gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 3 de abril de 2011

Crónica De Fim de Semana – 21 – 2010 / 2011 - I

Crónica de fim de semana dedicada à Fase Final Grupo “A” e Grupo “B”, com a disputa da 1.ª jornada de ambos os grupos.

Crónica incompleta, tal como a jornada, por boas causas, pois foi adiado o Benfica / FC Porto, pelos motivos da participação do Benfica nas Competições Europeias, no entanto se como esperamos o Benfica passar a eliminatória, com a elaboração de um Calendário para esta fase tão apertado, inclusive com duas jornadas disputadas a uma 4.ª Feira ( 3.ª e 5.ª Jornadas ) e uma disputada a uma 2.ª Feira ( 6.ª ), serão disputados os jogos do Benfica, respeitantes á 6:º e 7.ª Jornada que serão coincidentes com as datas da EHF, para disputa das meias finais da prova Europeia, isto para não se questionar, a 9.ª e a 10.ª Jornada cujas datas são coincidentes com as datas das duas mãos da Final da prova da EHF. E temos um “bico de obra” para resolver, relacionado principalmente com a 10.ª jornada.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
Fase Final

Grupo “A”
1.ª Jornada
ABC 20 – 25 Sporting
Madeira SAD 22 – 22 Águas Santas
Benfica - FC Porto ( Dia 06-04-11 )

Primeira jornada desta fase, e primeiras surpresas, começamos pela excelente vitória do Sporting no reduto do ABC, num jogo praticamente de sentido único, em que a equipa sportinguista, comandou quase sempre o marcador , com excepção de um pequeno período entre o minuto 33 e 35, quando o ABC, fruo de uma forte reacção passa o resultado verificado ao intervalo e favorável ao Sporting por 14-12 , para 15-14, ao que a equipa lisboeta respondeu igualmente com parcial de 3-0 , voltando a repor os dois golos de diferença. Foi um jogo em que o ABC, apenas em pequenos períodos se encontrou, pois chegou a estar em desvantagem por 6 golos, nomeadamente aos 58 minutos quando se verificava um parcial de 25-19, favorável ao Sporting. De referir neste encontro os largos períodos em que não se registaram golos , por exemplo entre o minuto 40 e o 46 , fruto de falhas técnicas, remates precipitados e intervenções dos guarda redes. No Sporting destaque para Pedro Portela que apesar de desqualificado ( 3.ª exclusão ) aos 40 minutos , ainda foi o melhor marcador da equipa de Alvalade com 6 golos, e para a eficácia de Pedro Marques, e Pedro Solha, sendo a sua grande figura Hugo Figueira com 42% de eficácia. No ABC Rui Lourenço com 8 golos e Luís Bogas com 7 golos, mãos com uma baixa eficácia ( 37% ), foram os marcadores de serviço. A equipa de Águas Santas , na sua deslocação ao reduto do Madeira SAD, obteve um excelente resultado, pois não fácil obter resultados positivos , quando se defronta uma das boas equipas desta prova. A equipa nortenha comandou quase sempre o marcador durante o primeiro tempo, chegando a ter 3 golos de vantagem ( 10-7 ), no entanto após o empate verificado ( 11-11 ),cerca dos 28 minutos, e foi até ao intervalo. O jogo entrou numa toada de equilíbrio e alternância no marcador, de tal forma que aos 54 minutos o resultado era de 21-21, que só passou para 22-21 a favor do Águas Santas cerca dos 58 minutos, para a equipa Madeirense obter o empate a 45 segundos do fim através de um livre de 7 metros. De referir as duas desqualificações de atletas do Águas Santas ( Eduardo Salgado e Vasco Nogueira ) a 3 segundos do fim do encontro. Com estes resultados, parece-nos que poderemos vir a ter uma segunda fase da prova bastante competitiva. A Classificação ficou assim ordenada, ABC ( 31 pontos ), FC Porto ( 30 pontos – menos 1 jogo ), Madeira SAD ( 29 pontos ), Sporting ( 28 pontos ), Benfica ( 27 pontos – menos 1 jogo) e Águas Santas ( 25 pontos ).

