gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 17 de outubro de 2010

Crónica de Fim de Semana – 06 – 2010 / 2011 - II

Crónica de fim de semana que, se dedica exclusivamente à PO01, que será interrompida , até 31-10-10, face a estágios das selecções de Seniores e Juniores “A”, e à participação da Selecção de Seniores em jogos do Grupo de Qualificação para o Euro de 2012. ( Rectificação há uma jornada da PO01 em 20-10-10 )

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

7.ª Jornada – Resultados
FC Porto 32 – 25 Sporting
Madeira SAD 21 – 20 ABC
SC Horta 34 – 28 Xico Andebol
Benfica 37 – 23 S. Mamede
Belenenses 31 – 27 Águas Santas
Maria Balaio 25 – 22 S. Bernardo

A 7.ª Jornada, foi caracterizada, pela disputa de um clássico da modalidade, o FC Porto / Sporting, que terminou com a vitória do FC Porto. No entanto o domínio do factor casa, foi factor predominante. O Madeira SAD / ABC, foi um jogo que terminou com a vitória pela diferença mínima dos Madeirenses, que obtêm a sua segunda vitória consecutiva frente a equipas do topo do Andebol Nacional. Foi um jogo de constante equilíbrio, com diversas situações de igualdade, e onde a vantagem obtida ora por uma ora por outra equipa foi quase sempre de apenas um golo, de tal forma que o resultado ao intervalo era de 13-12 a favor do Madeira SAD, e aos 59 minutos registava-se uma igualdade a 20 golos, sendo golos da vitória marcado a 18 segundos do fim, um jogo em que o destaque vai totalmente para os Gr’s de ambas as equipas. Um dos jogos que despertava a atenção era o Belenenses / Águas Santas, que terminou com a excelente vitória da equipa de Belém. No entanto a vitória apenas foi consolidada a partir dos 54 minutos, momento em resultado registava uma igualdade a 26 golos, tendo o Águas Santas nos últimos 6 minutos obtido apenas um golo. O Maria Balaio / S. Bernardo, em que a equipa do Maria Balaio obteve a sua primeira vitória na prova, foi um jogo em que o S. Bernardo começou melhor, de tal forma, que cerca dos 10 minutos vencia por 6-0, obrigando o técnico do Maria Balaio a solicitar um Time Out, e atingiu o intervalo na frente do marcador ( 12-10 ). O Maria Balaio somente cerca dos 49 minutos de jogo passou pela 1.ª Vez para a frente do marcador ( 20-19 ), para não mais o largar. O SC Horta / Xico Andebol, terminou com esperada vitória dos Insulares, num jogo sem grande história, tal a superioridade da equipa Açoriana, que chegou a ter 12 golos de vantagem ( 22-10 ), mais uma vez Yuriy Kostetsky foi o melhor marcador do encontro ( 8 golos ) . O Benfica / S. Mamede, terminou com a esperada vitória da equipa da Luz.

FC Porto 32 – 25 Sporting

Pavilhão cheio. Dois conjuntos com excelentes planteis. Vitória do FC Porto, com uma excelente prestação defensiva, e uma boa organização atacante, venceu sem apelo, um Sporting, que apesar de ter começado bem ao atingir um parcial a seu favor de 8-2 aos 11 minutos, obrigando o FC Porto a solicitar um Time Out, a partir deste momento com as alterações introduzidas no sistema defensivo pelo técnico do FC Porto, que nunca tiveram resposta adequada do lado contrário, o FC Porto inicia uma recuperação , que lhe permitiu atingir o intervalo já na posição de vencedor ( 13-12 ). No segundo tempo foi flagrante a superioridade da equipa Portista, defendendo e atacando como quis, perante uma equipa, sem organização defensiva, sem qualquer esquema atacante, sem recuperação defensiva, e com muitas falhas técnicas, em determinados momentos do jogo, o Sporting era uma equipa sem liderança, completamente amorfa. Estaque no FC Porto a organização defensiva, e as soluções atacantes, com destaque para o Filipe Mota, na organização e na marcação, bem acompanhados pelo Hugo Laurentino. No Sporting, o destaque vai para Hugo Figueira que evitou que “desastre” fosse maior, e para o jovem Rui Silva ( 7 golos ). A Arbitragem a cargo da dupla Leiriense Eurico Nicolau / Ivan Caçador, não esteve ao nível do esperado, num encontro sem grandes problemas para resolver, mas que homologaram golos em passos e violação, e não tiveram critério equilibrado na marcação de faltas do atacante.

