gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A diferença entre os melhores e os piores árbitros

Há muito tempo que não víamos uma disparidade de critérios tão grande entre as várias duplas de arbitragem do andebol português. Tal deve-se à forma como têm sido interpretadas as novas normas orientadoras para esta época.

Os árbitros mais qualificados têm tido uma postura muito parecida com a época passada, com um pouco mais de rigor disciplinar e uma ou outra atacante marcada a mais aos pivots. Já os árbitros menos qualificados apitam como se o jogo tivesse mudado, com inúmeras exclusões e marcando atacantes quase sempre que os pivots efectuam um bloqueio.

Dizia um treinador em conversa connosco, na semana passada, que para ver se um jogo tinha sido arbitrado por uma das 8 melhores duplas nacionais ou pelas outras bastava-lhe ver o boletim de jogo. Os jogos que têm muitas exclusões e poucos golos dos pivots são arbitrados por árbitros de menor qualidade e os jogos com menos exclusões e com mais golos dos pivots são arbitrados pelas melhores duplas nacionais. Infelizmente, somos obrigados a concordar com estas afirmações.

Por que é que os critérios são tão díspares entre os melhores e os piores árbitros? Na nossa opinião, por duas razões. Por um lado, a maior parte dos árbitros tiveram apenas 1 ou 2 dias de reciclagem onde lhes foram explicadas as novas orientações. Muitas das melhores duplas tiveram muito mais dias de reciclagem. Por outro lado, às melhores duplas continua a ser dado um “feedback” constante sobre o que está a ser bem ou mal feito, enquanto muitas das duplas mais fracas não têm tido esse tipo de acompanhamento.

Talvez seja tempo que haja uma grande reciclagem para se uniformizar critérios. Sobretudo para que se explique aos árbitros de menor qualidade como as regras não mudadas e como se pode apitar com as novas recomendações, sem desvirtuar o jogo. Pode ser-se agressivo e os pivots continuam a poder fazer bloqueios. Se os melhores árbitros actuam desta forma porque não podem todos os árbitros fazê-lo?

É verdade que os responsáveis pela arbitragem têm culpa de não estarem a fazer o devido acompanhamento a todos os árbitros e a tentar uniformizar critérios. Mas também não é menos verdade que os árbitros com menos qualidade também deviam ver as arbitragens de topo e perceber por que razão nesses jogos há menos exclusões e quase não há atacantes dos pivots. O nosso andebol agradece e a arbitragem sairá mais dignificada.

O andebol não mudou.

O Regras

33 comentários:

Anónimo disse...

quem joga andebol , vai perceber o que eu digo , estas novas regras estâo a destruir todos os bons pivots , pois , ser pivot nao é ficar a correr de um lado para o outro a espera que alguem passe a bola , o ensensial de ser pivot e fazer bloqueios para que alguem entre nos buracos ou que lhe passe a bola , mas , com estas regras e imposivel bloquear com boas defesas pois e evidente que alguem que esteja de lado leve um toque com forca e va logo para o chao e é assim que no andebol portugues se está a arbitrar , só dou um exemplo barcelona-kiel quem viu o jogo ve o pivot do barcelona a lutar constantemente para aranjar espaço na defesa , e os arbitros nao fazem nada pois sabem que essa a sua funçâo


abraços de um grande apreciador de andebol

Anónimo disse...

excelente post.

de leitura obrigatória para todos os árbitros.

de facto, os menos qualificados marcam atacantes a cada bloqueio dos pivots, apesar de permitirem tudo aos defesas para os defenderem.

por outro lado, os pivots que empurram, em vez de bloquearem, passam impunes.

é o andebol virado ao contrário lol. o bloqueio passou a ser proibido em portugal.

e, no entanto, bastaria verem um jogo lá fora: aconselho o último Barcelona-Kiel, da champions, em que o pivot do Barça partiu a defesa alemã com bloqueios de pernas bem abertas (ui, malandro, que estás a fazer atacante) sem que lhe tenha sido marcada, e bem, uma única falta.

o andebol sem bloqueios seria como o futebol sem o offside - outro jogo completamente diferente

Anónimo disse...

Por falar em árbitros ou espécie de árbitros,em dois jogos seguidos em Benavente apanhou-se uma dupla em dois jogos seguidos que até mete impressão,se no 1º Jogo com o Nelas a Adcb ganhou naturalmente,e no segundo perdeu com o Viseu por culpa própria portanto não assenta aqui a desculpa da vitória ou derrota mas apenas para divulgar aquilo que muita gente já sabe estes dois coisos não prestam para nada,gozam com as pessoas,metem-se e provocam o público .causam atritos enfim já deveriam estar banidos da Arbitragem há muito tempo.
Por favor alguém ponha cobro a isto.
Jorge Nunes / Silvino Santos
Duas figuras que nem na actividade Circense poderemos dizer que servem porque a actividade Circense deve ser respeitada.
Corram com estes dois anormais.
Espectador Triste

Anónimo disse...

