gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Actuação Disciplinar Exemplar – EHF

O Tribunal Arbitral da EHF, decidiu sobre as sanções aplicar, relacionadas com o jogo Hypo Niederösterreich / Metz Handdall.

As decisões foram tomadas em tempo útil, foram rápidas e pesadas como deviam ser, servindo de exemplo para muito boa gente.

No entanto, a decisão peca no nosso entender, por não esclarecer se atribui os pontos correspondentes à vitória ao Metz Handball, como deveria ser no nosso entender.

Decisão do tribunal Arbitral :
Considerando que o comportamento do Treinador Gunnar Prokop, cometeu um acto de conduta anti-desportiva grave, em 29 de Outubro de 2009 , durante o jogo para a Champions League , entre as equipas Hypo Niederösterreich / Metz Handdall. Evitando com a sua conduta uma clara oportunidade de golo.


Sanções :


  • Devido à conduta anti-desportiva grave, violando os princípios fundamentais do Fair Play, respeito e espírito desportivo em que se baseia o andebol, Gunnar Prokop é multado em 45.000,00€.
  • É ainda excluído de todas as competições internacionais de andebol e de quaisquer actividades na EHF por um período de três anos.
  • Fica proibido exercer qualquer função EHF para toda a vida.
  • O clube Hypo Niederösterreich é multado em 30.000,00€.
  • O ponto ganho pelo Hypo Niederösterreich ao Metz Handball é retirado.
Fundamentos Da Decisão :

A decisão do Tribunal Arbitral EHF foi baseada na avaliação cuidadosa de diversos relatórios e de declarações prestadas. O corpo jurídico considerou não só acção de Gunnar Prokop de evitar uma clara oportunidade da equipe adversária marcar, mas também o ter colocado em perigo a jogadora do Metz. Além disso, na sequência do jogo, o Sr. Prokop confirmou que a sua intenção era influenciar o resultado final. Esta acção causou danos à imagem do andebol em geral, e da EHF Champions League, em particular.


Quanto à responsabilidade do clube Hypo Niederösterreich, o Tribunal Arbitral da EHF sublinha, que os clubes são responsáveis pela conduta de seus jogadores e dos seus Oficiais.

Direito de recurso :

Em conformidade com o Regulamento do Tribunal Arbitral da EHF, pode ser interposto recurso, no Tribunal de Justiça da EHF, no prazo de 21 dias.

O Jurídico

3 comentários:

Anónimo disse...

Melhor do século caiu em desgraça

A Federação Europeia de Andebol (EHF) teve mão pesada na hora de sancionar Gunnar Prokop, treinador da equipa austríaca Niederösterreich acusado de conduta antidesportiva no jogo da Liga dos Campeões contra as francesas do Metz. O treinador e presidente do comité europeu de competições femininas foi suspenso por três anos, impedido de alguma vez voltar a exercer qualquer cargo na EHF e multado em 45 mil euros, enquantro a sua equipa foi penalizada com a subtracção de um ponto no Grupo B e uma multa de 30 mil euros. Gunnar Prokop, de 69 anos, entrou em campo nos segundos finais do encontro Niederösterreich-Metz, obstruindo uma acção de contra-ataque de Svetlana Ognjenovic que poderia dar a vitória à formação francesa. Após o incidente, e o jogo a terminar com um empate (27-27), Prokop pediu desculpa à equipa adversária, demitiu-se do cargo de treinador e explicou-se com "uma reacção emocional". Gunnar Prokop disse ainda: "Vou procurar abordar esta situação com um psicólogo". O técnico austríaco eleito "Treinador" do Século" pela EHF, em 2007, venceu já oito vezes a Liga dos Campeões feminina, mas parece terminar agora da pior maneira uma carreira recheada de sucesso: Iniciou-se no desporto como treinador de Liese Sykora (pentatlo), com quem acabou por casar, mas foi no andebol, a partir de 1972, que se revelou um vencedor. Impulsivo, os seus conflitos com a arbitragem são conhecidos.

Anónimo disse...

Em Portugal deviam seguir o mesmo critério, começando pelo "Treinador" do Ginásio do Sul, o Prof. Alvarez, que inúmeras vezes entra e está dentro de campo com o jogo a decorrer a "tentar" transmitir os tão badalados "métodos científicos" aos seus jogadores e que infelizmente tão fracos resultados tem dado na prática ao longo dos anos quer nas Selecções quer nos Clubes por onde tem passado, cortando espaço no corredor do seu lado .

Só não vê quem não quer (árbitros e cronometristas) ou quem trás "ordens" superiores para proteger mais um dos "iluminados" por parte da FAP .

Nós, já nem o ouvimos .

UM ATLETA DO SUL

Anónimo disse...

Cá isto nunca aconteceu, mas atirarem bolas para dentro campo nos momentos finais, já e várias vezes