gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 29 de agosto de 2010

XII Torneio de São Mateus

SKJERN HANDBOLD ( DINAMARCA )
VENCEU O XII TORNEIO DE S. MATEUS

A Época não se iniciou como era tradicional com a Super Taça Feminina, e com o Tradicional Torneio de S. Mateus, mas é sobre este que incidiremos a nossa crónica. Apesar de em simultâneo se ter registado uma acção de formação para árbitros e técnicos acerca da implementação das novas regras do Andebol. Transformando Viseu na Capital do Andebol por um fim de semana.

Este torneio serviu, não só como preparação das equipas ( Portuguesas ), como ainda para o FC Porto ganhar ritmo competitivo , para a disputa no Dragão Caixa do Grupo de qualificação para a Fase de Grupos da Liga dos Campeões ( dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2010 ) .

Participaram 4 das melhores equipas Nacionais ( FC Porto, Benfica, Madeira SAD e Sporting ) e ainda duas equipas estrangeiras , o RK Nexe ( Croácia ) e o Skjern Handbold ( Dinamarca ), divididos em dois grupos, no sistema de TXT a uma volta, com jogos Classificativos.

Resultados:
Grupo A
Benfica 30 – 33 RK Nexe
RK Nexe 30 – 32 FC Porto
Benfica 33 – 28 FC Porto

Grupo B
Sporting 28 – 31 Skjern Handbold
Skjern Handbold 28 – 28 Madeira SAD
Madeira SAD 24 – 30 Sporting

Jogos Classificativos
5/6 Lugar – FC Porto 33 – 27 Madeira SAD
3/4 Lugar – Sporting 38 – 37 RK Nexe
1/2 Lugar – Skjern Handbold 27 – 26 Benfica

Outros Prémios
Melhor Jogador – Carlos Carneiro
Melhor Marcador – Carlos Carneiro
Melhor Guarda Redes – Hugo Laurentino

Falando sobre as equipas portuguesas, aquilo que se poderá dizer, é simples existe ainda muito trabalho a fazer, no entanto registaram-se bons momentos de andebol, mormente o jogo Benfica / FC Porto ( com Carlos Carneiro e Filipe Mota, em grande plano, bem acompanhados por Hugo Laurentino, Ricardo Candeias e João Ferreirinho ), foi um bom espectáculo de andebol e que pode ter contribuído para a divulgação da modalidade. No Madeira SAD, com a entrada de vários elementos novos no Plantel ( João Ferraz e Nuno Silva , também em bom plano ), o técnico Paulo Fidalgo ainda tem muito trabalho pela frente, mas a equipa já dá mostras de que não irá ser uma equipa fácil , no Sporting nota-se ainda alguma falta de entrosamento, mormente de Rui Silva, e os Lesionados Petric e Pedro Solha, retiram competitividade à equipa , do FC Porto, sinceramente que esperávamos mais ( neste momento ), notando a forma deficitária de Wilson Davyes e ainda a pouca experiência do jovem Jorge Silva, mas com Gilberto Duarte em grande forma, no entanto em termos defensivos, apresentaram ( na nossa opinião ) algumas falhas. Por último a grande surpresa , o Benfica, apresentou-se numa forma razoável, e com algumas das aquisições a fazerem a diferença ( José Costa e Milan ) e com o jovem António Areias a merecer mais tempo de jogo.

As duplas de arbitragem Presentes ( Eurico Nicolau / Ivan Caçador, Roberto Martins / Daniel Martins , César Carvalho / Daniel Freitas, Ana silva / Ana Afonso e João Basto / Júlio Cardoso ), globalmente produziram trabalho positivo, embora a dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador, esteja num nível bem superior ás restantes, especialmente no que concerne à aplicação dos novos conceitos técnicos e disciplinares.

Um factor negativo , o comportamento do Delegado aos jogos ( Manuel da Conceição ), interferindo demasiadas vezes e algumas mal, conforme foi relatado e constatado na transmissão televisiva do jogo Benfica / FC Porto, devendo lembrar-se , que a sua função é colaborar e auxiliar as duplas e nunca ser a “vedeta” do jogo, e com a sua actuação, complicar a “vida” aos árbitros. Apenas achamos estranho, que não tenha sido cumprido um dos conceitos das novas regras ( As camisolas dos Oficiais de equipa do Sporting, eram exactamente da mesma cor das camisolas dos jogadores de campo do RK Nexe ), ver novo ponto 3 do regulamento da Zona de Substituições.