Isto pode ser verdade ou não senão vejamos, deixo-vos dois casos: o jogo Benfica - Sporting teve muitas exclusões e mesmo assim foram poucas. O jogo Benfica - Porto do Ivan e Eurico teve poucas exclusões porque eles arbitram (mal) debaixo das regras deles e não debaixo das regras naturais. Portanto não é tão linear assim a formula que vocês apresentam.

Anónimo disse...

Nao acho que existam boas duplas em Portugal. Nos praticamos um desporto diferente...só assim percebo as exclusoes.

Vejam a Liga dos Campeoes...a velocidade e intensidade daquelas equipas e como se chega ao fim com 3 exclusoses. Pelos comentadores se calhar tambem eram umas 10 , nem avisos o gajo gosta...mas é assim que se arbitra. Proteger o jogador mas tambem o espectaculo.

Ainda este fds o Barça - Kiel foi jogado com imensa força , muitos contactos e os arbitros dominaram perfeitamente o jogo. Em Portugal tinha acabado com umas 15 exclusoes , este se nao me engano foram...2 !!!

É preciso alertar que a forma que jogamos aqui nao é a da europa. Os arbitros estao doidos , parece que o andebol mudou verdadeiramente.

O Gestor Desportivo disse...

Normalmente existe esta diferença de critérios pois continuam a existir os PADRINHOS DOS ÁRBITROS... Eu fui árbitro e na época passada por me ter recusado a arbitrar jogos regionais devido ao facto de ser estudante a 300km de casa e como a associação recusou o meu pedido de ajuda para poder vir a casa todos os fins de semana, fui prejudicado nos jogos nacionais. É pena que a formação e as concentrações em hotéis de 5***** seja para os árbitros de topo, e aqui começa de facto o porquê desta diferença... Que formação recebem os árbitros de categorias inferiores??? Recebem o presidente do conselho de arbitragem a reclamar que andam a falar mal dele e do trabalho da federação... Esta é a formação que se anda a dar a estes árbitros, depois claro, existe uma dualidade de critérios... é uma vergonha pois quem está a começar precisa de ser incentivado e de apoio, coisa que os que andam no topo não precisam tanto... esses andam lá muitas das vezes pelo protagonismo que este tem... é uma vergonha esta federação... já disse e volto a dizer... que tirem a legião dos reformados e que ponham pessoas com qualificação nesta federação... Outra coisa... quanto às contas, deixem de mamar à custa da federação nas deslocações, nos hotéis e nos carros alugados, pois pensem que há outras pessoas que precisam dele mais do que vocês gatunos... INFELIZMENTE ESTA É A REALIDADE DESTA FEDERAÇÃO QUE NÃO LHE DAREI MUITO TEMPO DE VIDA COM ESTA DIRECÇÃO...

Anónimo disse...

8 duplas de Top? digam la quais sao..
nao estou a ver tantas...

Anónimo disse...

Este post deixa-me tolo. Eu gostava de saber quem o fez e o quê que percebe de arbitragem. Aliás, eu gostava de saber quem foi o inergume daquele treinador que diz que olha para o boletim e consoante as exclusões diz se foi uma boa arbitragem ou não. È com treinadores como estes que o andebol está como está...sim, podem dizer muito mal dos arbitros e o que quiserem mas quem treina as equipas não são os arbitros mas sim os treinadores. è que nem na po1 se vê bom andebol!!!

Eu não costumo comentar em blogs, mas face á falta de cultura de quem publica muitos artigos de quem os comenta, vou vos deixar algumas considerações para aprenderem um bocadinho.

Os bons arbitros dão menos exclusões, ou apitam em divisões, onde se vê uma maior inteligência dos jogadores e eles sabem o que podem fazer e o que não podem? Será que uma po3 tem os mesmo agarrares, as mesmas gravatas, as mesmas mãos na cara. as mesmas agressões que numa po1?
Vi uma excelente arbitragem no SLB-SCP e houve imensas exclusões...porquê? porque os jogadores perderam a cabeça e os arbitros actuaram (e muito bem).
Metam na vossa cabeça que quem faz o jogo são os jogadores e não os arbitros. Os jogos com maior nivel de exclusoes sao aqueles em que os jogadores perdem a cabeça ou sabem menos. È tão simples como isso.

