gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 19 – 2010 / 2011

EDICÇÃO ESPECIAL

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, última jornada da 1.ª Fase, . Face à extensão do texto não serão publicados os resultados.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

A última jornada da primeira fase jogou-se este fim-de-semana. Sem nada para decidir e uma vez que a FAP decidiu que não há qualquer paragem entre esta fase e a Fase Final (algo quase insólito!), resolvemos substituir o habitual resumo da jornada por uma análise a cada uma das equipas que estarão na Fase Final, onde abordaremos as principais figuras das equipas e também falar das características dos seus treinadores. Claro que muitos irão discordar do que aqui escrevemos mas como sempre não nos esquivamos a dar as nossas opiniões. Apesar das 3 melhores equipas portuguesas serem da Zona Sul, mantemos a mesma convicção que a 5ª equipa do Norte (Maiastars) é mais forte do que a 5ª equipa do Sul (Sports Madeira).

Colégio de Gaia: Venceu, confortavelmente, a Zona Norte sem perder qualquer jogo. Esperava-se que a saída de algumas jogadoras importantes tornassem o Colégio de Gaia mais fraco este ano, mas tal não tem acontecido. A equipa tornou-se mais colectiva, mais humilde e os resultados estão à vista. Uma das suas grandes armas é a sua capacidade defensiva. O seu 5X1 é defendido de uma forma excelente e, ultimamente, tem alternado com um 6X0 muito eficaz. A ausência de grandes rematadoras está agora a ser colmatada com a chegada de Vanessa Silva, a esquerdina que jogava em Espanha.

Treinadora: Paula Castro é a mal-amada do andebol feminino português e tem sido muito injustiçada na nossa opinião. Além de ter levado a selecção sénior a um Campeonato da Europa tem um notável trabalho de muitos anos no Colégio de Gaia. Muitos apontam Jorge Tormenta como o homem que mexe os cordelinhos na sombra, mas é sempre Paula Castro que dá a cara. É verdade que tem uma personalidade introvertida e permite demasiado relaxamento de desconcentração nos treinos mas os resultados falam por ela. Nenhum treino começa a horas e são célebres já os pedidos de Paula Castro, durante os treinos, para que se comecem a fazer os exercícios. Muitos questionam como seria se o Colégio de Gaia tivesse treinos com outra exigência, mas até hoje Paula Castro tem levado a água ao seu moinho e este ano com uma equipa muito mais limitada volta a mostrar serviço. Tem um bom coração e uma boa relação com as jogadoras, embora demasiado condescendente. É bastante inteligente, apesar de alguma falta de sensibilidade na gestão das questões internas.

As estrelas: A grande estrela desta equipa tem sido Ana Rita Costa. A guarda-redes que esteve na sombra de Daniela Pereira (que este ano foi transferida para o Le Havre) tem feito esquecer a antiga dona da baliza do Colégio e tem sido o garante de uma segurança defensiva notável. Para muitos, é estranho considerarmos Ana Rita Costa a grande estrela do Colégio de Gaia mas parece-nos justíssimo, dada a qualidade das suas exibições que, estranhamente, têm passado despercebidas ao seleccionador nacional. Destacaremos sempre outras duas jogadoras por equipa, neste caso Maria Domingues e Fernanda Carvalho. Maria Domingues é outro exemplo claro de esquecimento do seleccionador nacional. Uma ponta esquerda verdadeiramente notável com uma capacidade de um contra um como há poucas em Portugal e muitos recursos na hora de finalizar. Fernanda Carvalho, regressada após gravidez, apesar de já sem o ritmo de outros tempos, é um garante de segurança no ataque e tem feito uma época muito consistente.

A nossa previsão: O Colégio de Gaia irá repetir o 4º lugar da época passada. Apesar da boa época, o Colégio de Gaia não tem capacidade para discutir com as 3 melhores equipas portuguesas. Falta-lhe uma melhor ponta direita e uma lateral esquerda ao nível das suas rivais. Apesar disso, sobretudo em casa (num piso inacreditavelmente escorregadio para se jogar uma fase final), será muito difícil às melhores equipas vencerem e o Colégio pode ganhar jogos a essas equipas.

Madeira SAD: É claramente a o plantel mais completo do campeonato, com praticamente duas soluções de muita qualidade para cada posição. O seu muro defensivo no 6X0 é o mais difícil de superar entre as equipas nacionais. As madeirenses venceram a Zona Sul, mas não se livraram de uma derrota em casa diante do seu grande rival. Mas, com excepção desse jogo, têm feito uma boa temporada e venceram o primeiro troféu da época: A supertaça. Aliás, a derrota em casa veio a seguir a esse importante triunfo e pareceu-nos haver alguma sobranceria de uma equipa que não se pode esquecer que quem ainda detém o título é o Gil Eanes.

Treinador: Duarte Freitas tem estado envolto em polémicas desde o início da época. Primeiro porque a sucessão de Filipe Calado que estava há tantos anos no Madeira SAD nunca é pacífica e depois por ser seleccionador nacional e não ter tomado as decisões que consideramos mais correctas. Mas não podemos confundir o seu trabalho na selecção com o da SAD. E, até agora, o trabalho tem sido bom. Claro que se pode sempre argumentar que tem o melhor plantel, o que facilita as coisas. Mas tem feito a equipa treinar de uma forma muito mais aplicada do que o fazia no passado e tem conseguido motivar as suas jogadoras. Gere muito melhor os minutos de todo o plantel do que o seu sucessor e isso tem motivado a equipa. Uma jogadora do plantel dizia-nos que, com este treinador, todas sabem que são úteis à equipa e que regressou a motivação à equipa. Procura também colocar exercícios fortes nos treinos. Fora do campo, é uma pessoa afável e um dos treinadores mais bem divertidos desta fase final. Sabe que, se não vencer, será trucidado. Mas isso é o peso a pagar de quem treina uma equipa assim.

As estrelas: Virgínia Ganau. Os anos passam e continua a ser a jogadora que faz verdadeiramente a diferença. Nos seus melhores dias, fecha a baliza e torna-se impossível alguém em Portugal vencer a SAD. Aliás, foi uma exibição menos conseguida de Ganau que abriu a porta que o Gil Eanes bem soube aproveitar na visita. Continua, apesar da idade, a ser a melhor Guarda-redes portuguesa e é pena que não esteja disponível para representar a selecção. As outras duas estrelas: Renata Tavares e Rita Alves. Renata Tavares tem tido menos minutos do que nas outras épocas porque Duarte Freitas tem conseguido gerir melhor a equipa, algo importante quando se tem outra excelente pivot como Bebiana Sabino. Mas Renata Tavares continua a ser a pivot mais difícil de defender em Portugal, pois alia a sua técnica a uma capacidade física notável, o que a torna imparável, sobretudo quando a ligação com a primeira linha é feita por cima. Rita Alves confirmou o porquê da aposta do Madeira SAD. Os que achavam que a jovem jogadora não se adaptaria a este salto enganaram-se. Está uma jogadora mais mais madura e continua a impressionar pela amplitude dos seus movimentos e pela garra que coloca no jogo.

