gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Crónica de Fim de Semana – 16 – 2010 / 2011 - I

A crónica deste fim de semana que, se dedica exclusivamente à da PO01, refere-se a uma jornada que se disputou repartida e que ficou incompleta, em virtude da participação de equipas portuguesas nas provas Europeias.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

18.ª Jornada
Sporting 21 -26 FC Porto
Xico Andebol - SC Horta ( 16-03-11)
São Mamede 25 -36 Benfica
ABC 25 - 20 Madeira SAD
Aguas Santas 22 - 25 Belenenses
São Bernardo 26 -20 Maria Balaio

Começaremos por referir a excelente vitória do FC Porto diante de um Sporting, mais uma vez incaracterístico, e segundo rezam as diversas crónicas com uma arbitragem desastrosa nos aspectos disciplinares. O Benfica na sua deslocação a São Mamede, não deixou os seus créditos por mãos alheias, e venceu a equipa local ( diga-se que tinha obtido um excelente resultado na jornada anterior ) , por uma margem bastante confortável, ao intervalo já se vencia por 18-10, num encontro em que comandou o marcador desde o primeiro minuto, e onde concretizou 9 golos em 10 acções de contra ataque, e marcou 19 golos de 2.ª linha , com as acções bastante repartidas pelos seus atletas, e com a curiosidade de apenas os GR’s não terem concretizado. O Belenenses venceu na sua difícil deslocação a Águas Santas, obtendo uma vitória que não era esperada, se tivermos em conta os resultados e a carreira que a equipa local tem vindo a protagonizar. A equipa de azul, comandou o marcador desde o primeiro minuto, mas nunca conseguiu mais do que um diferencial de 3 golos, o que é demonstrativo de um grande equilíbrio competitivo, no entanto o numero de falhas técnicas da equipa de Aguas Santas foi-lhe fatal ( 16 , contra 9 ), na equipa do Restelo destaque para mais uma excelente prestação do seu guarda redes José Lopes e para a eficácia de Belone Moreira e E. Semedo ambos com 5 golos, enquanto na equipa local , apesar de tudo António Campos foi um dos homens do jogo, juntamente com Pedro Cruz o marcador de serviço ( 7 golos ). Uma nota muito especial para a primeira vitória do São Bernardo obtida diante o Maria Balaio, mas com um resultado final enganador, pois a equipa da Povoa do Lanhoso assumiu o comando do marcador aos 10 minutos de jogo ( 7-6 ) e chegou ao intervalo no comando do marcador ( 13-11 ) e durante este período chegou a possuir 5 golos de vantagem ( 12-7 e 13-8 ). O reinicio do encontro proporcionou uma reacção dos jovens Aveirenses, que levou a que se registasse uma igualdade aos 33 minutos de jogo, verificando um período de relativo equilíbrio até cerca dos 40 minutos, momento em que o São Bernardo assumiu o comando do marcador para não mais o largar. De salientar a relevante prestação na baliza do jovem Hugo Terra ( 42% de eficácia ) e de João Pinto ( 11 golos ), no Maria Balaio o destaque vai mais uma vez para André Caldas ( 9 golos ). Por fim salientar a vitória do ABC diante o Madeira SAD. Com um jogo por disputar a luta pelos 5.º e 6.º lugar esta em aberto, tendo a classificação ficado assim ordenada. FC Porto comanda com ( 50 pontos ), seguido pelo ABC ( 47 pontos ), Madeira SAD ( 45 pontos – mais um jogo ), Benfica ( 44 pontos ), Sporting ( 41 pontos ), Aguas Santas ( 38 pontos ), Belenenses ( 37 pontos ), e SC Horta ( 35 pontos – menos 1 jogo ).

ABC 25 – 20 Madeira SAD

O encontro ABC / Madeira SAD, despertava a curiosidade de a equipa local , não ter vencido os Madeirenses nos últimos jogos disputados. O Encontro disputado num dos mais carismáticos pavilhões da modalidade, não tinha desta vez a moldura humana que se esperava, mas isso não foi factor impeditivo de se ter assistido a uma emotiva partida de andebol, que em alguns momentos chegou a ter também bons momentos de andebol, foi no entanto um encontro com algumas nuances curiosas no marcador. O ABC comanda com relativa facilidade e chega aos 9-4 cerca dos 14 minutos, neste momento O madeira SAD, pede Time Out, e de seguida faz um parcial de 7 a 0 , colocando o marcador em 11-9 a seu favor aos 23 minutos ( ABC 9 minutos sem marcar ), com Temo Ferreira a rubricar mais uma vez uma boa exibição, chegando-se ao intervalo com uma igualdade a 12 golos. No segundo tempo com a alteração verificada no sistema defensivo por parte do ABC, passando a defender com maior agressividade e uma maior profundidade, criou fortes problemas ao ataque do Madeira SAD, que nunca encontrou antídotos para resolver a situação e, teve alguns dos seus atletas perfeitamente precipitados no momento de remate, como foi o caso do jovem João Ferraz. No entanto o equilíbrio no marcador verificou-se até cerca dos 51 minutos ( 20-19 a favor do ABC ), a partir deste momento com o aparecimento no jogo do jovem José Rolo ( 4 golos ), e com as várias e boas defesas efectuadas por outro jovem Bruno Dias , o ABC cimentou a diferença verificada. No Madeira SAD deve-se salientar o bom jogo de Gonçalo Vieira , apesar de mais uma vez o marcador de serviço ter sido José Coelho ( 8 golos ). O encontro foi dirigido pela dupla Leiriense Flávio Carvalho / João Malhado, que na nossa opinião teve uma excelente actuação nos aspectos disciplinares , mas pecou na aplicação do Jogo Passivo, dando a sensação por vezes de que o aplicava a pedido. No entanto este é apenas um aspecto negativo, pois no resto esteve bem.

