gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PO09 – Campeonato Nacional Seniores Femininos – Fase Final – Sorteio

Realizou-se o Sorteio da Fase Final do Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1.ª Divisão, antes de dar-mos a conhecer os resultados do mesmo, iremos descrever aquilo que consideramos ser uma total aberração e adulteração do Regulamentos, aprovados pela própria FAP.

Pergunta-se:

Como é possível , efectuar um sorteio com nomes dos possíveis apurados , antes da Fase ter terminado e estar perfeitamente homologada.??? Seria possível se em vez dos nomes dos clubes se tivesse usado um sistema de designação ( por exemplo : 1.º Classificado da Zona x e assim sucessivamente ).

Isto contraria o que se encontra estabelecido no Artigo 15º (Homologação das provas ) do Titulo 11 do regulamento Geral de FAP e Associações, nomeadamente o seu ponto 2 que diz “ Nas provas disputadas por fases a homologação será efectuada no prazo de 48 horas contadas a partir da hora fixada para o início do último jogo

Pergunta-se ainda,  existe ou não um protesto de jogo pendente ???

Na 12.ª jornada da Zona Norte, disputada em 06-11-10, no jogo Juventude Mar / Académico FC, encontra-se exarado no Boletim de jogo como o mesmo tendo sido protestado pelo Académico FC . Agora levantam-se diversas questões que mais uma vez não são claras, e que pelos factos visíveis demonstram mais uma vez uma total falta de clareza de procedimentos e de respeito pelas normas Regulamentares existentes.

Se não existiu por parte do Académico , a confirmação do protesto com a entrega das alegações dentro do prazo previsto, este clube deveria ter sido sancionado nos termos do Artigo 71º ( Processo ), ponto 3 do Titulo 11 que diz “A falta de apresentação das alegações referidas no nº 1 será sancionada com a aplicação da pena de multa de € 75,00 e € 250,00, consoante se trate de prova associativa ou federativa “ , ora consultando todos os registos disciplinares desde o n.º 12 de 11-11-10, até ao n.º 28 de 10-02-11, não se encontra aplicada qualquer sanção ao Académico FC, o que nos poderá levar a duas conclusões :  
  • O Académico confirmou o protesto
  • Não Confirmou o protesto mas não foi devidamente penalizado!!!
Se o Académico FC confirmou o protesto, ninguém sabe a resolução do mesmo, que deveria estar solucionado no prazo de 30 dias conforma o preceitua o Artigo 77º ( Decisão ) , ponto 2 do Titulo 11Os protestos serão decididos no prazo de 30 dias contados da data da apresentação das respectivas alegações.” Por outro lado não existe até ao momento qualquer CO , com a decisão do mesmo, conforme o número 1 do mesmo artigo “Sem prejuízo da publicação em Comunicado Oficial, a decisão do protesto será sempre notificada ao clube protestante através de carta registada com aviso de recepção.”

Poderemos concluir que alguns assuntos são tratados com demasiada “leveza” e pouca Transparência.

Outro assunto que tem levantado alguma polémica diz respeito, ao numero de equipas dos escalões inferiores que as equipas terão obrigatoriamente de possuir, pois o Regulamento desta prova , apenas obriga a duas equipas dos Escalões de Formação e não cria a obrigatoriedade de serem sequenciadas. Ver artigo 2.º do Regulamento da prova “ … Terão que possuir duas (2) equipas dos escalões de formação a participar nos Campeonatos Nacionais (com excepção das equipas das Regiões Autónomas)…..”

Resultado do Sorteio 

1.ª Jornada – 26-02-11

A 1.ª Jornada , apenas nos traz como novidade os jogos entre a Juv. Lis e o Alavarium e a deslocação do Académico FC à Madeira .

O Noticias

17 comentários:

Anónimo disse...