A nossa previsão: Acreditamos que o Madeira SAD vai voltar a conquistar o título perdido. Claro que é uma previsão arriscada, mas até ao momento tem sido para nós a melhor equipa da competição. Não acreditamos que possa perder pontos com o Colégio João de Barros, enquanto o Gil Eanes pode e isso pode decidir o campeonato. Parece-nos que estão com a motivação que não tinham para reconquistar aquilo que foi seu durante tantos anos. Acreditamos que o vão conseguir mas não vai ser fácil.

Alavarium: Este clube de Aveiro está a fazer uma grande época, confirmando já a excelente época passada. Apenas perdeu com o Colégio de Gaia e com facilidade conseguiu a qualificação. É talvez a melhor defesa da competição, com uma defesa 6X0 algo estranha nos fundamentos mas que tem sido de uma eficácia enorme. Parece terem um espírito de equipa enorme, o que faz com que sejam muito difícil de bater. Nos jogos grandes, em casa, tem um público entusiasta e não nos cansamos de elogiar a sua comunicação, com resumos de todos os jogos e flash interviews com treinador e atletas. Algo que devia fazer meditar uma equipa profissional como o Madeira SAD.

Treinador: É o único dos 8 treinadores que é mais conhecido pelo que faz fora do andebol do que por ser treinador. Aliás, conhecemos o seu trabalho fora do andebol há alguns anos. É um dos gurus da Bolsa portuguesa e presença habitual nos jornais e TV, “um dos grandes cérebros nacionais”, escrevia o Expresso há uns anos. Mas também como treinador está a fazer um excelente trabalho, numa equipa que tem um espírito de luta como poucas e que, defensivamente consegue anular os pontos fortes dos adversários. Uma jogadora confidenciava-nos que a palestra dele às Sextas-feiras antes dos jogos, com recurso a um programa de vídeos muito moderno, tem tanto de eficaz como de cómico pelo humor que coloca nas intervenções. Sem papas na língua, tem-lhe valido alguns comentários negativos sobre ele nos blogs, algumas vezes merecidos. Tem uma excelente relação com as atletas que apreciam o seu lado descontraído mas também a exigência que coloca nos treinos. É, na nossa opinião, o terceiro melhor treinador do campeonato.

As estrelas: Cláudia Correia é a grande estrela da equipa. Depois da grave lesão que teve, parece estar a jogar melhor que nunca, com uma enorme capacidade de remate e de finta. É hoje uma jogadora muito mais completa do que há uns tempos atrás e nós que criticámos, há dois anos atrás, a sua escolha pelo Alavarium, hoje não temos problemas em reconhecer que estávamos errados, pois conseguiu evoluir muito em Aveiro e está a jogar ao mais alto nível. É hoje já uma das 3 melhores jogadoras do campeonato. As outras duas estrelas: Filipa Fontes e Catarina Martins. Filipa Fontes não se pareceu adaptar bem, mas na segunda volta já está próxima do nível que nos habituou. Jogar ao lado de Cláudia Correia retira-lhe algum protagonismo mas ela parece adaptada a isso e a própria Cláudia Correia começa a beneficiar de ter ao seu lado uma jogadora da qualidade de Filipa Fontes que tem uma enorme capacidade de fazer assistências. A sua subida de forma é um dos factores decisivos para a grande segunda volta que o Alavarium fez. Catarina Martins sempre foi uma das melhores pivots portuguesas mas, curiosamente, também fez uma primeira volta muito abaixo do que sabe. Defensora exímia, quando recebe a bola é difícil de travar. Já sem a velocidade de outros tempos, mas é ainda uma pivot que parte as defesas.

A nossa previsão: Apesar da excelente época, acreditamos que o Alavarium ficará em 6º lugar. Os 4 primeiros parecem-nos facilmente definidos e acreditamos que a Juve Lis irá ganhar esta batalha pelo quinto lugar, dada a sua maior tarimba e hábito nestes grandes momentos. De qualquer das maneiras, esperamos uma fase final bem melhor do que o ano passado, quando aqui chegaram com as suas principais jogadoras lesionadas.

Gil Eanes: As campeãs nacionais não impressionaram na primeira fase. Sobretudo, a derrota na Supertaça e a derrota com o Colégio João de Barros pareciam indiciar o pior para as algarvias, mas numa demonstração de orgulho de campeãs foram vencer à Madeira e dizer que têm uma palavra a dizer na luta de um título que é seu. Talvez só agora comecem a adaptar-se ao estilo de jogo muito veloz tão do agrado do seu treinador e se o conseguirem fazer podemos ter campeonato até ao final e este campeonato merece-o.

Treinador: É, para nós, o melhor treinador do Campeonato, apesar de o dizermos não por estes meses de prova, mas sim por toda uma carreira de óptima eficácia na gestão do que lhe tem sido dado. Aliás, não é de estranhar. João Florêncio também é um homem ligado ao mundo empresarial. Apesar de ser um excelente treinador, Florêncio é o oposto de Donner na forma de comunicar. Mais descontraído, mais humano, parece que isso lhe criou problemas nos primeiros meses no Algarve porque as jogadoras relaxaram, habituadas ao estilo super rígido do mestre Donner. Florêncio não tem tarefa fácil porque suceder a Donner nunca é fácil, mas o Gil Eanes escolheu bem. Fora do campo João Florêncio é um adepto de uma boa conversa e é um prazer ouvi-lo, dada a humildade, a simplicidade e o lado humano deste grande treinador.