Outro facto estranho, foi a não intervenção do serviço de estatísticas online, conforme se verificou no ano transacto, neste mesmo torneio. Como desapareceu o link do Portal da FAP, nós interrogamo-nos, se este serviço irá existir, esta época ???

O Noticias

15 comentários:

Anónimo disse...

Estavam à espera de quê ?
Como é que um PÉSSIMO árbitro poderia dar um bom delegado e ainda por cima da EHF.
Mais um cozinhado do Torrinha.
Paulo Andrade

JoeMar disse...

Concordo completamente com o seu post. Manuel da Conceição tem mantido uma postura demasiado interventiva e desajustada. Apenas pude assistir ao jogo da final do torneio, e mesmo aí deu para notar o que você escreve neste Post. Permitam-me ainda um outro comentário, em relação aos comentadores ao jogo da RTP (Porf. Jorge Tormenta e Helder Marques de Sousa). Como todos sabemos, exitem novas regras de jogo, estando as equipas e Árbitros a adaptarem-se as mesmas. Acho no minimo de mau tom, que os comentadores do jogo, estivessem sitemáticamente a colocar em causa as decisões da equipa de arbitragem deste jogo e dos anteriores, criticando a dualidades de critérios. Acho que não foi bonito por parte de quem teve e tem responsabilidades no Andebol.
Boa sorte a todos e em especial aos Árbitros para esta nova época desportiva.
J.R.F. (ex-árbitro)

Anónimo disse...

Sr. Paulo Andrade, este seu comentário é tudo o que lhe apraz dizer sobre este torneio? Temos que ser sempre tão negativistas ao ponto de nos focarmos apenas em merdices, ignorando o quanto de bom foi este torneio? Não haverá forma de passarmos a ser todos mais positivos nesta nova época desportiva? Ó Homem vista lá a camisola preta, mas de vez em quando sorria porra! Vai ver se que se conseguir libertar-se desse mau feitio vai passar a ser muito mais feliz!

Anónimo disse...

1-Excelente Torneio com as melhores equipas de Portugal(só faltou o ABC) e 2 equipas estrangeiras mas de excelente qualidade.

Vencedor justificou em campo os argumentos técnicos e tácticos porque mereceu ganhar e já tinha ganho o Torneio da Horta. Era bom os treinadores presentes e ausentes mas que assistiram á final pela TV a diferença no plano da técnica individual, técnica colectiva, táctica individual, táctica de grupo, táctica colectiva e por fim a estratégia do técnico Checo a orientar a equipa o SKJERN HANDBOLD, uma grande diferença e vale a pena para quem gosta de estudar ver muitas vezes a diferença entre o SKJERN HANDBOLD e o Benfica, Porto, Sporting.
A circulação da bola e as combinações atacantes eficazes e jogadas a alta velocidade, quer no Passe, quer no Remate.
O andebol é o mesmo em todo o mundo, mas os praticantes a escola dos atletas diferenciam o pensamento da lógica do jogo nesta modalidade.
Aspectos muito negativos:
1- O time-out do treinador do Benfica quando já tinha o jogo ganho e pediu a 9' segundos da final do jogo , tendo os responsáveis do FCP reagindo e bem a esta falta de ÉTICA por parte do tr. do Benfica.
2-A temperatura de um pavilhão para se jogar o Andebol, basquetebol e voleibol assim como o futsal deve estar entre 18 e 22 graus, no pavilhão do INATEL em Viseu os jogos foram disputados dentro do pavilhão a temperaturas entre 40 e 42 graus e daí as dificuldades de todos os presentes, atletas, árbitros, treinadores e publico transpiravam por todos os poros???? mas não é normal estas temperaturas em Viseu por esta altura da época.
3-A época começou da melhor maneira para as melhores equipas do nosso andebol com 4 excelentes momentos para valorizarem os atletas individual e colectivamente.

Anónimo disse...

