gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Crónica de Fim de Semana – 29

Nova crónica completa, com a realização de algumas das principais provas do Calendário Nacional. Pois não se compreende muito bem o motivo pela qual, não se realizou uma jornada da PO02.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

6.ª Jornada
Grupo “A”
Madeira SAD 22 – 24 Benfica
FC Porto 28 – 22 Belenenses
ABC 24 – 25 Sporting

Depois da disputa a meio da semana do jogo em atraso FC Porto/Sporting que terminou com a vitória do FC Porto, por números que não deixam qualquer margem para duvidas, disputou-se a 6.ª jornada, com a surpreendente e difícil, vitória do Sporting em Braga , num jogo disputadíssimo, embora o ABC estivesse na posição de vencedor ao intervalo ( 14-12 ), o equilíbrio foi uma constante de todo o jogo. O Sporting venceu com um golo na transformação de um Livre de 7 metros a minuto e meio do fim do jogo, e terminou o jogo com dois Cartões Vermelhos no último minuto, num jogo em que a equipa de Lisboa viu serem lhe aplicados quatro Cartões Vermelhos directos , o que equivale a dizer que foram desqualificados e não expulsos , como alguma Comunicação Social erradamente diz. Luís Bogas a marca ( 8 golos ) e Hugo Figueira a defender foram as figuras de proa do ABC, enquanto pelo lado do Sporting , João Pinto com 8 golos e forma agressiva como defendeu foram os factores mais em evidência. O FC Porto venceu o Belenenses , que durante o primeiro tempo de jogo ainda deu replica, chegando a ao intervalo a perder pela diferença mínima ( 13-12 ) . Na segunda parte o FC Porto melhorou substancialmente a sua prestação competitiva, e a partir dos 40 minutos de jogo tomou definitivamente conta do comando do encontro nunca mais o largando. Hugo Laurentino com uma prestação notável ( 54% de eficácia ) e Inácio do Carmo ( 6 golos ) foram as figuras do FC Porto, Elledy Semedo no Belenenses foi o marcador de serviço ( 8 golos ) , pesou na prestação da equipa de Lisboa as ausências de Nelson Pina e Francisco Bacalhau. Finalmente o Benfica conseguiu uma vitória diante os Madeirenses .Depois desta jornada o FC Porto comanda ( 45 pontos ) e é virtual Campeão Nacional, a próxima jornada poderá ser de confirmação., seguido pelo Madeira SAD, ABC e Belenenses ( 38 pontos ) , Sporting e Benfica com ( 37 pontos ).

Madeira SAD 22 – 24 Benfica

Excelente jogo, em que o Benfica com uma organização defensiva, como à muito não lhe víamos, levou de vencida um Madeira SAD, que nunca virou a cara a luta. Jogo em que o durante o primeiro tempo foi de um equilíbrio constante, atingindo-se o intervalo já com o Benfica na frente do marcador ( 11-08 )., mas que durante os primeiros 15 minutos de jogo as defesas se superiorizaram aos ataques ( 4-4), com uma soberba exibição dos Guarda Redes das duas equipas. O Benfica soube controlar o ataque do Madeira SAD, obrigando a que o mesmo caísse várias vezes no jogo passivo, e que cometesse um número exagerado de falhas técnicas ( maus passes, perdas de bola e intercepções ). O Benfica após adquirir uma vantagem que chegou a cifrar-se por diversas vezes, em 5 golos, acabou por permitir, após uma alteração táctica efectuada por Paulo Fidaldo, em que a sua equipa passou a jogar em 3 / 3, uma aproximação no marcador chegando aos 59 minutos de jogo a ser mínima ( 22-23 ) . No Madeira SAD, destaque para o “veterano” Yuriy Kostetsky, não pelo que marcou mas pelo que fez jogar, e para Luís Carvalho que entrou nos finais do primeiro tempo para a baliza do Madeira SAD, e ainda para Gustavo Castro pela sua eficácia na execução dos livres de 7 metros. No Benfica , Zaikin, pelas suas acções defensivas, Cláudio Pedroso pela dinâmica ao ataque ,Carlos Carneiro ( 7 golos ) , alguns de excelente execução técnica e para Ricardo Candeias, pela exibição global, que em determinados momentos do jogo segurou “e de que maneira “ o Resultado. A Arbitragem a cargo da dupla Madeirense Duarte Santos/Ricardo Viera, só não a classificamos de excelente , face a discrepância verificada aos 37 minutos , e em que a falta que decidiram marcar foi a decisão mais correcta.

