gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Ser Verdade… é Grave

Recebemos de um leitor devidamente identificado, o texto que abaixo transcrevemos, a ser verdade o seu conteúdo, consideramos de uma gravidade extrema e de falta de bom senso, e de coordenação entre os vários elementos que compõem o corpo técnico da Federação de Andebol, pois são situações que julgávamos abolidas na nossa modalidade. O Atleta em questão, após nossa solicitação para a devida identificação é Luís Oliveira. Fomos confirmar nos boletins de jogo do Europeu de Sub 18, e a verdade é que este atleta apenas participou nos 3 primeiros jogos, nunca mais surgindo inscrito em qualquer boletim de jogo.

“O INTOCÁVEL ROLANDO "O GRANDE"

Como é possível que a Federação de Andebol, permita que um jogador do escalão júnior B ao serviço da Selecção Nacional seja convocado para a Selecção Nacional Júnior A, após os factos que passo a descrever:

• O atleta em questão ao serviço da Selecção Nacional no Campeonato da Europa, foi a meio do decurso da prova, retirado da mesma e recambiado de imediato para Portugal pela equipa técnica.
• A situação ao que parece para a equipa técnica bastante grave, dado que não permitiu que o atleta pudesse ficar junto dos seus colegas (mesmo sem participar) até ao final da prova e fosse enviado de imediato para Portugal .

Atendendo ao rigor disciplinar que a Federação impõe aos clubes e jogadores seus filiados, é com grande estupefacção que perante um caso em que um atleta, desrespeita uma equipa técnica e mais grave que isso a Camisola da Selecção de Portugal, ser premiado com a convocatória para um escalão acima..

Estranha-se ainda o facto do seleccionador da Selecção Júnior A, proceder à convocatória deste atleta, mostrando assim uma desconsideração pela decisão do seu colega, e tornando claro que os casos de indisciplina ao serviço as Selecção Nacional, são irrelevantes e que a Educação, a Disciplina ,o Rigor e a Imagem de Portugal no Exterior são Valores sem qualquer significado.

Resta ficar aguardar, a reacção dos jogadores, e da equipa técnica da Selecção Júnior B, que provavelmente pensarão que vale a pena ser irresponsável, pois dessa forma pode ser que sejam premiados e convocados para o escalão acima. Os precedentes estão abertos...............
Cumprimentos
Eduardo Rui”
(Texto enviado)

O Notícias

44 comentários:

Anónimo disse...

mesmo assim, sem querer tirar o mérito aos que lá estão, a convocatória da selecção nacional de juniores B é uma autentica vergonha !

João Rola disse...

Logo que terminou o Europeu foram vários os comentários publicados aqui no Banhadas que davam conta de inúmeras situaçãoes de indisciplina no seio da selecção.
Nunca foram desmentidas pela FPA.
Houve também, uma denuncia de mãos tratos por parte do selecionador aos jogadores, obrigando-os a treinar mesmo lesionados,situações de falta de alimentação etc.
Nunca desmentidas pela FPA.
As situações de indiciplina estariam relacionadas básicamnte com consumo de alcool, falou-se mesmo em grandes bebedeiras, e consumo de tabaco durante o estágio.
Nunca desmentidas pela FPA.
Segundo alguns relatos, que se deduziu serem de jogadores da seleção, teriam sido dito que os prevericadores não voltariam nunca mais a participar nas seleções.
Confesso que nunca acreditei que tal fosse levado à prática e agora confirmo a minha suspeita.
Do trabalho das seleções apenas digo o seguinte , È UMA GRANDE TRETA, não percam tempo a lembrar o éxito dos Juniores, foi uma execpção que apenas confirma a regra, mediocridde.
Como pode alguém levar a sério selecionadores que não levantam o rabo das cadeiras dos seus gabinetes?
O que andam a fazer esses senhores durante toda a época?
Alguém o vê nos jogos dos respectivos campeonatos nacionais?
Veja-se o exemplo da convocatória da seleção Junior C. Alguém que esteja por dentro da competição de Juvenis A consegue compreender as escolhas do selecionador?
Escuso-me aqui, para não ferir a auto estima dos atletas, de personalizar mas como pode um lateral de uma equipa do Norte que em 5 jogos deve ter marcado 5 golos ser escolhido em determimento de outro que já marcou o triplo? Mais exemplos podia sitar.
Deve ter sido um "passarinho" que assobiou os nomes ao selecionador.
Já agora é ou não verdade que essa personagem está de relações cortadas com um clube do Norte que habitualmente enviava jogadores à seleção?
È que,talvez por pura coincidência, não tem lá nenhum.

