gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 16 de março de 2010

Novas Regras a entrar em vigor em Agosto de 2010 - IV

Continuando na descrição das principais alterações aprovadas, e a entrar em vigor em Julho de 2010. Hoje terminamos as Regras 8 e 16 – Faltas e Conduta Anti-desportiva, e Sanções.
Regra 8 ( Faltas e Conduta Anti-desportiva ) e Regra 16 ( Sanções )
( Continuação )

Nesta regras, conforme já informamos existirão algumas alterações, umas simplesmente de forma e outras bastante profundas e de conceito.

5) Existe agora uma clara distinção entre as desqualificações ditas “normais” ( sem a obrigatoriedade de informação escrita adicional ) ,e aquelas que são mais sérias e grosseiras que requerem obrigatoriamente uma informação adicional escrita, para posteriores sanções após os jogos.

Estas últimas aplicam-se , quando se considerar que a desqualificação não é punição suficiente, Por exemplo:

a) Faltas violentas;
b) Faltas violentas não relacionadas com o jogo, e que não se podem confundir uma acção defensiva lógica;
c) Desqualificações no último minuto, etc…

6) Com as atitudes anti-desportivas, passa-se algo similar, tendo a partir de 2010, TRÊS tipos de atitude anti-desportivas:

a) Simples ( Punem-se com sanção progressiva ),
b) Graves ( Punem-se com Cartão Vermelho )
c) Grosseiras ( Punem-se com Cartão Vermelho e obrigatoriamente com relatório escrito adicional, para possibilitar uma suspensão após o jogo )

Como exemplo deste último caso, poderemos citar o comportamento ameaçador ou o insulto a outra pessoa, ou a acção anti-desportiva que impede um golo no último minuto com um marcador critico.

7) Desaparece a expulsão, que passa a “Cartão Vermelho, mais obrigatoriamente informação escrita”.
Como sabemos, desde à algum tempo que se procura uma solução para o tema expulsão, dado que raramente os árbitros aplicavam esta sanção, talvez porque , fazia com que a equipa jogasse o resto do jogo com menos um jogador, e que parecia um castigo demasiado severo e indesejável.

8) É completamente esclarecido que quando o Guarda Redes, abandona área de baliza, assume a responsabilidade de evitar o choque com os jogadores atacantes adversários.
Isto , porque ele está normalmente numa posição que têm uma visão global da situação, então é lógico de que tem de assumir a responsabilidade.

No próximo artigo falaremos da Interrupção do jogo pelo cronometrista ( Esclarecimento N.º 9 )

O Regras

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por estes artigos de divulgação, senão não sabiamos de nada. É pena que só existam comentários às caldeiradas. Quando o assunto é sério ninguem diz nada. Paciência, continuem.

Anónimo disse...

e a regra dos passos?? É verdade que passarão a ser 5 apoios e 3 passos??

Jorge Almeida disse...

Para quem não tenha "cheta", e goste de ver andebol, no link abaixo tem uma lista de jogos de andebol que vão passar em directo na TV, Internet e Rádio, de 15 a 21 de Março de 2010:

http://www.setemetros.com/andebol-na-tv-internet-e-radio-de-15-a-21-marco-de-2010-t31.html