Façam a seguinte análise...num fim-de-semana quantas sanções existem por reclamar e derespeitar o arbitro. Secalhar mais de 50%! depois quem destroi o jogo?? Pois é...afinal são os jogadores.

Relativamente aos pivots e aos bloqueios, acho que a pouco e pouco os jogadores vão percebendo o que podem fazer...eu gostava de saber como é que pela televisão vocês conseguem analisar o comportamento do pivot durante o jogo...eu acho impossivel mas enfim...á que arranjar argumentos para falar mal.

Quantos arbitros de maior e menor qualidade, concordo com vocês que á uma clara falta de acompanhamento por falta da federação e que uma diferença gritante de criterios. De quem é a culpa? É facil atirar as culpas aos outros mas eu penso que cada um tem a sua fatia de culpa. A federação porque os trata como seres desprezives, os treinadores e os jogadores porque não os respeitam, os adeptos porque os tratam como cães, dos proprios arbitros que não trabalham o suficente.

Para quem gosta de fazer comparações com o jogo barça-kiel, quanto é que ganham ali os jogadores? quantas vezes treinam por semana? qual a velocidade do jogo? qual a diferença da atitude dos jogadores? Quando compararem estes parâmetros, podem falar da arbitragem e do facto de só haver três exclusões...á e já agora digam coisas pertinentes como aquele vermelho que ficou por dar ao kiel pela pranchada na cara do atleta do barça.

Outro ponto muito interessante para vocês verem é as exclusões que os nossos jogadores, nas selacções têm levado. Poucas...sabem porquê? porque levam com criterios exigentes a nivel interno que os faz crescer e depois os resultados vêm-se a olhos vistos.

Outra coisa...vocês que gostam muito de criticar, não sabem falar do carlos carneiro? Esse "senhor" que agride um jogador em campo, pontapeia o banco e nem um jogo de castigo leva...porquê?? Será por ser o capitão da selecção? será por ser o capitâo do benfica? Não sei qual das duas hipoteses me deixa mais arrepiado.

Apenas para concluir, queria dizer que não acho que as arbitragens estejam boas, longe disso...mas em vez de criticarem ferozmente, pensem em maneiras de ajudar os miudos que também são pessoas, que também comem, que também se divertem, que também são SERES HUMANOS!!!

Anónimo disse...

Este post deixa-me tolo. Eu gostava de saber quem o fez e o quê que percebe de arbitragem. Aliás, eu gostava de saber quem foi o inergume daquele treinador que diz que olha para o boletim e consoante as exclusões diz se foi uma boa arbitragem ou não. È com treinadores como estes que o andebol está como está...sim, podem dizer muito mal dos arbitros e o que quiserem mas quem treina as equipas não são os arbitros mas sim os treinadores. è que nem na po1 se vê bom andebol!!!

Eu não costumo comentar em blogs, mas face á falta de cultura de quem publica muitos artigos de quem os comenta, vou vos deixar algumas considerações para aprenderem um bocadinho.

Os bons arbitros dão menos exclusões, ou apitam em divisões, onde se vê uma maior inteligência dos jogadores e eles sabem o que podem fazer e o que não podem? Será que uma po3 tem os mesmo agarrares, as mesmas gravatas, as mesmas mãos na cara. as mesmas agressões que numa po1?
Vi uma excelente arbitragem no SLB-SCP e houve imensas exclusões...porquê? porque os jogadores perderam a cabeça e os arbitros actuaram (e muito bem).
Metam na vossa cabeça que quem faz o jogo são os jogadores e não os arbitros. Os jogos com maior nivel de exclusoes sao aqueles em que os jogadores perdem a cabeça ou sabem menos. È tão simples como isso.

Façam a seguinte análise...num fim-de-semana quantas sanções existem por reclamar e derespeitar o arbitro. Secalhar mais de 50%! depois quem destroi o jogo?? Pois é...afinal são os jogadores.

Relativamente aos pivots e aos bloqueios, acho que a pouco e pouco os jogadores vão percebendo o que podem fazer...eu gostava de saber como é que pela televisão vocês conseguem analisar o comportamento do pivot durante o jogo...eu acho impossivel mas enfim...á que arranjar argumentos para falar mal.

Quantos arbitros de maior e menor qualidade, concordo com vocês que á uma clara falta de acompanhamento por falta da federação e que uma diferença gritante de criterios. De quem é a culpa? É facil atirar as culpas aos outros mas eu penso que cada um tem a sua fatia de culpa. A federação porque os trata como seres desprezives, os treinadores e os jogadores porque não os respeitam, os adeptos porque os tratam como cães, dos proprios arbitros que não trabalham o suficente.