Anónimo disse...

Eles são bons é com o trabalho dos outros ,deveriam ser eles a fazer trabalho com Bambis.Minis e Infantis,coitado onde estava o Andebol Português.
Arrogância .vaidade e presunção são as principais virtudes da maioria dos técnicos nacionais.
Isto a ser verdade é uma vergonha que nem clubes amadores permitem que aconteça.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa ainda vamos ouvir falar muito do CABARROSAS este ano e pelo melhor acreditem e vao ver abraços

Anónimo disse...

Jogador em causa é o Luis Olveira.
Pergunto: não há mais guarda redes nos juniores?
Ou os treinadores não vão ver os jogos?

Anónimo disse...

Coitado do Carlota! É mesmo embirração do Dr. Rolando! se duvidas restassem esta convocatória arruma-as em definitivo...
Se tiver nobreza e a história do Luis Oliveira for verdade (lá que ele veio embora de csatigi, veio..)ao seleccionador B apenas lhe restará a honra da DEMISSÃO!

Anónimo disse...

Ao cuidado do senhor João Rola e restantes críticos:
1. Não tenha pena de ferir a auto estima de atletas e diga as verdades que tiver para dizer.Deixar suposições para o ar já o faz muita gente e eu/país já estamos fartos deste discurso de assobiar para o ar;

2. É visível que esta convocatória serve para testar jogadores, tanto dentro e fora do campo. E acho que fora do campo é que tem que ser feito um grande trabalho pelo seleccionador nacional para melhorar a prestação deste grupo. E que toda a gente tenha noção: sem o Rui Silva esta selecção é um grupo normal para disputas internacionais.

3. No inicio desta época houve jornadas técnicas para os demais intervenientes e não houve ninguém que questionasse os seleccionadores sobre as temáticas que aborda. Aliás, o Seleccionador Nacional referiu como processa a observação de atletas destacados pelos treinadores/clubes. Se não concorda/concordava só tinha que intervir.

4. No que diz respeito ao relacionamento com os clubes, só posso deduzir que faz referência ao Xico Andebol. Não querendo fazer a defesa do actual seleccionador dos Juniores B, acho que ele se for uma pessoa inteligente funcionará (espero eu) como funcionou o senhor Paulo Bento em relação a atletas/clubes que tenha tido problemas no passado.

5. Em relação ao caso que é abordado, do GR, ninguém ainda pensou que terá sido chamado aos A para levar tanto naquela cabeça que se arrependa do que fez?

6.Andebol, Portugal só pode evoluir se todos assumirmos uma atitude responsável. Para Sócrates já temos um e basta.

NC

João Rola disse...

Curioso o comentário das 11:03.
Apetece perguntar ao estava quando estourou a bronca da participação da seleção no Europeu de Montenegro.
Se tivesse lido o meu comentário com atenção veria que apenas me referi à seleção de Juniores C logo o clube em questão nunca poderia ser o Xico.
Gostava que o senhor me apontasse onde e como esta ser feito o tal trabalho fora de campo. Provavelmente deve estar a referir-se a reuniões á mesa do restaurante onde se lançam nomes para as convocatórias.
Repito o que já escrevi, em vários jogos do campeonato de Juvenis A desta época, não vi lá nenhum selecionador nem alguém do seu staff.
Quanto ao jogador em questão, percebo que defenda a sua dama.
Alias outra coisa não seria de esperar, basta analisar as convocatórias e contar quantos jogadores lá estão da Associação a que o clube do jogador pertence.
Agora também lhe digo, se os dirigentes do clube tivessem um pingo de vergonha, parante a seu desrespeito pela simbolo nacional que representa uma seleção nacional, só poderiam tomar uma atitude, afasta-lo.
A sua explicação para a sua convocatória é ilucidativa e sem dúvida um bom sinal para os praticantes da modaliade que a leiam.

