gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 16 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

Zona Sul
15.ª Jornada
Madeira SAD 26 - 34 Gil Eanes
CS Madeira 34 - 9 SIR 1.º Maio
Assomada 21 - 29 Juventude Lis
João Barros 34 - 27 Passos Manuel
Porto Salvo 37 - 13 AC. Coimbra

16.ª Jornada
Madeira SAD 42 – 7 SIR 1.º Maio
CS Madeira 33 – 47 Gil Eanes
Juventude Lis 28 – 12 Porto Salvo

Zona Norte
22.ª Jornada
Académico FC 33 - 21 Santa Isabel
CA Leça 28 - 21 Salgueiros 08
Juventude Mar 39 - 25 São Bernardo
Alpendorada 38 - 28 CD Palmilheira
Almeida Garrett 25 - 29 Alavarium
Colégio Gaia 35 - 32 Santa Joana

23.ª Jornada
São Bernardo 21 – 28 Colégio Gaia

Antes de iniciarmos a análise desta semana, gostaríamos de responder às críticas que nos acusam de, nas últimas semanas, apenas falarmos das melhores equipas. Não somos insensíveis às críticas mas é importante referir que, quando há jornadas duplas, é impossível falarmos dos jogos todos e temos optado pelos jogos mais importantes. Penso que tem sido reconhecido o trabalho que temos feito na cobertura do Campeonato Feminino mas não nos exijam o céu…

No resumo da jornada deste fim-de-semana, incluiremos dois jogos que se realizaram na paragem do passado fim-de-semana e que foram jogos importantes. Comecemos pela Zona Sul onde houve resultados verdadeiramente surpreendentes.

No fim-de-semana passado, o Colégio João de Barros venceu, sensacionalmente, o Gil Eanes. A equipa de Paulo Félix comandou o marcador desde o primeiro minuto, conseguiu uma vantagem confortável e soube fazer a gestão desse resultado, algo em que a equipa tem falhado neste género de confrontos. Além disso, teve uma Guarda-redes (Bárbara Teixeira) em dia inspirado, ajudado por uma defesa que voltou à intensidade demonstrada no início de época. No Gil, apenas Vera Lopes esteve ao nível do costume e pareceram sempre intranquilas com o espectro da derrota. Veremos que influência tem esta vitória do Colégio João de Barros no acreditar que se podem intrometer na luta pelo título.

Mas depois desta surpreendente derrota, o Gil Eanes deslocou-se à Madeira e obteve duas grandes vitórias! O grande jogo decorreu no Sábado, com a vitória perante o Madeira Sad. Depois das madeirenses terem ganho inequivocamente a Supertaça, esperava-se que conseguissem repetir a vitória perante o seu público e a primeira parte até parecia indiciar isso mesmo já que a equipa de Duarte Freitas liderava por 4 ao intervalo. Mas, na segunda parte, houve um autêntico apagão madeirense e o Gil finalmente conseguiu estabelecer uma boa relação com a sua fortíssima pivot Tânia Afonseca que ninguém conseguiu parar. Além disso, Vera Lopes parece estar de regresso ao seu melhor e o Gil conseguiu uma grande vitória, perante uma SAD que, mal se viu ultrapassada no marcador, pareceu não ter conseguido reagir animicamente.

No dia seguinte, o Gil defrontou o Sports Madeira e a jovem formação madeirense teve um início fortíssimo, liderando por 4 golos, mas depois não consegue defender e viu o Gil fazer uma das coisas que mais gosta: Contra-ataque. O Sports Madeira tem muito valor e teve a sua “veterana” Sara Gonçalves em grande forma mas se quer ir ganhar a Leiria e assegurar a última vaga na fase final tem que pensar em defender mais… Já no Gil, quando há campo pela frente para Ana Seabra correr, ela não perdoa e 15 golos são a prova disso mesmo.

O grande adversário do Sports Madeira na luta pela qualificação, a Juve Lis, cumpriu o seu papel. No Sábado fez uma fraca exibição e só na segunda parte conseguiu ganhar vantagem, fruto de uma atitude defensiva que já começa a ser hábito. O jogo saiu mais difícil também por mérito de um Assomada que tem vindo a crescer e que pode vir a ser uma equipa de futuro se conseguir ir segurando os seus jovens talentos como Edna Oliveira e que com a ajuda da experiente Maria Pina está a subir de produção. No domingo, a Juve Lis teve um jogo sem história perante um Porto Salvo em que apenas Joana Silva se salvou. Porto Salvo que, na véspera, bateu sem dificuldades uma Académica que se apresentou apenas com 9 jogadoras. Efeito da época de exames? Joana Silva voltou a mostrar que está, de facto, em grande forma.