Para quem gosta de fazer comparações com o jogo barça-kiel, quanto é que ganham ali os jogadores? quantas vezes treinam por semana? qual a velocidade do jogo? qual a diferença da atitude dos jogadores? Quando compararem estes parâmetros, podem falar da arbitragem e do facto de só haver três exclusões...á e já agora digam coisas pertinentes como aquele vermelho que ficou por dar ao kiel pela pranchada na cara do atleta do barça.

Outro ponto muito interessante para vocês verem é as exclusões que os nossos jogadores, nas selacções têm levado. Poucas...sabem porquê? porque levam com criterios exigentes a nivel interno que os faz crescer e depois os resultados vêm-se a olhos vistos.

Outra coisa...vocês que gostam muito de criticar, não sabem falar do carlos carneiro? Esse "senhor" que agride um jogador em campo, pontapeia o banco e nem um jogo de castigo leva...porquê?? Será por ser o capitão da selecção? será por ser o capitâo do benfica? Não sei qual das duas hipoteses me deixa mais arrepiado.

Apenas para concluir, queria dizer que não acho que as arbitragens estejam boas, longe disso...mas em vez de criticarem ferozmente, pensem em maneiras de ajudar os miudos que também são pessoas, que também comem, que também se divertem, que também têm problemas, que também têm sentimentos, que também são...SERES HUMANOS!!!

Anónimo disse...

Este post deixa-me tolo. Eu gostava de saber quem o fez e o quê que percebe de arbitragem. Aliás, eu gostava de saber quem foi o inergume daquele treinador que diz que olha para o boletim e consoante as exclusões diz se foi uma boa arbitragem ou não. È com treinadores como estes que o andebol está como está...sim, podem dizer muito mal dos arbitros e o que quiserem mas quem treina as equipas não são os arbitros mas sim os treinadores. è que nem na po1 se vê bom andebol!!!

Eu não costumo comentar em blogs, mas face á falta de cultura de quem publica muitos artigos de quem os comenta, vou vos deixar algumas considerações para aprenderem um bocadinho.

Os bons arbitros dão menos exclusões, ou apitam em divisões, onde se vê uma maior inteligência dos jogadores e eles sabem o que podem fazer e o que não podem? Será que uma po3 tem os mesmo agarrares, as mesmas gravatas, as mesmas mãos na cara. as mesmas agressões que numa po1?
Vi uma excelente arbitragem no SLB-SCP e houve imensas exclusões...porquê? porque os jogadores perderam a cabeça e os arbitros actuaram (e muito bem).
Metam na vossa cabeça que quem faz o jogo são os jogadores e não os arbitros. Os jogos com maior nivel de exclusoes sao aqueles em que os jogadores perdem a cabeça ou sabem menos. È tão simples como isso.

Façam a seguinte análise...num fim-de-semana quantas sanções existem por reclamar e derespeitar o arbitro. Secalhar mais de 50%! depois quem destroi o jogo?? Pois é...afinal são os jogadores.
continua...

Anónimo disse...

Continuação...

Relativamente aos pivots e aos bloqueios, acho que a pouco e pouco os jogadores vão percebendo o que podem fazer...eu gostava de saber como é que pela televisão vocês conseguem analisar o comportamento do pivot durante o jogo...eu acho impossivel mas enfim...á que arranjar argumentos para falar mal.

Quantos arbitros de maior e menor qualidade, concordo com vocês que á uma clara falta de acompanhamento por falta da federação e que uma diferença gritante de criterios. De quem é a culpa? É facil atirar as culpas aos outros mas eu penso que cada um tem a sua fatia de culpa. A federação porque os trata como seres desprezives, os treinadores e os jogadores porque não os respeitam, os adeptos porque os tratam como cães, dos proprios arbitros que não trabalham o suficente.

Para quem gosta de fazer comparações com o jogo barça-kiel, quanto é que ganham ali os jogadores? quantas vezes treinam por semana? qual a velocidade do jogo? qual a diferença da atitude dos jogadores? Quando compararem estes parâmetros, podem falar da arbitragem e do facto de só haver três exclusões...á e já agora digam coisas pertinentes como aquele vermelho que ficou por dar ao kiel pela pranchada na cara do atleta do barça.

Outro ponto muito interessante para vocês verem é as exclusões que os nossos jogadores, nas selacções têm levado. Poucas...sabem porquê? porque levam com criterios exigentes a nivel interno que os faz crescer e depois os resultados vêm-se a olhos vistos.

Outra coisa...vocês que gostam muito de criticar, não sabem falar do carlos carneiro? Esse "senhor" que agride um jogador em campo, pontapeia o banco e nem um jogo de castigo leva...porquê?? Será por ser o capitão da selecção? será por ser o capitâo do benfica? Não sei qual das duas hipoteses me deixa mais arrepiado.

