gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 4 de abril de 2010

Competições Europeias 2009 / 2010 - XII

SPORTING NAS 1/2 FINAIS

O andebol português masculino, esteve a um passo de fazer história, não fosse a derrota do Xico Andebol no jogo da 2.ª mão, com 10 minutos finais fatais, e hoje teríamos história, com duas equipas apuradas para as 1/2 Finais.

CHALLENGE CUP – Masculina 1/4 Final

1.ª Mão
MMTS Kwidzyn ( Polónia ) 2528 Xico Andebol
2.ª Mão
Xico Andebol 23 – 28 MMTS Kwidzyn ( Polónia )

Apesar de a eliminatória ter sido jogada em Guimarães, deve dar todo o mérito ao Xico Andebol, que apesar de desfalcado de um dos seus mais importantes jogadores , o Guarda Redes Ivo Silva, começou a escreveu uma bela página no seu ainda curto historial, vencendo o jogo da 1.ª mão, embora dificilmente , mas já vencia ao intervalo ( 17-11 ), soube gerir muito bem essa vantagem.

No jogo da 2.ª mão o Xico Andebol , realizou uma excelente primeira parte num jogo bastante equilibrado , chegando ao intervalo a vencer por 13-12. O momento chave do encontro dá-se aos 37 minutos quando Rui Silva se lesiona, e limitou todas as acções ofensivas da jovem equipa de Guimarães. Apesar do extraordinário trabalho defensivo o Xico Andebol, claudicou física e anímicamente nos últimos 10 minutos em que apenas marca um golo e de livre de 7 metros a 2 segundos do fim do encontro. Com 3 livres de 7 metros falhados e várias falhas técnicas no ataque neste período, o Xico Andebol deitou a perder a oportunidade de equilibrar o marcador e poder resolver a eliminatória a seu favor. A equipa Polaca , senhora de um poder de 1.ª linha digno de realce , nunca se entendeu com o jogo dos portugueses nos 6 metros, mas venceu fruto do seu maior poderio físico e da maior experiência dos seus jogadores. No Xico Andebol, deve-se salientar a extraordinária exibição do Guarda Redes Paulo Sampaio, o do jovem Rui Silva que apesar de lesionado ainda regressou com bastante sacrifício para ajudar a sua equipa, e o “veterano” da equipa o pivot José Ricardo Costa, que fez uma exibição de encher a “olho”. No conjunto polaco , o destaque vai para o n.º 10 Adamuszek e para o Guarda redes n.º 16 que salvou a sua equipa no segundo período Suchowicz. A arbitragem da dupla holandesa, Peter Bol / Ed Van Eck , teremos de dizer que foi fraca, quando não se sanciona as bolas ao pé e a equipa que comete falta, fica em vantagem, está tudo dito.

Stiinta Municipal Dedeman Bacau ( Roménia ) 28 – 23 Sporting

Conforme tínhamos previsto os 6 golos de vantagem obrigavam a cautelas na deslocação à Roménia . O Sporting soube sofrer num pavilhão com 1500 espectadores, e com forte apoio à equipa Romena, soube controlar as emoções e a ansiedade, mesmo em inferioridade numérica , perdendo apenas por 5 golos de diferença, e garantindo dessa forma o histórico apuramento para as 1/2 finais de uma prova Europeia. Ao intervalo registava-se o resultado de 16-13 a favor da equipa Romena.

O Sorteio realiza-se dia 6-04-10, ficaram apuradas para as Meias Finais - Sporting, RD Slovan ( Eslovénia ) , MMTS Kwidzyn ( Polónia ) e o  Bologna United ( Itália ).

O Banhadas Andebol

17 comentários:

Anónimo disse...

"A arbitragem da dupla holandesa, Peter Bol / Ed Van Eck , teremos de dizer que foi fraca, quando não se sanciona as bolas ao pé e a equipa que comete falta, fica em vantagem, está tudo dito."

CJ és mesmo muito fraquinho... nem as regras sabes e mesmo assim teimas em comentar arbitros mesmo sendo eles internacionais... vai ler o que diz a regra sobre a bola no pé!!!

A caravana passa e são sempre os mesmos a ladrar.