Nota – Mais uma vez o comentador da RTP2 Hélder Sousa, troca os pés pelas mãos, pois apesar de ter sido corrigido por Jorge Tormenta, de que o Sporting não possuía estrangeiros, referiu-se sempre a Bosko, como se fosse estrangeiro, esquecendo-se de que o mesmo atleta é Internacional Português.

Benfica 37 – 23 S. Mamede

Vitória sem grande história da equipa da luz , que começo como de costume, sem grandes preocupações defensivas, com os seus jogadores “abúlicos” sem atacarem o adversário, e sem grande movimentação. Só assim se compreende que uma equipa com um índice físico muito abaixo da equipa Lisboeta, obtenha mesmo assim 23 golos. No entanto nos processos atacantes a equipa da luz esteve bem melhor , com poucas faltas técnicas e excelentes conclusões a que não é alheia a presença de José Costa. A Académica de S. Mamede é uma equipa consciente das suas limitações, bem orientada e que não produz mais em termos defensivos, porque o seu índice físico não o permite. No ataque organizado joga bastas vezes até obter linhas de passe para o seu pivot. Neste jogo tivemos uma novidade no sete inicial do Benfica , a presença do jovem António Areia , com um extraordinário aproveitamento , por exemplo aos 30 minutos de jogo tinha uma percentagem de eficácia de 100% ( 7 golos em 7 remates ) , num total de 8 golos sendo o melhor marcador da equipa. Jogo dirigido pela dupla Madeirense Nuno Francisco / Fábio Gonçalves, que efectuaram o razoável trabalho, diga-se que não complicaram, no entanto continuam a ter grandes problemas na contagem dos apoios

O Banhadas Andebol

37 comentários:

Anónimo disse...

A dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador, não esteve nem de perto nem de longe daquilo que deve fazer para ostentar as insígnias que ostenta. Para acrescentar ao que aqui já foi dito, ao validar golos em passos e violação, assim como na discrepância entre as faltas atacantes das duas equipas, errou muitas vezes na marcação dos livres de sete metros. De um lado permitiu a T.Rocha empurrar os atacantes para dentro da área com o corpo e conquistar livres de sete metros, enquanto do outro lado permitiu a defesa aos portistas sempre com recurso a violações da area de seis metros para controlar os pivots leoninos.

Destaque para o comentário disparatado de H.M.Sousa ao dizer que, e passo a citar: "Laurentino esforçou-se para evitar o pontapé de canto depois da bola bater no bloco"

Anónimo disse...

O Banhada faz o óbvio: comenta o que todos vimos e dá também destaque a outro clube grande. Não havia necessidade porque para esse a gente saca os comentários nos jornais, que também só passam bola aos grandes. É esse o vosso contributo para o andebol? Estamos conversados!

Anónimo disse...

E a jornada da PO1 em 20/10 nao se vai realizar?

Rui Silva disse...

Um esclarecimento que tem a ver com uma informação aqui dada e que não corresponde à verdade.
A próxima jornada (8ª) da PO1 disputa-se 4ª feira dia 20.
A interrupção referida acontece a partir dessa data, sendo a competição retomada a 7 de Novembro.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Quarta feira ha po01. depois so dia 6 de novembro

Hugo disse...

Alguém sabe onde vai ser o jogo Portugal x Polónia no dia 31/10/2010? Parece-me ter ouvido o comentador da rtp referir que seria em Portimão mas não percebi e no site da federação não está essa informação.
Abraços, Hugo

Anónimo disse...

Para o Sao Bernardo Perder com o 7 fontes imagino a roubalheira que não deve ter sido...

Anónimo disse...

