gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 08 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

Nota Informativa da Responsabilidade da Administração do BolgMais uma vez se verifica e lamenta-se a informação totalmente discordante, inserida sobre o esta prova no site da Federação , quando noticia esta prova, repetindo o que já anteriormente tinha feito ( 03-10-10 ), colocando no seu texto resultados completamente adulterados , Por exemplo informa de que o resultado do jogo Porto Salvo / Juv. Lis foi 10-18, quando na realidade terminou em 23-31, informa ainda que o jogo Almeida Garrett / Palmilheira , terminou com a vitória do Palmilheira por 23-19, quando bastava conferir o boletim de jogo , que se encontra no mesmo site, o verdadeiro resultado foi 23-20. Estas situações voltaram a repetir-se nos jogos do dia 1-11-10, com o Académico FC / Leça onde informam que o resultado foi 26-19, quando na realidade foi 32-23, e no jogo Salgueiros 08 / C. Gaia, onde publicam o resultado de 17-27, quando o real é 26-32. È uma pena, que uma Federação com uma quantidade enorme de funcionários, não tenha o sentido de responsabilidade suficiente para que as informações prestadas sejam minimamente correctas. Para evitar desmentidos , gravamos a informação.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados
Zona Norte
10.ª Jornada
CA Leça 25 – 23 Santa Isabel
Juventude Mar 30 - 31 Salgueiros 08
Alpendorada 34 – 31 Santa Joana
Almeida Garrett 20 – 23 CD Palmilheira
Maiastars 25 – 25 Alavarium
Colégio Gaia 33 – 21 S. Bernardo
Folga – Académico FC

11.ª Jornada
Académico FC 32 - 23 CA Leça
Santa Isabel 26 - 33 Juventude Mar
Salgueiros 08 26 - 32 Colégio Gaia
Santa Joana 34 - 29 Almeida Garrett
CD Palmilheira 25 – 33 Maiastars
S. Bernardo 22 – 32 Alpendorada
Folga - Alavarium

Zona Sul
5.ª Jornada
João Barros 29 – 19 Juventude Lis
6.ª Jornada
Gil Eanes 22 – 24 Madeira SAD
7.ª Jornada
SIR 1.º Maio 10 – 38 Madeira SAD
Gil Eanes – CS Madeira ( 12-12-10 )
Porto Salvo 23 – 31 Juventude Lis
AC. Coimbra 5 – 49 João Barros
Assomada 34 – 28 Passos Manuel

Com jornada dupla a Norte e no Sul com alguns clubes a efectuarem também dois jogos, faremos apenas um comentário aos jogos mais interessantes da jornada.

Antes de mais, o tão aguardado duelo entre campeãs e vice-campeãs nacionais. O Gil Eanes fez uma notável primeira parte, ao ritmo que Florêncio tanto gosta e com as suas guarda-redes em grande evidência. Contudo, na segunda parte, uma grande atitude defensiva das madeirenses e a dificuldade que as algarvias começaram a revelar em ultrapassar o enorme muro defensivo madeirense, fez o jogo inverter por completo e o Madeira SAD acabar por ganhar um jogo que pareceu quase perdido. A prestação defensiva das madeirenses na segunda parte foi tão boa e o desacerto gilista tão grande que as algarvias apenas marcaram 5 golos na segunda parte, também fruto de uma fabulosa Virgínia Ganau que quando decide colocar trancas na sua baliza, é um caso sério. Além disso, no ataque, o duo Juliana Sousa/Renata Tavares dizimou o Gil Eanes jogando nas alturas. Parece-nos que está dado o mote para o que vai ser esta época: Um Gil a querer jogar rápido e a fazer suar as madeirenses mas uma SAD com outros argumentos e, sobretudo, com, outro banco que permite gerir melhor o plantel.

