gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 25 de abril de 2010

Crónica de Fim de Semana – 27

Regresso ás crónicas completas, com a realização das principais provas do Calendário Nacional.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

3.ª Jornada
Grupo “A”
Sporting 27 – 24 Madeira SAD
FC Porto 26 – 22 ABC
Belenenses 27 – 23 Benfica

Uma Jornada, em que o factor casa foi preponderante e que, começou a meio da semana com um Sporting/Madeira SAD, que tal como se previa foi mais uma vez de elevado equilíbrio , ao intervalo registava-se um empate a 13 golos , acabando por vencer o Sporting , obtendo assim a sua 1.ª vitória esta época sobre os Madeirenses, que apenas cederam aos 48 minutos de jogo , pois nesse momento registava-se um empate a 20 golos. Neste jogo de salientar a excelente exibição ( mais uma ) do Guarda Redes Verkic, e o discernimento dos jovens Pedro Marques e Fábio Magalhães. Com este resultado O Sporting estabelece uma igualdade pontual ( 32 pontos ) com o Madeira SAD e com o Belenenses que venceu um Benfica descaracterizado pelas ausências de Carlos Carneiro e Rui Silva ( encontram-se suspensos ) , e com 3 jogadores inscritos que nunca chegaram a jogar. O Belenenses a partir do momento em que assumiu o comando do jogo cerca dos 15 minutos , nunca mais o largou e já vencia ao intervalo ( 16-13 ) , chegou a atingir os 9 golos de vantagem ( 24 – 15 ) aos 46 minutos , depois foi só fazer a gestão do jogo. Francisco Bacalhau com a mão quente , foi o mais produtivo, com 8 golos . O FC Porto ao vencer o ABC, reforçou a sua posição de comando com uma confortável vantagem ( 38 pontos ) sobre o segundo classificado o ABC ( 33 pontos ), seguindo-se o trio já descrito e em último lugar temos o Benfica ( 30 pontos ).

FC Porto 26 – 22 ABC

Eis um jogo, que poderá foi certamente importante na caminhada para o titulo que se avizinha, e que foi disputado com duas partes distintas. Na 1.ª parte o FC Porto com uma atitude apática, permitiu ao ABC , trocar a bola a seu belo prazer e concretizar, não conseguindo efectuar o contra ataque, o que permitiu ao ABC disfarçar a sua menor envergadura física, não sendo por isso de estranhar que ao intervalo os minhotos se encontram-se na condição de vencedores ( 14-12 ) . No segundo período do jogo, o FC Porto melhorou significativamente a sua atitude defensiva, embora até determinado momento do jogo , a sua forma de atacar, não provoca-se sobressaltos à equipa do ABC , até cerca dos 44 minutos de jogo altura em que o ABC ainda se encontrava na frente do marcador ( 20-19 ) , valeu ao FC Porto o surgimento de Ricardo Moreira ( 9 golos ) e superior rendimento de Hugo Laurentino que tinha substituído Jerkovic. O ABC ficou dois elementos a menos em campo cerca dos 54 minutos fruto de uma “meninice” de Mário Peixoto, e foi neste momento que o FC Porto adquiriu uma vantagem de 4 golos ( 24-20 ) , efectuando a gestão do resultado até final do encontro. No ABC saúda-se o regresso de Luís Bogas aos golos ( 7 ) , embora em termos de eficácia a mesma tenha sido baixa, bem acompanhado por Eduardo Salgado igualmente com 7 golos. A arbitragem esteve a cargo da dupla Madeirense Duarte Santos/Ricardo Vieira, efectuou em termos técnicos uma actuação correctíssima, mas em remos disciplinares foi complacente , com o agarrar e placar constante dos defensores.

Grupo B
SC Horta 27 – 27 AC Fafe
S. Bernardo 28 – 21 Marítimo
Aguas Santas 31 – 29 Xico Andebol