Notas

É uma pena que todos os comentadores da TV, não executem um trabalho similar ao executado pelos Prof.’s João Coutinho e João Prudente. Os nossos parabéns.

As desculpas dos técnicos com os jogos a meio da semana, que no nosso entender são desculpas de “mau pagador”, pois a preparação dos atletas deve ser efectuada a prever estes casos, é por estas situações que quando Portugal a nível de Selecções disputa dois e três jogos seguidos, os nossos atletas não ritmo competitivo.

Não se compreende as declarações do técnico do Belenenses, no momento em que são feitas, pois estas deveriam ( no nosso entender ) ter sido proferidas , quando o clube tinha uma direcção.

Grupo B
AC Fafe 25 – 25 Xico Andebol
S. Bernardo 31 – 30 Águas Santas
Marítimo 28 – 26 SC Horta

O facto mais saliente desta jornada é que a quatro jornadas do fim da prova, AC Fafe e Marítimo , já confirmaram a descida de divisão. A 6.ª Jornada do Grupo, que se iniciou com o jogo antecipado AC Fafe/Xico Andebol, que desta forma proporcionou ao Xico Andebol apresentar-se em força no grupo de apuramento da prova de Juniores, e que resultou num empate, o que não deixa de ser mais um resultado positivo para os homens de Fafe, que ao intervalo venciam ( 14-12 ), de salientar neste jogo a concretização do jovem Rui Silva ( 9 golos ). No jogo S. Bernardo / Aguas Santas vitória tangencial da equipa de Ricardo Tavares , num jogo em que o S. Bernardo comandou durante grande parte do 1.º Tempo, mas em que permitiu a recuperação dos homens de Aguas Santas , de tal forma que ao intervalo se registava um empate a 14 golos. O segundo tempo foi marcado pelo equilíbrio constante, José Coelho foi o marcador de serviço ( 10 golos ) da equipa Aveirense. Por último, temos a surpreendente vitória do Marítimo sobre o SC Horta ( que no jogo em atraso já tinha perdido com o S. Bernardo ), num jogo em que esteve quase sempre em desvantagem no marcador, pois aos 53 minutos de jogo o resultado era de 26 – 24 a favor dos Açorianos, depois 7 minutos sem marcar qualquer golo , proporcionou a 1.ª Vitória nesta fase dos Madeirenses. Com a realização deste jogos o Aguas Santas comanda ( 36 pontos – mas mais um jogo ) , seguido do S. Bernardo ( 35 pontos ), Horta e Xico Andebol ( 32 pontos ), AC Fafe e Marítimo ( 23 pontos ) são os dois últimos Classificados , Marítimo com um jogo a mais.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos
2. Fase Grupo “A” – Zona 2

Resultados:
ABC 32 – 34 Sporting
Xico Andebol 33 – 21 S. Bernardo
Sporting 25 – 16 S. Bernardo
ABC 25 – 26 Xico Andebol
Xico Andebol 31 – 30 Sporting
S. Bernardo 26 – 33 ABC

Classificação – 1.º Xico Andebol, 2.º Sporting, 3.º ABC e 4.º S. Bernardo.

Zona bem mais equilibrado que a Zona 1 , e que acabou marcada pela ausência parcial de alguns dos melhores executantes do ABC e do Sporting, isto porque no nosso entender, não foi respeitado um principio base do desporto que é a equidade. Acabaram por ser apurados para a final as duas equipas globalmente mais competitivas, O Sporting que tinha sido o 2.º Classificado da 1.ª Fase e o Xico Andebol, que utilizando todos os seus atletas possui , um dos melhores senão o melhor plantel deste escalão, basta recordar que por exemplo no jogo com o S. Bernardo usaram nada mais nada menos do que oito ( 8 ) jogadores que na véspera tinham defrontado o AC Fafe para a PO01. No final da 2.ª jornada já estavam definidos os apurados, o que deu para os técnicos do Sporting e do Xico Andebol fazerem gestão de planteis, durante o seu jogo e que apenas decidia o 1.º Classificado da Zona.