Anónimo disse...

Eu gostava de deixar aqui uma pergunta ao Sr. João Rola: o Sr. acorda assim todos os dias mal disposto? Sempre que leio um comentário seu, sobre a matéria mais díspar, lá está o Sr. a dizer mal! Assim, desconfio que nem a familia o atura! Sem querer armar-me em profeta, começa já a imaginar que o Sr. seja divorciado, porque com esse feitio já desgastou completamente a sua relação familiar!
Manuel Passaro.

Anónimo disse...

carlota á seleção

2007/2008 Campeão nacional juniores - são benardo

2008/2009 campeão nacional juniores - belenenses

2009/2010 campeão nacional juniores - sporting

Anónimo disse...

Carlota não apanha uma bola.

Os treinadores da selecção não andam a dormir, porque são vistos nos pavilhões.
Se calhar não tÊm é coragem de levar miudos de clubes pequenos.

Anónimo disse...

Para o comentário de 15.43: Para 2010/2011, pequenino e se estatura para chegar a um patamar razoável numa equipa senior quanto mais numa Selecção! Bom rapaz, eficáz numa equipa mediana, mas para jogar ao mais alto nivel faltam-lhe muitos centimetros. Se ele fosse de outro mundo até poderia diafarçar a altura, como não éestã condicionado. É dificil perceber isso?

Anónimo disse...

apesar de todas as vergonhas que o atleta fez, ele continua na selecção por uma questao muito simples...pertence a associação que pertence.

Se fosse outro de outra qualquer associação entao ja estaria fora sem qualquer hipotese de ser chamado.

Quanto as convocatorias, sao anedoticas, nem vale a pena comentar. ha jogadores que merecem inteiramente estar la, mas outros que , pronto, sao as conveniencias e os conhecimentos. Sempre foi assim e sempre sera. Em vez de se fazerem convocatorias condizentes com o nivel de forma dos atletas, nao, faz-se uma convocatoria no inicio da epoca e depois sao sempre os mesmos.

Anónimo disse...

Parece-me que o que está aqui em causa,não será as opcções que os selecionadores tomam nas suas convocatórias.Está sim em causa a credibilidade da FPA e do seu Presidente ao deixar que situações destas (indisciplina) ainda por cima num Campeonato da Europa,manchem a imagem de Portugal.
Ao não põr cobro a situações destas e deixar-se manobrar por um Selecionador é mais que provável é situações iguais ou piores que esta voltem acontecer.

Anónimo disse...

"Para o comentário de 15.43: Para 2010/2011, pequenino e se estatura para chegar a um patamar razoável numa equipa senior quanto mais numa Selecção! Bom rapaz, eficáz numa equipa mediana, mas para jogar ao mais alto nivel faltam-lhe muitos centimetros. Se ele fosse de outro mundo até poderia diafarçar a altura, como não éestã condicionado. É dificil perceber isso?"

Tú é que és pequenino mas é ao nivel do córtex cerebral ou seja substância cinzenta,deves ser o mesmo e já disse mais que uma vez, ser um dos que lá andas a chibar os outros tipo puxa saco á brasileira.
Mete-te em sentido quando falares de um senhor como o Henrique Carlota.
António Nascimento

Anónimo disse...

Já vi atletas da selecção a serem suspensos por muito mas muito menos, e esse artista ainda lá anda...depois de tudo.. mas a culpa não e dele é de quem faz as lei e de quem o convoca.

Anónimo disse...

Deixo o desafio: que analisem um a um os convocados que constam das listas divulgadas! Se sabem tanto, de tudo e de todos, porque não materializam as vossas apreciações?
Obs: Só o Rui tem estaleca internacional? Os outros são mecos? Haja respeito pelos atletas...

Anónimo disse...

É ridiculo os comentários que fazem sobre jogadores,fazendo a sua analise,baseando-se nos centimetros.As analises devem basear-se em resultados e eficacia.
A título de exemplo no campeonato da Europa de juniores de sub 20 a eficacia defensiva dos GR Portugueses foi a pior de TODAS as Selecções presentesno campeonato.Ora se cá nos seus clubes não defendem não é por ser altos e irem à Selecção que melhoram essa eficacia.Mas este tópico não é sobre GR, pois o que parece é que alguém quer desviar o assunto da VERGONHA que se passa na FPA.