Saudações desportivas
Um professor da modalidade

Anónimo disse...

afinal não é só o F.C.Infesta a equipa com "arruaceiros" nas bancadas! hoje no jogo Xico -MMTS Kwidzyn, vi um fervoroso adepto do Xico, tentar agredir um dirigente da equipa polaca! quando as coisas não correm bem os árbitros passam a ser os maus da fita e vingam-se nos dirigentes adversários! enfim.... uma vergonha!

um adepto atento

Anónimo disse...

site da FPAndebol

Sporting CP passa às meias-finais da Challenge Cup
Logo Challenge Cup
Apesar da derrota na Roménia, o Sporting CP garantiu a passagem às meias-finais da Challenge Cup, eliminando os romenos do Stiinta Municipal Dedeman Bacau.

Depois da vitória em Lisboa, por 30-24, no jogo da 1ª mão, o Sporting não conseguiu vencer o jogo da 2ª mão, disputado este sábado, em Bacau.

Ao intervalo, a equipa romena já vencia por 16-13, resultado que o Sporting não conseguiu inverter. Cinco golos de vantagem deram a vitória ao Stiinta Municipal Dedeman Bacau: 28-23.

Apesar da derrota na Roménia, o Sporting CP garantiu a passagem às meias-finais da Challenge Cup masculina.

O jogo foi dirigido pela dupla de arbitragem austríaca Radojko Brkic / Andrei Jusufhodzic.

A turma vimaranense perdeu o segundo jogo por 28-23, pelo que o triunfo de sábado (28-25) se mostrou insuficiente. O Sporting é assim a única equipa portuguesa nas meias-finais da Challenge Cup.
O Xico Andebol foi esta tarde afastado das meias finais da Challenge Cup em andebol, ao perder por 28-23 com o MMTS Kwidzyn da Polónia, em jogo da segunda mão dos quartos-de-final da competição, disputado em Guimarães. Recorde-se que no jogo da primeira mão, igualmente disputado na Cidade Berço, a formação vimaranense tinha ganho por três golos (28-23), margem que se mostrou insuficiente face à derrota desta tarde.

Sem os lesionados João Ferraz e Ivo Silva, e dispondo apenas de um guarda-redes, Paulo Sampaio - que voltou hoje a exibir-se em excelente plano - a equipa de Nuno Santos acusou em demasia as limitações do seu plantel. Se durante toda a primeira parte o resultado foi equilibrado, a vantagem tangencial com que o Xico foi para o intervalo (13-12), fazia adivinhar dificuldades para o segundo tempo. A meio da segunda parte os polacos fizeram um parcial de 0-3 que passou o resultado de 21-18 para 21-22 e daí para a frente tudo se tornou difícil para a turma portuguesa. E ainda pior ficou com a lesão de Rui Silva, que regressou ao campo a cinco minutos do fim (22-25), numa altura em que a confiança do adversário estava tão em alta quanto o cansaço da equipa lusa.

NUNO SANTOS:
‘Dignificámos o andebol português’
No final do jogo, Nuno Santos mostrava-se conformado com o desfecho da eliminatória e orgulhoso do trabalho da equipa.

O sorteio das meias-finais realiza-se na próxima terça-feira, 6 de Abril.

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

já agora, tem que consultar o que o Sr. Eng. Carlos Capela escreve sobre o assunto.

Já agora, boa sorte para o Sporting, e que apanhe, nestas meias-finais, com estes polacos, que me parecem ao alcance dos leões, desde que estes mostrem todas as suas garras.

Anónimo disse...