Quanto ao Sir 1º de Maio, um fim de semana na Madeira que já se sabia difícil e que se confirmou. É pena ver um clube que vinha a formar bons talentos ver a sua equipa sénior com tão pouca competitividade, mas a Juve Lis acabou por ir pescar bons peixes a estas águas. Finalmente, o Colégio João de Barros, depois da sensacional vitória da semana anterior, realizou um jogo horrível diante do Passos Manuel, sem qualquer atitude defensiva e só na segunda parte resolveu o jogo. Este Passos Manuel continua a agradar e quando dão espaço ás suas atirados Maria Suaré e Carolina Santos tornam-se uma equipa muito perigosa.

A Zona Norte também teve um jogo realizado no fim-de-semana da paragem. O Colégio de Gaia venceu dificilmente na Maia e parece ter pegado a moda de dar uma parte de avanço. O Maiastars liderava ao intervalo com a ajuda de mais uma grande exibição de Ana Pereira que começa mesmo a afirmar-se na competição e jovens com esta envergadura são uma raridade em Portugal. Mas, na segunda parte, o Colégio acelerou e conseguiu vencer um jogo que esteve complicado, com uma Andreia Ramos que está a subir de nível e a fazer jogar uma equipa que, com Vanessa Silva, ficou com muito mais soluções.

Colégio de Gaia que, neste Sábado venceu com maior dificuldade do que o esperado o Santa Joana. As líderes da zona Norte nunca conseguiram travar a ligação entre a primeira linha do Santa Joana e a sua pivot. O Santa Joana fez uma das suas melhores exibições dos últimos meses mas não chegou para bater um Colégio que parece algo cansado. Aliás, essa mesma sensação deu em São Bernardo quando, no Domingo, ganharam numa pálida exibição. Não nos podemos esquecer que, por força dos compromissos europeus e da Supertaça, a formação de Paula Castro tem andado a fazer jornadas duplas em todo o mês de Janeiro e isso tem os seus custos. O São Bernardo voltou a mostrar progressos e, nas últimas jornadas, tem obtido exibições e resultados mais consentâneos com as expectativas iniciais.

Na véspera, o São Bernardo tinha perdido no recinto da Juve Mar por números dilatados mas a primeira parte foi de grande equilíbrio com a esquerdina Ana Arede em destaque. No entanto, na segunda parte a maior qualidade e ritmo de jogo da Juve Mar veio ao de cima, com Andreia Escrivães em grande destaque e com o aparecimento de uma jovem que vem conquistando cada vez mais minutos de jogo na formação de Paulo Martins: Ana Couto.

Um Alavarium com uma exibição q.b. venceu no recinto do Almeida Garrett. O duo Cláudia Correia e Filipa Fontes chegou para vencerem um Almeida Garrett que continua a surpreender. Já o ano passado, depois de muitas saídas, conseguiu reinventar soluções e fazer um excelente campeonato e este ano as coisas não estão muito diferentes. É bom vermos aparecer jovens como Cristiana Brito, Cátia Prata ou Sofia Gomes a jogarem nas seniores e a baterem-se de igual para igual com as melhores equipas.

O Alpendorada venceu tranquilamente um Palmilheira que continua a arrastar-se, época atrás de época, enquanto o Cale – Salgueiros mostra por que é que defendemos que o escalão de juniores devia acabar no feminino. Além da competição ser muito pouco interessante, são as equipas juniores que alimentam muitas equipas seniores e quando não podem ser utilizadas, o banco das equipas seniores reduz-se a 2 ou 3 jogadoras. Quanto ao jogo em si, boa réplica do Salgueiros em toda a primeira parte mas, como vem sendo hábito, uma segunda parte onde a falta de treino vem ao de cima, aproveitando o Cale para vencer, mas muito longe daquela equipa que nos entusiasmou na primeira volta do campeonato. Destaque para Ana Osório que mostra um talento nato para o jogo, apesar das suas limitações em termos de envergadura.