João Rola disse...

Para o comentador das 15:15, presumo que não seja o mesmo das 11:03, peço-lhe que não se preocupe com o meu estado civil e muito menos com as minhas possíveis crises de má disposição.
Preocupe-se sim, se é amante da modalidade, em denunciar as suas maças podres.
Mas isso talvez seja um pouco difícl para si porque se calhar também faz parte da familia dona da quinta.
Comprendo que o senhor, e os que pensam da mesma forma, gostariam que não se falasse sobre este assunto nem de outros que trazem a nú a gestão vergonhosa de quem tem a obrigação de conduzir a modalidade.
Mas amigo se o assunto lhe faz azia recomendo-lhe "Vingel", é um óptimo anti-àcido barato e muito eficaz.
Quanto ao Carlota, ele e todos os que acompanham as seleções sabem, que segundo intruções, precisas, de Mats Olsson, válidas até Juniores C, os guarda redes têm de ter a altura mínima de 1,80 mts caso contrário ficam de fora.
São argumentos discutíveis, basta ver a altura do segundo guarda redes do Barcelona, até porque não me parece que frágilidade do andebol português esteja nos guarda redes mas sim na falta de velocidade de jogo.

Anónimo disse...

Para o Sr. José Rola em relação ao seu comentário das 21.50: Eu ao denunciar a forma como o Sr. usa este blog, com má disposição permanente, estou a denunciar uma maçã podre, não acha?
Manuel Passaro

Anónimo disse...

Amigo João Rola,não é pela altura pois ele tem 1,82,Há outra razões,que até levaram o Rolando a convocar o Antonio Silva do FCP que raramente jogava e que nem nos testes fisicos passou e agora desapareceu do mundo do andebol,mas como tem de levar um GR DO Porto agora leva o outro que era titular e que é mais pequeno que o Carlota,portanto não é pela altura......

Anónimo disse...

Ao cuidado do Sr.João Rola:

Factos

1.GR Luís Oliveira foi mal educado para com todos, em especial seleccionador nacional.

2.GR Luis Oliveira é o melhor da geração de 92/93 e com características físicas muito interessantes.

3.GR Luís Oliveira (bem como outros meninos) tem que levar muito naquela cabeça e acima de tudo um banho de humildade.

4.GR Luis Oliveira pode ser um atleta de Top e o Andebol não pode dar-se ao luxo de perder um talento.

5.Espero que a chamada aos Juniores A seja para isso e não para aguçar a sua arrogância.

6.Se o clube não é o Xico (com 4 chamadas) está a referir-se a quem? ABC? FCPorto? Aguas Santas?

7.Se não sabe como funciona o processo de observação de atletas para as selecções nacionais suponho que não seja técnico, senão saberia ou teve a dormir nas formações.
No entanto independentemente do cargo que ocupa vou ajudar: sugiro-lhe que questione o coordenador Matts Olsson. O seu email está disponível na pagina da Federação.

NC

Anónimo disse...

Ao cuidado do Sr.João Rola:

Factos

1.GR Luís Oliveira foi mal educado para com todos, em especial seleccionador nacional.

2.GR Luis Oliveira é o melhor da geração de 92/93 e com características físicas muito interessantes.

3.GR Luís Oliveira (bem como outros meninos) tem que levar muito naquela cabeça e acima de tudo um banho de humildade.

4.GR Luis Oliveira pode ser um atleta de Top e o Andebol não pode dar-se ao luxo de perder um talento.

5.Espero que a chamada aos Juniores A seja para isso e não para aguçar a sua arrogância.

6.Se o clube não é o Xico (com 4 chamadas) está a referir-se a quem? ABC? FCPorto? Aguas Santas?

7.Se não sabe como funciona o processo de observação de atletas para as selecções nacionais suponho que não seja técnico, senão saberia ou teve a dormir nas formações.
No entanto independentemente do cargo que ocupa vou ajudar: sugiro-lhe que questione o coordenador Matts Olsson. O seu email está disponível na pagina da Federação.