2-Analise das equipas portuguesas:
-F.C. do Porto
Campeã em titulo, mas com duas lacunas muito importantes, não tem 2º guarda-redes, não tem central de raiz? Com organizar e prever um mau dia do Laurentino na Baliza.
-Sad-Madeira
Equipa remodelada com bons valores do presente e futuro, mas mais fraca em termos dos grandes jogos!
S.L. Benfica
Melhorou o plantel mas perdeu jogadores importantes, alteração profunda da equipa técnica ficando somente o Treinador principal. Há jogadores insatisfeitos, nota-se quem esteve lá, um novidade pela positiva a presença do novo Direcotr Luis Gomes ex-internacional e pode fazer um bom trabalho a médio prazo, tarefa complicada para ser resolvida durante a época. Um regresso como Director Luis Gomes ex internacional e o andebol fica a ganhar.
Sporting C.P.
Melhorou o plantel com a entrada do Hugo Figueira o melhor jogador no presente a importância do mesmo nos resultados desportivos, a mesma duvida por parte do treinador PF em meter na primeira linha só atiradores e deixar os Play-makers no banco e contratar o Rui Silva um jogador de grande futuro, mas que escolheu o clube errado para a sua evolução como jogador, tal o Fábio Magalhaes cada mais sentado e menos jogador, o dinheiro não é tudo.
Uma novo director Fanã, um jogador de eleição do nosso andebol que decidiu terminar a sua carreira desportiva, mas o Sporting tinha um bom Dirigente, não era por aí que as coisas correram mal, mas o jeito de fazer lobbies dos treinadores com falta de argumentos
Arbitragem
As duplas estiveram bem dentro do seu modo de ver o jogo e pressionados por um dirigente internacional em que mais uma vez se tenta transformar o andebol em outra disciplina, talvez o Corfball, mas o andebol é um jogo de luta de espaços com condutas correctas e aquilo que for alem disso o arbitro está lá para isso, aplicar o regulamento.
Como temos possibilidades de ter a eurosport este mês tem imenso jogos desde 24 de Agosto(17 jogos internacionais) e a diferença na aplicação da regra é completamente diferente.
Publico
Uma região que tem realizado todos os anos excelentes torneios e continua a não ter equipas de andebol Sénior, masculino e feminina no s campeonatos federados? Com realce, porque será?
Organização:
Exclente com os habituais elementos do Staff da AAViseu a demonstrarem a sua vontade de organizar, mas pouca em dimensionar o andebol nos jovens visienses.
ADC

Anónimo disse...

2-Analise das equipas portuguesas:
-F.C. do Porto
Campeã em titulo, mas com duas lacunas muito importantes, não tem 2º guarda-redes, não tem central de raiz? Com organizar e prever um mau dia do Laurentino na Baliza.
-Sad-Madeira
Equipa remodelada com bons valores do presente e futuro, mas mais fraca em termos dos grandes jogos!
S.L. Benfica
Melhorou o plantel mas perdeu jogadores importantes, alteração profunda da equipa técnica ficando somente o Treinador principal. Há jogadores insatisfeitos, nota-se quem esteve lá, um novidade pela positiva a presença do novo Direcotr Luis Gomes ex-internacional e pode fazer um bom trabalho a médio prazo, tarefa complicada para ser resolvida durante a época. Um regresso como Director Luis Gomes ex internacional e o andebol fica a ganhar.
Sporting C.P.
Melhorou o plantel com a entrada do Hugo Figueira o melhor jogador no presente a importância do mesmo nos resultados desportivos, a mesma duvida por parte do treinador PF em meter na primeira linha só atiradores e deixar os Play-makers no banco e contratar o Rui Silva um jogador de grande futuro, mas que escolheu o clube errado para a sua evolução como jogador, tal o Fábio Magalhaes cada mais sentado e menos jogador, o dinheiro não é tudo.
Uma novo director Fanã, um jogador de eleição do nosso andebol que decidiu terminar a sua carreira desportiva, mas o Sporting tinha um bom Dirigente, não era por aí que as coisas correram mal, mas o jeito de fazer lobbies dos treinadores com falta de argumentos
Arbitragem
As duplas estiveram bem dentro do seu modo de ver o jogo e pressionados por um dirigente internacional em que mais uma vez se tenta transformar o andebol em outra disciplina, talvez o Corfball, mas o andebol é um jogo de luta de espaços com condutas correctas e aquilo que for alem disso o arbitro está lá para isso, aplicar o regulamento.
Como temos possibilidades de ter a eurosport este mês tem imenso jogos desde 24 de Agosto(17 jogos internacionais) e a diferença na aplicação da regra é completamente diferente.
Publico
Uma região que tem realizado todos os anos excelentes torneios e continua a não ter equipas de andebol Sénior, masculino e feminina no s campeonatos federados? Com realce, porque será?
Organização:
Exclente com os habituais elementos do Staff da AAViseu a demonstrarem a sua vontade de organizar, mas pouca em dimensionar o andebol nos jovens visienses.
ADC

Anónimo disse...