Os dois primeiros Classificados , encontram-se apurados para a fase final ( e que decidirão o titulo Nacional ), que se juntarão ao Belenenses e ao FC Porto primeiros classificados do Grupo “A” Zona 1, a disputar em concentração , no sistema de TXT a uma volta, de 28 a 30 de Maio em Lisboa . Fazemos uma forte critica à escolha das datas, pois mais uma vez não será respeitado o principio da equidade, pois nessa data o Sporting joga a segunda mão da Final da Challenge CUP, e será um dos finalistas que não poderá alterar jogos.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

10.ª Jornada
Alavarium 20 – 26 Juv. Lis
Santa Joana 19 – 33 Madeira SAD
João Barros 38 – 18 Juv. Mar
Gil Eanes 33 – 21 C. Gaia

Jornada sem nada de novo, vitórias normais das equipas mais apetrechadas, com uma chamada especial para o jogo Gil Eanes/C. Gaia, em que apenas existiu equilíbrio, durante o 1.º período do encontro ( 15-14 ao intervalo ). Depois da disputa desta jornada , a Classificação é comandada pelo Gil Eanes ( 29 pontos ), seguido do Madeira SAD ( 26 pontos - mas menos um jogo ), João Barros ( 26 pontos ), C. Gaia ( 20 pontos ), Santa Joana e Juv. Lis ( 16 pontos ), Juv. Mar ( 12 pontos ) e, em último Lugar o Alavarium ( 11 pontos ). Conforme afirmamos anteriormente é nossa convicção de que o jogo decisivo para a titulo será na 11.ª jornada o Jogo Madeira SAD/Gil Eanes, mas o titulo poderá ser decido por diferença de golos e assim não se compreende que o jogo adiado da 9.ª jornada Madeira SAD/Alavarium , apenas seja disputado em 06-06-2010, ou seja depois da realização da 13.º jornada ( penúltima da prova ).

Nota Final – Não queremos terminar esta nossa crónica de Fim de Semana, sem referir o a vitória da equipa Madeirense Bartolomeu Perestrelo na PO13 , Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Iniciados Femininos , cuja Fase Final , se disputou este fim de Semana em Leiria.
O Banhadas Andebol

15 comentários:

Benny disse...

Força Bartolomeu, Parabéns por este título, fruto de muito trabalho e dedicação de jogadoras, técnicos e dirigentes :)

Anónimo disse...

ai sim? quando havia direcção diziam que nao havia problemas... agora que nao eles aparecem. Querem que fique contente??? Gostava de ver tirarem-vos o pao da boca e ainda assim correrem atras duma bola suando a camisola com orgulho! Tenham dom quando escrevem do que não sabem. Muito se fez no Belém este ano e a direcção pouco alterou. Hoje em dia é um barco à deriva sem ninguem para dar respostas, só dividas a aparecerem. Basta verem as declarações do treinador de Futsal. Enfim
PROFISSIONAIS? estão no belém

Anónimo disse...

O Jogo Madeira SAD - Alavarium foi adiado a pedido do Alavarium por indisponibilidade de voos para a Madeira.
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Os treinadores do Sporting são tão estudiosos e aplicados, que se não o fizessem, com o Porto em vez de perderem por oito, tinham perdido por oitenta .

Brinquem lá na Taçinha da Challenge Cup com os outros meninos e deixem o nosso Campeonato para os grandes e capazes .
Preparem-se que o Donner vem a caminho com uma vassoura tão grande que ninguém vai escapar .

Já consta que para a próxima época, a equipa de Juniores e uma vez mais, vai ser formada por jogadores comprados e pagos a peso de ouro, para ver se assim lá conseguem chegar .

UM PASTEL ENJOADO

Anónimo disse...

Não houveram jogos da PO2 porque a FAP em conjunto com o Prof. Pedro Alvarez, estão a repensar a estratégia para verem se conseguem tirar uma vez mais o Ginásio do Sul da posição da não subida de Divisão, o que se nos afigura desde já dificil, dado haver outrosa interessados mais acima .

UM ADEPTO DO SUL

Anónimo disse...

Ao Alavarium tudo é permitido....

Anónimo disse...

Adepto do Sul, és de certeza um daqueles ressabiados que gostava de jogar no Ginásio ou então que foi dispensado por não querer correr.

Mas devo-te dizer que se duvidas da seriedade do trabalho do Prof. Alvarez aparece lá para treinar e tiras as tuas conclusões.

Qualquer dia da semana ás 20h, as portas estão abertas para toda a gente, incluindo pernetas e manetas

Cumprimentos,

um adepto do adepto do sul

Anónimo disse...

Não é só ao Alavarium ao Xico Andebol também tudo é permitido

Anónimo disse...