NC

Anónimo disse...

É lamentável que se fale dos convocados a,b,c e não do problema em si.
O atleta foi castigado por comportamento incorrecto.
O que fez a FAP? e o Sr. Mats Olsson?,que é o coordenador de todas as selecções. Como é possível que um qualquer atleta seja convocado nestas condições? Que exemplo damos aos clubes?
Disseram que esta época não haveria contemplações para com os clubes, os dirigentes e treinadores que não respeitassem as normas.
pelos vistos o mesmo não se aplica as várias selecções.
Isto é como uma pessoa muito bem vestida, mas com as meias rotas e as cuecas sujas. Isto é a faderação que temos infelismente

Anónimo disse...

"Carlota não apanha uma bola.
Os treinadores da selecção não andam a dormir, porque são vistos nos pavilhões.
Se calhar não tÊm é coragem de levar miudos de clubes pequenos."

Este é mais um que vive a conta da graxa que dá ao manda chuva.
Puxa saco e ainda por cima cobarde.
3 ANOS SEGUIDOS CAMPEÃO NACIONAL E ESTE ANO VAI SER O QUARTO e TÚ?
António Nascimento

Anónimo disse...

Mal informado. Barcelona tem 3 e o mais baixo tem 1,89

Anónimo disse...

As selecções são e sempre foram uma vergonha... Primeiro as equipas técnicas são constituídas com base nas amizades e cunhas e não na qualidade dos técnicos e no trabalho por estes desenvolvido anteriormente. O único com qualidade e provas dessa qualidade é mesmo o Rolando Freitas!
Depois os critérios para ir à selecção são: 1º Altura; 2º associação e clube a que pertence!! Alguém me pode dizer como é que queremos ir a algum lado assim??? Tenho um amigo com 2m04 que nunca jogou andebol, tem 24 anos! Querem o número dele para ir à selecção nacional?? à custa dessa estupidez de mentalidade de querer fazer dos miúdos altos jogadores a todo o custo já muitos se perderam, pois começam a aperceber-se que os treinadores querem mais que eles estejam lá do que eles próprios querem estar!! Como pode isso ser possível?? Só pode ir à selecção um atleta que trabalhe para isso e que seja humilde o suficiente para ir!!
As convocatórias têm todas escolhas ridículas! Mas a de júniores C é demais... 2 jogadores da associação do Porto que era a selecção regional mais forte juntamente com a de braga, o melhor guarda-redes destas idades fica constantemente de fora. Gostava que quem conhece os atletas do sul se manifestasse mas parece-me que tantos jogadores de equipas que nunca chegam a fases decisivas dos respectivos campeonatos é um pouco estranho... Ainda por cima quando estes atletas eram iniciados no ano passado e todos sabemos a diferença que um jogador com qualidade para jogar numa selecção faz no escalão de iniciados!! Há atletas de 95 que estão a jogar na 1ª divisão de júniores e não são chamados!

Anónimo disse...

Para o comentário de 15.43: Para 2010/2011, pequenino e se estatura para chegar a um patamar razoável numa equipa senior quanto mais numa Selecção! Bom rapaz, eficáz numa equipa mediana, mas para jogar ao mais alto nivel faltam-lhe muitos centimetros. Se ele fosse de outro mundo até poderia diafarçar a altura, como não éestã condicionado. É dificil perceber isso?



Este pequeno carlota o que sr. desvaloriza pelo tamanho é grande a defeder e o lhe falta em altura em relação aos outros sobra-lhe em eficacia e tecnica, fez o seu precurso em todas as selecções venceu tudo scadiberico - eurupen open - Torneio mediterrânico foi campeão 3 vezes seguidas por três clubes diferêntes.

João Rola disse...

