gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 7 de março de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 21 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
2.ª Jornada
Alavarium 24 - 21 Académico FC
Juventude Lis 18 - 29 Gil Eanes
Juventude Mar 14 - 27 Madeira SAD
João Barros 23 - 21 Colégio Gaia

3.ª Jornada
Gil Eanes 38 - 21 Alavarium ( disputado no Alavarium )

Foi uma jornada sem surpresas, a deste fim-de-semana. Realizou-se um jogo antecipado da 2ª jornada (Alavarium – Gil Eanes) mas deixaremos a crónica desse encontro para a crónica da 3ª jornada que será publicada na Quarta-feira, depois dos jogos de Terça-feira de Carnaval.

O grande jogo deste fim-de-semana opunha o Colégio João de Barros e o Colégio de Gaia. Houve tempos em que o Colégio João de Barros queria destronar o seu homónimo de Gaia do terceiro lugar entre as equipas nacionais. Hoje em dia, acontece o contrário. O Colégio João de Barros venceu mas teve que lutar muito para ganhar um jogo que, apesar do João de Barros ter estado na frente praticamente do princípio ao fim foi muito equilibrado. A defesa do Colégio de Gaia esteve muito bem e criou muitos problemas à equipa de Paulo Félix, apenas lhe faltando argumentos para travar uma Maria Pereira que, na hora de atirar à baliza, não tem par em Portugal. Mas é justo destacar também a boa defesa do João de Barros, muitas vezes esquecida. Esteve muito bem, uma vez mais, perante um Colégio de Gaia em que Paula Castro parece preocupada em fazer a gestão dos minutos das suas jogadoras, mas nem sempre com o melhor timing. Helena Castro não foi convocada (desconhecemos os motivos) mas faz falta a esta equipa que limpou a má imagem da semana passada, mas que continua a não nos convencer que pode entrar na luta pelos 3 primeiros lugares.

A Juve Mar fez um bom jogo perante um Madeira Sad num ritmo de preparação e em ritmo de equilíbrio de minutos entre as suas jogadoras. Ambas as equipas cumpriram os seus objectivos: O Madeira Sad continua a rodas jogadoras à procura da melhor forma nos jogos decisivos e a Juve Mar deixou uma boa imagem, sendo que á partida é difícil fazer melhor dada a diferença entre ambas as equipas. A altura e intensidade defensiva da equipa madeirense parece-nos cada vez mais importante e que pode decidir o campeonato e é provavelmente a defesa mais difícil de superar. Em São Bartolomeu do Mar, isso mais uma vez foi claro com a falta de soluções ofensivas da equipa da casa em que Andreia Escrivães e Teresa Santos tentaram lutar contra a maré mas sem grande sucesso. Valeu à Juve Mar, uma defesa muito eficaz, que conseguiu limitar os estragos madeirenses. No entanto, a diferença de ambas as equipas é demasiado grande para tornar estes jogos interessantes.

Em Leiria, vitória tranquila do Gil Eanes sobre a Juventude Lis. O Gil Eanes comandou sempre com uma vantagem larga até aos 20 minutos mas, nos últimos 10 minutos da primeira parte, as leirienses efectuaram uma excelente recuperação e conseguiram chegar ao intervalo a perder por apenas 3 golos. Na segunda parte, o ritmo diabólico do Gil Eanes colocou as coisas no seu lugar e os 11 golos finais de diferença são o espelho da diferença entre as 2 equipas. Uma nota de grande destaque para duas jovens leirienses: Inês Silva e Giselle Carvalho fizeram um jogo muito bom e mostram que há ali muita matéria-prima para uma equipa de futuro. Haja condições para conseguir manter esta nova geração e não as deixar perder para os vizinhos do Colégio João de Barros. No Gil Eanes, é difícil destacar alguém porque a equipa jogou praticamente ao mesmo nível, embora Vera Lopes pareça não saber jogar mal e consegue fazer tudo com uma leveza difícil de igualar. Florêncio parece querer insistir que a equipa não pare de correr pois sabe que essa é a única forma de poder bater o Madeira SAD e revalidar o título.

Finalmente, em Aveiro, o segundo jogo equilibrado da jornada, com o Alavarium a sentir muitas dificuldades para bater o Académico do Porto. Depois do massacre na Madeira de uma equipa que se apresentou sem duas das suas titulares, o Académico deslocou-se a Aveiro já com Isabel Oliveira e Laura Alves na comitiva e o rendimento foi outro. Apesar do equilíbrio, o jogo não foi de grande qualidade com muitos maus passes e remates falhados, apesar de também ser justo destacar as guarda-redes Diana Roque e Rita que fizeram grandes exibições. Cláudia Correia e Isabel Oliveira salvaram-se num jogo sem grandes exibições de destaque. O Alavarium confirma o excelente arranque da fase final e de que poderá lutar por um lugar entre o 6º e o 5º lugar da tabela.

Terça-feira temos nova jornada e Quarta-feira cá estaremos para vos trazer todas as novidades.

Críticos Femininos

6 comentários:

Anónimo disse...

Já que só falam do Alavarium - Gil Eanes na próxima crónica aproveito para dizer duas coisas rapidas.

Sou familiar de uma atleta do Gil e aproveito para as ver sempre que vêm ao Norte. Esta equipa do Alavarium não tem estofo para se bater com as melhores. São muito miudas ainda mas vê-se que há qualidade. Falta ainda bastante mas potencial está lá.

É raro ver em Portugal pavilhões cheios para ver jogos femininos. Só por isso valeu a pena ter estado naquele pavilhão.

Gil para o título!

Anónimo disse...

peço desculpa,estar e referir isto neste tema.mas é um assunto muito importante e com maiores consequencias torna-se grave!

vejam o principal destaque que o jornal Record dá no espaço dedicado ao Andebol.
na ediçao de hoje.

ou entao vejam este link:

http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/91519446410829471247.pdf

procurem ate chegar á publicaçao do Record...

Saudaçoes andebolisticas

Anónimo disse...

peço desculpa,estar e referir isto neste tema.mas é um assunto muito importante e com maiores consequencias torna-se grave!

vejam o principal destaque que o jornal Record dá no espaço dedicado ao Andebol.
na ediçao de hoje.

ou entao vejam este link:

http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/91519446410829471247.pdf

procurem ate chegar á publicaçao do Record...

Saudaçoes andebolisticas

Anónimo disse...

Mais um resultado histórico de Duarte Freitas.....

Anónimo disse...

Ao anónimo de 8 de Março, 17.00: Como é que tenho acesso a este documento regularmente, há agluma forma de assinar ou subscrever? Obrigada!

Nortenho disse...

Anónimo de 08 de Março das 17h00 sinceramente vindo dum jornal como o RECORD está tudo dito... Modalidades todas em 1º lugar e por coincidência sai uma noticia dessas sabe-se lá porquê!!! Guerra Norte Sul no seu exponente máximo mas ganharemos com toda a justiça contra tudo e contra todos os mouros.