gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CAUSAS DA DECADÊNCIA DO ANDEBOL PORTUGUÊS – III

O Blog “só andebol” publicou um texto relacionado com o momento actual do Andebol Português, mormente com a Nova Regulamentação das equipas “A” e “B”, da autoria do Prof. Miguel Ribeiro. Hoje, depois de solicitar-mos a devida autorização, respeitando as boas normas que devem presidir, entre os blog’s , publicamos o mesmo.
Imagem só andebol
“Pelas razões aduzidas em escritos anteriores, a FAP é levada a tomar decisões, completamente ao arrepio dos interesses dos clubes - a sua razão de ser - e que, obviamente, prejudicam o desenvolvimento da modalidade.

Veja-se a propósito, o novo quadro regulamentar que rege a constituição das equipas "A" e "B", que impede a transição de jogadores, tornando-as independentes, com jogadores definitivamente vinculados a cada uma delas.

Esta medida, que abrange essencialmente equipas dos escalões de formação, fez com que muitos clubes não constituíssem equipas "B" pois, dada a volatilidade daqueles escalões, não arriscaram em cenários definitivos, privando assim um elevado número de jovens de competirem de uma forma motivante.

No entanto, depois de criado este quadro regulamentar, a FAP pervertendo a sua própria doutrina, autorizou a transição de um jogador da equipa "A" do C.F. Belenenses (Juvenis Masculinos), para a equipa "B", justificando-a (pasme-se) como uma transferência! Portanto, a partir desta data, ficamos todos a saber que a FAP criou uma nova figura regulamentar - a transferência de jogadores entre equipas do mesmo clube!!!

Tudo isto diz bem da ligeireza com que a FAP traça o futuro da nossa modalidade.
Miguel Ribeiro”

O Administrador

20 comentários:

Anónimo disse...

esse jogador foi "expulso" da equipa A, e pelos vistos foi autorizado a ir para a "B"

Anónimo disse...

Totalmente de acordo. Esta medida é de uma falta de inteligência a todos os níveis e não faz sentido nenhum. Onde andam os defensores da fap. Isto é um entrave à formação. É retroceder. O andebol português aproxima-se cada vez mais do nível do andebol sudanês, ou costa mafinense. Tudo porque isto interessa a cubes como o ABC. Por muitas vantagens que possam existir em ter duas equipas na mesma divisão, porque temos um mau nível competitivo na formação e existe um clube como o abc forma muito melhor, não podemos nunca chegar ao ponto de ter duas equipas do mesmo clube na mesma divisão. Quer seja em infantis ou juvenis ou no que for não é ético. O ABC em Juvenis tem o mesmo treinador para a equipa B e C. Não podes ser. Então nos séniores, como neste país prevalece a lógica do dinheiro, o benfica compra os direitos desportivos do s. bernardo, do maria balaio, do belenenses, muda-lhes o nome para equipa B C e D e é finalmente campeão.

O desporto sem ética não faz sentido. Os regulamentos da FAP devem garantir isso mesmo.

João Rola disse...

A falta de vergonna da FAP, e também dos clubes porque ainda que indirectamente, são eles que a constroem, não tem limites.
Já nada me admira, tudo é possível, e um dia destes vamos ficar a saber que na FPA os porcos já andam de bicicleta.

Paulo Cunha disse...

E o site da FAP que noticia:
"Andebol 1: SL Benfica recebe ABC e quer repetir triunfo de Braga"

Por que raio é que um site de uma Federação, que deveria ser isenta, noticia o jogo do ponto de vista do Benfica? Por que não escreve: "ABC visita Lisboa para vingar a derrota da 1ª volta"?

O desporto em Portugal deveria ser disputado apenas por 3 clubes, porque só esses importam. O resto é só "verbo de encher".

Anónimo disse...

A chamada esperteza saloia.

Anónimo disse...

Aqui estou eu, tradicional defensor da FAP, a dizer que efectivamente esta autorização dada ao Belenenses, debaixo da alínea das transferências é de uma enormidade total! Deve ter sido uma decisão do Sr. Presidente, que tem muitos destes tiques: quero, posso e mando. Meus amigos, já diz o povo que no melhor pano cai a nódoa!
Ao Professor Miguel Ribeiro: Os seus escritos, com uma prática consentânea, em prol do andebol, deixar-nos iam extasiados. Como o Sr. é apenas um teórico, que foge do trabalho como o diabo da cruz, acabo por não dar qualquer tipo de relevo ao que o Sr. escreve, ou diz. O tempo em que o Sr. ocupava uma cadeira na Calçada da Ajuda e debitava discursos e teorias já passou. Agora não chega teorizar, é mesmo preciso mostrar! É muito giro dizer que faz um percurso a pé, de 10 kilometros, em 5 minutos,
mas quando se vos pergunta: “ó mostra como se faz”? Vocês respondem invariavelmente: "não sei correr". Beijinhos para si e mantenha-se nesses cadeirões, ignorando o desporto que gravita à sua volta, inclusive na sua escola, porque essa atitude fica-lhe muito bem!