As estrelas: Ana Seabra. A par com Virgínia Ganau, é a jogadora mais decisiva do campeonato. Continua com a velocidade de sempre e com aquela fome de bola que faz com que seja a jogadora portuguesa mais parecida com os homens, nesse aspecto. Para um treinador como Florêncio, é óptimo ter uma jogadora como Ana Seabra que é o protótipo da jogadora perfeita para o contra-ataque. Infelizmente, não é servida tantas vezes no ataque organizado como poderia ser, mas continua muito eficaz e a maior arma do Gil Eanes. As outras duas estrelas: Vera Lopes e Tânia Afonseca. Vera Lopes está a fazer uma excelente época. Há já algum tempo sem uma lesão grave (algo infelizmente raro na sua carreira), está a ser cada vez mais consistente, pela sua versatilidade em campo. É das jogadoras mais elegantes na forma como joga. Tânia Afonseca é um exemplo de uma jogadora que parece limitada pela sua pouca ambição. Mas, ainda assim, é uma pivot capaz de destruir qualquer defesa, pela sua envergadura absolutamente fora do comum. Talvez o ano passado a equipa estivesse mais rotinada a jogar para a servir mas ainda assim está a ser uma das grandes figuras do Gil Eanes.

A nossa previsão: Coerentes com o que escrevemos na previsão do Madeira SAD, acreditamos que o Gil não conseguirá revalidar o título nacional e terminará no segundo lugar. Mesmo não tendo a qualidade do plantel da SAD, o ano passado o Gil conseguiu ser campeão fruto do seu excelente treinador e da crença das suas atletas. Este ano com outro excelente treinador conseguirão a mesma proeza? Não cremos, mas esperamos um campeonato bem equilibrado.

Juve Mar: Chegarem pela segunda vez consecutiva à fase final é uma grande vitória desta equipa de São Bartolomeu do Mar. Equipas com mais obrigação e melhor plantel como o Maiastars ficaram de fora da fase final. O facto de jogarem juntas há bastante tempo é talvez o grande segredo da Juve Mar. O grande calcanhar de Aquiles é algum desequilíbrio no plantel mas nem isso tem impedido de se apurarem para a fase final. Apesar de terem terminado em 3º lugar, foi a última equipa nortenha a apurar-se e tiveram derrotas inesperadas como em Leça, no Almeida Garrett ou em casa com o Salgueiros. Alternam o melhor com o pior.

Treinador: É um dos treinadores mais antigos dos 8 que estão na fase final. Tem feito um excelente trabalho na Juve Mar. Passou pela escola do ABC e é um bom treinador, apesar de alguma passividade no banco. Fora do campo, além de uma empresa, detém um restaurante e gosta de conversar sobre tudo. É um dos grandes defensores do actual modelo competitivo, pois conhece bem as dificuldades financeiras dos clubes neste momento. Tem uma boa relação com as atletas. Aliás, a disciplina que se nota na Juve Mar é decisiva para o excelente desempenho da equipa. Como nos disse uma atleta “O Paulo é quase um pai para algumas de nós”. E acrescentamos que para a pivot Andreia Martins, é marido também.

As estrelas: Teresa Santos. Aquela que é central de raiz tem jogado todo o ano a lateral direito. Tem uma finta de um contra um com uma velocidade de execução muito rara em Portugal e tem um excelente remate em apoio. No dia em que conseguir gerir melhor as suas emoções, poderá afirmar-se como jogadora de selecção A. As outras estrelas: Andreia Escrivães e Sandra Peixoto. Andreia Escrivães é uma jogadora pouco destacada para o rendimento que tem. Uma lateral esquerda alta, como há poucas em Portugal que consegue rematar muito bem de fora mas também penetrar. Tem um problema com a sua falta resistência ao choque, mas se fizer algum trabalho de ginásio poderá ter um futuro risonho, embora pareça pouco motivada para levar o andebol mais a sério. Sandra Peixoto está a voltar àquilo que era antes da lesão. Uma das centrais com melhor visão do jogo do nosso andebol e que tem um poderoso remate em apoio que tem feito com que, na segunda volta, seja uma das melhores marcadoras da equipa.

A nossa previsão: É, para nós, a mais fraca das 8 equipas presentes, pelo que acreditamos vir a terminar em 8º lugar. Podem, uma vez mais surpreender, e conseguir subir um lugar mas terem chegado até aqui já é uma enorme vitória. Têm que esperar que nenhuma das suas 3 magníficas se lesione, senão será impossível ganharem jogos numa fase final recheada de tão boas equipas.

Colégio João de Barros: O grande destaque deste ano foi terem conseguido vencer o Gil Eanes, um primeiro passo para se quebrar a tradição e a ideia de que são uma equipa muito forte mas nunca conseguem ganhar aos 2 grandes. Foi a equipa sensação dos últimos anos e agora têm cimentado o estatuto de 3ª melhor equipa portuguesa. Sofreram com a lesão de Natalina Melo mas com o seu regresso, além do seu poder de fogo, contarão com uma melhoria na consistência do seu 6X0 que é muito difícil de ultrapassar. O impedimento de algumas jogadoras de treinarem regularmente parece-nos limitar sempre o crescimento desta excelente equipa.

Treinador: Paulo Félix é, para nós, o segundo melhor treinador do campeonato. Ele construiu, de base, uma equipa de sucesso e é o grande responsável pelo salto que o Colégio João de Barros deu nos últimos anos. Tem um estilo muito “low profile” mas é extremamente eficiente na forma como trabalha esta equipa. Fora de campo, tem uma personalidade muito calma e longe vão os tempos em que brilhava no andebol de praia. Como nos confidenciava uma atleta: “O Néné parece calado e calmo mas não queiram ver quando lhe sobe a mostrada ao nariz”.Enquanto permanecer no Colégio João de Barros, a qualidade está assegurada. Infelizmente, a formação está cada vez pior e se um dia Paulo Félix sai da equipa sénior, com a mesma velocidade com que o clube subiu, volta a descer.

As figuras: Maria Pereira. É hoje, de longe a melhor rematadora em Portugal. Força, velocidade de execução e potência física fazem dela um enorme talento. Defensivamente, é também muito forte e é a grande estrela desta equipa. As outras estrelas: Inês Catarino e Bárbara Teixeira. Pode não se gostar do estilo de Inês Catarino, mas é de uma eficácia tremenda. O facto de ser uma raridade haver esquerdinas de qualidade em Portugal também a ajuda, mas é uma jogadora humilde, com um excelente remate e que se treinasse com outra regularidade, poderia ser hoje uma figura de proa no andebol português. Muitos achavam que o Colégio João de Barros perderia muito coma saída de Kaká. Mas Bárbara Teixeira, muito menos vistosa mas muito eficaz, tem feito uma época muito boa na baliza da equipa de Paulo Félix e tem sido o garante de muita estabilidade.