Um fim de semana com bom andebol, resultados positivos e sem interferência das decisões da arbitragem.
Estive no dragão Caixa um local excelente para ver andebol de qualidade e quando se trata de jogos entre os rivais melhor ainda.
Porto-Sporting os leões entraram bem no jogo mas foi sol de pouca dura e o Porto consegui recupera de um parcial de 7 golos para no final uma vantagem de 8 golos, comentários para quE? Os jovens atletas do FCP têm capacidade apra lutar contra as adversidades e resultado menos conseguidos mas por mérito do adversário.
Excelente recuperação e o dedo do Treinador Obradovic ficou bem patente durante o jogo e na recuperação da equipa. No lado do Sporting, bem nos primeiros 15' minutos e muito mal durante todo o jogo, excelente plantel mas está a ser difícil o treinador Paul Faria dar a volta ao texto, não me parece fácil, mais pela desorientação colectiva do que por falta de qualidade dos seus jogadores.
Paulo Faria está numa situação delicada esperamos que consiga dar a volta á situação.

Nota: um erro técnico no "time out" pedido pelo FCP em que a bola estava na posse do Sporting e Antonio Goulão obrigou a dar o time ao FCP, contrariando os regulamentos, mas tambem está bem...
Serafim

João Rola disse...

Jornada normal se considerar-mos, e parece que teremos de o começar a fazer, como normal a derrota do Sporting.
De facto é confragedor ver aquela equipa arrastar-se pleo campo num deserto total de ideias. Como aqui já opinei, ontem voltou a confirmar-se que o Sporting não tem um central de qualidade que organize o jogo. O Paulo Faria optou por deixar no banco, também não sei se estaria lesionado, o Seabra entregando essa tarefa em grande parte do jogo ao Rui Silva.
Ora este não tem estaleca para tamanha responsabilidade, passou os ultimos 10 minutos do jogo a despejar completamente à toa bolas para o pivot proporciaonando uma mão cheia de contra ataques ao Porto.
Por outro lado viu-se uma equipa totalmente desmotivada que baixou completamente os braços, contra ataques do Porto com 3 jogadores para nenhum do Sporting, com estes a assistir de longe. Na defesa foi o que se viu com o Tiago Mota a fazer gato sapato da defesa Sportinguista perante a passividade do seu treinador.
Curioso o comentário do Paulo Faria que veio queixar-se da falta do Petric quiça já apreparar futuros ndesaires tendo em conta que o jogador estará fora nos próximos meses.
Nsta altura do campeonato só ele ainda não viu que sua equipa não joga a ponta de um c..

Anónimo disse...

o são bernardo é sempre roubado.Todos os anos é sempre as mesmas chorinhas.

Jorge Almeida disse...

Hugo, a EHF confirma Portimão como o local desse jogo, no pavilhão "Portimão Arena".

Sítio:

http://www.eurohandball.com/ech/men/2012/match/2/027

Anónimo disse...

A grande diferença entre o treinador do Sporting e o do Porto foi a seguinte: O Treinador do Sporting surpreendeu tacticamente o seu adversário e conseguiu logo uma vantagem de 6 golos; o treinador do Porto foi surpreendido, rectificou e ganhou o jogo. Onde está a diferença? Um estudou a cabula mas não tem capacidade intelectual para sair dos horizontes limitados, ou por outras palavras é burro! O outro levou um susto, acordou e recolocou a equipa nos trilhos. Não é burro! Um é Português e tem um plantel de luxo, que dá quase para fazer três equipas; outro é Sérvio tem um plantel limitado, mas faz flores com o que tem!
Olhando para este cenário e tendo por referência que Obradovic (???) nem é um treinador internacional de eleição, facilmente concluímos que um dos problemas do andebol Português são os nossos queridos Professores e aprendizes de feiticeiro ostentarem tanta incompetência juntos. O Benfica tem uma equipa de luxo, mas treme como varas verdes nos jogos equilibrados; o meu clube, o ABC paga luxuosamente a atletas ineficazes, dá pequenos cêntimos a atletas jovens com valor e vê o seu treinador, de nome Professor Jorge Rito, recusar o espaço a jovens, a não ser que não exista mais ninguém (Rolo joga porque não há mais canhotos; Fábio jogou quando o Bogas se lesionou; Tiago Pereira joga minutos para dar descanso ao Carlos Matos; o Bogas não Faz um golo, mas o internacional Hugo Rosário mal cheira a bola; o internacional Miguel Pereira joga só após o Rui Lourenço perder mais de seis remates consecutivos, o Bruno Dias cheira a baliza quando os outros estão mesmo coxos das duas pernas.
Resumindo, o que faz mesmo muita falta no nosso andebol são Donner`s, Obradovic`s e outros estrangeiros que e dediquem à nossa modalidade de corpo e alma. O problema não é dinheiro, porque o Obradovic ganha 1/6 do salário dos treinadores do Benfica e Sporting e metade do que ganha o treinador do ABC. O problema é mesmo competência de quem treina e quem contrata os treinadores!