O AC Fafe obteve mais um empate , desta vez no sempre difícil recinto do SC Horta, num jogo de constante equilíbrio em que a maior diferença foi de 2 golos a favor dos Açorianos, ao intervalo o resultado cifrava-se em ( 17-15 ) a favor do SC Horta, tendo os Nortenhos conseguido o empate na última jogada do encontro. O S. Bernardo venceu como se esperava um Marítimo, Num jogo em que a superioridade dos Aveirenses nunca esteve em duvida , ao intervalo já vencia ( 16-10 ). Por fim o Aguas Santas venceu um Xico Andebol , num jogo em que a sua superioridade nunca esteve em causa , vencia ao intervalo ( 19-12 ) , chegando a sua vantagem a cifrar-se em 8 golos aos 31 minutos , permitindo depois uma excelente reacção do Xico Andebol. No Aguas Santas de salientar os 11 golos de Nuno Pimenta e no Xico Andebol os inevitáveis Tui Silva e César Gonçalves ambos com 8 golos. Após a realização desta jornada , o Águas Santas assume o comando do Grupo ( 30 pontos ), seguido Horta ( 28 pontos 9 e duo S. Bernardo / Xico Andebol com ( 26 pontos ) ,Marítimo ( 18 pontos ) e Fafe ( 17 pontos ) , encontram-se nos dois últimos lugares e nosso entender são os fortes candidatos à descida de divisão.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

7.ª Jornada
G. Sul 18 – 18 Camões
Modicus 24 – 24 Maria Balaio
S. Mamede 27 – 22 Sismaria

Jornada atípica , com dois empates registados , e a A.A. S.MANEDE com a sua vitória sobre o Sismaria, já garantiu a sua subida à 1:º Divisão a três jornadas do fim da prova ,comandando a prova com 21 pontos, consumando desta forma o regresso de um histórico da modalidade ao escalão mais alto da modalidade , os nossos parabéns. Sendo este o facto mais relevante da jornada. O empate entre as equipas sulistas , é um resultado esperado mas que mantém as equipas nos mesmos lugares . O Maria Balaio ao ir empatar ao difícil recinto do Modicus, deu mais um passo rumo à sub1da de divisão, encontrando-se em 2.ª lugar com a 16 pontos, e o Modicus manteve a igualdade pontual com as equipas do Sul a 12 pontos. O Sismaria ocupa o último lugar com 11 pontos.
Nota : Nota já depois da elaboração desta crónica de fim de semana, recebemos esta imagem que é o espelho da alegria de quem gosta da modalidade, mais uma vez parabéns AA S. Mamede pelo êxito já alcançado.
PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

7.ª Jornada
C. Gaia 28 – 16 Alavarium
Gil Eanes 32 – 23 João Barros
Madeira SAD 41 – 14 Juv. Mar
Santa Joana 28 – 26 Juv. Lis

Totalmente caseira, esta jornada, e sem qualquer surpresa , sendo de realçar o resultado alcançado pelo Madeira SAD, pois é um dos resultados que esperávamos que não acontecessem nesta fase da prova. Sendo o principal jogo da jornada, aquele que colocava frente a frente o Gil Eanes e João Barros, terminou com a esperada vitória das Algarvias. O Santa Joana/ Juv. Lis, acabou por ser o jogo mais equilibrado, ao intervalo registava-se uma igualdade a 12 golos , tendo as Leirienses cedido apenas nos últimos minutos. Por fim uma referencia à vitória esperada do C. Gaia diante das Aveirenses do Alavarium. Madeira SAD e G. Eanes ( na nossa opinião os mais fortes candidatos ao titulo Nacional ) continuam no comando com 20 pontos , o João Barros mantém o 3.º posto com 15 pontos, seguido do C. Gaia com 15 pontos. No próximo Fim de Semana regressam as jornadas duplas.

PO06- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos
2. Fase Grupo “A” – Zona 2

Resultados:
Águas Santas 25 – 28 Benfica
FC Porto 37 – 26 EA Moimenta da Beira
Benfica 30 – 22 EA Moimenta da Beira
Águas Santas 3832 FC Porto
FC Porto 27 – 22 Benfica
EA Moimenta da Beira 22 – 41 Águas Santas

Classificação – 1.º Aguas Santas, 2.º FC Porto, 3.º Benfica e 4.º EA Moimenta da Beira

Fase que terminou com 3 equipas empatas no 1.ª lugar ( FC Porto, Benfica e Águas Santas ) a 7 pontos, sendo a classificação decidida pela diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas . falharam algumas previsões dos nossos leitores pois o Benfica não ficou apurado, sendo apurados para a fase seguinte o Águas Santas e o FC Porto.

Os dois primeiros Classificados , encontram-se apurados para a fase final, a que juntarão os dois primeiros classificados do Grupo “A” Zona 1 ( ABC e Sismaria ), a disputar em concentração , no sistema de TXT a uma volta.