No derby leiriense, não houve o equilíbrio de outros anos. O Colégio João de Barros cedo arrancou para uma vitória muito folgada com duas rematadoras em tarde de grande inspiração: Maria Pereira e Inês Catarino. A formação de Paulo Félix continua a massacrar os adversários mais fortes e atemorizar-se contra os mais fracos e parece-nos que a aquisição de Helena Corro tornou esta equipa ainda mais completa. A Juve Lis nunca conseguiu superar a muralha da equipa de Pombal e ficaram bem a nu as fragilidades desta equipa leiriense que terá o seu grande jogo no próximo fim-de-semana diante do Sports Madeira na primeira das duas batalhas que decidirá qual a quarta equipa do Sul a assegurar um lugar na fase final.

A Norte, o Sábado foi o dia de todas as surpresas. A grande surpresa aconteceu em Fão, onde a Juve Mar foi surpreendida pelo Salgueiros. Soraia Durão deu um verdadeiro espectáculo. Não apenas os 12 golos apontados mas os inúmeros sete metros conquistados são a marca de uma exibição de sonho da irrequieta jogadora salgueirista. A Juve Mar praticamente não defendeu na primeira parte, à espera que mais cedo ou mais tarde o jogo se resolvesse a seu favor. Depois, quando tentaram inverter o rumo dos acontecimentos já não conseguiram e perder pontos em casa com o Salgueiros não é nada positivo para quem tem ambições de ir à fase final. Sandra Peixoto continua num bom momento mas as pontas estiveram uma autêntica nulidade.

A outra surpresa deu-se em Leça com a equipa da casa a derrotar o Santa Isabel. O Cale já vinha ameaçando com alguns resultados contra as melhores equipas e desta vez conseguiu mesmo vencer. A dupla de Joanas esteve em bom plano e a equipa defendeu quase de uma forma perfeita. Aliás, um dos grandes méritos desta equipa é a forma como tem defendido. O Santa Isabel parecia uma equipa sem soluções e a certa altura as jogadoras começaram a entrar em pânico com a hipótese de serem derrotadas. Ana Moreira com o seu espírito inconformado bem tentou remar contra a maré mas acabaram mesmo por perder pontos que lhe podem ser muito preciosos.

Em Alpendorada, o Santa Joana mostrou que sem Mariana Regadas e Ana Durães é uma equipa que pode perder em qualquer campo. Daniela Monteiro parece já não ter qualquer capacidade de liderança e as jogadoras não sabem qual o seu papel em campo. Viviana Rebelo parece viver num mundo diferente das suas companheiras e continua a jogar muito bem. Mas sozinha não conseguiu chegar a um Alpendorada que fez um bom jogo com as jovens Catarina Luís e Catarina Pinheiro a fazerem grandes exibições. Há muito potencial nesta equipa muito jovem que tem produzido novos talentos e tem uma Célia Pereira muito eficaz na ponta direita.

O jogo grande de Sábado a Norte foi o Maiastars - Alavarium e o encontro não defraudou as expectativas. Muito equilíbrio, bom andebol e emoção até ao último segundo. Cláudia Correia foi bem anulada pela defensiva da Maia e Catarina Martins sempre marcada implacavelmente. Pelo contrário, Ana Pereira e Olinda Leal também foram bem paradas pela defensiva do Alavarium e não houve grandes destaques individuais num jogo que se decide no último segundo quando a Guarda-redes Carla Assunção defende um livre de 7 metros de Catarina Martins. O Maia continua sem conseguir aproveitar o factor casa e o Alavarium desperdiçou uma grande oportunidade de ganhar vantagem à concorrência.

No Domingo, o único jogo grande jogou-se em Gaia com o Santa Isabel – Juve Mar. Depois de uma primeira parte equilibrada, o Santa Isabel apagou-se completamente e apenas Ana Moreira tentou lutar contra o rumo dos acontecimentos. A Juve Mar fez talvez o seu melhor jogo do ano com Sandra Peixoto a comandar o jogo e a dar espectáculo e uma Andreia Escrivães mortífera. Mas, sobretudo, foi uma grande exibição colectiva desta Juve Mar que tem sido uma das grandes equipas deste campeonato. O Santa Isabel é mesmo o grande derrotado deste fim-de-semana e já são demasiadas derrotas para quem tem maiores ambições. Mas, mais do que as derrotas, é a confrangedora falta de soluções ofensivas que faz com que pareça que o Santa Isabel, uma vez mais, vai ficar de fora da fase final.