O nível qualitativo da Taça Challenge tem vindo a decair com os anos, havendo cada vez mais países com boas equipas a não participar na competição. Isto não invalida que as equipas portuguesas não possam ser congratuladas pelos sucessos, mas a forma como a comunicação social exagera nos méritos dos portugueses leva os espectadores menos atentos a pensar que as nossas equipas estão a fazer algo extraordinário. Desde o início da Taça deste ano, e vendo as equipas participantes, pensei cá para mim: o Sporting tem a obrigação de, pelo menos, chegar à final. Pelo plantel que tem e pela qualidade (ou falta dela) que as outras equipas apresentam. Agora até digo mais: o Sporting tem obrigação de ganhar a Taça Challenge. Seria óptimo para o currículo, mas não seria nada de extraordinário. Estou capaz de apostar que se lá estivessem FC Porto, Madeira SAD, ABC ou até o Benfica (apesar de serem especialistas em darem tiros nos próprios pés...), muito provavelmente teriam feito tanto ou melhor que o Sporting. Felizmente para o Sporting, num ano em que apetrechou bem a sua equipa, foi jogar esta Taça. Se tem tido o azar de ir jogar a EHF ou a Taça das Taças, onde se joga andebol a sério, já tinha vindo como os outros com o rabo entre as pernas.
Sejamos sérios. O nosso andebol é de 2ª divisão em qualidade e 3ª em organização: ontem o Xico só tinha um GR inscrito! Se calha de se magoar ia ser vergonhoso.
Se repararem até hoje só houve duas equipas portuguesas a jogar a fase de grupos da Liga dos Campeões (O ABC uma série de vezes nos anos 90 e o Sporting uma vez na última década). Aí, onde a competição é muita, os portugueses pouco fazem. Portanto, não vale a pena estar a endeusar o Sporting porque se pode dizer que são os principais candidatos à Taça. Oxalá vençam e que se possa repetir para o ano este desempenho, por eles ou por outros.

Anónimo disse...

Consultar o Eng Carlos Capela ?
Oh Jorge Almeida vai dar banho ao Cão, ele nem para ele sabe!! olha a vergonha que fez no jogo Benfica Madeira.
Espero que o J.Macau lhe tenha ensinado alguna coisa.
Jorge Almeida para de dizer baboseiras

Anónimo disse...

Em Guimarães o grande dirigente Polaco, sentiu-se seguro, virou-se para o publico, gesticulou, agarrando os testiculos. Foi pena não ter levado com um caixote do lixo em cima!

Anónimo disse...

Como é que o Xico jogou 2 vezes em casa?

Anónimo disse...

O xico só tinha um GR inscrito, porque a lesão do Ivo é recente e não havia tempo para inscrever outro GR, além disso, o Xico nunca pensou chegar a esta fase da competição e por ultimo a inscrição de qualquer atleta extra é muito cara.

Anónimo disse...

Boa noite!
Custa me a percerber pk se dá tanta importância ao Ferraz , se ele teve a maior parte da época de fora! o xico chegou onde ghegou sem ele !

Anónimo disse...

Vergonha é o dirigente Polaco não saber ganhar, esteve o jogo todo escondido como um rato, quando se apanhou a ganhar, andou a tentar agarrar em algo que não vislumbrei e a fazer gestos que...enfim, ficam com quem os pratica.Estava muito perto do acontecimento e detesto este tipo de coisas, mas que o Polaco merecia ser castigado, merecia.
Parabéns ao Xico pelo grande jogo e entrega e em particular ao Nuno santos, por aquilo que ele é.

Anónimo disse...

O anónimo das 12.33 deve saber tanto de andebol como eu de cricket.
Deve ser dirigente do Barcelona. do Monteplier ou algo por aí...
Fosse qual fosse a equipa teriamos de nos congratular com o feito das equipas portuguesas. S´o é pena o Xico também não estar lá.
Se formos a falar em obrigações, então o que dizer da grande equipa (que o é) do Bacau?
Sejamos sérios porque com amigos como o senhor (que até teria adivinhado alesão do Ivo e teria gasto dinheiro a inscrever outro)quem precisa de inimigos...Deve ser francês, espanhol ou algo assim, pois o que é português é mau!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 23:43. Eu não disse que não me congratulava com as vitórias das equipas portuguesas. E não é pelo facto de achar que o Sporting tem obrigação de chegar, pelo menos, à final que acho que não há mérito nisso. Uma comparação simples: no campeonato português de futebol muito provavelmente o Benfica será campeão. Neste momento tem até obrigação para isso. No início era um dos fortes candidatos. Se o for, merece os parabéns mas, a partir deste momento, não faz mais que a sua obrigação. O Braga andou muito tempo em 1º e fez um bom campeonato, mas toda a gente sabia que mais cedo ou mais tarde cederia. Porquê? Porque a concorrência é muito forte. Suponhamos agora que os chamados 3 grandes desistiam do campeonato português. Diga-me lá se o Braga não seria um sério candidato ao título, com obrigação de lutar por ele? Repare que isto não significa que o seria e que caso acontecesse não teria mérito. O que eu quero dizer é que a Taça Chalenge é como o campeonato sem os grandes. Neste momento, e porque algumas das equipas com maiores possibilidades já saíram, o Sporting tem obrigação de se assumir como favorito à sua conquista. Ser pequeno é não o fazer. Ser português é achar que os outros é que podem assumir isto, ou não será assim? Agora não compare a qualidade das competições. Se o Sporting jogasse no campeonato com "os grandes", o mais certo é já ter vindo de férias, à semelhança dos outros.
Outra coisa, o Bacau não é uma grande equipa. É uma equipa razoável, como o Sporting também é. Seriam talvez os adversários mais difíceis ainda em competição. Seriam os "outros favoritos". Felizmente o Sporting passou. Na minha opinião podia até ter feito melhor. Mas passou. Se o Bacau é grande equipa então o Kiel, Montpellier e outros são enormes. E a esses não chegamos ainda.
Fiquemo-nos muito satisfeitos com a Chalenge... à português (aqui prefiro ser francês ou espanhol como sugeriu, pelo menos penso em grande - lá nem sabem quem é o Bacau...).
Quanto ao amadorismo no andebol português, as evidências são tantas (salvo as excepções de quem tem dinheiro - os "grandes" - e mesmo assim...) que nem vale a pena falar.
Um conselho: estude cricket, também faz parte da cultura geral.