Comentario das 3:30, de 10 de Maio :

À hora que escreveram este comentário ou se iam deitar, ou estavam com insónias/pesadelos, porque se só agora é que acordaram para o colapso que se vem dando ao longo dos dois a três últimos anos, é demonstrativo do habitual quem vier a trás que feche a porta ou do alguém há-de pagar, o que não tem impedido os irresponsáveis da Secção, em conjunto com o treinador principal, roupeiro, seccionista José Francisco e outros artistas da nossa praça que compoem a gestão popular em que o andebol no Clube caiu, de continuarem a prometer mundos e fundos a tudo o que mexia e interessava fosse em que escalão fosse - infelizmente e apesar das lamúrias ainda hoje o continuam a fazer -, sabendo que o tempo do Manuel Miguel, a sua gestão apertada, responsável e o seu
dinheiro para as constantes dores de barriga financeira já há muito que tinha acabado e que não havia para coisas essenciais, quanto mais para as coisas do fim do quintal, com que constantemente se gabavam e gabam de ter e de fazer à custa dos outros e dos regulares incumprimentos .

Bem fez o José Ramos que se apercebeu para onde isso caminhava e apesar dos disparates e loucuras por ele também cometidas em parceria convosco, se pirou e vos deixou sózinhos a falar uns com os outros .

Resta-vos serem humildes e começarem a devolver alguns aprendizes de atletas às origens porque a época está no fim e para o fraco nível que actualmente todo o nosso andebol nacional patenteia qualquer um serve, deixando de continuarem a fingir, a fugir e a enganar tudo e todos .

Pensamos que o andebol do belém não vai ter muitas problemas de futuro dada a excelente escola de formação que dizem ter e que certamente vão deixar para quem vier a seguir, composta por jogadores que não ganham um único cêntimo, formados e oriundos de outros clubes .

UM GRUPO DE PASTEIS AZUIS

ADCandebol disse...

Realmente, mesmo não tendo ouvido os deste Domingo, estava colado ao Futebol SLB!, conheço e realço os comentários dos Prof.’s João Coutinho e João Prudente, muito acima do que se costuma ouvir!

Depois, quero, como treinador da ADCamacha, realçar o título nacional da Bartolomeu e endereçar os sinceros parabéns em meu nome e em nome das minhas atletas!
Bravo!

Anónimo disse...

Tenho pena que Tr.J.Florêncio venha dizer estes problemas para os jornais quando perde.É um problema que se arrasta desde há muitos anos, depois da saída do SR.MANUEL MIGUEL.Um tal Victor Ferreira foi um dos maiores responsáveis.

Anónimo disse...

Parabens pela chamada de atenção aos comentários, é uma pena , que no continente, não se façam comentários como estes. Aqui querem é dizer altura peso e que a federação faz..... ou não faz...., que o atleta é de origem de etc.. falem só do jogo. Aprendam

Anónimo disse...

Comentário das 13:31, de 11 de Maio :

Então e quem são os outros responsáveis pelo estado a que o Andebol do Belenenses chegou após a saída do Manuel Miguel ?

Os actuais responsáveis (treinador Florêncio, roupeiro José Manuel, funcionário/seccionista José Francisco e outras personagens da banda desenhada azul)e mais alguns que fugiram como ratos (José Ramos (mas este já é habitual por todo o lado por onde passou), Ricardo Nunes, Pinho, etc.)acusavam - e só após o seu falecimento - que a culpa era do Cabral Ferreira, atirarando para cima dele todos os problemas e encruzilhadas que toda esta gentinha foi arranjando e pelos vistos pretende continuar a tentar arranjar se alguém não os souber mandar parar .

Tenham juizo, voltem para o Passos
Manuel, para a Amadora, para o Boa Hora ou para onde quiserem, que o Belém é grande e queremos e devemos começar a arrumar definitivamente a casa com o pouco que temos e não com o muito de falsidades e de incumprimentos que não temos e que foram apanágio da vossa passagem por aqui .

GRUPO PARA SALVAÇÃO DO ANDEBOL AZUL

Anónimo disse...

"O Grupo dos pastéis azuis deve ser o da família dos gordos frustrados que só conseguiu algum relevo desportivo quando teve grandes equipas apoiadas pelo tal Manuel Miguel que tanto bajulas,depois disso e antes disso quando tiveram de provar, sem ser no
tempo das "vacas gordas" desde a margem sul até aos caixeiros...
De pastel tens muito pouco,tirando a aparência (mais de carne)!

Anónimo disse...

Comentário das 01:37, de 16 de Maio :

Pelo teu comentário, já todos percebemos que deves ter sido um dos muitos que o Manuel Miguel encostou à parede assim que se apercebeu que não valias para nada, porque apenas querias era o habitual protagonismo e o levar e trazer de dentro para fora e de fora para dentro .

E olha que ele não demorou muito tempo para chegar a essa conclusão, porque sempre esteve à vista desarmada de todos que estavam dentro e fora do Andebol do Belenenses.