gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 10 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Por motivos da participação da Selecção Nacional de Seniores , na disputa do Grupo de Qualificação para o Play Off do Mundial de 2011, o Campeonato na Zona Sul só disputa um jogo em 20-11-10, só regressando depois em 11-12-10, e na Zona Norte, ainda se disputa uma jornada no dia 20-11-10, sendo depois interrompido até o dia 08-12-10.

Nota Informativa da Responsabilidade da Administração do BolgInfelizmente, também, está prova já está marcada pelas Faltas de Comparência Administrativas, conforme consta do Registo Disciplinar N.12 de 11-11-10, onde consta a aplicação desta sanção ao Alpendorada no jogo 681. Por utilização indevida de agentes não qualificados para o jogo.

Resultados

Zona Norte
13.ª Jornada
CA Leça 23 – 34 Juventude Mar
Académico FC 23 – 28 Colégio Gaia
Santa Isabel 15 – 12 Alpendorada ( Interrompido ao Intervalo , Piso Molhado )
S. Bernardo 17 – 35 Maiastars
Santa Joana 24 – 24 Alavarium
Salgueiros 08 25 – 31 Almeida Garrett
Folga – CD Palmilheira

Zona Sul
6.ª Jornada
Passos Manuel 19 – 40 João Barros
9.ª Jornada
Passos Manuel 23 – 25 Porto Salvo
João Barros 41 – 15 1.º Maio
10.ª Jornada
Juventude Lis 32 – 11 SIR 1.º Maio

O grande jogo da jornada jogou-se no Porto com o Académico local a receber o Colégio de Gaia. Uma primeira parte muito equilibrada, depois de um início de rompante por parte do Académico com Isabel Oliveira a efectuar uma excelente exibição contra a sua ex-equipa. Contudo, na segunda parte, o Colégio de Gaia impôs a sua lei, perante um Académico que tem uma boa equipa mas à qual falta ainda alguma qualidade para chegar ao nível do Colégio que continua a sua caminhada imparável e a grande questão é saber até quando conseguem manter a sua invencibilidade. Neste jogo, Helena Soares voltou a mostrar o excelente estado de forma em que se encontra mas toda a equipa parece respirar confiança e lutam muito mais do que nas épocas transactas.

O Santa Joana – Alavarium era outro dos jogos grandes desta jornada e a primeira parte foi espectacular, com elevado ritmo. Mas a segunda parte foi jogada sob grande emoção e com pouco discernimento com ambas as equipas a cometerem erros infantis. O Alavarium anulou completamente Viviana Rebelo mas surgiu Mariana Regadas a fazer uma grande exibição bem secundada pela ponta Andreia Duarte. No Alavarium, Cláudia Correia esteve em grande e Filipa Fontes, no seu regresso a um pavilhão que tão bem conhece, também efectuou uma boa partida. O Alavarium vai mantendo um lugar entre os 4 primeiros e o Santa Joana, depois da decisão federativa em atribuir derrota ao Alpendorada no jogo contra a equipa da Maia, vê de novo uma porta abrir-se para a luta pela fase final, mas para isso terão que fazer uma segunda volta bem melhor que a primeira.

Em Leça, a Juve Mar pensava ter um jogo difícil pela frente mas antes mesmo do jogo percebeu-se que não seria assim tão difícil dadas as ausências importantes na formação do CALE. E o jogo provou isso mesmo, com um desfalcado CALE sem qualquer hipótese para equilibrar o jogo. Mesmo assim, surgiu uma surpreendente Carla Matos que conseguiu dar um ar da sua graça. Na Juve Mar o duo Teresa/Escrivães de uma equipa que não fosse aquele escorregão em casa com o Salgueiros, estaria agora bastante folgado na luta pela fase final, embora falte também conhecer o resultado o protesto do Académico do Porto. De qualquer das formas, o ano passado defendiam bem mas este ano é o ataque que está a dar mais nas vistas e a tornar a Juve Mar num conjunto forte.

Em Gaia, o Santa Isabel – Alpendorada foi interrompido devido ao piso escorregadio quando o resultado registava 15-12. Em Aveiro, o Maiastars passeou e o São Bernardo tem aproveitado os maus resultados para começar a colocar a jogar jovens menos utilizado e, pelo menos, não fazem pior do que as mais consagradas que vinham fazendo uma época horrível. A equipa sem Maria José Neves parece jogar mais descomplexada e o jogo sai mais fluído. No Maia ninguém se destacou num jogo em que José Carlos Ribas foi gerindo os minutos de todas as jogadoras.