Anónimo disse...

As suas observações são ridiculas. Faz análises com base em ses, hipóteses, etc.
Factos meu senhor, objectividade e rigor não fazem mal à pretensa cultura de ninguém.Nem mesmo aos cultos do futebolês...
Saiba que o Bacau tem 3 milhões de orçamento. Com esse dinheiro cá qualquer um seria enorme, como os apelida...Nas mãos dos "mediocres" e "amadores" dirigentes portugueses garanto-lhe que com este dinheiro andaríamos lá bem alto com as nossasa equipas.
Os factos são: SCP e Xico estão(estiveram) lá.
No campeonato dos "pequeninos", mas de topo. Uma taça internacional é uma taça internacional.
Bem haja Scp, Xico, Horta, Abc...

Anónimo disse...

Constatada a derrota caseira de ontem do SCP com o ABC, e o hipotecar definitivo da luta pelo título, desaproveitando desaires alheios para de imediato se colocar na discussão do 1º/2º lugar, temos efectivamente de questionar o que se passa naquela equipa.
Não estando em causa o valor da equipa(leia-se jogadores) nem da equipa técnica (leia-se Faria), constata-se de facto que uma( a equipa) não casa com a outra (leia-se treinador). Este não desaprendeu seguramente, mas aqueles jogadores também não deixaram de saber jogar, têm potencial, futuro, condições de evoluir, treinam, sentem a modalidade, o clube cumpre com eles.
O que falha então?
Perdoem-me mas é notório que falha em toda a linha a relação treinador-jogadores. Não há mais empatia entre eles(se alguma vez houve...), não há fio de jogo consequente, não há um modelo claro e estável, há jogadores que dum jogo para outro vão de 8 a 80 (Petric, Solha, Fábio,Bosko, Rocha)em termos de rendimento efectivo e, na hora do aperto, feita a borrada entrega a equipa aos miúdos e coloca-lhes nos ombros a responsabilidade de gerir emoções e pressões.
Lamentavelmente, mas tenho de convir agora, que com outro técnico que traga mais alegria de jogar, mais motivação e menos rigidez táctica, impondo um modelo moderno, dinâmico e onde não se corte a espontaneidade e criatividade dos jogadores, o SCP irá seguramente melhorar e mostrat todo o seu potencial.
Concluindo: impõe-se agora a intervenção da liderança directiva e a urgente animação adquele grupo que nem com a motivação de estar em semi finais importantes e prestigiantes consegue ganhar auto estima para se superar e fazer o que sabe e gosta...

Anónimo disse...

Concordo em pleno com o frio comentario anterior: o SCP não precisa de mais treinador,. Precisa de outro tipo de treinador, mais psicologo e menos "soviético" e vaidoso!

Anónimo disse...

Com tantos Treinadores Masters que existem para aí "FABRICADOS", é trocarem rápidamente antes que seja tarde .

Por exemplo: gostaríamos de ver à frente da equipa, uma dupla que promete sempre muito, composta pelo
MANTEIGAS com o PEDRO ALVAREZ .