gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Participantes nas Provas Nacionais Fixas - Época 2010/2011

A FAP, divulgou hoje através do Comunicado Oficial n.º 4 Época 2010/2011, os participantes com direito desportivo e a inscreverem-se ( pensamos nós que o comunicado não esclarece , e, portanto qualificados ) , para a disputa das diversas Provas do Calendário Nacional na Época 2010/2011. Neste “post” abordaremos apenas as provas de Seniores Masculinos, que em relação à época anterior não sofrem qualquer alteração no numero de equipas.

PO1 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 1.ª Divisão.
 As 12 equipas, previstas, no entanto existem algumas questões a saber
As inscrições terminaram em 30-06-10, estão ou não todas as equipas inscritas, surge ainda o nome do Maria Balaio, pergunta-se é este o nome da equipa que vai disputar a prova?
A federação ainda não marcou a data nem o local do sorteio, porquê?

PO2 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 2.º Divisão
Aqui são 20 equipas , que deverão ser divididas em duas zonas, no entanto, um comunicado da FAP é omisso quanto à constituição das mesmas, o que cria alguns problemas na programação da época ás equipas participantes se todas usarem o seu direito desportivo de inscrição e participação, segundo as nossas previsões será muito provável que o Marítimo faça parte da zona sul , e assim existirá uma alteração em relação á época transacta, voltando o Alavarium à zona norte. No entanto o texto da noticia da FAP, contem o erro de omissão ao informar de que esta prova é apenas disputa por 10 equipas, contrariando o teor do próprio comunicado, quando deveria era ter dito que eram dez em cada uma das zonas.

PO3 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 3.º Divisão
Voltam a ser 36 equipas, que irão disputar esta prova, voltamos a referir que nos parece um número excessivo , para a qualidade do nosso Andebol, este número provoca no nosso entender , uma “desertificação” das Associações Regionais, pois em muitas delas não haverá numero de equipas para programar Campeonatos Regionais , e desta forma a competitividade Regional será seriamente afectada.
E não se compreende por exemplo que aparece o AC Sines como qualificado para disputar a prova, quando em termos regulamentares desceu de divisão ( participou na zona sul ) e por outro lado o CAI Conceição que adquiriu o direito de subida na PO03A, não surge como qualificado. Não existindo qualquer justificação, o que se lamenta.
Será uma prova a 3 zonas, que ainda não se encontram definidas, mas que estamos a prever na irá ser uma prova “cara”, com especial incidência na Zona Sul e Centro, face a diversidade nas deslocações.

Nota O fecho das inscrições para a PO02 e PO03, é apenas em 30-07-10, pelo que não está ainda garantido, de que todas as estas equipas se vão inscrever.

O Analista

34 comentários:

Anónimo disse...

O Évora não se vai inscrever.

Anónimo disse...

Relativamente à PO1 o nome é MB Sete Fontes/ISAVE. Um projecto novo com nome metade modificado, morada nova e NIF igual. Projecto para crescer com direcção nova e rostos de liderança novos.

Anónimo disse...

gondomar cultural acabou com os seniores, logo é mais uma equipa a excluir.

Anónimo disse...

podem acreditar ainda vão desistir mais.

Anónimo disse...

Excerto retirado da notícia « "Quo Vadis" EAC? » do site do Évora Andebol Clube (www.eac.com.pt)

"(...)
través de um trabalho de qualidade e da aposta na juventude que o EAC tem alcançado feitos que poucas modalidades desportivas do Alentejo têm alcançado, veja-se o número de jogadores internacionais, e que tem permitido que mais uma vez a equipa Sénior tenha conseguido assegurar a manutenção na 2.ª Divisão do Andebol Nacional, contra equipas com recursos e estruturas muito superiores, basta dizer que era a única equipa a Sul do Tejo a disputar esta prova.

