gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 18 de março de 2010

Crónica de Fim de Semana – 24/01

Iniciamos a nossa crónica com a PO01 , e a 21.ª Jornada que hoje se realizou.

Gostaríamos de perguntar qual o motivo , da não realização de transmissões, quando as jornadas são efectuadas em dias de semana, será que por exemplo, uma jornada com um Belenenses/FC Porto e um Sporting/Xico Andebol, não mereciam uma Transmissão???Responda quem souber!!!

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos

21.ª Jornada ( 10.ª da 2.ª volta ) – Resultados
SC Horta 29 - 32 Madeira SAD
Marítimo 29 – 29 AC Fafe
S. Bernardo 24 – 25 Benfica
ABC 32 – 27 Águas Santas
Sporting 30 – 23 Xico Andebol
Belenenses 23 – 29 FC Porto

Jornada com alguns jogos interessantes, e que tinham influência directa na definição do 6.º apurado para o Grupo “A” da Fase Final. O Jogo de todas as atenções , era o Sporting/ Xico Andebol, que na 1.ª volta terminou com a vitória dos jovens de Guimarães, mas desta vez o Sporting, venceu efectuando uma boa 1.ª parte ( 16-9 ), com João Pinto a ser o mais eficaz ( 8 golos ) e com este resultado garantiu o apuramento para o Grupo A da Fase Final. O Belenenses/FC Porto , um clássico do Andebol Nacional, despertava a curiosidade de ver a reacção dos homens de Belém após a derrota em Aguas Santas, diante um FC Porto, que tem vindo a demonstrar, ser a equipa mais equilibrada do Campeonato, Venceu o FC Porto um jogo mal jogado, em especial no 2.º tempo , e em que ao Intervalo a equipa portista já vencia ( 18-10 ), O Belenenses, parece-nos em autêntica quebra física e anímica. O S. Bernardo/Benfica, era à partida outros jogos que face ás últimas exibições e as limitações do plantel do Benfica, e a qualidade e “garra” dos Aveirenses, despertava curiosidade , e na realidade foi jogo sempre equilibrado, vencendo o Benfica pela margem mínima. O Marítimo/AC Fafe , jogo entre os últimos classificados e que terminou com um empate, o consagra o primeiro ponto positivo da AC Fafe, que se dá bem cm os ares da Madeira, pois na semana transacta , já tinha efectuado um excelente jogo contra o Madeira SAD, e que num jogo equilibrado e que comandou durante largos períodos estando na posição de vencedor ao intervalo ( 14-15 ). O SC Horta/ Madeira SAD que terminou com a difícil vitória da equipa Madeirense, num jogo em que SC Horta comandou o mesmo durante largo período de tempo, ao intervalo vencia ( 15-13 ) , O Madeira SAD apenas passou pela 1.ª vez, para a frente do marcador aos 40 minutos de jogo. A uma jornada do fim desta fase reforçamos a nossa opinião de que com este esquema de prova corre-se o risco de ter o vencedor encontrado ainda antes do inicio da Fase Final do Grupo “A”, tal a diferença pontual existente entre o 1.º e os outros possíveis apurados. E já estão definidos os apurados para o Grupo “A” ( FC Porto, ABC, Benfica, Madeira SAD, Belenenses e Sporting ) as restantes equipas irão disputar o Grupo “B”. O FC Porto comanda com 58 pontos, seguido ABC e Benfica com 51 pontos, Madeira SAD com 50 pontos, que ultrapassou a equipa de Belém agora com 48 pontos, o Sporting garantiu o 6.º lugar com 47 pontos, o Xico Andebol por sua vez j+a não será desalojado do 7.º lugar com 41 pontos pois o S. Bernardo que se encontra em 8.º lugar tem apenas 38 pontos.

O Banhadas Andebol

18 comentários:

Anónimo disse...

~Corre-se o risco ??? MAs ao menos é premiada a regularidade de quem mais jogos venceu. Grande treta era o modelo dos playoffs, onde quem acabasse a 1ª fase em 8º ainda poderia ser campeão.

Jorge Almeida disse...

Fui ver o Belenenses - Porto, e o Sporting - Xico.

Só dá para perguntar porque é que o Belenenses - Porto não começou, pelo menos, 30 minutos mais cedo.

Não achei que fosse mau jogo, como vocês escreveram. Grande 1ª parte do FC Porto, especialmente entre os 5 e os 15 minutos da 1ª parte (onde cavou a diferença que geriu no resto do jogo). Nesse período, calhou tudo bem ao Porto, com erros da defesa de Belém provocados pelo ataque tripeiro.