Apenas para concluir, queria dizer que não acho que as arbitragens estejam boas, longe disso...mas em vez de criticarem ferozmente, pensem em maneiras de ajudar os miudos que também são pessoas, que também comem, que também se divertem, que também têm problemas, que também têm sentimentos, que também são...SERES HUMANOS!!!

Anónimo disse...

REFLEXÃO
-Como se pode falar do Departamento de arbitragem se não tem o Presidente Antonio Galambas no estrangeiro em missão de serviço e ter sido feito um verdadeiro assalto por outras pessoas e controlarem os arbitros.

-Como se pode falar dos arbitros e arbitras se a amioria tem dividas da FAP desde a época passada

-Como se pode falar dos arbitros tendo um grupo menor(16) acertado com a FAP um depósito na sua conta de 500,00 e os restantes fora do sistema.

-Como se pode falar dos melhores arbitros se os melhores arbitros com excepção do Nicolau e Caçador, sendo os restante na maioria "suficientes menos" e portanto a precisar de muitos jogos e muita ajuda de antigos arbitros para poderem melhorar a sua actuação.

-Como se pode melhorar e falar da arbitragem que tendo surido pequenos ajustamentos a nivel internacional, em portugal, apresentaram-se como regras novas? pelos seus responsaveis e de facto não são.Só atrapalhando a conduta dos arbitros.

-Por favor tratem bem e respeitem a autonomia do CA e seus dirigentes e deixem de querer mandar com falsas competencia vindas de Rio Maior ou dos estudos em cima do joelho? da FCDEF.
arbitro internacional

Rui Silva disse...

Um "post" muito bem elaborado.
Sinto que tenho que fazer alguns reparos ao que se diz sobre a diferença na forma de arbitrar.

Está escrito, aqui e no fim do mundo, que os pivôt's não podem fazer placagens abrindo os braços ou as pernas com a intenção pura de impedir o atacante de consumar a jogada.

Isso é, aqui e no fim do mundo, punido tecnica e disciplinarmente.

O jogo segue normalmente se o pivôt se deslocar junto á linha dos 6 metros, sem fazer bloqueios. Sem impedir os defesas de tentar chegar à bola com os braços ou com as pernas.

O pivôt tem que conseguir a ocupação do espaço antes do defesa.
Mas, é bom repetir, bloqueio "indisciplinado" é punível.

Cumprimentos ... sem bloqueios :D

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

o Prof. Miguel Ribeiro acabou de publicar a 3ª parte do texto que intitulou "Causas da decadência do andebol português".

Aqui vai o link:

http://sites.google.com/site/soandebol/

Anónimo disse...

O anónimo das 12:45 , pelo pouco que consegui perceber da sua bela prosa , que por sinal até nem é confuso, mistura conceitos, mas nota-se que é um entendido com um vasta cultura e, que nos pode ensinar…. Eu agradeço e, faço mais até lhe devolvo os cognomes que aplica aquém escreve e a quem comenta, mas que no final do seu longo e extenso comentário , que presumivelmente deveria ser sobre arbitragem a sua técnica e os seus conceitos , aos mesmos disse NADA , obrigado.

O Zé do Apito

Anónimo disse...

Vergonhoso é o que se está a passar nas provas não fixas organizadas por Associações "fantasma".

Vejam o exemplo das provas da responsabilidade das Associações Santarém/Setúbal. É verdadeiramente o salve-se quem puder. Arbitros sem formação, faltas de comparência dos arbitros nomeados sem qualquer explicação,etc, etc, etc.

Mas o pior de tudo é haver um clube da associação de Santarém, que aproveitando esta desorganização, investiu na criação duma "secção de arbitragem", sob o argumento de tentar resover a questão, passando a ser todos os fim de semana "juiz em causa própria".

Haja vergonha!

Anónimo disse...

Excelente artigo. O melhor exemplo disto é a dupla Aires Ruas /Robin Seixas. Aquilo é só exclusões e atacantes dos pivots.

Sempre que vos apitarem, reparem bem quantas exclusões eles dão e quantas atacantes aos pivots marcam!

Anónimo disse...

MEus Caros sobre arbitros são todos mt duvidosos pq apitam consoante as vontades, ou apetites (os melhores). Os piores são sempre maus, como é exemplo o Ramiro e o amigo como se viu em A.santas hoje.
Como é possivel que estes SRS ainda continuem a apitar. Será que ainda nao entenderam que já cehga de fazer asneiras???
E já agora, como é possivel estes 2 SRS, no jogo Benfica-Sporting não terem feito nada ao EXMO SR Carlos Carneiro? EM que país existe isto?
Pior que isso é ninguem da federação fazer nada à pessoa que representa todos os jogadores portugueses do campeonato nacional. Uma vergonha.