Críticos Femininos

37 comentários:

Anónimo disse...

Todos esses erros do portal também ocorreram nas provas regionais da AAPorto é de lamentar que tal ocorra pois esta "fantástica" federação exige aos clubes tanto rigor e depois mete água por todos os lados

Anónimo disse...

Cheira-me que á próxima derrota do Santa Joana, a treinadora vai ser corrida dali. Finalmente! Isto está a ser mau demais!

Jorge Almeida disse...

Críticos femininos,

1º) Caso não saibam, o pavilhão da Juve Mar é em São Bartolomeu do Mar, e não em Fão. Embora sejam 2 freguesias do mesmo concelho, estão separadas uns 10 km, para além do Rio Cávado (um dos maiores rios nacionais) passar no meio.

2º) O Salgueiros, num dia sim, atrapalha a vida a qualquer adversário, sendo que já não é a 1ª vez que arranca bons resultados em São Bartolomeu do Mar. Para mim, a vitória do Alpendorada contra o Santa Joana foi bem mais surpreendente.

3º) Tirando estes pequenos pormenores, concordo com a vossa crónica.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Rutenka a jogar pela Bielorrússia ...

Como nasceu lá, não haveria lugar a espanto, mas como tem nacionalidade espanhola, joga na ASOBAL como espanhol, e não existe convénio de dupla nacionalidade entre Espanha e Bielorrússia, podemos ter aqui um sarilho.

http://blogs.cope.es/derosca/2010/10/29/rutenka-juega-con-bielorrusia-con-nacionalidad-espanola/

Curioso que Luis Malvar tenha ilustrado a sua mensagem com Rutenka a envergar a camisola da Eslovénia.

Quando é que a EHF e a IHF abrem os olhos, e tomam medidas? É que, se isto não se controla, as competições internacionais de selecções irão perder, rapidamente, o seu interesse ...

Anónimo disse...

Que bom já não considerarem a vitória do Palmilheira em casa do Garrett como uma surpresa. Mostra que afinal já não nos julgam as mais fracas da Zona Norte. Aliás se não fosse uma arbitragem vergonhosa contra o MaiaStars ela até teriam vencido mas por dois ou três no máximo.

Anónimo disse...

Florêncio estás a deixar ficar mal o povo algarvio! andas-te a oferecer ao Sporting em vez de ganhar ao Madeira.
Com o Donner nós ganhávamos.Ainda por cima com um treinador inexperiente do outro lado.

Anónimo disse...

Vergonhoso o que se passou no jogo Assomada Vs Passos Manuel, os indivíduos que foram apitar ate golos da assomada comemoravam e ainda se riam para as atletas do passos. Apenas digo que a nossa arbitragem vai de mal a pior.
Resta apenas dizer que apesar de tudo as atletas do Passos souberam dignificar a camisola que envergam, coisa que os Srs. de preto não fazem a mínima ideia o que É.

Anónimo disse...

O anonimo do Passos tem mau perder, eu vi o jogo e vi erros para os 2 lados, 1 deles então a favorecer o Passos que nem comento.

Anónimo disse...

1ª Divisão Feminina

SIR 1.º Maio 10 – 38 Madeira SAD

AC. Coimbra 5 – 49 João Barros

Os amiguismos, cambalachos e tráfico de influências dos vários agentes desportivos no andebol, dão estes resultados vergonhosos para a modalidade e para os praticantes.
Tenham vergonha...

NÃO SE PASSA NADA, COMO DIRIAM OS NUESTRSO AMIGOS ESPANHOLES...

Anónimo disse...

