gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Selecções Nacionais - Actividade

Com a interrupção de diversas provas do Calendário Nacional, vamos entrara num período de intensa actividade, com várias Selecções Nacionais, a efectuarem estágios e participações em vários Torneios Internacionais, servindo algumas destas participações como preparação para outras provas Europeias de qualificação para Mundiais, Taças Latinas e outras. Não conseguimos verificar se todas estas actividades encontravam previstas nos calendário de actividades para as diversas Selecções, por o Portal da FAP, mais uma vez, ter desactivado esta opção falhando redondamente na sua informação e transparência.

Não faremos comentários sobre os critérios dos Seleccionadores, apesar de termos as nossas duvidas sobre os mesmos, em especial na Selecção “A” Masculina, em que continuamos a ter um Seleccionador Nacional Adjunto que no nosso entender é um desperdício em termos desportivos e económicos para a Modalidade, e congratulamo-nos por a Federação ter esclarecido os motivos da não presença neste estagio dos jogadores do FC Porto.

Descrição das Actividades

· Selecção Nacional de Seniores Masculina

Estagio de preparação em Rio Maior de 28 a 30-12-2009, preparação, para a disputa da qualificação do Grupo 6, a disputar no Luxemburgo em 16 e 17-01-2010, de apuramento para o Mundial de 2011

Calendário:

GRUPO 6
Dia 15-01-10
Letónia – Luxemburgo ( 19H00 )
Dia 16-01-10
Portugal – Letónia ( 15H30 )
Dia 17-01-10
Portugal – Luxemburgo ( 19H00 )

· Selecção de Juniores “A” Masculina

Estagio em Guimarães de 28 a 30-12-2009, preparação para a participação no Torneio das 4 Nações a disputar na Alemanha de 11 a 18-01-2010.

· Selecção de Juniores “B” Masculina

Estagio em Guimarães de 28 a 30-12-2009, preparação para o Campeonato Mediterrâneo que se vai disputar de 13 a 20-02-2010 no Montenegro.

· Selecção de Juniores “C” Masculina

Participação no Torneio Internacional de Fafe, que se disputa de 28 a 30-12-2009

Calendário :

Dia 28-12-09
Portugal - ABC ( 21H30 )
Dia 29-12-09
FC Porto - Portugal ( 18H00 )
Dia 30-12-09
Disputa dos lugares Classificativos

· Selecção de Juniores “D” Masculinos

Estagio na Golegã de 28 a 30-12-2009.

· Selecções de Juniores “A” e “C” Femininas

Participação no Torneio Internacional Kakygaia de 27 a 30-12-2009 em Vila Nova de Gaia.

· Selecções de Detecção de Talentos Femininos

Estagio em Almada de 28 a 30-12-2009.

Para uma Federação, que ainda à dias , se dizia, estar em crise financeira, a actividade com Selecções não reflecte, nem de perto nem de longe, essa situação, esperamos que a crise já tenha passado.

O Noticias

9 comentários:

Anónimo disse...

Não serão "Selecções" de trazer por casa a mais para o nivel e para o dinheiro que não há?

A FAP que não tome juizo para 2010 e verá quantos Clubes acabam esta época .

O AVISADOR

Anónimo disse...

A unica forma de fazer progredir e valorizar os nosso jovens Ateltas do andebol é a FPA realizar estagios para reorganizar e actualizar o quadro normativo de todos os futuros atletas no plano atletico, técnico/táctico e definição da carreira desportiva.
Face ao amadorismo e limitações de meios dos clubes na generalidade o unico caminho será estes estagios.
bom trabalho.
adc

Anónimo disse...

Por um lado quero acreditar que estes estágios são realizados ao abrigo de protocolos da federação com outras entidades, por outro temo que a opinião dos responsáveis da Ajuda seja igual à do ADC, o que não poderia estar mais longe da realidade. O pouco trabalho de qualidade é feito nos clubes.

Jorge Almeida disse...

Banhadas, ao ver o que a FAP escreveu na notícia que deu, parece-me que houve uma crítica de Olsson ao planeamento da época.

O que pensar quando eles escrevem "... atendendo a que este estágio visa essencialmente manter a forma física dos jogadores numa altura em que a competição está parada ..."?

(A frase foi retirada da página de notícias da FAP)

Não foi o seleccionador Mats Olsson que definiu o planeamento (calendário de competições) da época? Em caso afirmativo, porque é que se está a queixar da paragem de época?

Será que não foi ele que fez este planeamento? Se assim for, tem razão na crítica, mas, em boa verdade, terá de criticar o pessoal da FAP, pois este planeamento partiu da Calçada da Ajuda.

Resta saber quem foi o experto que convocou tantos jogos para os clubes da PO03, que andaram a fazer PO03, PO20 e Taça Presidente da República, durante as 3 1ªs semanas de Dezembro, para agora estarem sem competir durante imenso tempo. Mas isso sou que critico, que sou um mero adepto do andebol, não tenho responsabilidades na elaboração deste calendário.

Anónimo disse...

