gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

IHF – Escândalo , Mais um… Até quando …

Continua a saga da IHF, e até quando… O que esperam as Federações para tomar posição, acerca destes assuntos. Que tenhamos conhecimento até agora a única entidade , que tomou posição foi a EHF, conforme se pode constatar no artigo inserto no seu site .
“Segundo revela a revista alemã "Der Spiegel", no passado 20 de Fevereiro de 2010, o Conselho da Federação Internacional de Andebol (IHF) aumentou a compensação monetária anual para os membros do Conselho de 204.000 para 1.325.000 francos suíços na reunião realizada em Nanjing, na China, em Dezembro de 2009. O aumento de salário mais escandaloso é referido ao Presidente do IHF, Hassan Moustafa, que aumentou sua compensação 1,567 por cento.
O orçamento anual permitido para altos funcionários da Federação Internacional de Andebol (IHF), de acordo com as informações recebidas pela revista alemã "Der Spiegel", foi aumentado de 204.000 francos suíços para 1.325.000 francos suíços por ano. O aumento do Presidente do IHF, Hassan Mosutafa, foi particularmente drástico.
Aos altos funcionários do IHF foi autorizado uma boa compensação pelos seus magníficos serviços. Isso é claro num documento do próprio Conselho da IHF, que até agora tinha sido mantido em segredo, e no qual estão integrados os 17 altos funcionários da IHF. Segundo este documento, quando o Conselho se reuniu em Dezembro passado, na cidade chinesa de Nanjing, acordaram para eles mesmos, um aumento na atribuição das despesas de um total de 204.000 francos suíços para 1.325.000 francos suíços.
O mais grandioso e impressionante aumento foi do Presidente da IHF, que é de uma percentagem de 1.567 por cento. O egipcio Hassan Mosutafa, que no Verão passado foi reeleito até 2013, terá agora 500.000 francos suíços por ano, em vez dos 30.000 francos suíços que recebia anteriormente.
Os membros IHF aprovaram também um aumento das suas diárias, e em vez das 250 francos suíços por dia quando estão ao serviço da IHF, será agora de receber 400 francos suíços. Para Hassan Moustafa isso resulta num valor de seis dígitos, pois no ano passado declarou ter estado ao serviço da IHF 280 dias.
Recentemente, segundo informa a "Der Spiegel" Moustafa foi criticado por ter um contrato secreto como conselheiro (SPIEGEL 4/2010) com a Agência Sportfive, e que ele tinha dado origem a um depósito, entre Outubro de 2007 e Dezembro de 2009, de um milhão de francos suíços. Este contrato foi efectuado através da empresa local Sport Group. De acordo com isso, a empresa de Hamburgo pagava, os direitos de retransmissão de Andebol mundial, e foi o parceiro mais importante da IHF, ao funcionário do lobby pelos seus um montante de 602.000 euros.
Infelizmente, estes são os líderes que temos neste momento e que dirigem o Andebol Internacional. É com esses dirigentes que os clubes têm lutado durante anos, para tentar que lhes seja pago um seguro para jogadores, e que lhes seja pago uma verba, pela cedência dos seus jogadores ás Selecções Nacionais que participam nos mundiais, e de onde derivam enormes benefícios do IHF. Apenas nos referindo, e para servir como amostra, no passado Mundial de 2009 na Croácia, a todas as estações de rádio que queriam emitir a partir dos pavilhões do evento referido, foram obrigadas ao pagamento de 4.500 euros cada uma. Agora e porquê subir cada ano mais e mais os direitos de retransmissões de um desporto que precisa de mais promoção nos meios de comunicação social e menos do vil metal para dirigentes. Que pena!”
( Traduzido e adaptado de um artigo do Blog a Rosca)
O Reticências

2 comentários:

Anónimo disse...

Já sei onde andam a aprender os nossos dirigentes da FAP!

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

de modo a que os restantes leitores possam ler o artigo do magazine alemão "Der Spiegel", aqui vai o link:

http://www.spiegel.de/sport/sonst/0,1518,679098,00.html

O magazine alemão "Der Spiegel" é uma publicação conhecida em todo o mundo. Não se trata de nenhum jornaleco. Em princípio, terão confirmado esta informação.

Para quem tenha problemas com a língua alemã (como eu), sugiro a tradução para inglês feita pelo Google Translator. A tradução para Português do Google Translator é muito macarrónica, e para PT-BR, o que é mau, pois, como sabemos, o brasileiro médio sabe tanto de andebol como o português médio sabe de basebol.

Para além disso, o site Team Handball News já escreveu 2 artigos baseados neste assunto, mais em concreto no artigo do "Der Spiegel". Aqui vão os links:

http://teamhandballnews.com/news.php?item.964

http://teamhandballnews.com/news.php?item.968

No 1º, acrescentam que, aos 400 francos suíços que os membros do Conselho que dirige a IHF vão passar a receber, acrescem as despesas com alimentação, comida e transporte (que são pagas, ou reembolsadas, pela IHF). Mas só recebem quando estiverem, fora de casa, a representar a IHF.

O 2º é um artigo de opinião assinado por Christer Ahl, um americano-sueco que foi presidente da Comissão de Árbitros (Playing Rules and Competition Commission) da IHF até ao início deste ano.
É interessante ler o que este individuo tem para dizer, pois acabou de sair da IHF (ou seja, sabe os meandros, e até poderá ter beneficiado disto), mas nunca "foi muito à bola" com o Presidente da IHF.