que têm todos os dias têm de trabalhar para manter esta modalidade na primeira linha do desporto Nacional.
Assim Não...

Anónimo disse...

João Coutinho, vice-presidente das águias para as modalidades, confessou a Record que, ainda antes do jogo de anteontem, em Belgrado, entre o Partizan e o Benfica (36-30), tinha telefonado a José António Silva dando conta ao “seu” treinador que o grande objetivo da época do clube é mesmo a conquista do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, ainda mais importante do que vencer a Taça Challenge, cuja 2.ª mão das meias-finais se disputa na Luz a 1 de maio.

Mas os encarnados, castigados recentemente após o dérbi com o Sporting – o técnico adjunto, João Castro, foi suspenso 15 dias e as multas atingiram os 450 euros –, estão desconfiados com a arbitragem, numa altura em que jogam (quarta-feira) o clássico do ano frente ao FC Porto, em duelo que poderá decidir a questão do título, no Dragão Caixa.
Jornal Record



Mas o vice presidente tem memória curta, ignora o que aconteceu na bancada no ultimo jogo no seu pavilhão em que adeptos do Benfica agrediram familiares do jogador do porto que levou cartão vermelho(TR) e levaram ele e mais alguns dirigentes do FCP.Alem disso os jogadores que deveriam ter sido punidos ao abrigo dos regulamentos não o foram.... muito bem Coutinho o teu clube é o maior!

Anónimo disse...

Dupla para o FCPorto/Benfica: Roberto Martins e Daniel Martins
Está mais descansado, anónimo de 25 de Abril de 2011 23:22?

O Fiscal de Linha

Anónimo disse...

fc porto - benfica é 4ª ás 19,30 e não ás 20,30 como indicado

Anónimo disse...

Eu nao sei quem é que nomeia os árbitros, mas digo-vos uma coisa o homem deve andar a brincar com o andebol!Os irmãos Martins para um jogo que decide o titulo? É mentira pois é? O Gajo é doido!

Anónimo disse...

O sr. Coutinho a primeira coisa que devia fazer era saber as regras da modalidade, depois conhecer os regulamentos, depois não aparecer só quando lhe convém, depois não futebolizar o andebol, e deixar de ser “incendiário” , por fim não por em causa a honestidade de ninguém , para a que a sua não seja posta em circunstâncias de igualdade.

Anónimo disse...

Realmente que par de jarretas foram nomear para um jogo com esta importância. Não lembra nem ao diabo.
Cá para mim vão comer fruta, antes ou depois do jogo, pela certa!!!

Anónimo disse...

volto a alertar para o facto de a hora do jogo porto-benfica indicada neste post estar errada!
o jogo é, como indicado na coluna da direita 19,30!
mas a indicação no post tem muito mais visibilidade

Anónimo disse...

só procede a uma nomeação destas um poeta, ja se esqueceram que esta dupla ainda na última jornada esteve no dragão, mas tá bem um é do porto e outro é do sporting.

Anónimo disse...

Que tristeza de jogo!Monocórdico,sem ideias e vulgar.Jogadores tristes,descrentes e descaracterizados.Assim vai o meu Sporting...Que pena,que triste,que desilusão!E o João Florêncio ali tão perto...

antonio cunha disse...

JOGO GRANDE E PODERÁ SER DO TITULO?
Porto-Benfica no Dragão Caixa
face a vários indicadores sou de concluir que o benfica é o grande favortio para o jogo de hoje:
1-Maior orçamento do andebol português seguido do Sporting
2- Melhor plantel quer em qualidade quer em experiencia e o banco é só internacionais da actual selecção portuguesa
3-Melhor treinador em termos de imagem e conhecimentos científicos na modalidade,
Prof. José António Silva
4-6 milhões de benfiquistas são o universo do Clube
Deste modo nada a opor á vitória prevista dos vermelhos, só têm que provar em campo.
Benfica

Anónimo disse...

Quem faz as nomeações é o torrinha. as pessoas responsaveis pelas mesmas nao tem voto na materia

Anónimo disse...

coitadinho do aguas santas que é sempre roubado.nc vi igual.acordem para a vida e assumam uma derrota!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quando se critica tem que se saber o que criticar e informar condignamente quem vem a este espaço ler.
Se o Xico Andebol jogou na vespera do encontro com o Belenenses, também o clube do Restelo tinha defrontado o S. Mammede no dia anterior.
Quem pediu a alteração do encontro foi o Xico possivelmente para evitar mais uma deslocação a Lisboa.
O que é lamentável é neste grupo haver jogos às 4ª feira. Se isso ainda é admissivel no Grupo A devido às competições europeias neste não faz qualquer sentido, a não ser para a selecção ter mais dias para "trabalhar" e os clubes a pagar os vencimentos aos atletas que por sua vez recebem diária paga pela FAP.

Anónimo disse...

ate me admiro como e que nao foi nomeado a dupla leiriense nicolau e caçador para fazer o porto- benfica

Anónimo disse...