Finalmente, a Norte, o Salgueiros foi surpreendido em casa pelo Almeida Garrett e este resultado mostra duas coisas. Por um lado que o Salgueiros é capaz do melhor e do pior, de uma irregularidade impressionante e em que se nota que o treinador muitas vezes destabiliza mais do que equilibra a sua equipa. Por outro lado, o Almeida Garrett quando consegue utilizar as melhores jogadoras juniores (que referenciámos na semana passada) sobe bastante de produção e deixa de ser a equipa frágil a quem todos ganham.

No Sul, por causa das competições europeias, apenas houve três jogos. O Colégio João de Barros esmagou o Sir 1º de Maio. Mesmo sem Karine Lopes, o Colégio fez um jogo bastante tranquilo e é uma equipa que, com as formações mais fracas, dá a sensação que é candidata ao título. Infelizmente, nos jogos grandes não confirma essa ideia. Maria Pereira continua a impressionar pela solidez do seu jogo e até já Helena Corro parece perfeitamente integrada nos esquemas ofensivos da equipa. No Sir, voltou a ser a internacional júnior Beatriz Santos a dar nas vistas. No dia seguinte, o Sir visitou a Juve Lis e voltou a não ter hipóteses perante uma Juve Lis muito pragmática em que Gizelle Carvalho, pelo que fez a defender e a atacar e Diana Pereira pela eficácia na finalização merecem destaque.

No outro jogo, o Porto Salvo surpreendeu o Passos Manuel na sua própria casa. Vitória com sabor especial já que foi sobre Paula Malcato que jogou contra a sua ex-equipa e se mostrou sempre demasiado nervosa e acabou por ser uma menos valia. O Passos Manuel esteve muito abaixo do que pode fazer e apenas Carolina Santos acompanhou Maria Suare na qualidade que costuma apresentar. Já o Porto Salvo, apesar de tantas saídas nos últimos anos, continua a fazer boas exibições e esta vitória deve dar alento a uma equipa cuja Guarda-redes fez uma excelente exibição e apareceu uma Joana Gonçalves com uma veia goleadora pouco habitual.

Críticos Femininos

17 comentários:

Ricardo disse...

Vamos olhar para os dois jogos deta quarta feira, encontros antecipados da 12ª jornada:
Sporting/S. Bernardo
e
Madeira SAD/F.C. Porto

Anónimo disse...

O resultado do AFC - Colégio foi 23 -28 e não 23 - 38.

Anónimo disse...

Uma boa jornada no andebol feminino e o principal jogo em Costa Cabral não fugiu as expectativas e um bom jogo c por parte do Académico de inicio entrando rompante 5-0 mas depois veio a experiência e um reforço do Treinador Jorge Tormenta a calibrar o potencial do Colégio. resultado certo e existe uma diferença entre as duas equipas entre 8 a 10 golos. Mais jogos destes...

Anónimo disse...

Este campeonato feminino está mal estruturado, duas zonas muito desiquilibradas permitindo resultados tipo "basquetebol", seria muito masi correto as 6 melhores clçassificadas de cada zona fazerem um campeonato nacional e á semelhança do masculino, uma 2ª divisão com as restantes equipas equilibradas por baixo.Assim não....
este problema dfos calendarios das porovas na Federação tem anos de erros e falta de bom senso.Quem fica prejudicado é o andebol e seu desenvolvimento e logicamente as selecções nacionais.
ABC

Anónimo disse...

Para o estudioso do video da semana passada que contou os golinhos todos do académico e diz e ele que o resultado certo é JUVE MAR 30 Académico 30, também vi o jogo e você enganou-se pois o último golo do Académico foi marcado com dois passos dentro da área, quer falar de verdade desportiva agora, é que por acaso os árbitros são ex atletas o Académico, coincidências... HUMMMM?

Anónimo disse...

O problema é que não há equipas suficientes para se fazer uma 2ª Divisão Zona Sul. O que se fazia a essas equipas? Acabava-se com elas? É que não têm dinheiro para jogar com as do Norte...

Mas este modelo tem duas coisa boas: A Zona Norte tem muito equilíbrio e público. E o verdadeiro campeonato começa a seguir na fase final.

Unknown disse...