Caro Banhadas, não sou jurista, mas as respostas às suas duas questões parecem-me óbvias:
1ª) É possível efectuar o sorteio logo que sejam conhecidos os finalistas e isso não contraria o art 15º que estipula um prazo MÁXIMO. Se o sorteio fosse feito 47 horas (ou 10h) após o início do último jogo não se enxofrava, pois não? As 48h são o máximo, como parece óbvio, e como já está tudo "resolvido", não vejo neste sorteio qualquer ilegalidade ou prejuízo para qualquer equipa.
2ª) Pergunta sobre um protesto pendente mas não, não pode estar pendente nenhum protesto pois já passaram os 30 dias e é público e notório que o jogo em causa não será repetido nem (e isso é que seria estranho) o seu resultado foi alterado na "secretaria".
Claro que não fazemos ideia se o protestante foi ou não informado por carta registada mas a publicação das decisões em CO não obrigatória, particularmente nos casos em que o protesto não é deferido (a publicação não é prejudicada pela tal carta registada, mas não diz lá que é obrigatória em particular se tal publicidade for inútil, como é o caso).

O Banhadas não precisa de escrever com muitas cores, em maiúsculas, a negrito, com muitos pontos de exclamação ou no habitual tom incendiário. Como quase sempre não se passa nada e a JuveMar está, por direito próprio, na fase final.

Anónimo disse...

A razão do precipitado sorteio antecipado e ainda não homologado a primeira fase deve-se a que a FAP tem compromissos inadiáveis com as transmissões televisivas(RTP) do campeonato feminino este ano, com algumas novidades desportivas.
Portanto estamos todos de acordo os regulamento para os cestos dos papeis! e se há equipas que não podia participar por falta de equipas nos escalões de formação caso do Academico, passando o Maiastar á fase final, não interessa!
viva o andebol

Anónimo disse...

Subscrevo totalmente a posição critica dos administradores do Blog sobre o precipitado sorteio da prova Andebol 09(1ª divisão Feminina) com uma série de atropelos aos regulamentso que a própria federação aprovou e faz cumprir mas não para todos as equipas. acto selvagem num país democratico e com Leis próprias para dirigir a modalidade.
Como é Sr. Secretario de Esatado Drº. Laurentino Dias, tão activo umas vezes e noutras deixa andar...
Quem beneficiou com estas trapalhadas? o Academico F.C.

Anónimo disse...

Ao jurista da "corda" no seu cmentário das 04:38, no seu ponto só mete os pés pelas mãos, pois nunca pode haver uma homologação de prova antes dela acabar, ou não sabe que pode haver protestos até a fase acabar e com influencia. Quem escreveu o texto deveria estar cheio de soninho à hora que foi mas dve ter calma, senão troca tudo e é feio, A Pitonisa

Anónimo disse...

anónimo
16 de Fevereiro de 2011 04:38

O que diz não tem por onde se pegue e nem para recadeiro de alguém que meteu a argolada de fazer sorteios antes do términos do campeonato , 1ª fase.
Uma trapalhada sem sentido e sem justificação.
Mas se há interesses da TV pelos jogos na TV2 então vale a pena sacrificar os regulamentos e já muito habituais na FAP pelo o interesses da modalidade em transmissões televisivas.

Mister Spock disse...

Estou totalmente de acordo com o anónimo de 16 de Fevereiro de 2011 04:38

Vão fazer uma cura de desintoxicação, caríssimos "Banhadas"!!!

Anónimo disse...

Na federação a lei é:
Façam o que eu mando e não olhem para o que eu faço!
Oxalá as revoluções que estão a acontecer no Norte de Africa cheguem cá depressa...

Anónimo disse...

De facto as equipas só precisam ter duas equipas dos escalões de formação como dizem. Mas para competirem têm de estar devidamente inscritas. Não é o caso.
O Academico não possuiu, mas pelo que nosso douto "não jurista", que parece saber muito, explica aqui já está tudo resolvido!

Até o Palmilheira que tantos criticam cumpre requisitos, a equipa da "melhor treinadora" é que não.

Que dirá o secretário do Desporto a isto, não é "um apito Dourado mas é de certeza uma Torreira Estragada"

Tenham Vergonha
DEMITAM-SE

Anónimo disse...

oh inteligencia, a homologação é no final da época, depois de se encontrar o campeao. senao andavamos todas as semanas a homologar campeonatos... lol

Anónimo disse...

Boa Noite

Ao comentário das 04h38 gostava de colocar a seguinte questão:

O Maiastars actualmente tem 53 pontos o juvmar tem 56 pontos falta 1 jogo para acabar o campeonato os resultados entre estes dois clubes foram os seguintes 26-26 e 26-29 com vantagem para o Maiastars a questão é:


Caso haja falta de comparência para o juvemar nesta jornada, a juvemar fica com 56 pontos porque falta de comparência são 0 pontos e o Maiastars vença são 3 pontos e ai tambem fica com 56 pontos qual destes clubes fica em 4 lugar?