A nossa previsão: Pensamos que seria uma enorme surpresa tudo o que não for o 3º lugar. O ano passado prevíramos que o Colégio João de Barros ganharia um dos jogos aos 2 grandes e falhámos a previsão mas isso já aconteceu este ano e pode vir a repetir-se na fase final. Contudo, pensamos ser muito difícil ir além disso, embora vejamos como regressa Natalina Melo (que já alinhou após lesão) e como vai estando a condição física de Eduarda Pinheiro, uma jogadora chave nesta equipa e que parece estar a recuperar a sua forma. O que nos parece indiscutível é que o Colégio João de Barros consolidará a sua posição à frente do Colégio de Gaia no panorama nacional.

Académico do Porto: É a única novidade na fase final em relação às 8 finalistas do ano passado. Mas não se pode dizer que tenha sido uma surpresa em função das aquisições que fizeram e do regresso de Joana Oliveira que esteve de Erasmus na época passada. É quase a réplica da equipa da Universidade do Porto que tem representado Portugal nos Jogos Universitários e isso tem valido muitas críticas que nos parecem despropositadas já que as jogadoras já jogavam nos Universitários antes de irem para o Académico do Porto. Bom campeonato de uma equipa que foi construída para este objectivo.

A treinadora: Luísa Estriga tem estado no centro da polémica. Docente universitária, investigadora da modalidade, tem vários projectos feitos em parceria com a Federação. Mulher de armas, não vira a cara à luta, algo que nos agrada mas que não agrada a toda a gente. Presença habitual nos congressos da especialidade, não passa despercebida e há que reconhecer os seus méritos na área da investigação. Tem dificuldade em conciliar a sua vida profissional com o ser treinadora e isso vale faltas a treinos e muitos dados sem o habitual equipamento, o que gera sempre comentários. Mas, como nos confidenciava uma jogadora do plantel, “desde que venha até pode vir de fato de gala que não há problema”. No banco, tem revelado algumas falhas graves, pecando por demorar muito a mexer no jogo, parecendo às vezes uma mera espectadora. Parece-nos bem melhor na teoria do que na prática…

As figuras: Ana Sampaio. Uns dirão que praticamente só marca em contra-ataque e até têm razão mas os seus golos são fundamentais para as vitórias e quando a anulam, o Académico do Porto tem muitas dificuldades. Um excelente timing de saída para o contra-ataque e muita serenidade na hora de concretizar de uma ponta esquerda a quem não é por acaso que lhe chamam “Speedy”. As outras estrelas: Isabel Oliveira e Joana Oliveira. Isabel Oliveira, mais conhecida por Bekas, tem sido umas das jogadoras mais regulares dos últimos anos do campeonato. Com excepção da época passada onde não se adaptou bem ao Colégio de Gaia, mantém uma consistência notável e, além de boa rematadora, consegue excelentes assistências para o pivot. Joana Oliveira tem feito uma grande época a pivot. Capaz de jogar noutras posições, nesta altura é a pivot que mais rende e tem uma técnica notável. Se perdesse 10 quilos poderia ser jogadora de top em Portugal.

A nossa previsão: O Académico, na nossa opinião, ficará em 7º lugar. Tem melhores valores que a Juve Mar, em termos de jogadoras estará ao nível do Alavarium, mas claramente tem menos colectivo que as aveirenses e treinam menos, o que nesta fase final se deverá fazer sentir. Contudo, achamos que irão fazer boa figura mesmo nos jogos mais difíceis e podem fazer algumas surpresas.

Juve Lis: Tem sido uma excelente época para a equipa de Leiria. Além de mais um apuramento para a fase final, a Juve Lis realizou uma excelente campanha europeia. Nem a saída de algumas jogadoras importantes travou o clube que tentou ir buscar tudo o que tinha valor ao Sir 1º de Maio, em abordagens que tiveram contornos polémicos. A verdade é que a Juve Lis provou ser melhor que o Sports Madeira e que está na fase final com todo o mérito.

Treinador: André Afra tem feito um excelente trabalho no clube gerido por sua mãe. Tem uma personalidade muito difícil e é seguramente o treinador mais arrogante de todos os que estão nesta fase final, mas tem conseguido impor um estilo de jogo muito próprio e transforma as suas jogadoras em excelentes defensoras, com uma atitude como é raro em Portugal. Como nos confidenciou uma jogadora “Sabemos que à mínima falha, vamos ouvir do André. Quase nos fura os tímpanos”. Fora do andebol, é menos tenso e mais descontraído, mas não deixa de ter o seu feitio muito difícil e discutir com ele é algo que não agrada a muitos. Ou é à maneira dele ou então temos problemas…

As figuras: Rita Chaves. A central leiriense tem feito uma época fantástica. É verdade que sempre foi vista como uma jogadora limitada, mas tem melhorado de ano para ano e hoje é uma das boas centrais do nosso andebol. Tem um excelente poder de finalização, o que é cada vez mais importante e consegue controlar o estilo de jogo (ataques muito prolongados) que André Afra quer. As outras estrelas: Diana Pereira e Mariama Sano. Diana Pereira, pelo início de época muito forte, apesar de ter estado mais discreta nas últimas semanas. É uma atiradora esquerdina pura. Muito limitada nos outros aspectos do jogo, mas muito eficaz na hora de marcar golos de primeira linha. Mariama Sano é uma das grandes revelações deste campeonato. Com um porte atlético fantástico, esta pivot apresenta enormes melhorias tecnicamente e começa agora a perceber-se o enorme potencial que tem e como é difícil de travar.

A nossa previsão: Apontamos para o 5º lugar. Não têm qualidade para chegar aos 4 primeiros mas a sua maior tarimba e consistência devem valer-lhe ficar à frente do Alavarium e conquistar mais um apuramento para as competições europeias. Mas é uma equipa que pode incomodar, por exemplo, o Colégio de Gaia.

Que comece a fase final. Nós acompanharemos aqui, como sempre, todos os detalhes da luta pelo título nacional.

Críticos Femininos

48 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho sobre as equipas participantes na Fase Final Feminina e bem fundamentadas e ao detalhe.
Pela leitura atenta podemos concluir várias realidades sobre o andebol feminino quer nos seus aspectos positivos ou negativos.Achei curioso algumas conclusões e afirmações sobre treinadores ou treinadoras que o não são, por falta de tempo, mas que as atletas até acham piada? a sua treinadora aparecer "pode vir de fato de gala que não há problema".
Novo conceito de treino desportivo de faca e garfo.

Anónimo disse...

Banhadas, só tenho uma palavra: Excelente!!!

Anónimo disse...

