gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Crónica da Taça de Portugal – 2009/2010

Com a realização da Final Four da PO20 ( Taça de Portugal Seniores Masculinos ), evento este que deveria significar o Ponto alto da Modalidade e ao mesmo tempo o encerramento da época ( conforme já referido por diversas vezes ), mas, mais uma vez, a estrutura Federativa não o entendeu, e na pratica o encerramento da época apenas será no fim de semana seguinte.

XICO ANDEBOL - Vencedor da Taça de Portugal Seniores Masculinos


Taça de Portugal 1 / 2 Final

SC Horta 23 – 26 Xico Andebol

O SC Horta apresentou-se neste jogo, sem as suas principais figuras da época que anda não terminou, diante um Xico Andebol que se apresentou completo e disposto a não deixar os seus créditos por mãos alheias, e aos 1º minutos de jogo vencia por 5-0, o SC Horta que na 1.ª parte esteve 8 minutos sem marcar um golo, destacava-se pela negativa, sem soluções na defesa e com ataques precipitados, enquanto o Xico Andebol onde Paulo Sampaio fazia esquecer Ivo Silva, desenvolvia o seu andebol, com boas soluções para a linha dos 6 metros onde João Silva rendia o José Costa esteve com 100% de eficácia, chegou ao intervalo a vencer 15-9. No segundo tempo até aos 45 minutos o Xico foi construindo um resultado que chegou a atingir os 9 golos de diferença ( 21-12 ) , e onde O SC Horta demonstrava mais uma vez uma fragilidade confrangedora, sofrendo neste período mais um parcial de 5-0. A diferença final de 3 golos apenas se verifica nos minutos finais, fruto da gestão do plantel efectuada pelo Xico Andebol, e não fruto de uma reacção organizada do Horta. A arbitragem esteve a cargo da dupla Eurico Nicolau/Ivan Caçador, em que o melhor que se pode dizer é que quase não se deu por ela.

S. Bernardo 19 – 27 Sporting

O S. Bernardo que se apresentou desfalcado de alguns elementos nucleares, uns por lesão outros por o seu contrato ter terminado a 31 de Maio e se terem recusado ( não faremos juízos de valor, sobre esta recusa ) , casos de José Coelho e Carlos Martingo por exemplo, iniciou o jogo de uma forma espectacular, e aos 6 minutos venci um Sporting desastrado no ataque no Contra ataque e até na marcação dos livres de 7 metros , diga-se desde já com grande mérito para Telmo Ferreira ( que por sinal é dos que terminou o seu contrato a 31 de Maio ) por 5-0. O Sporting apenas marcou o seu primeiro golo j+a passava dos sete minutos de jogo e apenas conseguiu passar para a frente do marcador aos 24 minutos de jogo, chegando ao intervalo a vencer por 10-7. Destaque-se as falhas incríveis no ataque do Sporting, pelos seus atletas terem excesso de confiança. Na segunda parte foi tudo completamente diferente, S. Bernardo sem soluções atacantes e o Sporting utilizando o Contra ataque, iniciado fruto das diversas intercepções de passe, construiu um resultado que lhe permitiu descansar . Nos destaques pela positiva , diremos que Pedro Portela no Sporting e Telmo Ferreira no S. Bernardo estiveram uns bons furos acima dos Colegas. A dupla dos Irmãos Martins ( Daniel Martins/Roberto Martins ), dirigiu este jogo, sem problemas de maior no entanto terá de termais cuidado nos passos, pois não pode sancionar golos que são precedidos de passos, apesar de existir falta do defensor, e terá de ser mais criteriosa na aplicação das Sanções Disciplinares.