Parece me que é o maiastars visto que no 1 jogo entre estes dois clubes houve um empate a 26-26 golos e no segundo jogo venceu o Maiastars por 26-29 por isso mais uma vez a FEDERAÇÃO meteu argolada da grossa e você também esta errado caro amigo, mas GRAVE é os clubes pagarem cada um 3750 euros que dá um total de 86.250 euros para terem uma organização desta prova MEDÍOCRE por isso deve se rapidamente apurar as responsabilidades de quem cometeu tal erro, visto que não tem competência para estar a frente de uma organização destas só lhe resta apresentar a sua demissão.

Anónimo disse...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.
as caceteiras da maia mandaram a Mariana Regadas para o estaleiro 6 meses.
Tenho dito

Anónimo disse...

Mas se bem me lembro o santa joana tambem pertencea maia!!!!

Anónimo disse...

O que deveria saber (e se calhar não sabe ou contaram-lhe mal):

- A Mariana Regadas é uma excelente jogadora e não sei qual o prognóstico médico, mas se assim fôr, as suas rápidas melhoras e que faça uma excelente recuperação.
- Tem toda a razão quando fala em caceteiras da Maia ( mas de origem em Ermesinde).
Se fala sem saber, pois deverá ser o caso, pois no pavilhão tinha maioritariamente pessoas afectas ao clube que jogava fora( poucas eram, aliás mesmo muito muito poucas pessoas pertenciam à casa), a Mariana na sequência de uma boa jogada individual, acaba por se magoar e cair sózinha e sem qualquer contacto.
Sabe, as vezes também acontece, lesionarmo-nos sozinhas.
Quando foi assistida de imediato pelos 2 fisioterapeutas presentes, viu-se da bancada, que o joelho em questão já estava com ligadura ou tape ou o que lhe quiserem chamar e no "rescaldo" veio a saber-se que o mesmo joelho não estaria em nas condições desejáveis para a prática desportiva de competição.

Tire as suas próprias conclusões, quanto ao sacrificar uma atleta na busca dos resultados, valerá a pena??

Nota: A Mariana Regadas saíu do jogo a 5 -6 minutos do fim com uma desvantagem já de 7 golos.

Os votos de rápidas e seguras melhoras à Mariana Regadas.

Anónimo disse...

Deixo apenas uma questao ao banhadas: tem a certeza, viu o documento onde estava escrito que o Academico protestou o jogo? Para
o comentario das 21.14: se hipoteticamente o Academico tivesse protestado o jogo e vence-se o protesto, a Juve Mar nao perdia tres pontos, quando muito repetia-se o jogo, porque a responsabilidade sera sempre em ultima instancia da equipa da arbitragem e nunca da equipa da casa. Repetido o jogo, e derrotada a Juve por hipotese, perdia apenas 2 pontos e nao tres, porque um ponto regista sempre por jogo.

Anónimo disse...

O tape q os espectadores curiosos viram no joelho da jogadora estava lá pra estancar o sangue de uma ferida q a atleta tem no joelho. Como devem saber, os curitas saem com o suor. Daí a atleta ter um curita e por cima uma fita de tape. Era pra segurar melhor.

Anónimo disse...

Boa tarde!
Caro leitor das 13h14 eu nem sei que protesto existe no jogo juvemar academico nem me interessa...

O que me refiro é que falta 1 jornada para acabar a 1 fase do campeonato PO 09 caso a juvemar tenha 1 falta de comparencia no jogo com o CA Leça fica com 56 pontos e o Maiastars vença o C.D.S. Bernardo tambem fica com 56 pontos e pergunto lhe ai que fica em 4 lugar?

Nao tenho duvidas que é o Maiastars daí o caro amigo estar enganado nos comentarios que faz dizendo que desportivamente ja esta tudo devidamente atruibuido mas GRAVE é a FEDERAÇÃO nao ter dectato que matematicamente o Maiastars ainda se pode apurar...

Isto é falta de responsabilidade e profissionalimos por parte dos funcionarios da FPA.

Anónimo disse...

Esta federaçao é uma anedota...