Sobre o post escrito pelo arbitro, se não lhe pagam e lhe devem assim tanto dinheiro, que deixe de apitar e que vá trabalhar noutra area. se são tantas as queixas do orgao que manda, pq continua a apitar?

Zé do apitinho

JF disse...

O nível da arbitragem nacional, está a cada dia que passa mais decadente, que começa desde logo nos dirigentes ultrapassados, quer em valores, quer em capacidades para gerir pessoas.
Nos observadores, que antes de mais deveriam ser formadores, para poderem ajudar as duplas que vão observar, mas o que assistimos, são a dinossauros do andebol a arrastarem-se pelos pavilhões.
Quanto aos árbitros, devido-os em 3 grupos: Os Amigos das Cunhas, Os Outros e os Multibanco.
Os Amigos das Cunhas, são todos aqueles que mesmo com pouca ou nenhuma qualidade são nomeados para jogos de qualidade.
Os Outros, são todos aqueles que não têm a inteligência de ser Amigos das Cunhas.
Os Multibanco, são os muitos que se arrastam pelos pavilhões, apenas para ganharem uns trocos, sujeitando-se a percorrer distâncias absurdas apenas para "comerem" Km. Porque Km = €!!!
Enquanto não for dada a tao desejada lufada de ar fresco na arbitragem, o Andebol Nacional continuará a decair.
Impõe-se uma pergunta:
Estarão o Andebol e todos os seus intervenientes dispostos a fazer a revolução necessária e a afastar os dinossauros?
A ver vamos...

Anónimo disse...

Lol árbitros a virem para um blog inédito!!! Mas meninos admitam que voçês estão a ser o elo mais fraco desta época, é dificil de engolir mas é a pura das verdades.

Aprendam com os erros e admitam que precisam de melhorar porque honestamente tem sido asneira atrás de asneira.

Felicitações

Anónimo disse...

Enfim, é por essas e por outras que já ponderei sériamente abandonar a modalidade. É incrivel os critérios que estão a aplicar para o jogo dos pivots. Basta o defesa não conseguir passar no bloqueio para ser atacante. O que foi dito neste post é inteiramente verdade, BASTA VER O BOLETIM DE JOGO PARA AVALIAR A QUALIDADE DE ARBITRAGEM!!!!
Mas, a ver pelo comentário das 12.49 se calhar são os árbitros de topo de têm de aprender com os árbitros de inqualificável qualidade que temos em portugal! Desculpar-se com a falta de formação é fácil quando se anda em campo com um apito na mão...sejam só um pouco inteligentes, vejam jogos apitados pelos melhores, reconheçam os v/ erros q só vos fica bem.
Qto aos pivots, acabem com a posição de uma vez por todas, fica apenas um jogo de 6x6 e pronto escusam os pivots de andarem a fazer figuras de parvos a correr de um lado p o outro e a encolherem-se para os defesas passarem porque senão é falta atacante. Outra solução é arranjarem pivots magrinhos e fraquinhos pq assim não se superiorizam aos defesas e então n há problema.
Fossem tão zelosos das regras nos cartões vermelhos ás saídas das guarda redes, como já vi algumas bastante graves, e nos empurrões no momento do remate, ou nos puxões de camisola no pivot, ou nos puxões de braço e os jogos eram bem mais justos.
COMPAREM-SE AOS MELHORES E NÃO SE ACHEM OS MAIORES DO SITIO pq o jogo tem 60min mas a vida tem mtos mais e nela temos q tentar ser os melhores em tudo não podemos decarregar frustrações em quem trabalha td os dias p ser melhor.
Não estejam sempre a arranjar desculpas p a v/ falta de qualidade pq idoneidade e bom senso não há formação nenhuma no mundo que dê!

Manecas disse...

Engraçado que todo o mundo critica os arbitros mas ninguém se põe no papel deles. De certeza que o dinheiro que recebem não é suficiente muitas vezes para aquilo que ouvem.. Continuando assim, daqui a uns tempos não há arbitros em nenhum lado! Quando tiverem de ser os treinadores e oficiais a arbitrarem jogos de certeza que cometem mais erros.. Ponham-se no papel deles, para além de arbitros são pessoas. tal como nós, jogadores (e espectadores..) erramos, também eles.

Anónimo disse...