É engraçado e algo incompreensivel a análise ás "figuras" do Colégio de Gaia. Aos anos que Andreia Ramos é a central do Colégio, ainda era júnior, já foi considerada a "Jogadora do Ano", internacional em todos os escalões, tendo há vários anos solicitado dispensa da Selecção (mas sempre disponivel se tal fosse necessário). Nesta época é, inequivocamente, a carregadora da equipa, mais uma vez, importante na defesa e talvez a fazer a melhor época no ataque... mas este site, tal como o anterior, esquecem-na repetidamente, não que ela necessite pessoalmente de ser lembrada ( a sua vida Académica é por demais importante ), mas que é uma injustiça é e no Colégio toda a gente é de uma só opinião: a Ramos como Pessoa, como Atleta e como Amiga é e será insubstituível.

Anónimo disse...

Surpresa pela positiva com este crónica inovadora e analisar alguns detalhes que podem explicar o êxito ou fracasso de algumas das equipas. Este trabalho merece uma boa reflexão dos bloguistas que entrar pela critica fácil se pode analisar vários parâmetros que influenciam a a vida das equipas e as menos atentas ao que fazem ou não fazem podem desafiar-se a mudar seus comportamentos.
Os meus cumprimentos aos administradores pela esta crónica bem concebida e elucidativa do potencial das equipas presentes na fase final
ADC

Anónimo disse...

Existem mais 5 ou 6 atletas que estão insatisfeitas na SAD, porque não perguntaram a essas?

Anónimo disse...

A pessoa afável e divertida..."Hoje é dia 20 de Fevereiro, dia de tragédia na Madeira. Recorda-me de estar no Pavilhão do Funchal naquela manha num encontro de minis, foi o caos, e recorda-me de se formar um cordão humano para retirar as crianças do Pavilhão pois a força das aguas era enorme. Nesse cordão estavam professores treinadores funcionários e pais, no entanto o Sr Duarte Freitas seleccionador do nosso Portugal e na altura representante da Associação de Andebol, fugia no seu Volkswagen (lembro-e como se fosse hoje) para casa ignorando o pânico das crianças que estavam no Pavilhão.
É triste, e pergunto como pode ser este individuo um líder.
Foi um dia difícil mas que considero que vale a pena recordar, e elogiar pessoas como o Professor Filipe Calado que fazia parte desse cordão."
Os Homens identificam-se em todas as acções da sua vida.

Jorge Almeida disse...

Críticos Femininos, é a vossa opinião, com a qual concordo na generalidade.

Só achei fora do contexto as vossas referências sobre a vida das pessoas fora do andebol. Até agora, não tenho lido que os próprios se tenham referido publicamente a isso, pelo que não entendo que sejam vocês a publicamente fazê-lo. Eu, no vosso lugar, não o faria.

Anónimo disse...

Parece-me que na juve lis tanto a Inês Silva como a Gizelle Carvalho mereciam uma chamada de atenção positiva pelo excelente trabalho que tem feito este ano...são duas jovens muito promissoras. Quanto ao facto do Maiastars ser melhor que o Madeira ...apenas uma referencia na epoca transata a Juve Mar perdeu por 12 bolas e jogo a contar para a taça de portugal...( digam em que lugar ficou a juve mar no campeonato do norte)...mais uam chamada de atenção...existem comentarios que não deviam ser publicados (banhadas pense nisso)

Anónimo disse...

Florencio é o melhor, o 2º é o Paulo Felix e onde anda o Grande Duarte esse mestre do treino que pega em equipas sem grande qualidade e as transforma em grandes atletas?
O seleccionador esta atrás dessa gente toda?..:)que comédia, só em Portugal.
O 87 da lista dos treinador é o Seleccionador... até

Anónimo disse...

Como atleta da Juve Lis lamento a forma como o banhadas descreve o treinador André Afra.
Comentarem a sua postura dentro do jogo enquanto treinador ainda é tolerável, agora que se referiram à sua forma de estar fora do andebol?!... só a família e as pessoas que o conhecem bem têm esse direito, porque só essas pessoas o conhecem verdadeiramente!
E se é verdade que o André é exuberante na forma como vive o jogo, também é verdade que é o grande responsável pelos excelentes resultados que temos alcançado.

Força equipa, espera-nos uma grande fase final!

Ana Luís

Gizelle Vieira disse...

De facto é muito bom o banhadas realizar este tipo de crónicas, contudo há afirmações e opiniões que são lamentáveis!

Sendo atleta da Juve Lis, acho impressionante a forma como abordam o André. É verdade que tem um feitio díficil, mas não é como o caracterizam pela palavra "arrogante" ...

Lidando com ele há anos, sei que o André apenas deseja que a equipa juntamente com ele consiga obter os melhores resultados, tendo por base um mentalidade de querer a perfeição e ser sempre melhor que o outro que está a minha frente.
É com esta mentalidade que nos leva a trabalhar, a evoluir, a querer mais, a ter garra, a ter união! Um verdadeiro lider, não é aquele que é simpático mas sim aquele que procura corrigir, ensinar, arriscar, trabalhar no duro. Para tal é necessário ter exigência! (Observem o treinador Mourinho.)

Não é por acaso que temos evoluido tanto e temos tido tão bons resultados! Apesar da sua forma de estar e ser nem sempre agradar a todos é um excelente treinador e o principal responsável pela equipa estar onde está hoje.

Mais lamentável é falarem dos treinadores para além das quatro linhas.

Gizelle Vieira disse...

De facto é muito bom o banhadas realizar este tipo de crónicas, contudo há afirmações e opiniões que são lamentáveis!

Sendo atleta da Juve Lis, acho impressionante a forma como abordam o André. É verdade que tem um feitio especial, mas não é como o caracterizam pela palavra "arrogante" ...
Lidando com ele há anos, sei que o André apenas deseja que a equipa juntamente com ele consiga obter os melhores resultados, tendo por base uma mentalidade de querer a perfeição e ser sempre melhor que o outro que está a minha frente.
É com esta mentalidade que nos leva a trabalhar, a evoluir, a querer mais, a ter garra, a ter união! Um verdadeiro lider, não é aquele que é simpático mas sim aquele que procura corrigir, ensinar, arriscar, trabalhar no duro. Para tal é necessário ter exigência!
Não é por acaso que temos evoluido tanto e temos tido tão bons resultados! Apesar da sua forma de estar e ser nem sempre agradar a todos é um excelente treinador e o principal responsável pela equipa estar onde está hoje.

Mais lamentável é falarem dos treinadores para além das quatro linhas.

Anónimo disse...

pq n comentam o treinador do sports q mais um ano ficam fora da fase final. é por isso que essa ilha nunca ha-de ser nada alem de uma aldeiazinha... as vossas mentes e dores de cotovelo sao tantas.... nunca mais vos dão a independência...

Anónimo disse...

Apenas uma chamada de atenção:

O título deste "post" está mal escrito.