Ainda bem que nao mencionam o jogo do academico vs cale..para que?o que importa e o alavarium, a juv mar, o colegio...

no entanto este academico nao assusta a ninguem...daqui a 2, 3 , jornadas vai começar o descalabro...o dele e da sua treinador "paula faria da costa cabral "...as viagens acabaram-se pelos vistos... ou reformulo,nao ha para todas !!!!

vemo-nos na 2a volta!!!!

Anónimo disse...

Comentário á Nota Informativa

Julgo que numa 1ª análise o erro dos resultados insertos no Portal são da responsabilidade das duplas ao enviarem o resultados via sms.
Penso que as correcções teriam de ser mais rápidas por quem têm essa responsabilidade na FAP.

Anónimo disse...

é giro , ainda hoje as noticias sobre o feminino no site da federação contunam mal, os pequenos estão-se maribando para o que escrevem, olari lolé

Anónimo disse...

A verdade é q os Srs Arbitros tremem de medo em casa do Assomada! Acredito piamente q tenham roubado para o lado das meninas da casa, pois ja vi o mesmo passar-se varias vezes! A ter de haver paragens no jogo para acalmar a bancada que so fez menos barulho quando a responsaveis da casa o pediram... E mesmo assim.... Que haja bancadas insuportaveis, é uma coisa. Agora q os arbitros se encolham, é outra totalmente diferente! Aprendam a deixar jogar andebol quem quer!

Anónimo disse...

olá
falaindes, falaindes e nom dizendes nada, como éi questume....
bola

Anónimo disse...

O que foi que se passou no final do jogo Juv.Mar- Salgueiros?

Anónimo disse...

O que foi que se passou??? POrquê??? O Salgueiros não pode ganhar à Juve é??? Onde é que tá o problema para perguntarem o que se passou???
Uma equipa ganhou a outra, foi o que se passou...

Anónimo disse...

Atletas da juve mar a tentarem agredir os arbitros e a tentarem invadir o balnearios deles lol surreal! não sabem perder, depois da nisto :D

Anónimo disse...

Vamos a vêr se os arbitros do Juve-Salgueiros têm coragem de denunciar o que se passou.
Aguarda-se o Registo disciplinar desta semana...........

Anónimo disse...

Agora só faltava dizerem que os adeptos da Assomada são selvagens, tretas, só desculpas da treta por perderem, Força Assomada, estamos a progredir e claro a jogar em casa cuidado connosco, agora temos um pavilhão onde se podem apoiar todos os escalões da Assomada e é uma festa, mas não tenham medo que ninguem lhes faz mal. Viva o Andebol.

Anónimo disse...

Ora aí está um bom tema de conversa...e essas atletas vão ser castigadas exemplarmente?

Quase agressões aos arbitros?

Anónimo disse...

AHAHA!!!
Sério?!?!?
Estava na alturinha de as equipas se recusarem a jogar naquele pavilhão...no minimo exigir policiamento!
Estas coisas naquele pavilhão já aconteceram vezes demais, é por isso que a juvmar em casa quase nunca perde...os árbitros têm medo...pudera!!!

Anónimo disse...

espectáculo verem atletas da juve mar tentarem agredir os árbitros e invadirem os balneários deles. Eu estive na bancada e no final saiu toda a gente para a rua, por isso este anónimo deve ser um dos árbitros que andou o jogo todo a provocar a bancada... a dizer chamem a policia... e insultou as atletas da juve mar. sr arbitro ficou-lhe mal este anónimo, ah a si ou às vossas namoradas que estavam na bancada (ex atletas ficou-lhes tão mal)e a vocês a dizerem-lhes vais ver que é fácil o salgueiros ganhar... tenham juízo, tb pode ser um post do salgueiros a defender os árbitros dos favores ao longo dos sessenta minutos, basta pedir o video à federação...

Anónimo disse...

tirando o aires e estes srs a juve golia sempre o salgueiros, casa fora e campo neutro... estranho!!!

Anónimo disse...