O Banhadas Andebol

26 comentários:

Anónimo disse...

algumas considerações sobre os resultados deste fim de semana:
Para onde vai o Benfica?
Parabéns ao Águas Santas que de tanto ser criticado, responde com vitórias
Parabéns ao S. Mamede e espero que suba mesmo de Divisão
Grande Santa Joana-Maia que vai lutar pelo 4/5 lugar
Parabéns aos Juvenis do Águas Santas que apesar de muita gente tentar desestabilizar este grupo, conseguiram o apuramento para a Fase Final a confirmar a excelente formação deste clube maiato

Anónimo disse...

Sim senhor "BANHADAS" assim se faz jornalismo "PURO E DURO".
Enfim a máxima que está na génese deste blog e que infelizmente não é seguido por outros.
O ATENTO

Anónimo disse...

Desde já parabéns aos finalistas da PO6 - ABC, ACSismaria, FCPorto e Águas Santas - que merecem estar ond estão!

As melhoras para o miudo do moimenta que durante o jogo com o SLB se magoou e que no final foi encaminhado para o hospital. O SLB, grande aposta deste grupo fica em casa durante a fase final, sendo assim o Sismaria o apurao mais a sul, coisa que mostra o potencial do andebol nortenho!

Parabéns ao S. Mamede pela presença na rpoxima ediçao da PO1

Anónimo disse...

Desculpem mas com a dupla de arbitragem escolhida para o Ginásio x Camões o resultado esperado era a vitória da equipa casa. Desde 2 minutos que por magia desapareceram até à senha que o pivot do Ginásio tirou no principio do jogo que lhe permitiu distribuir fruta em tudo o que mexia sem sofrer sanção disciplinar valeu tudo.

Anónimo disse...

Pelos vistos o Benfica segue o mesmo caminho da grande "Escola de Formação do Belenenses", juntando-se estas duas equipas a do Sporting para disputarem uma fase final do Campeonato de Juvenis "à parte" dos outros quatro Clubes apurados .

Tanto dinheiro estragado, tantas promessas feitas, tantos "treinadores" pensantes, tanto roubo de jogadores de formação feitos pelos outros aqui e acolá para no fim terem este resultado .

NIQUITA

Anónimo disse...

As minhas primeiras palavras são para dar os parabéns aos finalistas 4 finalistas e não tenho dúvida que vai ser uma fase final de mais um hino ao nosso andebol jovem mas extremamente renhida e disputada jogo a jogo, espero é sinceramente que o público (principalmente os pais), estejam também eles envolvidos do mesmo espírito e cientes que esses jovens são "inimigos" durante o jogo mas excelentes amigos antes e depois dos mesmos.
Quanto as previsões pois é sempre assim os jogos nunca estão ganhos antes de serem disputados.
Uma força a estes bravos rapazes destas 4 equipas que apesar de estarem numa fase escolar importante e difícil conseguem ainda ter de estar envolvidos nestas andanças.
Uma última palavra é lamentável que uma fase destas não a Federação não obrigue a presença de no mínimo corpo de bombeiros presente no local pelas 4 horas diárias que este evento se disputou durante estes 3 dias.

Anónimo disse...

Parabéns aos vencedores nomeadamente A.S.Mamede.
Como "amante" e técnico de Andebol tive presente em todo os jogos de Espinho da PO06 e de facto comprovei que existem excelentes miúdos nestas equipas, espero também até porque estiveram todos lá presentes que os nossos seleccionadores Prof. Rolando Freitas, Prof. Nuno Trancoso e seu Adjunto tivessem tomado as suas notas pois como se viu e não é só de hoje existem miúdos que deveriam pelo menos serem lhes dada a hipótese de integrar o lote de pré-seleccionáveis nas nossas selecções B,C e D.
Conheço relativamente bem esta equipa do Águas Santas e os seus jogadores "principais" pois tenho vindo a defrontar a mesma como técnico ao longo dos últimas épocas e mesmo nesta como adversário, é lamentável que sempre que nos últimos anos vejo as diversas convocatórias nunca terem chamado além dos já referenciados pelo menos mais 4 e 5 jogadores que claramente em minha humilde opinião técnica deveriam no mínimo serem pré-seleccionáveis, não vou aqui referenciar nenhum nome até porque não os sei, mas algumas das posições em vez de andar-mos a inventar com jogadores que nos clubes jogam numa posição e nas selecções sabe-se lá bem o porque jogam em outras, nomeadamente:
O miúdo nº8 que é Universal;O miúdo nº18 que é lateral esquerdo, o miúdo nº14 que é ponta esquerda e o miúdo nº12 (domingo) que um guarda redes nascido julgo saber em 1995.
Não posso também deixar de referenciar o nº 29 e 18 do F.C. Porto equipa que de facto eu conhecia menos.
Mas não tenho duvidas que o meu amigo Rolando Freitas estava atento (digo eu)e estes miúdos e acredito que outros que desconheço estarão nas suas listas de pré-seleccionáveis.
Quanto a fase final em Leiria lá estarei pois acho que vai ser muito interessante e bastante disputada.
Saudações andebolistas

Anónimo disse...