Final

Sporting 24 – 27 Xico Andebol

Talvez a final mais esperada, face ás equipas presentes nesta inédita final four . Venceu a melhor durante o jogo, a que praticou um Andebol mais atractivo e a que melhor soube controlar as suas emoções , apesar da sua juventude. Por isso parabéns ao Xico Andebol e ao seu treinador sempre mais sereno e que encarou e preparou o jogo de forma positiva, não foram enviadas as “camisolas” para dentro do campo . Um Sporting carregado de exclusões , inicou o jogo com base no acerto do contra ataque mas nunca acertou no ataque organizado . O Xico Andebol , a partir de cerca dos 15 minutos, passou para a frente do marcador e chegou ao intervalo a vencer por 3golos ( 15-12 ), A equipa verde e branca , passou por períodos de verdadeiro descontrolo, em especial no seu sistema defensivo, que nunca se entendeu com a excelente organização atacante do Xico Andebol, sob a batuta do jovem Rui Silva. O Sporting apenas provocou alguma emoção, quando entre os 41 minutos e os 50 consegui um parcial de 5-0 e igualou o marcador a 20 golos fruto de uma alteração táctica no sistema defensivo, e que coincidiu com a saída de Petric , que efectuou uma exibição completamente desastrada e que, coincidiu com uma subida de produção de Fábio Magalhães. No entanto o Xico Andebol, com o seu guarda redes Paulo Sampaio a efectuar uma exibição excepcional ( para nós o melhor jogador em campo ) , e com Rui Silva a surgir como finalizador , claudicou positivamente. Com esta vitória o Xico Andebol , é o representante português na Winner’s CUP, resolvendo desta forma um problema à Federação. O jogo foi dirigido , pela dupla Eurico Nicolau/ Ivan Caçador, que ao contrário do dia anterior , neste jogo não passou despercebida, face à falta de critério disciplinar , e à sua forma de julgar situações de passos com falta sobre o atacante e que eram transformados em livres de 7 metros por violação. E ao não julgamento das Faltas de Atacante sem bola.

Notas final

Lamentável que um pavilhão que reúne todas as condições, felizmente bem melhores do que as registadas na última final four em Lagoa, tenha estado positivamente ás “moscas”, durante as 1/2 Finais, algo falhou. Porque na final já estava razoavelmente composto.

O Banhadas Andebol

25 comentários:

Anónimo disse...

O Xico nao resolveu nada, bem pelo contrario, ja disse que nao ia as competiçoes europeias. O Sr. Torrinha ja disse que o Xico vai pagar e bem se nao for.
Quero ver como FAP, a AAB vao-se arranjar LOL

Anónimo disse...

Foi com muita frustaçao ver e ouvir a final four da taça de portugal em que se falou e viu-se tudo de mau que tem o ANDEBOL em PORTUGAL. Clubes a desistir, atletas a abdicar de jogar so porque contratos passam alguns dias, clubes a desaparecerem, Presidente da FAP a ameaçar publicamente e em directo na televisao um clube. E isto o ANDEBOL???

Anónimo disse...

Foi com muita frustaçao ver e ouvir a final four da taça de portugal em que se falou e viu-se tudo de mau que tem o ANDEBOL em PORTUGAL. Clubes a desistir, atletas a abdicar de jogar so porque contratos passam alguns dias, clubes a desaparecerem, Presidente da FAP a ameaçar publicamente e em directo na televisao um clube. E isto o ANDEBOL???

Anónimo disse...

A nossa 1ª dupla nacional está em pura decadência e acredito que se não fosse serem IHF ( por enquanto) não passavam de ábitros banais...
Será que essa arrogância que ambos têem nunca mais vos passa para fazerem um trabalho competente!

Nuno disse...

Lamentavel os comentarios do presindente da FAp no final com uma clara ameaça ao xico caso desista de participar na taça das taças. Se usa-se correctamente todo o dinheiro que rouba aos clubes nas inscrições para melhorar o andebol é que fazia bem

Anónimo disse...

"Paulo Faria treinador do sporting
"Nem uma palavra sobre a arbitragem"

Visivelmente aborrecido, Paulo Faria, o treinador leonino, surgiu perante os jornalistas para fazer uma declaração e nada mais. "Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Xico Andebol. Depois… a minha família depende do meu salário de profissional do andebol e por isso nem uma palavra sobre a arbitragem".