Em relação ao jogo Juve mar- Académico não estamos a falar de golos que foram mal validados, mas sim um golo que foi validado, que a equipa do juve mar repôs a bola ao meio campo e não aparece no boletim de jogo. Tão simples quanto isso. Ninguém ta a discutir se foi linha, passos dribles ou qlq outra falha técnica qlq.

Anónimo disse...

Boa noite
Caro comentador do jogo nº701 Sta Joana- Alavarium , diz você que o Sta Joana tem a porta aberta (...) e só precisa de jogar bem para se apurar. Caríssimo, com as arbitragens dos jogos com a Juve-mar e Maia -stars e esta contra o Alavárium em que a dupla: João Fernandes e Rui Rodrigues aplicaram critérios completamente diferentes no julgamento do jogo passivo e no beneficio da equipa faltosa: (Alavarium , golo precedido de falta, conta como golo legal. Sta Joana golo precedido de falta, golo ilegal),assim as portas..... Sabem o Sta joana é um clube que vive dos subsidios da Camara e dinheiro não há, nem para atletas nem para lanches e prendas para (...) No final do jogo o ("Fiscal") Sr.João Moreira foi ao balneário dos moços do apito, será que lhes chamou á atenção para os critérios desajustados utilisados? Ou dar-lhes os parabéns já que assim o Sta Joana não ganhou e os chatos de 1/2 dúzia de barulhentos de nada lhes adiatou reclamar? Saudações andebolisticas ( Está no intervalo do Hamburg - kiel e está a ser espetacular.

Anónimo disse...

olá eu estive no jogo academico-colegio de gaia e fiquei bastante contente com o que vi, um bom jogo de andebol e uma boa arbritagem da jovem dupla de viana do castelo ! Este tiveram um criterio assertivo para o jogo em causa, o que permitiu em muito que o jogo fosse muito bom ... Espero que a equipa do academico continue a trabalhar porque é defacto uma equipa com um futuro promissor ! enquanto ao colegio acho tambem que este ano se encontra muito mais unida e mais poderosa! uma

Anónimo disse...

Esta malta do Santa Joana... já repararam que para vocês são sempre prejudicados? É incrível como em portugal todos estão contra vocês? Se calhar já pararam para pensar porque não ganharam um único jogo às equipas candidatas à subida?

Quanto a terem apenas o apoio da Câmara da Maia, ainda se agbam disso, de andarem aí a ser sustentados por nós todos! trabalhem, batam à porta das empresas e arranjem patrocinadores... Ah, dá trabalho!

Anónimo disse...

Nao somos sempre prejudicados, nem somos vitimas de nenhum complot. Simplesmente, acontece a nos aquilo que acontece a tantas outras equipas: arbitros pessimos, com criterios duvidosos e posturas terriveis.
Mas nunca nos desculpamos com esse facto, estamos perfeitamente cientes que para ganharmos jogos temos que jogar melhor, e como alguem diria, ainda ha toda uma 2ª volta para jogar!

Quanto aos apoios, agradecemos a ajuda enorme da CM Maia, bem como de outras empresas que tentam, perante o cenario de crise em que vivemos, apoiar um clube pequeno mas muito honesto.
Mas, se estiver interessado, teremos muito gosto em efectuar uma parceria com a empresa em que trabalha :)
Basta contactar-nos, estaremos inteiramente ao seu dispor,

Atentamente,
ND Santa Joana - Maia

Anónimo disse...

Esta malta do Santa Joana tem uma moral.........

Anónimo disse...

Anónimo 17 de Novembro de 2010 19:56,

:)

ND Santa Joana - Maia

Anónimo disse...

Q lata!!

Normalmente os clubes é q têm que ir ás empresas pedir patrocinio e não o contrário...está explicado pq é que só têm praticamente o apoio da Camara!!! estão é espera de as ajudas vos caiam do céu!!!

LOL

Anónimo disse...

18 de Novembro de 2010 14:41,

Information is power :) nao temos o apoio só da CM Maia! Ja se deu ao trabalho de olhar para os nossos equipamentos?

Reiteramos, se quiser colaborar connosco, estamos inteiramente disponiveis :)

Atentamente,
ND Santa Joana - Maia

Anónimo disse...

Os apoios da camara são só para pagar as multas que cada vez acontecem mais. LOL
vide registo disciplinar A.A.Porto nr 8 (la foram 500 Euros sem necessidade).

Anónimo disse...

O Andebol é Triste
Por Dr. Ricardo Cardoso
Leiam e voltem a ler.......... ; também se aplica a alguns arbitros menos novos....em especial no feminino.
Bola