Anónimo disse...

O S. Bernardo não é roubado, é protegido, tal como foi no jogo de sabado passado!Só que as ajudas não chegam, é preciso jogar também!

Rui Silva disse...

Caro Hugo
Diz o meu amigo que o "site" da FAP não traz a indicação do local onde se realiza o Portugal x Polónia.
Ora veja bem. Com fotografia e tudo.

Além disso, do lado direito do "site" e no que diz respeito às transmissões televisivas, pode ver o local.

Portimão Arena, nem mais.

Cumprimentos

Rui Silva disse...

Reportando-me ao que constatei no FC Porto x Sporting, tenho que dizer que Lubomir Obradovic fez ontem o que não tinha feito no encontro frente ao ABC, no Flávio Sá Leite, Braga, em que a sua equipa perdeu e bem, diga-se, ao não pedir "time out" quando estava em condições de pelo menos poder tentar dar a volta ao resultado.
Ontem, quando estava perder por seis de diferença (2-8) pediu um "time out".
E daí resultou o que se viu. Uma viragem extraordinária na produção da sua equipa.
É evidente que para isso contribuiu o demérito dos comandados de Paulo faria. Mas, por direito e mérito próprios, a turma portista ganhou.

O Sporting já leva três jogos seguidos com o sabor da derrota e na próxima jornada (4ª feira) recebe o ABC.
Situação complicada.

Os árbitros não estiveram bem. É exigível, para aquela que é considerada a dupla número um da arbitragem portuguesa, outro tipo de encarar os acontecimentos.
Mas é bom lembrar que árbitros não são máquinas. Desde logo passíveis de errar.
Como os jogadores, como os treinadores, como os comentadores.

E por falar em comentadores, parece-me chegada a hora da RTP retirar de cena o Helder Marques de Sousa.
Aquela do "evitar o pontapé de canto" é de bradar aos céus!!!
Vale a presença do Jorge Tormenta que com muita experiência e conhecimentos, vai "escrevendo direito por linhas tortas".

Cumprimentos

Anónimo disse...

Quem é o experto que diz que o Obradovic ganha 1/6 do Rito? O Obradovic Ganha 4 Mil Euros por Mês. Não me digas que o Rito ganha 24 mil euros Mês?
Por acaso era interessante saber quanto ganham os treinadores em Portugal, e o que produzem?

Anónimo disse...

Seabra e Zelenovic lesionados? Se não... e com a equipa a enterrar largo, porque nem 1 segundo de jogo?
Estranho no minimo...
Pergunte ao Rolando e reveja os jogos do Europeu, Aveiro, Viseu e Póvoa sR. Faria. Como conseguiu belas exibições?
Com os dois talentos em simultâneo!
Só a sua cátefra é que ainda não percebeu a extrema utilidade de ambos, perfeitamente compativeis, porque: muito inteligentes, talentosos, criativos, raçudos, fortes no 1X1 e nas assistências.
Estarei errado?

Anónimo disse...

Porque é que ninguém fala no Galambas que nem foi convocado e já sabe que não fica mais no Sporting?

Anónimo disse...

Alguém sabe dizer onde anda o Augusto Pedro?

Anónimo disse...

Sporting jogou mal , mereceu perder mas aquela arbitragem......LOOOOOOOL

Revejam a partir do 8-2. Sao 5 decisoes consecutivas erradas contra o Sporting , desde time-outs , exclusoes , passos , faltas atacantes , violances de area para ganhar a posicao....uma vergonha.

Depois do empate o porto fez o que quis. É muito mais equipa que o meu Sporting , trabalha imenso em campo e mereceu ganhar...mas naquela 1a parte nao mereceu empatar e até saiu em vantagem por influencia exclusiva da dupla.

O Paulo Faria nao está numa situacao delicada...está prestes a sair. Se nao é esta semana é no mes que vem pois eles nao se vao endireitar.