Por último, o Académico venceu tranquilamente o Santa Isabel que já tem tido bastantes jogadoras lesionadas e com a ausência de Marlene Pinto torna-se uma equipa perfeitamente banal e o Académico aproveitou para vencer, com Joana Oliveira e Isabel Oliveira em bom destaque. Notou-se alguma ansiedade nas jogadoras da casa na primeira parte mas depois libertaram-se e mostraram a sua natural supremacia, perante um Santa Isabel que, sem ovos não pode fazer omoletas e em que, no futuro, deverá repensar a situação de ter uma jogadora-treinadora uma vez que não é benéfico para a equipa, já que nem consegue render como jogadora nem está em condições de ter o discernimento para orientar a equipa.

Com 6 equipas apuradas para a fase final, a grande expectativa para estas últimas 3 jornadas é a guerra Maiastars/Juve Mar a Norte e Sports Madeira/Juve Lis a Sul.

Críticos Femininos

34 comentários:

Anónimo disse...

Duarte Freitas faz história a nivel Nacional.
A pior derrota e o maior numero de golos sofridos pelo Madeira SAD em toda a sua história.
Sem mais comentários
Um madeirense

Anónimo disse...

Excelentes comentarios na generalidade, atingindo todas as equipas e com a 1ª fase a chegar ao fim, os candidatos á Fase Final começam a colocarem-se na grelha de vencedores.Uma saudação especial pela passagem á fase seguinte do Academico F.C. pouco habitual nos ideais do Clube.

Anónimo disse...

A Ana Seabra não marcou 15 golos. Tiraram alguns golos às suas colegas de equipa. Quem fazia mesa, devia estar mais preocupado com outras coisas, então era mais fácil "meter" golos em quem conhecia. Fantástico o campeonato feminino!

Anónimo disse...

Realmente tem razão...Ana Seabra marcou 15 golos! Mas foi no jogo que se realizou no domingo contra o Sports Madeira.

Anónimo disse...

anónimo
1 de Fevereiro de 2011 08:15

Então amiga Vale Tudo! até tirar olhos, trafico de influencias, aliciamento de atletas, negócios universitários por baixo da mesa etc... e elogia a participação na fase final?, tenha juízo, quem utiliza estes processos sem Ética Desportiva e respeito pelos clubes concorrentes não merece aplauso. Deves pertencer ao grupo de Costa Cabral… vais ter mais noticias destas e não se passa nada….. e depois lá vais tu ser dispensada por conveniência de serviço. Ela é muito ambiciosa….

Anónimo disse...

O Duarte já ficou com currículo cheio de vergonha na selecção, agora vai estragar o projecto da Sad Madeira.
É preciso ser muito incompetente para levar 8 bolas de diferença do coitado do Gil Eanes.
Um Madeirense Sério e anti-sistema.

Anónimo disse...

Parabéns ao Académico. Mas vamos ser realistas com a equipa que têm e na realidade do feminino a Norte, mal era.
Notícia era não ser apuradas para a fase final. A notícia é ficarem em 8ºlugar como ficaram o ano passado. A treinadora é a mesma, será que passou de besta a bestial?! Quanto ao aliciamento através da faculdade, cada um joga com as armas que tem e a coinsciencia é cada um. E daqui retirem as vossas conclusões.

Anónimo disse...

Aqui o anónimo das 11:37 deve estar a precisar de um Rennie ou dum Kompensan com a passagem do AFC à fase final!
Se calhar não foi convidado pela "Ambiciosa" para pertencer ao clube de Costa Cabral ou para outra entidade em que intervenha a dita e então agora dói-se todo com os resultados!
Se está a falar das ditas viagens e se quer uma, vá à TAP, que ali o Pavilhão do Lima não é nenhuma agência de viagens universitárias...

SS

Anónimo disse...

Olá
Santa Joana fora da fase final.
Porquê???? Ninguém disse ao novo treinador como é que a Dany (ex.tr)conseguia ganhar? Bastava que continuasse a apostar no 7 inicial que ganhou ao Sta Isabel em Canelas e os jogos perdidos em casa tinham sido ganhos, pena é que não tire partido, pondo no seu devido lugar as Atletas que tem, experiencias é nos escalões de formação.Tenho dito.

Anónimo disse...

Claro que o clube de Costas Cabral não é uma agencia de Viagens, mas quando houver jogos internacionais universitarias verás quantos figurinhas saiem do AFC para o aeroproto e não só jogadoras, treinadora e dirigente dá jeito a quem viajou pouco na sua juventude.
Mas a grande caracteristica do Clube de Costa Cabral não é viagens, mas para trabalhos cientificos para graduação acelaradas, orientadas pela ambiciosa.