20:12 - Andebol
FC Porto entra no torneio de Limburg (Holanda) com duas vitórias

O FC Porto, campeão nacional, ganhou este domingo os seus dois encontros na dupla jornada do Torneio Internacional de andebol de Limburg, na Holanda, liderando isolado o Grupo A da competição.

Depois de começar o dia com um triunfo claro sobre os holandeses do Eurotech, por 38-28, o FC Porto concluiu a dupla jornada do Grupo A com nova vitória, desta feita diante dos croatas do RK Porec, por mais equilibrados 30-28.

Na segunda-feira, o FC Porto encerra a primeira fase diante os também holandeses do Haugaland e deve disputar as meias-finais, com um adversário proveniente do Grupo B, cuja liderança é partilhada, ao cabo de apenas uma ronda, pelo Polva Serviti, da Estónia, e o K-Sports, equipa mista de japoneses e sul-coreanos.

os bons clubes organizam-se nas paragens dos trabalhos das selecções os outros metem férias.

Anónimo disse...

Quando se tem vontade de dizer mal qualquer coisa nos serve. Em todo o mundo os campeonatos param nesta altura do ano. Para estágios de selecções para torneios preparatórios de Mundiais e Europeus para o torneio das 4 nacões de Juniores A etc. No que respeita a PO2 e PO3 esta paragem tem justificação na minha optica. O que não me faz sentido é o tempo de paragem entre a 1ª e a 2ª fase dos respectivos campeonatos. Sobre as selecções evidente que custam dinheiro no entanto de queremos evoluir penso que são um "mal" necessário. treinar com os melhores da sua geração não é o mesmo que treinar no clube por muito bem que se trabalhe. o que deveriamos era ter objectivos realistas e assumir claramente para onde pretendemos ir. Devriamos pensar porque é que neste momento em Juniores A e B nos batemos com os melhores do mundo e porque alguns anos mais tarde continuamos no pelotão das equipas que não têm assento permanente nos campeonatos do mundo e da Europa. Esse deveria ser o tema de um debate alargado entre os tecnicos dos clubes e os actuais e anteriores seleccionadores no sentido de identificar o caminho por onde seguir.

Anónimo disse...

“A subjectividade da avaliação do desempenho no desporto” – Crónica de Ricardo Andorinho para sportingapoio.com

http://www.sportingapoio.com/cronistas/a-subjectividade-da-avaliacao-do-desempenho-no-desporto-cronica-de-ricardo-andorinho-para-sportingapoio-com/

Jorge Almeida disse...

Anónimo 27 de Dezembro de 2009 23:10:

Os campeonatos que param são os campeonatos das equipas que têm imensos jogadores nas selecções que vão disputar o Europeu, o que, infelizmente, não é o caso de nenhuma equipa portuguesa.

Como é que se justifica este estágio com o facto dos campeonatos estarem parados? Não era melhor dizer que o estágio serve para preparar a selecção nacional A para os jogos contra Luxemburgo e Letónia (que começam daqui a 3 semanas), e, assim, convocar o pessoal do FC Porto que normalmente vai à selecção?

Anónimo disse...

Estimado Jorge Almeida

Quero deixar claro que não sou quadro da FAP nem nunca o fui e que não tenho nenhuma pretenção a sê-lo. O meu comentário surge porque parece que neste País as delecções nacionais é algo menor. Todos sabemos quem paga aos jogadores, todos sabemos e criticamos o trabalho desenvolvido pelos selecionadores. O que penso ser pouco criticavél é que das selecções traz evolução aos atletas. Negar isto será não acreditar que o grupo de treino não é significativo para o desenvolvimeto do atleta. Se pensarmos assim o que sugiro é uma reflexão sobre o percurso nas seleções dos nossos melhores praticantes. Quanto a esta paragem justifica-se pela proximidade a um apuramento, como se justifica em outros paises pela participação das respectivas equipas nesses campeonatos. Apenas tenho a lamentar que a nossa paragem não seja por esse motivo. Imaginando um quadro de não paragem em Janeiro, no modelo de PO1 e com o numero de equipas existentes estariamos a falar de terminar o campeonato no 1º fim de semana de Maio. Também em anos anteriores criticamos violentamente quando o campeonato da extinta LPA terminava para algumas equipas em Abril. Como é possivel pagar minino 10 meses e competir 7 meses como no passado? Como vamos evluir com esse numero de jogos quando nos outros países falamos de mais de 50 jogos época e onde existe paragem em Janeiro?
Quanto à questão que coloca, poderei até estar de acordo no entanto, as maioria das equipas nesta semana deu ferias aos seus atletas. Se pretendemos uma perfomance elavada poderiamos discutir se estes atletas deveriam ou não para de treinar na semana em que estiveram em estágio. Os do FC Porto além de não pararem tiveram uma carga superior uma vez que jogaram um torneio na Holanda. O que creio que se justificaria era outro estágio com a equipa completa já na proxima semana. Não sei se existe porque não conheço o planeamneto da nossa seleção.
Enfim, são questões que poderemos debater neste ou noutro espaço sempre desde a elevação.

Um abraço e Feliz Ano Novo.