Em vez de EDICÇÃO ESPECIAL, deve ser EDIÇÃO ESPECIAL.

Obrigado

Anónimo disse...

Ao Banhadas e seus adeptos
Parece-me estranho que consigo saber e falar com jogadoras de algumas equipas, dando conta se situações que até podem ser verdadeiras e que em nada abonam aos intervenientes, mas acho quase impossível não conseguirem saber nada em relação ao Gil Eanes. Não têm "informadoras" ou então estão "controlados" pelos lados do Algarve? Como é possível dizer que João Florêncio é o melhor treinador da competição? Deve ser por ter perdido a Supertaça talvez? E terminou em segundo lugar não terminou? Não quero com isto dizer que o técnico em questão não possa ser bom treinador, face ao trabalho que desenvolveu no Belenenses durante alguns anos, agora dizer que ele é o melhor no sector feminino sem nunca ter ganho nada até ao momento. E será que também não tem um excelente plantel como o Madeira SAD? Ou será que no Algarve também ninguém recebe nada? Não importa se 200, 300, 500 ou etc, mas por certo há algumas atletas que para além de emprego, também devem estar a receber alguns trocos... E quanto ao plantel também algumas internacionais A e outras mais jovens que já passaram por selecções nacionais. E já mais uma questão, se o BANHADAS está sempre bem informado, porque não tentam saber quantos dias esteve o Gil Eanes sem treinar antes da Supertaça em Coimbra? talvez por isso a diferença que apanhou do Madeira SAD e tenha ganho bem de aflito ao Colégio de Gaia. Não critiquem só por criticar! Claro que o treinador do Madeira SAD até pode ter as suas falhas, mas merece um pouco mais de respeito pois até agora, foi o unico que venceu alguma coisa. E por acaso até já nem é campeão, titulo perdido na época psssada. É obvio que pelos comentários que vou lendo neste blog, não terá muitos amigos, e terá também muitos invejosos de não poder estar à frente de uma equipa que é a que maior projecção poderá dar aos treinadores das equipas femininas em Portugal. Isto sme retirar o mérito a técnicos como Paulo Félix, André Afra (reparem que a Juve Lis está lá mais uma vez na fase final e com muitas jovens internacionais) que vão fazendo a vida a cara aos madeirenses e algarvios, locais onde se leva o andebol mais a sério, com alguma compensação financeira.

Anónimo disse...

Deve ser uma honra muito grande ser o 3º Melhor treinador do Feminino em Portugal.:)
Deve ser o mesmo que ser o Melhor Treinador de Futebol do Quénia. Parabéns Duarte

Anónimo disse...

Parabéns pela crítica! E sim, andreia ramos, helena soares, sara torres... muitos seriam os nomes para destacar no colégio, o importante é o colectivo é certo, mas considero que as pessoas que escolheram como figuras são muito mais que merecidas, não pelo que mostram dentro do campo, mas fora dele e como conseguem viver com sucesso noutros contextos tant pessoais como profissionais! Sou duma geração em que via a ines e a adorava e saber que continua a jogar é um prazer!! salta, brinca, tudo muito na desportiva e quem fala mal é inveja! e atenção que não sou apoiante do colégio em especial, mas acho injusta a esta defesa de andreia ramos...Parabens ao blog!

Anónimo disse...

Razão tinha a minha filha jogadora do Académico e que se lamentava da ausência da treinadora aos treinos e nos que aparecia só falava com as estrelas da equipa e sempre vestida conforme saia de casa, eu pensava que era mentira, mas pelo vosso excelente trabalho nesta crónica confirma-se. Afinal a miúda tinha razão, mas ainda há clubes a suportar este tipo de treinadores enganadoras e cheias de rigor científico!diz quem sabe que ela tambem na faculdade não se equipa...

Anónimo disse...

Sabem porquê que o sports não foi à fase final?
Porque houve um chico esperto que para queimar o Vitor roubou 2 jogadoras fundamentais.
Ele por debaixo daquela capa de sonso é um bom traidor.
Perguntem ao Paulo Vieira

Anónimo disse...

Sim, se a SAD não tivesse ido buscar as 2 aos Sports Madeira a coisa teria sido diferente. E depois vao as miudas, já se sabe que é a política da Madeira...

banhadas, mesmo discordando de algumas coisas, esta análise é do melhor que já li em Portugal sobre andebol. Parabens

Anónimo disse...

Não é habitual nos blogs o tema do andebol feminino ser tão interessante e motivadora para as bloguistas, temas não faltam e este ultimo ESPECIAL tem todos os condimentos para agradar aos que se interessam pelo andebol feminino.
Pelas comentários geram-se consensos e algumas criticas, normal e salutar. Vamos ter um bom campeonato nacional-Fase final.
As atletas e treinadoras lembrada pela positiva devem continuar a tentarem ser melhores, as que fora esquecidas ou criticadas demonstrem no dia a dia do treino e jogo que mudaram e querem ser referenciadas pela positiva.
Viva o andebol
zé manel

Anónimo disse...

É incrivel como este blog trata as pessoas...mais uma vez se nota a tendencia para algumas equipas, caso não fosse assim ( e como fizeram com outras atletas de outros clubes), teriam ido à procura de opniões sobre o André e a esta hora não tinham ficada mal na fita a escrever mal dele. ( opinião das atletas revela o excelente trabalho do clube)Quanto ao C.S. Madeira se tivesse na zona norte teria ficado em primeiro..., força equipas que trabalham...

Anónimo disse...

A fase final vai ter 6 equipas tal como no masculino e este modelo ou escolha do numero de equipas tem custado muito ao andebol português e aso clubes com história no andebol.
No feminino ficam 2 equipas genuinamente do andebol feminino e representando uma região muito importante para o andebol, refiro-me ao Sport Madeira ex campeão nacional e ao Maistars, ora tal como no masculino deveriam ficar apuradas para a fase final 4 equipas de cada zona e no masculino deveriam ficar apuradas 8 equipas e não seis excluindo também clubes de andebol. Deste modo se defendia a modalidade os investimentos feitos nos jogadores e a sponsorização teria outra visibilidade, mas este assunto na Federação não tem tido a sensibilidade desejada e daí os enormes prejuízos para a modalidade. Vamos acreditar que um dia o façam antes que mais equipas desaparecem do panorama desportivo português. As pessoas até são profissionais pagas e deveriam produzir melhor trabalho e na duvida perguntem aos treinadores.
ADC

Anónimo disse...

Bom dia!