Na PO1 das melhores equipas na fase final a grande decepção o Benfica que tanta celeuma deu no inicio da época por causa da ida do treinador Jose Silva da Universidade do Porto e afinal o rato pariu o gato!!!!! Cada vez pior e ocupa o ultimo lugar da classificação e tem de longe o melhor plantel e o melhor orçamento, no Benfica este ano So falhou o Andebol, no resto trigo limpo farinha amparo!
Futsal, Voleibol, basquetebol e Futebol Profissional com o Jorge Jesus a elevar ao mais alto nível de rendimento desportivo os seus atletas.
Então aqueles que andaram pelos blogs a insultar os responsáveis da Faculdade de Desporto lutando por uma causa perdida, ou seja um mau treinador, mas isso já toda á gente sabia nos meandros do andebol.
Assuma os vosso erros e deixem o homem trabalhar para afundar o andebol que o Alex. Donner deixou campeão passar por estas vergonhas. Se o josé Silva fosse menos egoísta e treinador, sabia o que tinha que fazer! Mas ele não sabe.
Ribeiro

Anónimo disse...

Muitos parabens, conseguiram o vosso objectivo, passar as duas equipas do porto! Agora a fase final ja esta decidido o campeao, que é o sismaria.
Abraço, ATLETA

Anónimo disse...

Desta vez não os elementos do Benfica, não se queixaram da arbitragem, é estranho a culpa é sempre dos outros. Quarta Feira contra o Porto é que deve ser giro.

Anónimo disse...

ao anonimo das 16:57, o senhor nao devia estar no pavilhao concerteza, se visse o jogo entre o benfica e o porto, nao estava para aqui a falar, o campo parecia inclinado. Mas mais uma vez felicito quem nomeia os arbitros por nomear esta dupla que é amiga pessoal do senhor magalhaes! Muitos parabens, OBJECTIVO CUMPRIDO!
ATLETA

Anónimo disse...

Benfica tem a melhor equipa de Portugal no escalão de juvenis, quem acompanhou os jogos sabe disso.

Anónimo disse...

oh jorge almeida, alguem lhe perguntou alguma coisa? sinceramente homem, convença-se que nao ha nenhum premio para quem deixa mais comentarios. deixe de comentar coisas que nada têm a haver com o topico.so diz baboseiras mesmo.

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 20.30. Tem a melhor equipa que ate se encontra na fase final .. Eu acompanhei os jogos contra o Aguas Santas , Moimenta e Fc Porto , e o que vi do Benfica foi sinceramente nada ou seja ZERO.
No jogo com o Aguas Santas ganharam nos últimos 5 minutos de jogo , o factor sorte entrou aqui.
Contra o Moimenta , não há nada dizer .
Mas contra o Fc Porto , meus caros colegas , os juvenis do benfica já entraram com gola alta a pensar que la por terem ganho dois jogos já se encontravam na final .. Levaram uma pinga do Fc Porto que foi bem merecida .

Para dizerem asneiras "Benfica tem a melhor equipa de Portugal no escalão de juvenis, quem acompanhou os jogos sabe disso." MAIS VALE ESTAREM CALADOS

Anónimo disse...

Benfica tem a melhor equipa de Portugal no escalão de juvenis ??
LOOL essa foi de rir mesmo !

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 20:30. Se o Benfica tem a melhor equipa de juvenis de Portugal porque é que não se apurou para a fase final? E como pode afirmar isso se eles nunca jogaram contra ABC e Sismaria esta época? O facto de ter bons valores individuais não é sinónimo de ter boa equipa. Para jogar bem andebol não basta ter os jogadores mais hábeis, o jogo colectivo é fundamental. Será que o Benfica é melhor que os outros nesse aspecto?

Anónimo disse...