João Rola disse...

Gostaria de ouvir a opinião de alguém especialista em direito desportivo porque ou muito me engano ou a tal "transferência interna do Belenenses" poderá ser considerada ilegal, logo os campeonatos da primeira e segunda divisão de Juvenis serem inpugnados, e toda a época ir para o cano de esgoto.
Mais um belissimo contributo da FPA para o desenvolvimento da modalidade.

Paulo Cunha disse...

Afinal o título "ABC visita Lisboa para vingar a derrota da 1ª volta" seria bem mais apropriado do que o colocado no site da FAP....

Anónimo disse...

este miguel ribeiro deve se julgar o justiceiro!este senhor nao passa de um falhado e comom falha e nao percebe tem de se por a mandar biataites que lhe convem!nao passa de um teorico que nunca foi nada na modalidade!as vitorias nao se fazem de teorias mas sim de resultados!resultados estes que nunca teve,nem vitoria em equipas nem formaçao de jogadores...estas queixinhas so mostra a pessoa que e!falta de nivel pessoal e andebolistico!gente desta no andebol fora...um bluff este senhor

João Rola disse...

O comentador das 03:43 só pode ser o autor da maior descoberta do Desporto Nacional nos últimos 100 anos.
Nem mais nem menos do que a nova figura administrativa aplicada em primeira mão pelo Belenenses e designada de transferência interna de atletas.
Tenha vergonha na cara.
Mas pedir isto a quem concorda com semelhante enormidade é tempo perdido.

Anónimo disse...

Quem foi que fabricou o João Rola? Não há penalizações para casos como este?

O Gestor Desportivo disse...

Esta medida em parte está correcta, pois até agora devido ao facto de poderem usar jogadores nas 2 equipas, havia sempre manipulação de resultados. Agora também é certo que é descabido haver transferencia de jogadores da mesma equipa... é fazer pouco do povo. O que se deve fazer nestas situações, é segurar os jogadores em clubes satéliite, ou seja, deve haver circulação de jogadores para estarem sempre no activo e não abandonarem a modalidade... em termos desportivos isto é o mais correcto, claro que dá sempre trabalho em termos de burocracias mas quem corre por gosto não se cansa...

Snake disse...

Quem é o Miguel Ribeiro?

João Rola disse...

Estou plenamente de acordo com o comentador das 11:49.
Quanto à aldrabice patrocinada pela FPA falei com algumas pessoas da area jurídica que partilham da opinião de que a marosca é totalmnte ilegal pelo que os campeonatos da 1º e 2ª Divisão de Juvenis podem estar em risco.

Snake disse...

Desta feita tenho que discordar do Sr. João Rola.
Não lhe fica bem atirar-se sistematicamente à FAP.
A menos que tenha alguma ideia em mente e que me passe al lado.

João Rola disse...

Ao comentador "snake" deixe que lhe diga que a ultima coisa que me alguma vez me passou ou algum dia me passará pela cabeça é aspirar ao quer que seja na FPA.
Agora estas enormidades e outros disparates em que a FPA tem sido pródiga só podem merecer o nosso repúdio.
Particularmente esta que não lembra nem ao diabo.

Snake disse...

Certo, Sr. João Rola. É o seu ponto de vista.
Respeitável mas que não obriga ao meu acordo.

João Rola disse...

Completamente de acordo, ainda que me custe a entender, mas com igual respeito.

Anónimo disse...

Tem de haver quem nos faça rir. NOS JOGOS DO BELENENSES HÁ SEMPRE UM EX-ÁRBITRO NO BANCO, ASSIM SEPREOCUPASSEM EM CURAR AS LESÕES DOS ATLETAS! o CÚMULO DO RISO FOI NO JOGO COM O PORTO EM JUNIORES SEREM ATRIBUÍDOS 21 GOLOS AO JOGADOR Nº. 8 BARRETE!!! OBRIGADO PELE BOA DISPOSIÇÃO, FOI DE FACTO MUITO CÓMICO! MAS A DONA MARIA NUM PRÓXIMO TORNEIO DE CERTO GRITARÁ POR FLOR~ENCIO E ELEGERÁ ESTE JOGADOR COMO O MELHOR! VAI UMA APOSTA?

Anónimo disse...

Bem... se bem me lembro este clube até conseguiu que um atleta seu, depois de muito pontapé nos balneários e outras coisas, tivesse uma dirigente, mãe do dito cujo... a gabar-se de na mesma época jogar por outro clube! Mas não se pode levar a mal... Pois, em vários recintos era e é comum ver a senhra D. Gina acompanhada da esposa do Sr. presidente da federação! Entendem? Curioso é que também se gabava de ser visita assídua, da casa do dirigente máximo do clube. Enfim não se leve a mal as "brincadeiras" um pouco excessivas com o filho mais novo deste dirigente!