O melhor treinador de andebol é o João Florencio?
Enfim como pode... Um tecnico que falta sempre as segundas feiras um tecnico que antes de uma competição como a supertaça dá 17 dias de ferias e vai para uma competição como esta para ganhar somente com tres treinos é muita falta de profissionalismo quando todas as atletas da gil eanes são remuneradas... e nao é pouco...
Dizer que tem uma equipa fraca isso é ridiculo o donner com menos atletas consegui vencer o campeonato vamos ver o que este senhor joão florencio que esta a passar ferias no algarve vai ser capaz de fazer....

Anónimo disse...

petição nacional
anónimo
Eu sou a Favor da "Prof. Dra. Luisa Estraga" como seleccionadora Nacional Feminina.
Afinal é a treinadora que mais investe na formação em Portugal!
Além disso, é a única que mesmo sem poder competir consegue o milagre de ser apurada para a 2ª Fase do Campeonato de Seniores.
Pode ser, que tal como o Torrinha, o Presidente da EHF, se renda à Classe, de tão "douta" personagem!

Proponho que além dela, promovam o Torrinha a Secretário Técnico Nacional, Afinal os dois juntos até os regulamentos mudam!

Quiçá, com estas duas personagens, não precisamos de regulamentos nem resultados para ser apurados?

Afinal em Portugal é possível!

Luisa Estriga a Seleccionadora Nacional JÁ!

Torrinha a Secretário Tecnico Nacional JÁ!

"O único Duo Maravilha capaz de colocar Portugal no Euro2012"!

Faça-se já o Sorteio porque com estes dois nos cargos nem precisa de terminar o apuramento...
JÁ ESTÁ TUDO DECIDIDO!

Anónimo disse...

Face a presença do Académico na Fase Final contrariando os regulamentos aprovados pela Assembleia Geral da Federação, como classificar a Treinadora desse Clube, Doutora pela Faculdade e não tem problemas de entrar num cambalacho administrativo e que representa para ela. Honorabilidade da função e a ética?
As atitudes ficam para as quem toma e não adianta assobiar para o ar!

Anónimo disse...

Excelente analise!
É desta forma que se faz avançar o andebol feminino: divulgando e falando sobre ele!
Parabens e obrigada pelo vosso excelente trabalho neste campo!

Anónimo disse...

Em tempos li um livro do falecido "Marinho Neves", que se chamava "Golpe de Estadio"! Livro de ficção mas que quando era lido era impossivel não identificar as personagens reais do "mundo do Futebol"
Lembro-me de um caso contado que achei unico de genealidade!

Numa certa casa de meninas da cidade Porto,entra um arbitro com uma gabardine. Naturalmente entrega a mesma no bengaleiro!

A policia Judiciaria já se encontrava dentro do estabelecimento em investigação de uma denuncia que esse arbitro iria receber um chorudo envelope de dinheiro!

Nada se passa e os investigadores ficam admirados!

Nem foi preciso o envelope já estava metido no bolso da gabardine quando o arbitro saiu!

No Andebol Feminino imaginem a policia judiciaria a analisar certas relações entre certas pessoas! Já nem vergonha têm e é tudo um compadrio descarado!
Como nem a imaginação do exemplo citado têm porque se acham impunes, ia ser lindo!

É melhor terem cuidado! Já não deve faltar muito!

Quem sabe entre os clientes de alguns restaurantes não se encontram já pessoas a vigiar!
Quem sabe se como está na moda alguns telemoveis de alguns senhores não estarão já "sob escuta"!
Afinal os de ministros e ex-ministros estiveram!

Como diz o povo:

"A justiça tarda mas não demora"
"Cuidados e caldos de Galinha, nunca fizeram mal a ninguém."
"Para bom entendedor, meia palavra basta."

Finalmente:
"Quem tudo quer, tudo perde."

Anónimo disse...

Tanta dor de cotovelo, anónimo de
23 de Fevereiro de 2011 12:06

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O Anónimo do "Bom dia",não conhece o João Florêncio,mas tem uma grande dor de cotovelo por não estar no lugar dele.
À quem esteja muito contente com o trabalho que está a desenvolver.Certo que o estilo do Donner era completamente diferente, mas ambos são grandes treinadores.
Portanto não se meta onde não é chamado!
Preocupe-se em treinar a sua equipa e melhorar o seu trabalho .
E sobre o profissionalismo do Gil,também não é da sua conta,a sua namorada é das que sai mais cara,pois é demasiado fraquinha para o dinheiro que ganha.
Estamos muito confiantes no trabalho que está a ser desenvolvido e o João Florêncio poderá não ser o melhor,mas é certamente um dos melhores e por isso felizes os que têm o previlégio de com ele trabalhar.

Anónimo disse...

Vim a saber que afinal de contas a treinadora LE não estava de acordo que o Academico FC fosse á fase final devido ao regulamento e não tem nenhuma responsabilidade na decisão da Federação?
Aceita participar mas lamenta o não cumprimento dos regulamentos, segundo disse uma atleta titular mas ausente aos treinos.

Anónimo disse...

ultima hora : Duarte Freitas afinal não é o 3 melhor mas sim o 4º melhor treinador do Andebol feminino, foi ultrapassado pelo Ulisses.
Bem, mas o mais interessante é que ele nem sequer é o melhor da Madeira, e tenho duvidas que estejas nos melhores 5, senão vejamos:
1- Fidalgo
2- Vítor
3- Sandra
4- Frederico
5- Marco Freitas

Anónimo disse...

ao anonimo 24 de Fevereiro de 2011 00:21, quem é a namorada????Esclareça-nos por favor, porque todos querem saber...

Anónimo disse...

A senhora que se diz mae de uma jogadora do ACADEMICO jamais deveria ter feito esse comentario.

é um assunto que nao diz respeito a mais ninguem e nao devia expor a sua filha assim, tanto que a senhora acabou de denunicar a sua filha e a voce mesma, ao referir que "ela lamentava...".Acho que disse tudo,infelizmente.Devia pensar antes de falar.

saudaçoes!!!!!!!

Anónimo disse...

Como madeirense que sou até fico enojado quando vejo os proprios onterrâneos de Duarte Freitas a "LAVAREM" sobre ele,eu não estou aqui para defende-lo como técnico porque entendo que essa avaliação deve ser feita por todos aqueles que foram atletas dele, esses sim podem avaliar,porque dizer que somos os melhores e ficamos em segundo contraria muito o que a opinião publica diz.O importante disto tudo não é aquele que ganha ou perde mas sim aquele que no fim diz para consigo "..eu podia ter feito melhor.." porque só assim conseguiremos evoluir.
Por fim em relação ao senhor das 13:06 a sua especialidade não é de certeza avaliar a qualidade dos treinadores porque vê-se que de andebol percebe pouco com essas opções (algumas corretas)mas muitas totalmente distorcidas.
Quanto ao Blog devo dizer "..muito cuidado quando se avalia as pessoas..".