2-Analise das equipas portuguesas:
-F.C. do Porto
Campeã em titulo, mas com duas lacunas muito importantes, não tem 2º guarda-redes, não tem central de raiz? Com organizar e prever um mau dia do Laurentino na Baliza.
-Sad-Madeira
Equipa remodelada com bons valores do presente e futuro, mas mais fraca em termos dos grandes jogos!
S.L. Benfica
Melhorou o plantel mas perdeu jogadores importantes, alteração profunda da equipa técnica ficando somente o Treinador principal. Há jogadores insatisfeitos, nota-se quem esteve lá, um novidade pela positiva a presença do novo Direcotr Luis Gomes ex-internacional e pode fazer um bom trabalho a médio prazo, tarefa complicada para ser resolvida durante a época. Um regresso como Director Luis Gomes ex internacional e o andebol fica a ganhar.
Sporting C.P.
Melhorou o plantel com a entrada do Hugo Figueira o melhor jogador no presente a importância do mesmo nos resultados desportivos, a mesma duvida por parte do treinador PF em meter na primeira linha só atiradores e deixar os Play-makers no banco e contratar o Rui Silva um jogador de grande futuro, mas que escolheu o clube errado para a sua evolução como jogador, tal o Fábio Magalhaes cada mais sentado e menos jogador, o dinheiro não é tudo.
Uma novo director Fanã, um jogador de eleição do nosso andebol que decidiu terminar a sua carreira desportiva, mas o Sporting tinha um bom Dirigente, não era por aí que as coisas correram mal, mas o jeito de fazer lobbies dos treinadores com falta de argumentos
Arbitragem
As duplas estiveram bem dentro do seu modo de ver o jogo e pressionados por um dirigente internacional em que mais uma vez se tenta transformar o andebol em outra disciplina, talvez o Corfball, mas o andebol é um jogo de luta de espaços com condutas correctas e aquilo que for alem disso o arbitro está lá para isso, aplicar o regulamento.
Como temos possibilidades de ter a eurosport este mês tem imenso jogos desde 24 de Agosto(17 jogos internacionais) e a diferença na aplicação da regra é completamente diferente.
Publico
Uma região que tem realizado todos os anos excelentes torneios e continua a não ter equipas de andebol Sénior, masculino e feminina nos campeonatos federados? Com realce, porque será?
Organização:
Exclente com os habituais elementos do Staff da AAViseu a demonstrarem a sua vontade de organizar, mas pouca em dimensionar o andebol nos jovens visienses.

Anónimo disse...

2-Analise das equipas portuguesas:
-F.C. do Porto
Campeã em titulo, mas com duas lacunas muito importantes, não tem 2º guarda-redes, não tem central de raiz? Com organizar e prever um mau dia do Laurentino na Baliza.
-Sad-Madeira
Equipa remodelada com bons valores do presente e futuro, mas mais fraca em termos dos grandes jogos!
S.L. Benfica
Melhorou o plantel mas perdeu jogadores importantes, alteração profunda da equipa técnica ficando somente o Treinador principal. Há jogadores insatisfeitos, nota-se quem esteve lá, um novidade pela positiva a presença do novo Direcotr Luis Gomes ex-internacional e pode fazer um bom trabalho a médio prazo, tarefa complicada para ser resolvida durante a época. Um regresso como Director Luis Gomes ex internacional e o andebol fica a ganhar.
Sporting C.P.
Melhorou o plantel com a entrada do Hugo Figueira o melhor jogador no presente a importância do mesmo nos resultados desportivos, a mesma duvida por parte do treinador PF em meter na primeira linha só atiradores e deixar os Play-makers no banco e contratar o Rui Silva um jogador de grande futuro, mas que escolheu o clube errado para a sua evolução como jogador, tal o Fábio Magalhaes cada mais sentado e menos jogador, o dinheiro não é tudo.
Uma novo director Fanã, um jogador de eleição do nosso andebol que decidiu terminar a sua carreira desportiva, mas o Sporting tinha um bom Dirigente, não era por aí que as coisas correram mal, mas o jeito de fazer lobbies dos treinadores com falta de argumentos
Arbitragem
As duplas estiveram bem dentro do seu modo de ver o jogo e pressionados por um dirigente internacional em que mais uma vez se tenta transformar o andebol em outra disciplina, talvez o Corfball, mas o andebol é um jogo de luta de espaços com condutas correctas e aquilo que for alem disso o arbitro está lá para isso, aplicar o regulamento.
Como temos possibilidades de ter a eurosport este mês tem imenso jogos desde 24 de Agosto(17 jogos internacionais) e a diferença na aplicação da regra é completamente diferente.
Publico
Uma região que tem realizado todos os anos excelentes torneios e continua a não ter equipas de andebol Sénior, masculino e feminina no s campeonatos federados? Com realce, porque será?
Organização:
Excelente com os habituais elementos do Staff da AAViseu a demonstrarem a sua vontade de organizar, mas pouca em dimensionar o andebol nos jovens visienses.
ADC