Os comentários na sua maioria, são longos, sem interesse e escritos por gente do anti-desporto.
Dos mortos não reza a história.
Tenho juizo e se nada têm a dizer, caladinhos....

Anónimo disse...

Vai uma apostinha como o Sporting vai ter muitas dificuldades amanha na Horta ?
É que Caçador e Eurico são "carpinteiros" e inclinan, muito o soalho, principalmente quando é o Sporting. Vamos ver se não estou enganado .

Anónimo disse...

Sempre a bater no ceguinho.....:)

Anónimo disse...

A falta de dinheiro não justica a falta de bom senso...já chegou a hora de deixarem de se desculpar. Se não recebem que saiam mas n venham é, como vingança, estragar a modalidade e gozar com o suor de quem dá td em campo .

O Gestor Desportivo disse...

Eu já estive no papel de árbitro. Abandonei a época passada devido a uma lesão grave... O que quero dizer é que o facto de haver PADRINHOS faz com que haja desmotivação dos árbitros de escalões mais baixos... faço de exemplo o que apresentei há uns dias atrás... fui prejudicado pela estupidez e falta de compreensão da associação de andebol de braga... Claro que se eu fosse um árbitro de top antes de começar o jogo estavam lá eles com o cheque a pagar tudo... mas como fui do escalão B não tive direito nem a receber os prémios de jogo... O que acontece muito é haver os pedidos para prejudicar... Que motivação traz aos árbitros que estão a começar agora??? A nível desportivo que dignidade a modalidade passa lá para fora??? é de pensar que temos uma direcção que não está qualificada para o cargo... Estou a tirar a licenciatura de Gestao Desportiva e vou para o desemprego por culpa dos que estão a ocupar o meu lugar e nem estao qualificados para tal... Se quiserem saber só existe uma pessoa que quando pedia estava sempre disponível para ajudar... O Sr Manuel Pinho, este é o único senhor que merece o meu respeito naquela federação... Depois dele só o apoio dos treinadores dos clubes... esses são as pessoas mais compreensivas e que um árbitro pode falar... lembro-me de que apitei uma vez um jogo com o Santana e apanhei 2 dias depois o mesmo treinador... no primeiro jogo ele enxovalhou-me mas acredito que ele tenha compreendido os meus erros pois no fim do jogo estava tudo bem e discutiamos amigavelmente os lances do jogo... Infelizmente o único apoio moral que os árbitros têm é mesmo o dos treinadores e dirigentes dos clubes, pois criam-se grandes laços de amizade e isso ajuda a propiciar um bom ambiente de jogo...

O Gestor Desportivo disse...

O anónimo das 11:29 do dia 9 não tem moral para falar deste assunto, pois não conhece a realidade... a realidade é que os árbitros de topo têm que apenas fazer 100 ou 200km para terem formação e ainda dormem em grandes hoteis...os árbitros que precisam de mais apoio tem que fazer quase 900km num dia para ouvirem barbaridades e coisas que não contribuem para a formação de ninguem... o ano passado tive que ir a benavente e fazer 900km num dia... isso é uma irresponsabilidade pois caso um condutor que adormecesse no caminho de quem era a culpa??? exigir um esforço destes não é para todos... eu quase fiz uma directa pois tive de sair de casa às 4 da manha para chegar à 1 da manha... acham isto correcto??? eu e o meu colega gastamos cerca de 100€ em combustivel e jantar e nem 1centimo nos deram... acham correcto??? e depois que formação é que se dá se estamos sempre a ouvir os comentarios infelizes do galambas cerca este blog...???? isto é formação??? se quiserem saber a unica formação que tive foi pessoal... nao tive mais formação nenhuma pois não há prelectores neste pais que saibam falar sobre andebol... o que sabem fazer é ler as regras que qualquer pessoa que tenha a 4ª classe sabe ler...é uma vergonha...

Anónimo disse...

Não estou a por em causa se recebem ou não, aliás do jeito que as coisas estão acredito perfeitamente q não recebam e isso é vergonhoso.
O que disse é que a interpretação das regras é uma questão de bom senso e isso não há formação que dê, ou se tem ou não se tem...ponto final, não depende sequer se as despesas são ou não pagas, é intrinseco á pessoa. Basta aprenderem uns com os outros, as equipas observam jogos para corrigir os seus erros, os árbitros deveriam fazer o mesmo.
Quanto a receberem ou não, quem está a jogar, em campo a dar td não tem culpa se não recebem, esse problema não diz respeito aos atletas que apenas querem ter bons arbitros e que os deixem jogar o desporto que escolheram praticar. Errar é humano e sei que todos os árbitros erram, é normal! Porém este ano os erros estão a descaracterizar completamente o jogo.
Lamento imenso que não recebam nem sequer as despesas que têm com as deslocações e não ponho em causa que seja mto complicado lidar com essa situação porém o jogo não pode ser desvirtuado por questões que lhe são completamente alheias.