Anónimo disse...

Será que o problema está no treinador da SAD Femenina ou nas atletas que já deveriam estar em casa a bordar?? É inadmissível atelas que nem conseguem se baixar para ir buscar uma bola.... incrivel....

Anónimo disse...

Que o Académico tem favores, tem!Veja-se em iniciadas, na PO13 - Prova Fixa, onde se apresentam constantemente com 7/10 atletas e nunca são multadas ou alvo de relatório!! é uma vergonha este andebol nacional, onde os favores prevalecem sobre a justiça...

Anónimo disse...

O Problema do Duarte é que o computador dele não joga, se joga-se?! ele tinha mais hipóteses. O Duarte é tipo aqueles treinadores que o computador é mais importante do que as atletas estarem verdadeiramente preparadas para jogar.
Reformula o teu conhecimento, e faz um update no teu conhecimento sobre o Andebol.
Tens uma boa referência no Vítor do Sports Madeira.
Existe um ditado que diz "um Burro nunca chega a cavalo".

Anónimo disse...

O Vitor é que deveria lá estar. Ou por outra O Calado é que deveria lá estar, não fosse "apunhalado" pelo Duarte...

Anónimo disse...

O Nélio é que devia lá estar.

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorância.... "NÉLIO" quem é esse?? Existe?? Deve ser algum armado em esperto na formação e que se acha treinador.....

Anónimo disse...

O campeonato na zona norte tem mais Competição face ao equilíbrio das equipas e cada ano mais ,embora a maioria das equipas não tenham suporte financeiro para mais voos e sempre perdem atletas em favor de outras equipas com um cabaz de ofertas interessante! Favores e outras benesses sempre reprováveis á luz da ética do Desporto e do Fair Play.
O modelo de campeonato deveria ter 3 fases e não duas, isto é após a 2 Fase, finalissima entre as 4 primeiras classificadas em regime de concentração, todas contra todas.
ABC

Anónimo disse...

O Madeira Sad sobrevive da incompetência do feminino no continente. É fácil de gerir e de treinar. Espero que no final da época quando o Gil Eanes levantar o troféu mandem o "master Crounch" embora e as suas ideologias idiotas, e contratem o Vítor ou o Florido para crescer andebol feminino.

Anónimo disse...

Não sei quem é este ABC, mas realmente não deve querer o bem do Andebol, muito menos das equipas com menos competitividade.
A zona Norte é mais equilibrada, mas nivelada por baixo...
A nossa 1ª e unica divisao feminina, é o equivalente ao chamado distrital do futebol...
O nivel do nosso feminino vem e está em queda livre, desde há 2/3 anos para cá...
E nao me parece que vá melhorar...
Imagina atletas que treinam todos os dias ou 4 vezes por semana, com uma época de 10 meses e meio, para fazer meia duzia de jogos minimamente competitivos...é triste...
Teria sido melhor deixar estar como estava. É ridiculo as equipas agora passarem com zero pontos para a 2ª fase...este modelo só existe em Portugal...
Espanha tem 3 ou 4 divisões, França tem 3 divisões principais e campeonato por departamentos, Dinamarca, Alemanha...até a Roménia, que tem 2 ou 3 equipas mais fortes, com pouca competitividade, tem 3 divisões...só em Portugal temos um modelo que é uma aberração e só faz andar para trás...

Anónimo disse...

O problema não foi o prof.duarte, o problema é quem o pôs lá...realmente aumentou o numero de vendas da Hummel,só demonstra a promiscuidade que existe no Andebol da Madeira.

R. C. disse...

Boa noite
Mais um escandalo no andebol feminino e mais uma vez a equipa de COSTA CABRAL mas desta vez no escalao de juvenis.Equipa de juvenis do academico apura-se para a fase do nacional sem ter os requesitos necessarios para la estar. Associaçao de andebol do porto comunica a federaçao que o academico nao tem os requesitos necessarios, a federaçao diz que tudo bem, que vao tirar o academico do sorteio, passado algum tempo a federaçao comunica com a associaçao e diz que o academico vai entrar no sorteio. Sera que o academico tambem manda na federaçao? Afinal é necessario ter os requesitos ou nao? Como ficamos? Andamos a brincar com os outros clubes? este comentario nao acaba aqui. Trarei mais novidades dentro de dias.

Anónimo disse...