Ao comentador das 22:54 digo o seguinte:
Um atleta que se comporta, ao serviço da seleção nacional como o fez o menino Luis Oliveira JAMAIS SERÁ UM GRANDE ATLETA DE TOP. Ao contrário do que diz o andebol passa muito bem sem estas promessas de treta.
O branqueamento destes comportamentos é inadmissível e poe em causa um dos príncipios mais elementares da formação, DISCIPLINA.
Pretender fazer-nos crer que o episódio em causa foi um acto isolado, talvez fruto de uma má disposição, é rídiculo.
Já agora para que o senhor não gaste mais os neurónios a tentar adivinhar qual o clube a que me referia, fica a saber que é o ASantas que curiosamente, ou não, não tem nenhum jogador na B e na C.
Quanto ás acções de formação a que se refere ouvi dizer que são "ÓPTIMAS" sobretudo pela qualidade do café.
Continuo a espera que me diga como é que è feito o tal trabalho de campo dos selecionadores a que se referiu no seu primeiro comentário.
Ao comentador das 22:47 posso garantir que as intruções do Mats Olsson foram as que eu referi, foi-me confirmado por um guarda redes de uma seleção que as ouviu da sua boca, pelo que se é como diz não estão a ser cumpridas, o que também não me surpreende.
Ao comentador das 01:53 tiro o chapéu porque amigo mais claro não podia ser.

Anónimo disse...

"...posso garantir que as intruções do Mats Olsson foram as que eu referi, foi-me confirmado por um guarda redes de uma seleção que as ouviu da sua boca..."
Sr. João Rola já vi o ridiculo das suas afirmações? Isto que o Sr. escreveu prova o quê? Vou colacar-lhe a questão nestes moldes, escrevendo algo que é comparável ao que o Sr. escreveu e depois diga-me se não é ridiculo: disseram-me que o Sr. João Rola tem dores de cotovelo por um filho dele não ser chamado à selecção e por isso vem para o blog despejar raiva.Disseram-me mais, que lá no clube já ninguem pode com ele e era uma benção se levassem pai, filho e espirito santo para outra paragem qualquer! Que acha?

Anónimo disse...

Ao cuidado do Sr.Rola,

Do seu comentário:
"ouvi dizer", "foi-me confirmado"

Pergunta: o que sabe o Senhor?Diga-me realmente o que sabe?
Já parece o Sócrates a falar...

Em relação ao que me pergunta, acho que indiquei claramente quem você deveria questionar e como fazê-lo. Se não quer fazê-lo, o problema não é meu.

Anónimo disse...

Concordo completamente com o comentario da 01:53 e estou completamente de acordo com o senhor joao rola

Anónimo disse...

Sr João Rola sempre nas alturas, como de costume pela negativa! Deus o ajude!

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns ao Sr.Eduardo Rui pelo artº que escreveu e solicitar ao "Banhadas",pois parece que já não há duvidas sobre o artigo e que é mesmo verdade,que faça ou peça um comentário á FPA ou que digam as medidas que vão tomar sobre este assunto.

João Rola disse...

Ena pá, nunca pensei que a verdade incomodasse tanta gente.
Peço desculpa pela azia que lhes provoquei mas garanto que não era essa a minha intenção.
Ao comentador das 11:51, meu amigo eu limitei-me a transcrver o que me contaram, não tenho razão para duvidar de quem mo transmitiu. Agora os factos, critérios de escolhas dos guarda redes, só o confirmam, sito-lhe o caso do guarda redes da seleção B , atleta do S. Bernardo. Altissímo mas completamene inábil,basta ver os jogos em que participa ou perguntar a qualquer atleta do seu escalão. Então qual foi o critério de escolha, a cor dos olhos?
Para o Sr. Manuel Passaro dá para entender que convive mal com a crítica além de revelar péssimo sentido de humor.
Enfim deve ser mais um dos "acomodados" do nosso andebol.
Saudações andebolísticas aos acometidos de crises de azia recomendo " Vingel".

Anónimo disse...

oh pa oh joao rola, mete o Vingel no bef !

mas sim, ate tens razao nalgumas coisas que dizes, falas é muito

João Rola disse...

Amigo comentador das 23:52 olhe que o Vingel não pode ser mastigado!
Quanto a falar de mais, eu ainda nem comecei, digo-lhe que me da um grande gozo perturbar os ditos "experts", senhores instalados do sistema. Quando beliscados no seu orgulho é ve-los de pena em risque destilando inflamadas opinões.
Já agora ouvi dizer, que a tal jovem e mais que provável grande promessa do andebol "mundial", estaria para ser desconvocado.
A confirmar-se é uma grande perda para o andebol portugês.
Que pena.