O Anónimo das 11:29 do dia 9

Anónimo disse...

Oh cromos se o sr. Carlos Carneiro nao foi castigo so a federaço pode responder e nao a dupla de arbitragem que lhe deu vermelho e mt bm.....dps de tanto ler so me leva a quer que voçes sao como os burros so vem pra frente...peguem voçes no apito...lol...com falta de imaginaçao e de vida propria ia ser lindo

Anónimo disse...

caros Amigos do Andebol e em especial os que defendem a causa da Arbitragem, nucleo indispensável para a realização de um jogo.
Na verdade fico pasmado com tantos comentários de deita abaixo e de resolução de problemas nada se vê ou melhor se lê...tem razão todos aqueles que criticam o CA da FAP e os dinossauros que se arrastam nos pavilhões e que não passa de um grupo de amigos, de um grupo de outros que passaram na arbitragem e como arbitros nada foram e outros que andam atrás dos euros e de ocuparem o seu tempo.....Caros Amigos apresentem soluções bem sei que é dificil por este meio, mas nada é impossivel.....tem muita razão quando falam em falta de acompanhamento de duplas mais jovens....mas esses dão muito trabalho e quando é que alguem os vai ver ? este é o pensamento de alguns dos observadores ou delegados da FAP e tambem de alguns componentes do CA da FAP.Para mim 4 duplas estão quase no topo de uma tabela como seja Ivan e Nicolau, Ricardo e Duarte, os Martins e Malhado e cª mas tem que ser mais apertados e lerem todos pelo mesmo livro depois existem alguns jovens que se quiserem tem possibilidades de serem bons arbitros que apitam noutros campeonatos mas que trabalho tambem fazem as Associações ? e a APAOMA ? não é só defender os arbitros nas causas fiscais tambem deverão pressionar as Associações para acompanhar Arbitros e se elas não o fizerem chamarem pessoas competentes e organizar um trabalho de apoio com comissões a esses mesmos arbitros. Por agora é tudo. Fico a aguardar vossos comentários

Anónimo disse...

Queria deixar aqui 2 ou 3 apontamentos:

Quanto aos Pivots, é inegável que quanto pior são os árbitros maior é a tendencia de levarem à risca o que lhes foi transmitido.
O pior é que as regras indicam que o pivot deve ser "protegido", e o que se verifica é que se o Pivot é agarrado ou é falta, é normal.
Isto se assinalam alguma coisa, se o pivot tenta "lutar" um pouco é atacante, vira a bola para o adversário, perde-se um ataque e possibilidade de golo. 2 ou 3 ataques assim podem fazer toda a diferença.

No minimo injusto. Se deixam agarrar, então deixem "lutar".

Por outro lado penso que falta muito aos árbitros compreenderem o jogo em si. Há por aí muito arbitro que nunca jogou ou então jogou muito pouco.

O mesmo jogo, apitado por uma dupla boa ou dupla má é completamente diferente.
Como já aqui foi dito, por norma, as duplas mais cotadas, deixam "jogar mais". o pior é que com tanta diferença de critério é muito dificil saber como actuar num jogo.

Um ultimo apontamento, virilidade não é sinónimo de agressividade.
Na minha modesta opinião, lá fora, ao mais alto nivel o andebol é mais violento... mas eles são muito maiores que o jogador "normal" português.
Mais não podemos comparar o inconparável.
Falar de Kiel e Barcelona aqui para servir de comparação é como querer comparar as prestações de um F1 com um Mini (dos antigos).

Anónimo disse...

Há qualquer coisa que não entendo, como é possivel só se ouvir por entre dentes que o sporting não é campeão em juniores este ano? Uma equipa que tem Rui Silva o fenómeno de portugal, Carlota tricampeão por três clubes diferentes, Sérgio Barros bicampeão junior ainda juvenil, Portela o melhor esquerdino dos últimos anos, Seabra um central a jogar em séniores, Godinho o melhor pivô dos últimos anos... Dá que pensar, não é ? Ou será que vai haver dois intervenientes que em Resende na fase final, vão mudar os resultados? È só um aviso e, não um pressentimento! Porque uma equipa que é recordista absoluta na defesa e tem estes jogadores e sofre tantos "erros" e livres de sete metros, enfim de certo vão ter uns "dias maus". Já agora porquê que apesar de tão mal pagos os homens do apito não largam a arbitragem? Será verdade o que uma vez ouvi á porta dum pavilhão em Braga?