Paulo Faria abandonou de imediato a sala do Complexo de Tavira, deixando implícitas muitas queixas sobre o trabalho dos árbitros."
Lamentavel fazer de vitima nuam derrota em que teve grande responsabilidade como não soube agir e reagir ao bom jogo do Xico Andebol. Mas essa de trazer para a praça publica a familia e seu agregado foi de uma cobardia sem qualificação.Tenha juizo Sr. treinador de Andebol?

Anónimo disse...

Nuno Santos treinador do Xico andebol
"Ganhar a Taça… é tão grande para nós!"

Satisfeitíssimo, Nuno Santos, o técnico vitorioso, tinha até dificuldade em explicar o que lhe ia na alma. "Ganhar a Taça fica para a história. Isto é… tão grande para nós", disse, com a voz a reflectir toda a emoção. "Os jogadores tiveram uma atitude fantástica e a maior parte do jogo teve o nosso domínio", realçou.

Em relação às queixas do Sporting sobre a arbitragem, Nuno Santos disse que "a final não pode ser vista assim". "Nós também tivemos períodos de exclusões. O que aconteceu foi que abordámos o jogo com mais vontade, preparámo-lo bem, e as coisas saíram a preceito. Há dias bons", acrescentou, ciente que para a próxima época perde toda a primeira linha e se calhar "mais alguns" dos actuais jogadores.

Bonito as palavras do Grande Treinador do Xico Andebol NUNO SANTOS, tendo mais de meia equipa já comprometida com outros clubes e um deles é o próprio Sporting,para a proxima época e isso não foi desculpa para estudar bem o adversário, confiar nos atletas que vão deixar o Xico e transformar uma equipa de estrelas , mas sem liderança e sem rumo. Guimarães merece esta vitoria nuam época brilhante.
Paulo Faria um estágio em Guimarães não lhe fazia mal nenhum!!!!

Anónimo disse...

Mais uma equipa de TOSTÕES que ganhou à equipa dos MILHÕES.
E a culpa é sempre do mesmo: PAULO FARIA.
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Ridiculo o senhor paulo faria.
Num jogo que se tivesse uma gestão decente optando pelas melhores soluçoes ganharia por por mais de meia duzia. é um treinador muito fraquinho que ainda não deu provas de nada.
Espero que tenha aprendido a lição com o treinador do xiko.

Anónimo disse...

volta Donner estás perdoado ahahahahahaha

Anónimo disse...

Sr. Faria Explique?
Porque não Utilizou o Galambas no 2º Tempo?
E o Petric ?
Porque não pediu Time Out de Equipa?
Vinham de Papo Cheio!!!
Sr. Faria e difícil lidar com arruaceiros como o Hugo Roca e Companhia
Parabéns ao treinador do Xico soube gerir muito bem o seu plantel,
Tirou o R. Silva no momento certo e voltou a coloca-lo e jogo quando necessário para ganhar o jogo e o Sr. faria nem isso percebeu.
Xico fica-vos muito bem esse troféu !!!!

Anónimo disse...

Gsotava de perguntar ao treinador do S. Bernardo o que se passou com os ateltas internacionais, Carlos Martingo e Jose Coelho para não estarem presentes no algarve, não estando os mesmo lesionados?
Recordo a su frontalidade quando eraatleta nos clubes que passou e era frontal e director, afinal está muito manso? ou já está como o Paulo Faria que o importante é a familia dele, mas quando ele dispensa atetlas com contrato tambem não põe em causa o atleta e a sua familia?
Aguardo resposta esclarecedora...Prof. Ricardo Tavares, presidente da ATAP.

Anónimo disse...

Esses atletas tanto nao estavam lesionados que o jose pedro tava a jogar andebol de praia em espinho a essa hora

Iron disse...

Foi explicado na emissão que os jogadores do S.Bernardo terminaram contrato a 31 de Maio e não havia mais €€€ e só o gr aceitou jogar... se é verdade ou não...

Quanto à final mostra claramente o que foi a época do Sporting, com a excepção da taça challenge. Resta saber o porquê do melhor e mais caro plantel em Portugal não conseguir melhores resultados e exibições.