E que importa isto à Cidade, aos Cidadãos e ao Poder Local? Será que uma correcta e parcimoniosa gestão dos dinheiros do erário público atribuídos pela Edilidade para o fomento e desenvolvimento da actividade desportiva, como é fácil de observar no EAC, tendo em conta as escassas verbas atribuídas e o trabalho realizado não merecerá o devido reconhecimento não só da Edilidade, mas também merecer uma aposta por parte das empresas locais?

A cerca de 30 dias de efectuar as inscrições na Federação de Andebol de Portugal das suas equipas, para participação nos campeonatos respectivos na época 2010/2011, não estão assegurados os apoios necessários para que tal se verifique, estando em risco a continuidade da actividade deste Clube que, como outros, tanto tem dado à Cidade e à Região. Será que isso importará a alguém? Ou será que é menos um a quem se tem de apoiar? Será que existirá alguém que leia e que tenha a coragem de apostar no fomento e desenvolvimento da actividade desportiva e na ocupação de tempos livres de jovens, ou será que se continuará a assobiar para o lado até nada mais reste?

Até porque são os clubes, como o EAC, que efectuam a promoção e a generalização da actividade física, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos, substituindo-se ao Estado a quem incube este desiderato tendo em conta o preconizado na Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, aprovada pela Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro.

Esperemos que na próxima época desportiva possamos continuar o trabalho começado em 29 de Julho de 1987, a bem do Clube e do bom-nome da Cidade de Évora."

Link da Notícia: http://www.eac.com.pt/eac/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=1&Itemid=18

Anónimo disse...

Boa tarde
Estas férias estão a ser bastante condimentadas. Eu como dirigente ,desde 1988..., não me lembro de sentir tantas dificuldades de dar o passo seguinte em relação à próxima época, como agora. Talvez seja defeito meu, dediquei muito tempo ao andebol e pouco à minha família.No entanto, tive sorte, tanto os meus filhos como a minha mulher me têm ajudado e estão a sentir uma enorme mágoa, pelo que se está a passar. Este meu comentário é apenas e também um desabafo. Pois sinto necessidade de também dizer alguma coisa aos que como eu sempre lutámos pela propaganda de uma prática desportiva. Isto está a tomar proporções demasiado profissionais, e eu infelizmente que não vivo do andebol, tenho que fazer opções. Vou dar um exemplo. Os caixeiros, no último sábado,enquanto muitos estavam na praia foi à Ribeira de Santarém, fazer uma acção de divulgação do andebol, para miúdos a partir dos 5 anos. Deparámos com situações de extrema gravidade que nos foram comunicadas por familiares de alguns miúdos que estavam presentes. Miudos cujos pais se suicidaram ou estão presos até pais que abandonaram os filhos tivémos de tudo. Resultado, voltamos no próximo sábado para junto desses miúdos e voltaremos até termos forças para atenuar estas situações d. A formação vai ser a nossa grande prioridade. Formar homens e só depois praticantes de andebol, se possível. O valor que nos é pedido para inscrevermos seniores vai ter que ser muito bem ponderado. O valor a dispender com a formação, para que situações como a que descrevi atrás sejam mais acompanhadas e
não aconteçam, vai ser a prioridade dos Caixeiros. Se nos for possível ter séniores. muito bem, se não o que queremos é ver os miudos que vivem em situações bem distintas e complicadas ter um prémio e uma atenção e uma hipótese de também eles praticarem desporto. O exemplo da Ribeira de Santarém porque passámos vai ser a alavanca e a prioridade para continuarmos a trabalhar em prol do andebol e dar a possibilidade a estes jovens de ter contacto com outras realidades.
Fernando Graça - Caixeiros - Santarém

Anónimo disse...

algúém sabe alguma coisa da PO 3A ??

obrigado

Anónimo disse...

mas acham que a regra dos 3 escalões de formação no nacional se vai afirmar?

porque se for assim nem metade das equipas da PO3 se podem inscrever, por isso é que está muito esquesito para este ano, o que vos parece?