Senhores da JuvMar, fica-lhes tão mal não saberem conviver com a derrota. todos sabem como é o ambiente nos jogos em vossa casa, e a pressão que põe nos árbitros, antes e durante o jogo.

O público que se dirige ao pavilhão vai até lá para descarregar frustrações, não para apoiar a equipa, é lamentável os insultos a tudo e a todos que não vistam o equipamento da casa.

Se calhar já se esqueceram de quando o Salgueiros se deslocou a Esposende para realizar um jogo de iniciadas, e uma jogadora nossa foi desde o inicio do jogo alvo de comentários racistas e a treinadora da altura, que era também jogadora da equipa senior, entrou dentro de campo e agrediu a referida jogadora. castigo para o clube, nenhum, agora cada um tira as suas conclusões.

tirem as vossas conclusões

Anónimo disse...

Engraçado que a bancada/atletas do juvmar são sempre provocadas pelos árbitros, enfim, são sempre injustiçadas, pobres infelizes, a provocação deve ser a equipa adversária estar a ganhar, só tenho uma palavra VERGONHA!!!!!!!!!!!!!
Há q saber perder amigos!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

a azia por ter perdido com o salgueiros anda por sao bartolomeu...aconselho um rennie, ou um compensam para os mais aziados.
concordo , deviam impedir as equipas de ir la jogar...é sempre a mesma coisa, mas nao so em seniores, tambem na formmaçao é assim...treinadores mal educados. bancada a insultar...de tudo naqele pavilhao..

Anónimo disse...

Engraçado é que com melhor equipa e ainda com Inês Domingues o Salgueiros empatou...Mas também foram os árbitros...
Foi culpa dos árbitros ganharem o ano passado ao Santa Joana bem como ha 2 anos ao Garrett quando supostamente tinham grande equipa, também foi culpa dos árbitros esta equipa chegar sempre aos 1/4 de final da taça ficando muitas equipas ditas grandes para trás...
É muito mais fácil pôr a culpa nos árbitros..
Tiveram foi "vegetais" para apitar direito em Esposende quando elas não estão habituadas.
Atitudes anti-desportivas durante o jogo todo, esperavam que os árbitros fizessem de conta mas desta vez não fizeram.
Perderam.
E tristemente no fim ainda fazem uma cena triste daquelas, toda a bancada ouviu mas claro cada um puxa a brasa à sua sardinha.
Mimalhice é o que dá.

Anónimo disse...

So está a dar razao a quem se queixa da bancada do Assomada, por que será que esta equipa ganha sempre em casa? Se calhar tem mesmo a ver com isso...

Quanto a mais um dos episodios na JuveMar, é vergonhoso... Nao estive la, mas nao me custa nada a acreditar apos tanta confusao ja la armada. É uma pena que as pessoas nao saibam ser civilizadas e nao saibam apoiar as suas equipas sem ofender as adversarias, nao so verbalmente como tambem, pelos vistos, fisicamente...

Há sitios onde ainda se vive no tempo das cavernas!

Anónimo disse...

As atletas invadiram o balneario dos arbitros?
Se calhar também querem ter namorados arbitros. Já só faltava esta. Os arbitros estão em grande. JUVEMAR, ALAVARIUM, ST. JOANA, lá vão tirando os seus dividendos... fases finais, uns namoricos, entre outras coisas. Os outros que se cuidem, arranjem também os V.. mas cuidado que já não devem haver muitos disponiveis. Ah, também têm os Treinadores e os responsáveis de Depto., mas escolham bem porque senão vão causar zangas entre colegas....

Anónimo disse...

Realmente, com relação ao pavilhão do Assomada eu vi todos os jogos da equipa em casa e é mentira o facto da assistencia exagerar no apoio, comemoram os golos da equipa e apoiam como sabem, mas dai ate chamarem as pessoas de não serem civilizadas, por amor de Deus, quem afirma isto não esteve lá...falem do que sabem e não vão em tangas de quem não sabe assumir que perdeu, e bem...

Anónimo disse...