Já o nosso presidente brilhou... O Xico vai ser duramente castigado por não participar na europa, espero que não tão duramente como no ano passado quando passou de DF Holanda para Xico Andebol... Ainda assim o Belenenses tomando decisão identica, já é agraciado por ter comunicado oficialmente a decisão e o ABC tava disponível... Alguma coisa não se percebe...

Será por ser vencedor da taça ninguém o poder substituir tal como o Porto quando renunciou à Liga dos Campeões? Não se percebe bem até porque a EHF este ano, alterou a importância dada às taças, e vai permitir aos vencedores das taças nacionais optarem por a taça original ou a taça ehf...

Para concluir, parabéns ao Xico que foram de longe os melhores em campo

Iron disse...

Foi explicado na emissão que os jogadores do s.bernardo terminaram os contratos a 31 de Maio e o gr foi o único que aceitou jogar. se é a verdade não sei mas não me admirava nada...

Quanto à final, foi o espelho de toda a época do Sporting, com a excepção da taça challenge. Resta perceber como o melhor e mais caro plantel do país, não consegue melhores resultados.

Já o nosso presidente brilhou... O Xico vai ser castigado, espero que não tão severamente como no ano passado por mudar de DF Holanda para Xico Andebol. O Belenenses é de agraciar por ter comunicado oficialmente e por o ABC estar disponível para o substituir... Enfim, critérios...

Será por ninguém poder substituir o vencedor da taça, tal como o Porto na altura que recusou a Liga dos Campeões? Se calhar não faz muito sentido no ano que a EHF, ao mudar a importância dada às taças, vai dar a opção aos vencedores das taças nacionais, de optarem pela taça das taças ou a taça EHF.

Para concluir, parabéns ao Xico que foi de longe a melhor equipa dentro de campo

Anónimo disse...

O Sr.Ricardo Tavares desempenha o papel de Presidente de um orgão que devia defender os treinadores junto das instãncias federativas e de outros orgãos do poder. Como se comprova com este curso novo,nada faz para nem fez para escutar a opinião dos colegas treinadores e baseado nela defender a classe. Tenha vergonha e demita-se porque para o curriculo já conta

Anónimo disse...

Gostaria de perguntar aos dirigentes do Sporting C.Portugal se é esta a representação que querem para o seu Clube. Cada vez aumenta mais os custos com o andebol e ficam contentes pq ganharam uma prova europeia. Então e a Taça de Portugal não é importante? Perderam e muito bem com os miúdos, confesso que envergonha estes jogadores e principalmente o seu treinador. Seria bom que se retratase perante o video do mesmo jogo onde a dupla de arbitragem só pecou por brandura caso contrário o seu craque defenfivo Rocha seria desqualificado muito cedo é só ver as imagens e pior do que tudo assistimos aos dois a protestarem um lance de incrivel actuação defensiva. Tenham vergonha e mereçam o que ganham,porque alguns bem lutaram contra a maré e um treinador que tem dado provas de falta de leitura de jogo e que recebeu neste jogo uma excelente lição táctica de um treinador humilde mas que mete o PF no bolso

Unknown disse...

Telmo Ferreira que mais uma vez esteve bem na baliza aveirense na próxima época poderá defender as redes do Sporting Clube de Portugal ou Madeira Sad

Anónimo disse...

O Sporting - treinadores, jogadores e dirigentes - são bons é na vaidade em todos os escalões, porque obra ou andebol não existe.

Ganharem a Challenge é a mesma coisa que em Portugal terem ganho aTaça Presidente da Républica que se destina aqueles que são obrigados a participar e aos outros que entram por vaidade (o Belém) .

O Zé dos Anzois

Anónimo disse...

Os juniores do Sporting foram campeões nacionais e como sabem conseguiram ganhar a este Xico que derrotou sem apelo nem agravo a equipa senior do mesmo Sporting.
Mais valia terem jogado com o juniores e talvez tivessem levado o caneco.

Anónimo disse...

A final four da Taça de Portugal foi o espelho do estado do Andebol em Portugal.