Depois, o Porto "tirou o pé do acelerador" até ao intervalo.

Nos 10 minutos da 2ª parte, houve uma reacção muito interessante do Belenenses, que passou muito desse tempo no ataque, mas a defesa do Porto conseguiu limitar os prejuízos. Os tripeiros só tiveram problemas na saída para o contra-ataque. Nesse período, Tó Campos foi um mero espectador. Foi um período de "não marco nem deixo marcar", como alguém disse bem na bancada.

Depois desse periodo, o Belenenses, sempre que estava em processo defensivo, defendeu mais aberto e agressivo que na 1ª parte, colocando dificuldades à circulação de bola em progressão que o Porto costuma fazer no seu ataque. Mas isso não chegou para sequer baixar dos 4 golos de diferença ...

Melhor em campo: Wilson
Momento do jogo: O nivel de jogo apresentado pelo Porto entre os 5 e os 15 minutos da 1ª parte.
Momento caricato do jogo: Um golo sofrido por Tó Campos na 2ª parte. Com a bola na mão, escorregou, e deixou a bola deslizar para dentro da baliza. Digno dos apanhados.
Arbitragem: Boa arbitragem no geral. Com alguns erros de avaliação em poucos lances.

Nota positiva para o publico: Boa moldura humana para um jogo que começou às 20 horas duma 4ª feira. Para além disso, houve um sadio despique de cânticos entre os poucos representantes dos Super Dragões e a massa adepta azul. Deu para rir.

Nota negativa: Excesso de polícias no pavilhão. Será porque o adversário era o Porto? É que, pelas minhas contas, dentro do pavilhão, estavam 15 policias. E só 2 ou 3 é que estavam a olhar para as bancadas, o resto estava a apreciar a partida (mais uma prova que o jogo não foi tão mal jogado como vocês escreveram).

Jorge Almeida disse...

Para quem tenha uma extensa colecção de vídeos de jogos de andebol, e queira aumentar a sua colecção, tem uma boa oportunidade, respondendo ao apelo lançado no link abaixo:

http://balonmano.mforos.com/142972/9067351-balonmano-handball-video/

Anónimo disse...

Alguém nos sabe esclarecer sobre o que se passou no jogo de Aveiro?

Anónimo disse...

Quero ver onde vão arranjar data para repetir o São Bernardo - Benfica? Depois do início da 2ª fase é possivel?

Oralilolé, vai ser bonito

Anónimo disse...

O que se passou em Aveiro?
Protesto: Sim

Está no boletim de jogo no site da FAP!

Anónimo disse...

Muito simples: um emblema pesado (Slb); uma dupla ainda sem qualquer estaleca técnica e mental para um tal peso; uma equipa pequena completamente espezinhada pelo sistema e um cinjunto de erros técnicos clamorosos e primários; uma mesa muito inclinadaexclusivamente para o banco do SB.
Uma verginha sem qualquer necessidade e um muito mau wespectáculo para quem, a um dia da semana, meteu no pavilhão mais de mil pessoas... que concluiram que este não é um desporto onde impere a verdade desportiva!

Anónimo disse...

Entao as meninas que apitaram em Aveiro não sabem que uma equipa tem que ter sempre gr em campo e depois de desqualificarem o gr do SB deixaram esta equipa concluir o jogo com 6 atletas em jogo e nenhum era gr?

ai ai, que bonito erro técnico!

Anónimo disse...

Um jogo com protesto, e tinha delegado , que por sinal era de Aveiro, e a dupla desse jogo , é nomeada nem mais nem menos para o jogo da última jornada que é transmitido pela televisão, está tudo bem então, olá ri lol´, lá vamos cantando e rindo, o que é preciso é acreditar na malta. Alguém já disse que o Portugal Espanha é na luz e ainda acreditam que um protesto contra o Benfica tenha sucesso , só os poetas.

Anónimo disse...

as meninas para porto abc meu deus sr. galambas va embora por favor tenham vergonha nessa cara po2 ja e de mais para elas

Anónimo disse...

O mal é que o Sr. Major anda a promover duplas de 2ª divisão para árbitros EHF e deixa outras melhores e mais experientes na prateleira internacional. Se fosse o selecionador nacinal a convocar jogadores de 2ª categoria para a seleção e a fazer asneiras atrás de asneiras caia-lhe tudo em cima. O mal dos árbitros vem de cima e esta dentro da própria classe onde existem tremendas injustiças praticadas por quem manda (Major e FPA).