Como costuma a dizer o Director do Andebol do AFC: "Está tudo controlado..."

Anónimo disse...

Sobre os "esquemas" de costa cabral no feminino, vocês não viram nem a ponta do iceberg...

Anónimo disse...

"Imagina atletas que treinam todos os dias ou 4 vezes por semana, com uma época de 10 meses e meio, para fazer meia duzia de jogos minimamente competitivos...é triste..."

O problema é que se fosse nacional como o era antigamente era muito melhor! Iam fazer o mesmo número de jogos minimamente competitivos...Mas tava muito melhor! Sim senhora...muito melhor! LOLOL Ou não sabem olhar e interpretar bem as coisas, devem ter umas palas nos olhos, ou então são muito inocentes...ou então muito inteligentes!!! Demais até...lá por ser melhor para vocês não quer dizer que seja melhor PARA A MAIORIA DO PAÍS!

Pensem num geral e não só no vosso umbigo! E deixem de ser ridiculos! Toda a gente SABE, se se der ao trabalho de ver as coisas decentemente...que o número de jogos DITOS COMPETITIVOS...são exactamente em mesmo número! Deixem-se disso! Patetices...

Anónimo disse...

O Academico não manda mas influencia e portanto o trafico e manobras do amiguismo dão resultado , mesmo com ou sem regulamentos bem feitos ou mal feitos, a treinadora manobra-se bem e tem jeito para os golpes marginais e depois é universitaria... mas vai ter mais assunto na fase final da equipa senior feminino, só não é campeã da europa porque não participou? mas tem vontade.
Razão têm aqueles que vão abrindo o jogo escondido dos responsaveis do AFC.

Anónimo disse...

Ó anonimo das 16h07 faça as contas e veja quantos jogos competitivos se faziam com o anterior modelo e quantos faem com este? É quase igual! Faça lá as continhas senão deixo-lhe um link para ver isso...

Anónimo disse...

E andam a fazer jogos nas iniciadas com apenas 7,8 atletas quando o minimo obrigatório para a po13 são 12 atletas inscritas... e nada!! nem uma multazinha nem nada...viva os padrinhos! ao que chegou a fap...e ainda são apuradas em juvenis sem terem iniciadas e infantis...

Anónimo disse...

E mesmo assim... o primeiro troféu da época mora na Madeira!!!
curioso...

Anónimo disse...

Mau era.... a pagares às atletas e não teres títulos, ias com as malinhas para outro sítio....

Anónimo disse...

Quando os daqui são muito fracos e não tem dinheiro para cantar um cego ai na Madeira vocês brilham.
O troféu que ganhas-te era de carácter obrigatório, para provares que és treinador tens que fazer algo de transcendente. Fizeste? Não. Faz e depois falamos.
Desliga o computar e trabalha.Pois não é preciso porque agora tens 15 jornadas a jogar contra equipas com menos 1 jogadora, mancas, cegas, surdas e até mudas.
Aparece nos treinos do Vítor Rodrigues ou do Florido.
Já agora o Nélio é uma pessoa de muito respeito e tem provas dadas ao contrário de ti.

Anónimo disse...

Vitor Rodrigues,Florido e já agora Nélio,são jogadores de Futsal?Não percebo onde querem chegar?Estamos a falar de treinadores de ANDEBOL?

Anónimo disse...

Penso que o objectivo foi conseguido..rebentar com a sad feminina,logo, pessoa certa,ProfªDuarte Freitas e companhia e que se ponha a pau ProfºPaulo Fidalgo com as costas porque o senhor professor não se fica pelo andebol feminino se ele puder meter uma faca nas costas ele mete sem problemas e mais,vai vendendo alguns equipamentos por isso não precisa de ordenado.Ainda bem que não sou amigo desse miudo..

Anónimo disse...

Ó Duarte, já contrataste a Claudia Correia?

Anónimo disse...

Meter facas é uma das grandes especialidades do Duarte, meteu a faca ao Filipe Calado no Madeira SAD, meteu a faca no Mário Santos no Horta, meteu a faca na Margarida na associação de Andebol, meteu a faca no Paulo Vieira na família, meteu a faca no Frederico Machado no Marítimo, queria meter a faca na Sandra Fernandes na Associação mas não foi preciso. Este homem além de ser um "expert" nos computadores é um brilhante Faqueiro. Ele não é treinador ele é um produto de marketing que nunca ganhou nada de mérito onde a dificuldade fosse evidente.