Henrique Torrinha, enquanto dirigente máximo da nossa modalidade não pode adoptar um discurso de ameaça a um clube. Não pode apresentar-se na final desta competição com um trage de quem acaba de vir da praia. Há coisas que nem o facto de ter apenas a 4ª classe desculpam.

António Galambas, enquanto presidente do CA, apesar de ser major, também se apresentou de trage semelhante ao de Torrinha. Ficamos todos a saber que fazem férias juntas e que a primeira prioridade é a praia e só depois o andebol.

Publico: O público mais uma vez não marcou presença nos jogos, o que muito se lamenta. No entanto, fico com a convicção pelo supra mencionado que o local da competição foi escolhido atendendo à conveniencia do Sr. Torrinha e do Sr. Galambas para usufruirem das praias do Algarve. Estou em crer que a estadia das respectivas familias também foi debitada à FAP ou então, como sempre, ao ... Gil Eanes.

Eurico Nicolau e Ivan Caçador foram a imagem da fraca qualidade da arbitragem portuguesa. O que têm a mais de arrogância têm a menos em competência. Quando se pensa que se sabe tudo ...
A IHF já lhes tirou a fotografia e a participação deles no mundial é disso exemplo. As nomeações internacionais traduzem um decrescimo de qualidade. Infelizmente o resto dos árbitros consegue ser ainda mais fraco.
A FAP continua a esbanjar dinheiro em apostas erradas. Gastam-se fortunas na formação de árbitros que depois, por motivos obvios, acabam por abandonar, como foi o caso das árbitras de Viseu.

Paulo Faria: A imagem perfeita da miséria em que se encontram os treinadores portugueses. Quando ganha é o maior, (os louvores são todos para ele). Quando perde a culpa é sempre dos outros. Atingiu o limiar da estupidez ao chamar para estas lides a própria familia. Uma vergonha! Estou certo que até a familia dele não se revê nas suas palavras. Ficamos todos a saber que a familia do Paulo Faria não faz nada, vive mercenáriamente à custa do andebol. E quando acabar a mama? Um conselho, para a próxima leve também uma foto da familia pode ser que o pessoal ainda tenha mais pena de si ...

Os jogadores: mostraram o fraco nivel competitivo do nosso andebol. Pior, os jogadores do São Bernardo que não foram à competição porque já não tinham contrato, preferindo estar presentes no andebol de praia só demonstra a má formação dos jogadores que apenas se movem por dinheiro.

Assim vai o nosso andebol.

Anónimo disse...

Mas quem protagonizou e protagoniza este eestado mde coisas é a FAP, porque o nível de todas as nossas Selecções e do nosso Andebol é muitíssimo fraco, no entanto para alimentar alguns, existem "selecções" no mesmo escalão, a), b), c)e ....., quando não há nivel nem dinheiro para a a), quanto mais para todas a outras .

A verdade é que elas tem que existir, para que a aquela malta que anda na FAP, vá recebendo para estar calada, a exemplos de outros Portugueses que para trás seguiram o mesmo caminho (Pedro Alvarez, Carlos Jorge, Luis Monteiro, Carlos Cruz, Jorge Rodrigues, etc. )

O TÉTÉ DO ANDEBOL

Anónimo disse...

Anónimo das 20.14...antes de dizer o que diz...informe-se!!!! Se calhar os atletas não foram porque não os quiseram la!!!Pergunte ao sr treinador Ricardo Tavares porque é tao manso e não se impôs a um presidente deficiente mental!!!

O Leiriense disse...

O Presidente da FAP é um homem competente. Os leitores deste site não o conseguem perceber ... mas ele é uma pessoa digna. Ele e os que o acompanham nas suas funções.

Os treinadores das selecções tb são um mimo. As selecções parecem equipas ... à moda do Scolari. Os atletas entram e nunca mais saem, mesmo que haja atletas com mais qualidade.

Anónimo disse...

simplesmete nao conhecessemas pessoas!enfim nem vale apena dizer nada...so bacuradas de gente que so merece desprezo.