Anónimo disse...

Curioso... fui ao site da federação e PO1 1ª divisão desapareceu...
Coincidências?

Anónimo disse...

ULTIMA HORA

ACF mudou a sede social para a Madeira.

Anónimo disse...

AMIGOS,

Várias imprecisões, como quase sempre e infelizmente.

1. Quanto às transmissões televisivas: quem manda é a RTP. Ponto final! Percebem? É assim no andebol, no voleibol, no rugby e até no futebol. Ou julgam que os clubes da I.ª liga de futebol jogam às oito da noite às segundas-feiras só para chatear os sócios? Percebam isto de uma vez por todas: as transmissões são calendarizadas pela RTP com a opinião da FAP. Mais nada!

2. Sobre jogo de Aveiro. Não tinha delegado, não senhor! Ou melhor, tinha, estava nomeado mas, como estava doente, não foi. E agora, vamos cruxificá-lo por ter adoecido?

3. Quanto ao protesto: o S.Bernardo foi prejudicado por esse erro técnico? Então, se não foi, acham que o protesto vai ser despachado favoravelmente?. Vejam este exemplo: uma equipa só pode jogar com sete jogadores. E então, se estiver a perder por um ou por dois, e no minuto final, por má fé, meter um oitavo jogador durante meia dúzia de segundos e os árbitros não vêem. Protestam o jogo??? Não faltava mais nada.

Um conselho final - pensem um bocadinho antes de escrever.

Beijos e abraços.

Anónimo disse...

deixa-me tirar uma conclusão o Gr do s.bernardo foi desqualificado, a equipa acabou a jogar com 6 jogadores de campo sem Gr,pergunta é porque eu não sei o desenrolar do jogo. Destes 6 jogadores de campo há algum de colete a fazer de gr? se há não há erro técnico se tiver os 6 jogadores em campo sem colete aí sim há erro técnico porque tem que sair um atleta para cumprir os 2m do gr.
Atento um Arbitro

Jorge Almeida disse...

Bem longe destas confusões do jogo de Aveiro esteve o jogo arbitrado pela dupla de Aveiro.

Para quem não saiba, estou a falar do Sporting - Xico, arbitrado pela dupla aveirense Rodrigues / Capela.

Como vim do Belenenses - Porto, só consegui chegar ao Casal Vistoso já se tinham passado os 1ºs 20 minutos de jogo.

O meu espanto ao olhar para o resultado, não tanto pelos 15 golos marcados pelo Sporting aos 20 minutos de jogo, mas pelos só 5 golos marcados pelo Xico. 15-5 aos 20 minutos!

Não foi um jogo interessante o que vi. O Xico pareceu-me uma equipa cansada, que só conseguia ter sucesso através de acções individuais dos seus jogadores (principalmente da sua principal referência, Rui Silva).

Não sei se foi por efeito duma evidentemente excelente entrada do Sporting em jogo.

Com a diferença feita aos 20 minutos da 1ª parte, o Sporting limitou-se a gerir a vantagem até ao fim, e a rodar o plantel.

No meios disto tudo, o jogo correu bem à dupla de árbitros aveirense. Rodrigues / Capela tiveram o condão de não complicar o jogo, e de parecer fácil o que é sempre difícil. Não digo que não tenham cometido erros de pormenor. Só digo que, globalmente, pareceu-me terem feito boa exibição.

Melhor em campo: João Pinto
Momento do jogo: A entrada "à leão" do Sporting no jogo (no fundo, acabou com o jogo logo ali)

Razoável afluência de publico, especialmente boa para um jogo que começou às 21:30 duma 4ª feira.

Anónimo disse...

Amigo Jorge Almeida folgo em ver que até em Lisboa acompanha os grandes jogos. No entanto discordo apenas em um facto consigo: no Sporting - Xico os arbitros tiveram um erro, que poderia ser grave se o resultado fosse outro, o Xico marcou um golo pela rede lateral, que como os arbitros constataram estava furada. Pararam o jogo para consertar a rede, mas confirmaram o golo ilegal perante a estupefação der Humberto Gomes. Uma distracção de uma dupla de muita qualidade, talvez derivada ao resultado desiquilibrado. Abraço.

Anónimo disse...

É pena mas parece que afinal o golo entrou... os videos esclarecem tudo...