O Banhadas Andebol

9 comentários:

João Rola disse...

Uma equipa que em 22 minutos de jogo apenas marca 3 golos só pode merecer perder o jogo.
Péssima exibição do Aguas, sem chama, sem garra e completamente à deriva.
Exibição agrádavel, sem deslumbrar, do Belenenses que esteve sempre a ganhar e jogou com bastante calma.

Anónimo disse...

Hoje é dia 20 de Fevereiro, dia de tragédia na Madeira. Recorda-me de estar no Pavilhão do Funchal naquela manha num encontro de minis, foi o caos, e recorda-me de se formar um cordão humano para retirar as crianças do Pavilhão pois a força das aguas era enorme. Nesse cordão estavam professores treinadores funcionários e pais, no entanto o Sr Duarte Freitas seleccionador do nosso Portugal e na altura representante da Associação de Andebol, fugia no seu Volkswagen (lembro-e como se fosse hoje) para casa ignorando o pânico das crianças que estavam no Pavilhão.
É triste, e pergunto como pode ser este individuo um líder.
Foi um dia difícil mas que considero que vale a pena recordar, e elogiar pessoas como o Professor Filipe Calado que fazia parte desse cordão.

Anónimo disse...

Bom no dragão caixa. Bom arbitragem.
Porquê que no Campeonato os Bancos ficam do lado da bancada, provocando situações de perigo para os representantes do banco adversário? e nas competições europeias os bancos são do lado contrário? alguém me explica isso?

Anónimo disse...

Boa arbitragem no dragao caixa??? ès mesmo burrinho!

Anónimo disse...

FORA DE TÓPICO: EURICO NICOLAU E IVAN CAÇADOR VÃO APITAR NO PROXIMO FDS LIGA DOS CAMPEOES MASCULINOS, EM KIEL

Anónimo disse...

Resultados normais e os treinadores jovens do nosso andebol a darem luta pelos melhores resultados desportivos.
Salienta-se a 1ª vitória do S. Bernardo e o excelente resultado do Belém no reduto sempre difícil do Águas Santas. Vitória rectificada do ABC sobre a SAD-Madeira depois do afastamento da Taça de Portugal.
Recordo aqui os jovens treinadores com masi ou menos dificuldade continuam a merecer o apoio dos seus dirigentes e atletas:
Ricardo Tavares-S.Bernardo
Luís Monteiro-Belenenses
José Borges(Joca)-Aguas Santas
Paulo Fidalgo-Sad-Madeira
Nuno Santos-Xico Andebol
Luís Duque-Sp.Horta
AS minhas saudações aos jovens treinadores com competência param a função.
ADC

Anónimo disse...

Não tem nada a ver com este assunto mas deve ser denunciado.
Ontem num jogo do campeonato de Juvenis masculinos 1ª Divisão entre o Xico e A.Santas aconteceram cenas lamentáveis e que deveriam merecer a sançao da FPA. O senhor treinador do Xico, que se encontrava castigado, orientou da bancada, a seu belo prazer, todo o jogo com o consentimento da mesa e a inoperançia da dupla de arbritagem.
Durante todo o jogo, alto e bom som, insultou a equipa de arbritagem, o banco e jogadores do A.Santas.
Em resultado deste comportamento, inadmissível de alguém que deveria constituir um exemplo de educação e "fair play" a indisciplina instalou-se dentro e fora do campo obrigando mesmo à intervenção das forças policiais no final do jogo.

Assim pergunta-se:

Se o senhor estava castigado como pode o director de campo, que chegou a ser questionado pela equipa de arbritagem , permitir que o parvalhão estivesse todo o jogo atráz do banco do Xico?

Como pode alguém com reponsabilidades de treinador ter semelhante comportamento.(deve andar nervoso pelo péssimo trabalho que tem desenvolvido na equipa sénior)

Porque que razão, em incumprimento dos regulamentos da FPA, o jogo ter sido realizado sem policiamento.

Ficarei atento ao boletim discplinar para verificar se o dito parvalhão foi alvo de acção disciplinar.

Já agora é bom que quando visitar o pavilhão do Aguas Santas se prepare para ser recebido em conformidade com o comportamento que adoptou no jogo de ontem.

Anónimo disse...

NO JOGO ABC VS MADEIRA SAD, OUVE CLARAMENTE UMA AJUDINHA DOS ARBITROSECOS QUE ESTAVAM DE FRALDINHA, PRESSIONADOS NÃO SO PELO JORGITO MOURITO DO ANDEBOL Q, MAS TAMBEM POR UM DELEGADO QUE DEVE SER SOCIO DO ABC!

Anónimo disse...

Águas Santas esteve irreconhecivel, mas atenção ao jovem nº ( do Belenenses...muito rápido, inteligente e muito forte a defender, escondendo as suas limitações de estatura! Uma das grandes promessas de nosso pais, apesar de achar que ainda não integra selecçao de juniores, sendo ele de 1992. Quanto ao jogo no dragão, boa arbitragem e nada a dizer!