O Juv Mar é muito bom,comprem cotoveleiras, dor de cotovelo é muito chato. Para equipas fatelas ganhar ao Juv Mar é o objectivo da época. Este ano o Juv Mar já fez uma equipa feliz, parabéns meninas estão em grande...

Anónimo disse...

as meninas do academico que tenham cuidado entao....
paulo faria luisa tem cuidado...

Anónimo disse...

Incentivo à agressão

No relatório do jogo JuvMar-Salgueiros, não há qualquer sanção às atletas da JUvMar que foram sancionadas após o final do jogo.
Já saíram os registos disciplinares e como era de esperar, NADA aconteceu a quem foi sancionado.
Isto quer dizer, que o "crime compensa" e que tudo o que se passa por aquelas bandas passa impune.

As atletas da JuvMar cada dia que passa têm mais poder, para criticar, agredir (e aqui o agredir passa também pelo verbalizar) e acima de tudo para se tornarem grandes artistas (senão vejam quantas vezes se atiram para o chão por jogo).

Não tirem o mérito nem a Alma salgueirista

Anónimo disse...

No jogo S.Bernardo - Alpendorada é que houveram momentos de arbitragem surreais. Mas quem viu o jogo sabe! E a equipa de arbitragem devia envergonhar-se dos erros cometidos.

Anónimo disse...

também vi esse jogo e valeu tudo às meninas do s.bernardo: agressões sem bola (uma das jovens do alpendorada saíu lesionada), rasteiras, 7metros conseguidos nos 10 metros...até houve um golo com a bola nitidamente na baliza que não contou porque o árbitro de baliza disse que não viu!!só visto!!grande dupla!!

Anónimo disse...

é por estas e por outras que o feminino não anda para a frente!! Discute-se de tudo, mas jogar andebol ZERO!!! Deixem de pensar que são o centro do mundo quando há apenas duas e no máximo quatro equipas a jogar andebol que seja digno de ser chamado assim!

Anónimo disse...

A Alma Salgueirista deve ser uma coisa muito linda.

Deve haver um orgulho para esses lados, um orgulho que ultrapassa vales e colinas e que cobre as duas rectas e as duas unicas curvas q sao bartolomeu possui. Pessoal, com franqueza, agra a serio e sem tretas. Falta de educaçao ha em todo o lado, bancadas em extase nao dao para contar pelos dedos.
Provavelmte neste momento estao a pensar que sou uma atleta do Juv ( e' o normal quando aqui aparece um comentario a dar palmadinhas nas costas a uma equipa), contudo nao e' esse o intuito do comentario.
Se as pessoas sao vaiadas pelas bancadas e' porque fazem por isso, ninguem e' assobiado sem haver um porque. Agressoes e supostas agressoes sao fetiches de muitas pessoas, espera-se sempre pelo proximo episodio e que seja sempre pior e alimente mais historia e intrigas. Se a suposta agressao ao arbitro por uma atleta do Juv nao vem em relatorio, e' porq realmnte a agressao nao existiu e nao passou de uma conversa acalorada e repleta provavelmte de ma educaçao dos dois lados. Comento este episodio porque sei o que se sucedeu e nao passa de uma crianciss. AMIGO ARBITRO, a porta nao e' so' sua, sa tbm dos outros arbitros q por ai passam.
E LABREGUINHA e' um nome muito pouco ortodoxo para chamar a uma atleta, e pior ainda lhe fica vir para aqui fazer-se de ovelhinha mansa, tecer comentarios de cariz idiota e puramente de uma vitima. Enfim, a primaria ja' la' vai à uns anos. Eu por esta altura estou na Faculdade e a maioria das atletas Seniores também portanto espera-se um comportamento de ambas as partes minimamente respeitoso.
Quando aos ataques da bancada para o campo, tambem ja fui vaiada, chamada de nomes improprios, semi-agredida e nnc vim para um blog comentar nem me queixar do sucedido. Como diz o ditado, ossos do oficio.
Sem mais nada a acrescentar.

Rita Silva (sim, porque eu dou a cara)