Anónimo disse...

está a referir-se a luis oliveira?

Anónimo disse...

Este é um assunto delicado pois envolve casos de indisciplina, gestão de miúdos (pq sim são juniores), abertura de precedentes, sentimentos de injustiça, revolta e tudo o mais.

Mas também é um caso que expõe demasiados pontos de análise: trabalho de prospecçao do seleccionador, as escolhas por si feitas, os critérios utilizados, o modelo realizado pelo coordenador, etc etc.
Mas o importante sim é trabalhar nestas selecções com o objectivo de tapar lacunas ao nível da selecção sénior de forma a subir o nivel da mesma, ou seja, é normal que existam "injustiças" a nível de alguns atletas, porque simplesmente poderão fazer bastante diferença no escalão e/ou posição a que jogam actualmente e no futuro tudo mudar. Explico um exemplo com sucesso: Ricardo Andorinho até ao primeiro ano de sénior jogou sempre como 1ª linha (central), mas ao chegar a um nivel de exigencia é que sabia que com a sua estatura n poderia chegar ao nivel desejado, passou para jogador de 2ª linha (o ponta esquerda que todos nós adorámos). Rui Silva (SLB) até ao 1º ano de sénior lateral esquerdo do Belenenses, mas dps algum seleccionador, e muito bem, disse-lhe "se queres chegar a algum lado, nao podes jogar na 1ª linha, e é (ou foi, talvez melhor) o pivot que conhecemos, tudo questões fisicas (altura, peso). Nos guarda-redes n ha opções...

Mas a questão da altura n é de agora do Mats. Há alguns anos atrás já, tivemos um seleccionador de Jun português que respondia da seguinte forma: "Eu um jogador grande posso TENTAR ensinar jogar, um jogador pequeno ninguém ensiná-lo a crescer" e o andebol infelizmente, tem ainda o factor estatura fisica como factor determinante, mas nada comparado com o que s via há 10 anos atrás. Sei que é dificil de aceitar... mas é a realidade. Um óptimo 1ª linha de 1,80m de 18 anos, será um médio/bom 2ª linha a nivel internacional.

João Rola disse...

Análise muito correcta do comentador das 12:41, tudo o que diz é completamente verdade.
Agora formar atletas de elite não pode ser uma questão antropométrica e muito menos a de maior valia.
O andebol nacional está cheio de torres que do ponto de vista técnico são um desastre, alguns nem correr sabem.
Um jogador junior do norte, vice campeão da Eutropa, recentemente transferido para um clube grande, foi sujeito, por imposição do seu novo treinador, a treino intensivo de técnica e postura de corrida.
A única forma de formar atletas de elite é alterar completamente a política da FPA.
Enquanto a FPA permitir que a formação nos clubes seja feita por teinadores, que compram os cursos na empresa da FPA, alguns nunca praticaram a modalidade, jamais se conseguirá.

Ricardo Coração de Leão disse...

O senhor João Rola deve ter algum livro especial.
Conte-nos mais histórias. Vá lá.

João Rola disse...

Ricardo Coração de Leão livro especial não tenho agora histórias para contar sem dúvida.
Já tenho o tenho feito, e por isso já fui apelidado de fala barato,insultado, etc. só que, passados uns tempos acontecem.
Continue a visitar o Banhadas e garanto-lhe que vai ter muito que ler.
Um abraço

Anónimo disse...

Finalmente compreendo que a altura é importante. Por isso é que o Hugo Santos do porto foi aos B, è que marca muitos ou todos livres de sete metros e para compensar pelo lado onde joga, vi eu em Guimarães no Scandibérico aquilo parece uma auto-estrada sem portagem. Uuuui... se o Sócrates sabe!

Anónimo disse...

Se calhar é por causa da altura que o Artem Kubida é convocado para os juniores A... O problema è que eu que tenho o dobro da idade dele corro mais, mais rápido e não demoro tanto tempo a apanhar uma bola do chão! O MELHOR JOGADOR PORTUGUÊS É CARLOS CARNEIRO, SOBRETUDO NA REGULARIDADE.Que altura tem? Que peso?