Anónimo disse...

Os Caixeiros como todas as equipas que não queiram participar nos nacionais têm uma solução: comunicam atempadamente à FAP e participam nos regionais, abrindo assim espaço para que outras possam ocupar a vaga. O andebol é que não se pode compadecer com clubes como os Caixeiros, que numa época investem mundos e fundos e na seguinte estão tesos! Que projecto é esse? A minha equipa vai participar nesta prova com ambições de subida, naturalmente que queremos um campeonato competitivo. Se há equipas que mesmo classificadas não reúnem condições, que abdiquem antes do sorteio para dar lugar a outras. Na vida é assim mesmo, há os que podem e os que arreiam. Há os que num ano fazem papel de ricos sem sustentação para isso e no seguinte pagam esse arrojo com dores enormes. Choradinho? Vindo dos Caixeiros? E o projecto amigos? Andaram com uma equipa de reformados, ignorando a essência que era a formação e só agora é que deram por ela? Comecem de baixo que as coisas alteram para melhor!

Anónimo disse...

A PO02 vai ser muito mais barata em deslocações que a PO03, para os clubes de Lisboa e arredores é uma maravilha!

As minhas apostas nos campeões para esta época são:
- Porto
- Setúbal
- Loures

Anónimo disse...

Então o Almada não foi castigado com descida de divisão e sem poder inscrever seniores durante 2 anos?

E o Quinta Nova vai jogar com quantos atletas 2 ou 3?

Anónimo disse...

Afinal o Almada sempre vai inscrever.
Reduziram a multa e retiraram o castigo de 2 anos sem jogar no nacional.
Devem ter uma grande cunha na Federação.....

Deve ser para dar o exemplo..

Anónimo disse...

E o meu COL como vai ser ?

UM FALCÃO DA NOITE

Anónimo disse...

MB Sete Fontes/ISAVE.

Augusto Silva no seu melhor e depois ainda aparece nos jornais a dar entrevistas em que fala dos clubes como se fossem seus. O problema reside em que por um lado promove as vigarices e trai os clubes com interesses obscuros (pessoais) mas depois apoia-se neles para se evidenciar e auto promover pois caso contrario ninguem o faria(mas ja e habito).
Enquanto este "tipo" de dirigentes estiverem a controlar estes lugares e interresses (pouco claros) o andebol nao vai longe. Os clubes sofrem para resistir aos problemas do dia a dia e ainda tem de suportar estes personagens.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19.13 só lhe peço uma coisa, que deixe de ser anónimo.
Fernando Graça - Caixeiros

Anónimo disse...

SR . FERNANDO GRAÇA ACHO MUITO BEM QUE APOSTE DE UMA VEZ POR TODAS NA FORMAÇAO,PORQUE ASSIM EVITAVA AS FALTAS DE COMPARENCIA DE EQUIPAS VOSSAS NOS ESCALOES DE FORMAÇAO E CUSTAVA-LHE MENOS DINHEIRO.FORME AGORA PARA TER FRUTOS MAIS TARDE .JA VIU O QUE LHE SAIU DO SEU BOLSO ,E QUAL FOI O RETORNO DISSO ,QUANTO MAIS NAO SEJA A NIVEL DESPORTIVO,ESTANDO OS CAIXEIROS A AFUNDAREN-SE DE ANO PARA ANO.ONDE ESTAO A JOGAR OS MIUDOS QUE FORAM BUSCAR À GOUXARIA? EM VEZ DISSO TEM LA JOGADORES A COMER CONSIGO À MESA ........E MAIS NAO DIGO .BOA SORTE PARA SI ,E APOSTE NA FORMAÇAO QUE E A SOLUÇAO VIAVEL .

Anónimo disse...