Anónimo de 27 de Abril de 2011 15:16 O Torrinha é, como Presidente da Federação, o responsável máximo pelas nomeações.
O que não quer dizer que imponha o que quer que seja.
Mas se o fizer está no seu direito.
Ou não?

O Fiscal de Linha

Anónimo disse...

dfdfdfdf

Anónimo disse...

27 de Abril de 2011 12:42 de AC

Afinal os comentários ou previsões não se confirmaram e o F.C.Porto jogou e não deixou jogar com uma defesa coesa e muito motivado e o resultado final é o espelho disso mesmo, salientar que aso 22' da primeira parte o Benfica tinha marcado 2 golos?.
De realçar a excelente exibição do Guarda Redes Laurentino que transformou o contra ataque numa arma de grande eficácia.
Arbitragem sem influencia no resultado mas atenção ao jogo violento por parte de alguns jogadores do Benfica, mas já habitual.
ADC

Anónimo disse...

Jornal o Jogo
DIFERENÇA AVASSALADORA


M.F./A.F.

O FC Porto jogou como pode e sabe - com uma defesa sólida - e contou com um Hugo Laurentino fantástico na baliza. Mais do que suficiente para bater por números dilatados - há 13 anos que não se registava uma diferença destas - o Benfica, outro candidato ao título. Com pouco mais de dez minutos já a vantagem dos dragões era de seis golos e daí para a frente nunca mais houve ponta de incerteza sobre o vencedor. Se este era o jogo do título, não parecia... O FC Porto esteve melhor a defender do que a atacar, mas, também aí, mostrou argumentos superiores ao Benfica. Estes, a defender, mostraram um cuidado especial com Tiago Rocha, mas havia mais gente para parar e não o conseguiram. João Lopes foi bem expulso, como o devia ter sido - também por agressão (a Grilo, aos sete minutos), Carlos Carneiro. Os encarnados ainda foram mais confrangedores a atacar, - marcaram os primeiros golos em contra-ataque e de ponta na segunda parte.
O FC Porto cedo se sentiu vencedor e até deu para trocar Laurentino por Quintana a dez minutos do fim. Há história nos confrontos entre as duas equipas que convém recordar: este foi o 23º jogo consecutivo em que o FC Porto não perde com o Benfica em casa. Há dois anos, também decidiram o título no Dragão Caixa. De lá para cá, o FC Porto está melhor e o Benfica pior.

Anónimo disse...

Jornal REcord

FC Porto derrota Benfica (28-18)

DRAGÕES MAIS PERTO DO TÍTULO



AMÂNDIA QUEIRÓS

O FC Porto venceu esta quarta-feira o Benfica por expressivo 28-18 e deu um passo extremamente importante rumo ao terceiro título consecutivo de campeão nacional de andebol, liderando agora com quatro pontos de vantagem a quatro jornadas do fim.


O guarda-redes Hugo Laurentino, que a 10 minutos do fim saiu para a ovação da noite (resultado em 23-13), foi o jogador chave do sucesso "azul e branco", pois multiplicou-se em defesas (36 no total, 61 por cento de eficácia).
Laurentino foi decisivo nas defesas que permitiram à equipa ganhar vantagem e as que seguraram o comando em números confortáveis quando os seus companheiros revelavam menor acerto e inspiração.
O Benfica não ganha no Dragão desde 1989/90, mas se esta quarta-feira ganhasse assumiria o comando do campeonato, apesar de em igualdade pontual: os pupilos de Ljubomir Obradovic foram implacáveis e, com uma defesa em grande nível, conseguiram o objetivo.
As "águias" até foram as primeiras a marcar, mas a resposta foi firme, com sete golos sem resposta (7-1) - Laurentino brilhava na baliza e os seus companheiros eram eficazes no ataque.
O tempo pedido por José António Silva acalmou a sua equipa que, liderada pelo "capitão" Carlos Carneiro (quatro dos sete golos da equipa no primeiro tempo), foi paulatinamente encurtando a diferença.
Ricardo Candeias também entrou no jogo e travou o ataque "azul e branco" durante largos minutos, fazendo com Carneiro a dupla motriz que permitiu chegar ao 9-6 e "reentrar" no desafio.


Hugo Laurentino continuou a segurar os "dragões" e o "eclipse" de ideias do FC Porto no ataque esfumou-se com três golos consecutivos (12-6) - Wilson Davyes deu novo din?mica ao jogo - que deixaram o Benfica novamente a distância confortável, com a qual chegaram ao intervalo (13-7).
Apesar da expulsão de João Lopes em cima do intervalo, o Benfica voltou melhor ao jogo e recuperou para quatro golos (16-12), mas Hugo Laurentino, sempre ele, evitou males maiores e foi compensando os erros dos seus companheiros no ataque.
Subitamente, e quando estava em vantagem numérica, o Benfica "desapareceu" do jogo e o FC Porto, com tranquilidade, foi ampliando a vantagem até 10 golos (23-13).

Tranquilos uns e resignados outros, o desafio prosseguiu com golos de parte a parte, mas a mesma diferença, 10 golos.
Ainda assim, Carlos Carneiro foi o melhor marcador, com oito golos.