Grupo “B”
1.ª Jornada
São Bernardo 30 – 29 SC Horta
Xico Andebol 27 – 27 Belenenses
Folga – São Mamede

Este Grupo , irá no nosso parecer , ser bastante disputado, pois existem três potenciais candidatos a uma descida de divisão ( Xico Andebol, São Bernardo e São Mamede ), isto senão se verificarem grandes surpresas. E esta jornada , começa por ser demonstrativa do que eventualmente possa vir a suceder, começando pelo empate da equipa do Restelo em Guimarães, depois do técnico Nuno Santos ter afirmado que um dos seus problemas era a falta de motivação da equipa, no entanto teve uma resposta bem positiva doa seus atletas. Com um primeiro tempo de equilíbrio, e alternância no marcador, atingiu-se o intervalo com a equipa do Belenenses a vencer ( 14-12 ). NO segundo tempo a equipa dos azuis de Lisboa chegou a ter 6 golos de vantagem ( 20-14 ) aos 36 minutos, no entanto o Xico Andebol após excelente recuperação chega ao à igualdade ( 23-23 ), aos 49 minutos, a partir daqui sucederam-se as alternâncias de marcador, e novas situações de igualdade até ao final do encontro. Tiago Magalhães ( 10 golos ) do Xico Andebol, e Francisco bacalhau ( 8 golos ) do Belenenses, foram os marcadores de serviço das respectivas equipas. No outro encontro que se disputou em Aveiro, a equipa local obteve preciosa, mas difícil vitória sobre o SC Horta pela diferença mínima, depois de um primeiro período, que foi de total comando da equipa Açoriano, atingido o intervalo a vencer por cinco golos de diferença ( 20-15 ). No segundo tempo o São Bernardo com uma excelente atitude, coloca o marcador em 21-19, a favor dos insulares, que estão cerca de 10 minutos ( dos 31 aos 41 minutos ), sem concretizar. Entrando-se posteriormente numa fase de total equilíbrio, com a equipa Aveirense a obter o golo da vitória a 30 segundos do fim do encontro. Grande figura nos Aveirenses do guarda redes Emanuel Borges ( 45% eficácia ) e mais uma vez do jovem João Pinto ( 9 golos ). Nos insulares Nelson Pina ( 7 golos ) sendo 5 de contra ataque , a sua figura de destaque. A Classificação ficou assim ordenada, Belenenses ( 25 pontos ), SC Horta ( 24 pontos ), São Bernardo e Xico Andebol ( 17 pontos ) e São Mamede ( 16 pontos – menos 1 jogo ).

O Banhadas Andebol

14 comentários:

Adepto Academista disse...

Bom andebol praticado pelo Sporting. Estranho apenas a disparidade de crierios do Eurico "Pedante" Nicolau e Ivan Caçador na aplicaço do jogo passivo.

Anónimo disse...

Bom jogo em Braga com melhor jogo e sonsistencia na defesa do Sporting, mas ABC sempre reagindo e apoiado num publico espetacular.Arbitragem excelente e bem melhor que a exibição das duas equipas.
Algumas falhas grosseiras dos dois treinadores nas substituições e jogadores com 2 exclusões e a defender?
Um detalhe o Sporing com a saida do seu PD andou lá a passar e marcar golos o Pedro Solha? erros de casting do Prof. Paulo Faria, muitos jogadores repetidos e outros lugares 1 jogador.

Anónimo disse...

Exchelente vitoria do Benfica na competição europeia, mais pontos para o Ranking internacional.

Anónimo disse...

Soou no pavilhão que o SCP jogou com os dispensados, com quem o ProKhjack não quis manter:
GALAMBAS, RUI sILVA, SEABRA, PETRIC E SEABRA.
A ser asim o SCP é de facto o maior... e os atletas em causa, conhecedores que são da decisão do SCP, grandes profissionais!

Adepto Academista disse...

Se são dispensados que venham para o ABC ... ganhavamos o campeonato pela certa.

Anónimo disse...

.. nessa lista que repete o Seabra, falta mencionar o Bosko que também está de saída!
Extraordinária a estratégia da Direcção da Secção. Que pobreza franciscana e tanta falta de visão ...
Qie vergonha!

Anónimo disse...