O CAI Conceição adquiriu o direito de subida na PO03A!? Como? A ficar em último na Fase Final? Pelo menos a nível desportivo, nem o CAIC adquiriu esse direito nem sequer o Madalenense e o Pombal, que constam na PO.3... A inclusão destes dois clubes é que merecia uma justificação por parte da federação. Possivelmente, não existiriam clubes suficientes para cumprir os 36 desejados nesta divisão. Já para não falar que a PO03A é uma palhaçada completa, que junta (poucos) clubes de todo o país e tem duas fases tal como se de um campeonato nacional se tratasse... Assim sendo, mais valia ser a PO.4, equivalente à antiga 3ª Divisão, que era igualmente uma prova não fixa.

Anónimo disse...

Oh caro amigo os clubes todos da PO03A que se apurassem para a fase final já tinham garantida a subida de divisão...

Anónimo disse...

A FAP já está a receber o papel dos clubes e pagar aos arbitros o valor em atraso da epoca passada nada...

É que nem uma explicação dão é algo de inacreditável acho que deviamos tomar medidas, pena é que não sejamos uma classe unida!

Anónimo disse...

o EVORA nao morre meus amigos, e mesmo que nao haja equipa este ano os eborenses tudo irao fazer para voltar em grande. hoje e sempre EAC NO CORAÇÃO

Anónimo disse...

Qualquer reclamação ou opinião enviem-nos para fimdoandebol@iol.pt

Textos para apresentar aos meios de comunicação poderão apresentar também no mesmo email.

Identificação não será revelada.

Anónimo disse...

Em relação ao Évora AC:
(e talvez á maioria dos clubes da PO02 e PO03)

- Será que vale a pena andar a pagar aquilo que se paga à FAP para uma competição do nivel da PO02?

- Será que vale a pena andar a competir e a gastar muito dinheiro empenhando-se o futuro dos clubes?

- Será que vale a pena divulgar o nome das cidades e regiões pelo País se não há retorno nisso?

- Será que vale a pena pedir a Treinadores, Dirigentes e fundamentalmente, aos jogadores que abdiquem de muito tempo das suas vidas para competir numa divisão destas, a troco de nada?

Pois bem, parece-me que os clubes da PO02 e PO03 devem, de uma vez por todas pensar se vale a pena pagar os ordenados dos funcionários da FAP (altamente profissionais) para terem um andebol deste nivel.

As arbitragens são caras.
Os àrbitros não recebem.
Mas os clubes pagam...
Que se passa????

Meus amigos (clubes PO02 e PO03) de uma vez por todas tomem decisões que custam mas que não hipotecam o vosso futuro (e dos jovens das vossas terras).

Se o Évora não se inscrever na PO02, como dá a entender no seu site, estará a precaver o futuro do clube e a evitar com que muitos jovens deixem de praticar andebol nos próximos anos.

Muitos outros clubes deviam fazer o mesmo, e talvez os senhores da FAP pensassem que quem lhes paga são os clubes pequenos.

E que amanhã podem ficar sem tacho, quero dizer, emprego.

ABRAÇO

Anónimo disse...

Na PO.02 aposto na descida esta época do Santo Tirso, e do Callidas, na zona Norte; a Sul aposto no Passos Manuel e no Ginásio do Sul...
Sobem no meu ponto de vista, Marítimo e ISMAI.

Anónimo disse...

Está na hora da administração dar um espaço para que os peseteiros dos árbitros venham para aqui chorar. Já os ouviram falar de melhor formação? de melhores condições de trabalho? de melhores equipamentos? Não! Só de pesetas, porque agora não temos árbitros, temos apitadores da nota!

Anónimo disse...

Ao comentário de 13 de Julho de 2010 - 09:29:

Segundo os regulamentos apresentados pela FAP aos clubes que se inscreveram na PO03A no início da passada época, subiam apenas os três primeiros classificados da fase final, que acabaram por ser o Arsenal Canelas, o Ginásio de Odivelas e o Costa D'Oiro. Aliás, se repararmos com a mínima atenção e raciocínio lógico, verificamos que não faria qualquer sentido fazer uma fase final em que todos os clubes já estivessem apurados para a divisão superior, uma vez que não estava em disputa qualquer título... Mas realmente parece que estes seis clubes andaram a gastar dinheiro para o boneco, visto esta fase final ter sido inútil.