Anónimo disse...

A mim não enganas,continua a dar explicações e não desestabilizes,perde a prosápia e a mania de que és o máximo.
Prova o teu valor e justifica porque vais à Selecção.

Anónimo disse...

FORÇA GIL EANES!!!
FORÇA MIÚDAS JÁ DEMONSTRARAM QUE PODEM REVALIDAR O TÍTULO ACREDITEM EM VOCÊS E NO NOSSO TREINADOR.

ADEPTO FERRENHO.

Anónimo disse...

Deviamos pensar já era na proxima epoca e reflectir sobre o modelo falido de Campeonato nacional que temos, que na realidade vai começar agora depois de um apuramento regional e outro inter regional.

P.S. Não ha comentários ao sorteio da PO23

Anónimo disse...

Esta crónica está inovadora e mereceu da parte do responsável muita reflexão ao analisar 6 equipas em vários parâmetros, o trabalho ficou brilhante e com algumas analises que podem ser polémicas porque não são habituais como se passa com outras Modalidades.
Logicamente que este modelo de analise provocam algum confronto de ideias e leva a alguns comentários desfocados o que traduz o nível cultural dos vários níveis de leitores do blog.
De todo o modo um trabalho singular e com muito condimento para voltar a ler durante a fase final.
O ranking dos treinadores será naturalmente em função dos resultados obtidos e dos comentários dentro do grupo.
Boa fase final e seria bom que houvesse surpresa quer no nível da competição quer no resultado final do novo Campeão.
ADC

Anónimo disse...

Sim até ontem foi o regional agora vem o mundial com os resultados iguais ao regional que foi feito.

Falidas ficariam as equipas do norte que sem as posses das do sul num campeonato nacional durante toda a época faleriam passado um ano na mesma competição!

Isso sim era excelente! Mas vamos ver e tirar as nossas conclusões...os resultados falarão por si...

Anónimo disse...

Exactamente. É inviável um modelo como existia antes porque financeiramente os clubes estão sem condições e além disso há tão poucos clubes no Sul que era impossível fazer uma 2ª divisão a Sul.

Mas claro que há 3 clubes que querem mudar ao modelo antigo. E a Federação se calhar olha mais para esses 3 clubes do que para os outros todos. Esperemos que não...

Anónimo disse...

Caros amigos, existem na PO.11, 20 equipas que não estão na PO.09 alem de outra na PO.23, são 21 equipas, vamos pensar que existe uma evolução natural das coisas e estas Juniores seriam Seniores na proxima epoca. Claro que essas 21 equipas não entrarão na PO.09. mas imaginemos que entra um terço, seriam mais 7 clubes ou seja uma competição com 30 participantes. isso não seria nada recomendavel. Agora quanto a despesas. Quanto gastam todos os clubes para irao algarve ou mesmo João de Barros, Académica e 1º de Maio para irem a Lisboa? Olhando para o actual campeonato, numa hipotetica 2ª divisão, a maior deslocação seria de Alpendurada a Lisboa, cerca de 288 KM e todos os clubes do sul tem de fazer mais que isso para irem a Lagos. E como as equipas apuradas para a FF tem capacidade financeira para o fazer, assim como aquelas que ficaram à porta,A opção seria que esses clubes que não tem objectivos que não seja a competição, participarem apenas a nivel Associativo, visto que ai não gastaram nada.

Anónimo disse...

Mas essas equipas não vão ter seniores, esqueçam isso porque sempre foi assim... Só se acabarem com o escalão de juniores...

Anónimo disse...

Eu quando falo das equipas Juniores, ponho no campo da hipotese, sei que é uma utupia pensar que essas equipas terão seniores numa epoca proxima, mas é um factor a ter em conta. Mas vou dar um exemplo concreto, na vizinha Espanha, existe a Liga ABF(Liga Profissional) e a Division de Honor,(Primeira Divisão), que são competições Séniores, onde como é obvio podem jogar Juniores, no entanto a Honor B, (Segunda Divisão)e os Provinciais, são competições de Absolutos, ou seja são de Juveniles(as nossas Juniores), mas onde podem jogar Seniores. E a proposito da divisão de clubes ricos e pobres, pelo que parece o IDP, tem como objectivo, que todas as Ferderações sigam o exemplo do Futebol e passem a jogar a nivel regional, vindo as equipas das ilhas apenas para as fases finais(isto no que diz respeito a amadores) por razões economicas, pois pelo que parece começa a faltar dinheiro para deslocações, podendo mesmo esses apoios serem suspensos, se isso acontecer, passam a ser os ricos do sul a ter de pagar duas viagens à Madeira por ano, o que se calhar sai mais caro do que os pobres do norte virem até lisboa.

Anónimo disse...

Começou a Fase final e logo com resultados não previstos os empates do Colégio de Gaia e Juventude de Lis, vitórias normais do Gil Eanes e Madeira as duas grandes candidatas ao titulo que não traduz nenhuma novidade.
Surpresa foi a "Banhada" levada pelo Académico FC no jogo com a Madeira-Sad? o que se teria passado.
Um campeonato sem grande emoção a nao ser a disputa dos lugares infweriores e esperar um campeão previsível, Madeira Sad ou imprevisível o Gil Eanes.
Vamos aguardar.

Anónimo disse...

Madeira SAD e Gil Eanes a par

Cumprida a primeira jornada da fase final, Madeira SAD e Gil Eanes assumiram desde logo a liderança do campeonato, sendo o mais provável que assim continuem até à quinta jornada, altura em que se defrontam. O duelo está marcado para 19 de Março, no pavilhão do Funchal.

Anteontem, as insulares esmagaram o Académico, enquanto o Gil Eanes, frente a uma equipa mais forte, bateu o João de Barros.

Anónimo disse...

E o Académico continua a distribuir rebuçados..... LOL !!!

Anónimo disse...

"...Contudo, achamos que irão fazer boa figura mesmo nos jogos mais difíceis e podem fazer algumas surpresas."

Admiravel esta analise e previsão, de facto o Académico consegue fazer boa figura e algumas surpresas. A figura foi de estilo e a surpresa foi ter marcado 10 golos ao Madeira Sad. Até a Academica de Coimbra que não tem uma "sumidade" a treinadora e está em fase de formação marcou mais. LOL. LUISA ESTRIGA A REINAR! GOSTO