O meu caro anónimo das 20.30.
O meu caro esteve este fim de semana no pavilhão a assistir a esta fase intermédia? Se sim o meu caro viu como eu que isso não é verdade, o Benfica têm uma equipa de Juvenis "engraçada", excelentemente dirigida pela Prof. Ana Sobral mas extremamente desequilibrada individualmente, ou seja com 2/3 excelentes jogadores mas os restantes não passam duma qualidade média e mesmo baixa.
Já no que diz respeito ao Aguas Santas têm claramente um sete base e pelo menos mais um atleta no banco de excelente qualidade técnica e individual acima da média, já no que diz respeito ao colectivo esse é mais fraco. O F.C.Porto meu caro têm 4 jogadores excelentes e um colectivo fantástico, alias a vitoria do Benfica na 6ª. feira foi mais uma derrota colectiva do Aguas Santas do que uma vitória do Benfica, relembro que o aguas santas esteve 52m de jogo sempre a ganhar e "entregou" o jogo ao Benfica depois daquela inconsciente e altitude do seu lateral direito que diga-se de passagem é um jogador acima da média mas que poderia ter prejudicado gravemente a sua equipa.
Por último o meu caro "anónimo" concerteza nunca viu o ABC ou mesmo o Sismarias a jogar por isso é melhor não fazer esse tipo de afirmações.
Em minha opinião que nada tenho a ver com nenhum dos 4 clubes muito menos com os que foram eliminados estão na fase final as melhores 4 equipas Nacionais.
Saudações andebolistas

Anónimo disse...

O Benfica e a brilhante Escola de "Formação" do Belém bem se podiam juntar, porque alguns jogadores formados pelos outros realmente estão lá, falta-lhes é tudo o resto, a começar nos Dirigentes e a acabar nos Treinadores que não os têm .

O ÁGUIA DOS PASTEIS

Anónimo disse...

A "benção" da Calçada da Ajuda ao Prof. Pedro Alvarez e ao Ginásio do Sul não podia durar para sempre .

Ainda começaram por existir uns "empurrões" no inicio desta fase final, mas cedo a FAP e os seus serviçais rápidamente perceberam que eles não tinham "estofo" suficiente apesar do "amparo" e mudaram as "agulhas" para outros interesses .

O ZÉ DE CACILHAS

Anónimo disse...

Começa-se a notar já no Águas Santas o dedo do meu amigo Prof. "Joca", aquilo que na altura da contratação do Joca eu disse vai ser uma realidade.
Não tenho duvida que a Direcção do Aguas Santas acertou... e por aquilo que eu "ouvi" por estas bandas de Barcara Augusta dizer mais "alguém" da confiança do Joca vai a caminho para reforçar os quadros técnicos das camadas Jovens do Aguas Santas.
Bracarense sempre..

Anónimo disse...

Vamos ser claros, o Aguas Santas e o Porto são as melhores equipas de juvenis de Portugal juntamente com o ABC, queria destacas 2 jogadores, um do Porto e outro do Aguas Santas, do lado do Aguas Santas o ponta direita Bruno Rodrigues sempre empenhado em cumprir o seu papel, do lado do Porto o pivot Carlos Capela, mortifero na hora da decisão.

Anónimo disse...

Pois meu caro colega tanto no Aguas Santas como no Porto não há nenhum jogador com esse nome.

Anónimo disse...

Gostava de saber como certos senhores dizem que foi sorte e demérito do aguas santas a vitoria do benfica na sexta-feira.

Primeiro o benfica veio de uma viagem de 3 horas. penso que isso conta e isso refleciu-se na primeira parte.
Asegunada parte o jogo foi outro, onde o benfica mostrou todo o seu poderio e conseguio recuperar uma desvantagem que tinha de tres golos ao intervelo.
Será so sorte?

Anónimo disse...

Pois caro anónimo das 23.44 de 28/4, têm toda a razão o Benfica mostrou "todo" o seu "poderio" nesta fase intermédia, um "poderio" tão grande tão grande que estará em Leiria a lutar pelo titulo Nacional.....
Por favor sejam humildes e desportivamente honestos e sejam capazes de aceitar a realidade das coisas como elas são, este ano o benfica não tinha equipa para estar nos 4 melhores, alias nenhuma das equipas de Lisboa este ano tinha qualidade/s individuais e colectivas para lá estar, estão lá as 4 melhores e ponto final paragrafo, para o ano é outro ano e logo se verá.

Anónimo disse...

Comentario das 23:44, de 28 de Abril :

- A morte ou o insucesso quando chegam trazem sempre uma desculpa, pelo que já lemos e ouvimos "tretas" melhores .

UM PASTEL

Anónimo disse...

a única coisa que sei é que o águas santas deu uma "bofetada de luva branca" a muita gente. parabéns aos miúdos que lutaram imenso, unidos, principalmente nos dois últimos e decisivos jogos.

UM ADEPTO ATENTO