Anónimo disse...

como e q carlos carneiro ganha o premio de melhor jogador????

Anónimo disse...

Esse senhor manuel da conceição ja deu uns titulos nacionais a equipas do sul frente a equipas do norte descaradamente. Foi sim senhor um PÉSSIMO árbitro e pelos vistos nao melhorou como delegado

Anónimo disse...

Estão criticar o homem que se limita a cumprir as indicações dadas quer pela EHF quer pela FPA por acaso sabem quais as indicações dadas aos árbitros e delegados para a Nova época?
O Comentador da TV não sabe as alterações as regras!
O treinador quando levanta as mãos tem de ser advertido!!
Quando entra na zona de não técnico tem de ser advertido!!
Que raio de experts são vocês que não conhecem as regras !!

Anónimo disse...

È pá eu como não vi o torneio estava convencio que quem o tinha foi o Sporting.
Então com o melhor guarda redes de Portugal e o treinador mais caro da história do andebol Portugûes não dá nem para ganhar um torneio ??

Anónimo disse...

Caro ADC, como deveria saber o Benfica tinha que vencer o FC Porto por 5 golos de diferença. Caso não ganhasse por essa diferença não iria à final.

Posto isto, não percebo onde está a falta de ética!?se estivesse a ganhar por 10, ai sim, concordaria com o sr, mas como so esse resultado interessava o Time-out enquadra-se perfeitamente.

Mas pelos seus comentarios percebe-se que quer tentar descredibilizar a equipa do SLB.

Jogadores insatisfeitos???não vi!
Alterações na equipa técnica???Trocou o treinador-adjunto...è assim tão fora do comum??

Anónimo disse...

Caro ADC, como deveria saber o Benfica tinha que vencer o FC Porto por 5 golos de diferença. Caso não ganhasse por essa diferença não iria à final.

Posto isto, não percebo onde está a falta de ética!?se estivesse a ganhar por 10, ai sim, concordaria com o sr, mas como so esse resultado interessava o Time-out enquadra-se perfeitamente.

Mas pelos seus comentarios percebe-se que quer tentar descredibilizar a equipa do SLB.

Jogadores insatisfeitos???não vi!
Alterações na equipa técnica???Trocou o treinador-adjunto...è assim tão fora do comum??

Anónimo disse...

Caro anónimo
30 de Agosto de 2010 23:47
Estou de acordo com os coemntários do ADC e acho curioso os seus comentarios, valem o que valem e vindos de um técnico conceituado não deixa de ser caricato?
Tapar o sol com uma peneira é um dos costumes dos farsantes em todos os sectores de actividade.
O Nosso Benfica teve DUAS oportunidades de ganhar 2 Torneios na Horta e em Viseu e esteve na final com todo o mérito, mas depois na parte final ds duas finais, faltou algo ao banco para fazer "time-out" as derrotas verificadas, e é para isso que vale apena ter bons treinadores, não para justificar as derrotas, mas ganhar os Torneios.
Sobre o Time-out contra o Porto, caro amigo não viu a reacção dos responsaveis do FCP técnico e dirigentes eu vi, estava lá e reagiram com a Falta de Fair Play e Ética do treinador do Benfica, ou será que os seus profissionais não sabem aguentar a bola 9'(ridiculo). O Carlos Carneiro só ele aguenta perfeitamente a bola os segundos que faltavam, nem precisava de treinador.
Boa sorte ao nosso Benfica e as novas regras punem os treinadores que levantam os braços ou colocam as mãos na cabeça ao mininmo desaire, o treinador do SLB vai ter que mudar de atitude, vai ser um espectaculo o amigo sentadinho e tranquilo.... até parece que esta regra foi feita á sua medida!!! nós no andebol gostavamos tanto....
Pereira