Anónimo disse...

Olhe então vá ver os regulamentos que quer que lhe diga? Já devia saber isso desde o inicio de época...se não o sabe é pk pronto...nem vale a pena dizer mais nd...

Inutil? Então o campeão nacional da 4.ª divisão n tem importância?!?

Anónimo disse...

4ª divisão?

lol informe-se bem ou então visite o site da federação a competição em causa não se chama "4ª divisão" mas sim "apuramento para a 3º Divisão nacional" lol

Anónimo disse...

Ao anonimo das 19:25 que esta pera ai a falar que os arbitros são apiseteiros e apitadores da nota qualquer coisa assim que só se queixam de nao receber, e fazem eles muito bem porque se lhe tivessem a dever a si 5 mil euros ou mesmo 6 mil como deve alguns arbitros vosse nao falava como está falar mas pronto como nao tinha mais nada para fazer pronto veio falar dos arbitros........

Anónimo disse...

Quais regulamentos!? Deve-se estar a referir a alguns regulamentos paralelos aos da FAP...
Mas acha que tem alguma lógica fazer uma fase final com clubes desde o Algarve a Gaia que não conta para nada, pois, efectivamente, como referiu o comentário anterior, a prova em causa chamava-se "Apuramento para a 3ª Divisão Nacional", logo não teria qualquer campeão, mas apenas três apurados, que seriam os três primeiros classificados!?
Realmente, concordo que a prova deveria chamar-se 4ª Divisão, mas a FAP não tem a mesma ideia e esta temporada volta a repetir a palhaçada... Se tiver palhaços dispostos ou forçados a participar!

Anónimo disse...

E porque não gosto de pessoas que se acham mais espertas do que as outras e que depois fazem comentários despropositados, deixando no ar a ideia de que a razão está do seu lado e os outros é que são ignorantes, cá fica o que constou no site da FAP:

"Resultado do sorteio do acesso ao Campeonato Nacional Seniores Masculinos 3ª Divisão - Época 2010-11

A 1ª Fase é composta por 2 Zonas que vão jogar no sistema de TxT a duas voltas.

Ficam apurados, para a Fase Final, os primeiros 3 classificados de cada Zona. As restantes equipas vão disputar a Fase Complementar.

Na Fase Final, existirá uma Zona única, com seis equipas, que vão disputar a prova no sistema de TxT a duas voltas. Os três primeiros classificados vão disputar a PO.03 - Campeonato Nacional 3ª Divisão Seniores Masculinos na época 2010/11.

Publicado:
Terça, 29 de Setembro de 2009"

P.S. - Poderia citar o seu comentário infeliz e dirigi-lo a si, mas, como não acho correcto e até o reprovei, deixo só o conselho para se informar melhor antes de "atacar" alguém.

Anónimo disse...

eu acho piada a este tipo de discussão do desce e sobe, mas a FAP, sabe o que faz, então na 3.ª divisão descem 6, 3 em cada zona e depois só sobem 3 , será para guardar as vagas para os amigos. e este ano repete a mesma graça, será que os clubes não entendem este tipo de manipulações. pensem

Anónimo disse...

peço desculpa não são 3 em cada zona mas sim dois pois eram 3 zonas

Anónimo disse...

Assim sendo, parece que há clubes que supostamente desceram que, esta temporada, voltam a figurar entre os participantes da 3ª Divisão... Terão ocorrido desistências prévias!?

Anónimo disse...

Ainda na 3ª divisão vamos ver clubes que na epóca passada estavam na 2ª, e que depois vão comprar os direitos de participação de outros clubes que por variados motivos desistem e voltam a ficar na 2ª.
Como é possível isto acontecer??????