Os jogadores estao desolados , sem saber como reagir. Ontem paulo faria colocou num menino dd 17 anos as responsabilidades de vencer o bi-campeao. O rui é mesmo muito bom , tem um potencial que nenhum jogador portugues vislumbra mas...dêem-lhe tempo.

Anónimo disse...

S.Bernardo fora nao vai ganhar a ninguem, porque depois do circo que acontece em aveiro e mesmo assim nao conseguem ganhar em casa, fora é derrota pela certa. A 2 divisao espera por eles.

Anónimo disse...

tenho duvidas que paulo faria se aguente...e mais nao digo. noticias em breve.

Anónimo disse...

Como é óbvio aqui nos comentários também se diz muita asneira... Não há erro técnico nenhum no time out solicitado pelo Obradovic, ele entra na zona dos tres metros e meios de cartáo verde e a pedir time out. O sr Goulão e o Sr Brousse disseram em voz alta (eu estava atrás da mesa) pára o jogo pára o jogo mas o José Jíulio em vez de estar atento ao seu trabalho estava a ver o jogo... e não parou no momento de poedido de time out, logo a correcção do delegado foi feita e corrigiu o que estava mal. Time Out bem concedido. está nas regras

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

o jogo Porto - Sporting não foi o único arbitrado por Nicolau e Caçador no passado fim-de-semana.

E se um, segundo a vossa opinião, correu-lhes mal, outro, segundo a opinião do treinador da equipa derrotada, correu-lhes bem.

Se não acreditam, leiam o que vem no seguinte link:

http://www.setemetros.com/p-o-09-2010-11-t78-70.html#p984

Anónimo disse...

o faria já foi posto a andar!!

Anónimo disse...

o faria já foi posto a andar!!

Anónimo disse...

o faria já foi posto a andar!!

Anónimo disse...

faria na rua lol

Anónimo disse...

Paulo Faria despedido...

Anónimo disse...

Faria despedido do cargo do SCP !

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=226981

Sportinguista disse...

tempo de ver brilhar com o plantel do sporting um treinador que ja tenha mostrado provas


FLORENCIO OU FIDALGO JÁ

Anónimo disse...

Um passo atras para dar dois á frente...e se vier o TAL nao sao dois passes á frente mas sim 5 !

António disse...

AUGUSTO PEDRO ESTÁ EM ANGOLA.

Anónimo disse...

Como é possivel a mesma dupla de arbitragem apitar duas vezes seguidas a mesma equipa?? neste caso o sao bernardo...

Anónimo disse...

Continua sem haver central no FCP... este era o comentário que por aí circulava há uns tempos...a jogar se cala bocas...pega!
Força Filipe!!!

Anónimo disse...

anonimo das
18 de Outubro de 2010 18:22
Esclarecer, não houve erro tecnico? então diga-me quando terminou o Time-Out solicitado pelo FCP, COMO RECOMEÇOU O JOGO ?
HIPOTESES:
1-DE ACORDO COMO REGULAMENTO DO TIME-OUT A BOLA DEVERIA PERTENCER AO FCPORTO
2-A BOLA FOI ENTREGUE AO SPORTING E RECOMEÇOU O JOGO(ERRO TÉCNICO)
3-NENHUMA DAS ANTERIORES
Já agora diga como recomeçou o jogo após o time-out, existem videos do jogo transmitido pela TV2
O cronometrsite estava distraido e o Antonio Goulão corrigiu, mas não soube obrigar o Porto continuar o jogo.?????

Serafim

João Rola disse...

O Filipe Mota quanto a mim rende muito mais na posição de lateral esquerdo do que a central, aliás verificou-se isso mesmo no jogo com o Sporting.
Não deixo contudo de registar que é um jogador de equipa, técnicamente bastante evoluido, com execlente visão periférica de jogo,(é o que mais falta à maioria dos centrais portugueses.
Em Portugal tem-se, a meu ver erradamente, a ideia de valorizar apenas os jogadores que maior número de golos conseguem num jogo.Este é um erro que nasce nas camadas de formação, basta ver nos sites dos clubes os comentários da jornada com destaques individuais distribuidos apenas para os rematadores.
tal aspcto leva os atletasa a subverterem completamente a natureza do jogo que é primeiro que tudo uma modalidade colectiva.