O B.Polkrajac treinador do Sporting sabe perfeitamente o que tem que fazer com vista ao futuro e ter uma equipa mais competitiva. Não vale a pena insistir com atletas que não querem sacrificar-se por manter um ordenado qualificado.
Recordo os atletas Bosco, Fabio e Pedro Solha ex FCP, ABC e ASantas que eles neste momento não conseguem justificar os ordenados que tinham nos clubes antes da transferência para o Sporting, quanto mais justificarem os milhares de euros mensais que recebem no actual clube.
Com esta jovens e capacitados atletas só há um caminho pagar a semanada e de acordo com o rendimento desportivo.
O Sporting esteve melhor e o Carlos Galambas este muito bem no ataque a criar superioridades aos colegas, mas continua a não gostar de defender? Chamar a este jogador de andebol completo é imoral.
Quanto ao Petric um flop no andebol espanhol, português mas passa uma boa imagem e de vez enquanto se irrita marca uns golos!!! é pena potencial tem ele, mas dá trabalho por á trabalhar o musculo e a obrigação de rentabilizar os custos da sua vinda de novo para o andebol português.

Anónimo disse...

E o Hugo Rocha também!
Diz-se que evm uma equipa nova, à moda do treinador: Eduardo Ferreira, Tiago Magalhães, Alvaro Rodrigues, Augusto Pedro, Strumisk e mais dois sérvios.
Ainda o Bolotsky e o Tchicolaev e o João Lopes.
É de facto criminoso...

Anónimo disse...

O ABC ten pelo menos 3 atletas que não aguentam um jogo completa: Bogas, Matos e Lourenço. Qualquer um deles (excepto o Matos quando está o Tiago) só é substituído em "desespero de causa", o que coloca os eventuais substitutos sob enorme pressão. Veja-se a forma como o Hugo Rosário entrou em campo. E depois há o Humberto que, jogue bem ou jogue menos bem, tem sempre o lugar garantido. Há que rodar a equipa, dar verdadeiras oportunidades aos putos, sob pena de hipotecar o futuro.

calçada da ajuda disse...

a esses juntem zelenovic e o correia, vai levar vassourada ... e haverá mais no futuro.

Anónimo disse...

o Humberto só fez menos uma defesa do que o figueira...só para recordar :)

Pareceu mais, mas não foi...

Anónimo disse...

Benfica procura aproximação ao bicampeão
M.G.P.

Benfica e FC Porto estreiam-se amanhã na fase final do Andebol 1. Após a qualificação para as meias-finais da Taça Challenge, os encarnados querem vencer o clássico para ficarem a um ponto do primeiro lugar. "Não considero que seja o jogo do título. Ainda falta muito campeonato", defendeu José António Silva, treinador benfiquista. Expulso no último encontro da fase regular, diante do Sporting, Rui Silva não é opção para o confronto com os portistas. O pivô, que vai ficar a torcer por fora, não acredita que os colegas acusem cansaço: "O desgaste não se vai notar, devido à motivação que os jogadores têm nestes clássicos." Georgy Zaikin e Cláudio Pedroso são os únicos lesionados.

Já os bicampeões nacionais ainda não podem contar com Wilson Davyes, a recuperar, enquanto Nuno Grilo e Tiago Rocha apresentam algumas limitações físicas.

Para o FC Porto este jogo é o início de um ciclo terrível. Depois da Luz, os dragões deslocam-se ao reduto do Sporting (2ª jornada) e do ABC (4ªjornada).

Anónimo disse...

Mas porquê esta atitude suicida do andebol do SCP? Alguém me sabe explicar como se eu fosse mesmo muito burro? É que alguns têm imenso talento e qualidade humana e de trabalho... São atletas sérios. Viu-se bem em braga e sempre que têm tidoa minima hipótese de jogar mais do que breves minutos...

Anónimo disse...

Já que não conseguem derrubar o Águas Santas dentro do campo, querem ver se fora dele o deixam depenado.
E vejam que um atleta exemplar como o Eduardo Salgado, que é um auténtico senhor do andebol, é desqualificado e depois apanha 2 jogos. Quando vemos jogadores a agredir barbaramente o adversário e outros a insultar na cara dos árbitros a maezinha deles para depois não apanharem jogos nem serem desqualificados, presumo então que o Salgado terá dito numa frase de 10 palavras, 20 improperios. Podemos ser pequenos, podem pensar que somos o patinho feio do campeonato, podem dizer que não conhecem ou onde fica esta terra mas nós seremos sempre os maiores e lutaremos sempre contra estes senhores que nem merecem uma palavra sobre a maneira de estar no andebol.