gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Acções de Formação – Normas Orientadoras

Realizaram-se este fim de semana , as acções de formação de inicio de época, que englobavam, conforme Comunicado Oficial n.º 4 da FAP de 21-07-09, e que englobavam Provas Físicas, testes escritos, Orientações Técnicas e Processos de avaliação, entre outros assuntos. Não escrevemos nada até ao momento, pois encontrávamo-nos em fase de recolha de elementos, para que se pudesse elaborar um “post” com o teor essencialmente técnico, pois as Orientações Técnicas , são de interesse Global para todos os agentes da Modalidade, inclusive os simples adeptos.

Sabemos que foram ditadas algumas orientações técnicas, mas apenas de “conversa”, pois segundo as informações por nós recolhidas, mais uma vez se uma acção sem documentos de suporte, o que se estranha, falta de tempo !!! Ficamos por aqui…

Também conseguimos saber, que se verificaram inúmeras faltas, não de Árbitros mas também de Observadores , o que se estranha, pois a circular foi elaborada com bastante antecedência, embora ainda não se tivesse verificado a publicação dos respectivos quadros. Enquanto para os árbitros poderá ter havido forte justificação, pois nas mesmas datas a Federação, marca Provas do Calendário Nacional , O que se estranha!!! E aprova a realização de diversos torneios que até divulgou seu Portal, estamos de acordo com a divulgação, agora as datas!!!

Também conseguimos saber, de que uma das indicações técnicas dadas, foi a de que “Não era obrigatório , o técnico sentar-se , quando estivesse a sofrer um sanção disciplinar, mas que apenas era permitido, um elemento em pé e apenas para dar orientações à equipa

É pena que até ao momento nada tenha sido divulgado.

Também ficamos a saber, que desta vez não se registou a presença do Presidente da FAP, será que já não valia a pena… Também nos informaram de que foi dito que a Federação reconhecia a divida aos árbitros , mas quando efectuava a liquidação isso segundo consta nada foi dito, Estranho!!!

Hoje é publicada a Circular N.º 10 do Conselho de Arbitragem , cujo tema é “ Normas Orientadoras para a Arbitragem ( Época Desportiva 2009/2010 ) ”, em que finalmente são divulgados os diversos quadros de árbitros. Mas a realidade é que apesar de ser uma circular com uma estruturação efectuada com cuidado, alguns dos seus conteúdos merecem, alguns comentários da nossa parte:

Ponto 1 da Alínea a ) do Numero 1 da Circular, onde diz textualmente “ As Dispensas… com uma antecedência mínima de 10 dias ” , ora esta norma é contraria ao estabelecido no Titulo 15 do Regulamento Geral da Federação, nomeadamente na alínea n) do Artigo 14.º que diz textualmente “Solicitar dispensa temporária de actuação, com um mínimo de 20 dias de antecedência, com todas as consequências previstas na regulamentação em vigor e demais normas da modalidade “. Será que os regulamentos já foram alterados !!!

Ponto 1 da alínea b ) do Numero 3 , onde diz “Despromovidos à Categoria Nacional A” Bruno Rodrigues e João Malhado, ( diremos desde já que não estávamos de acordo com esta descida, pois são dois valores em evolução e que arbitragem deve preservar ) , mas no Ponto 1 da alínea a) do Número 5 da Circular diz que são promovidos ao quadro de elite os seguintes árbitros …. Bruno Rodrigues e João Malhado , afinal em ficamos !!! , para fazer isto justificou a sua decisão com o conteúdo do ponto 2 artigo 25.º do Capitulo 5 do Titulo 15, que diz “Sem prejuízo do número anterior poderá a Direcção da Federação, após Parecer do Conselho de Arbitragem ou da Associação representativa dos quadros de arbitragem, requerer a ascensão de qualquer membro do quadro de arbitragem para qualquer categoria superior

Mas caso curioso, não manteve o mesmo critério, e um quadro da Elite, e que não se encontrava na situação de perca de Categoria , surge apenas no quadro de Nacionais “A”, estamos a referir-nos a Gonçalo Santos, que no Comunicado Oficial n.º 11 de 28-08-08 , referente à época transacta se encontrava enquadrado no quadro de Elite, juntamente com o seu Ex- Colega Filipe Santos que entretanto abandonou a arbitragem. Sem explicação…

Em próximos artigos divulgaremos os diversos quadros das Categorias dos árbitros, e estaremos atentos , para podermos proceder à divulgação das Orientações Técnicas, para a nova época.

O Regras

12 comentários:

Anónimo disse...

Deve esclarecer-se que o que foi dito, e que já vigorava anteriormente, só o Treinador poderá estar de pé e só ele dará instruções à sua equipa.
Além da ausencia do Presidente da FAP, estranha-se a ausencia do representante da Apaoma.
Será que a Apaoma so se faz representar pelo Presidente?
Penso que a nomeação do Trinca para a Final da Super Taça Feminina foi providencial, evitou-lhe muitos dissabores e perguntas incomodas.
O que se ficou tambem a saber é que não se sabe quando os arbitros e oficiais de mesa vão receber e que não ha equipamentos para ninguem... só emblemas da FAP.
Este presdiente da Apaoma ainda faz lembrar o "Eng." Socrates... muito prometeu e nada cumpriu, deve ser da crise internacional...
A Arbitragem vai de mal a pior e ficou-se com a impressão de que o verdadeiro presidente da Apaoma é o presidente do CA. o mal o menos, parece ser mais competente.

Anónimo disse...

È pá, afinal de contas és um gajo do caraças, ó noticinhas, tens uns amiguinhos na arbitragem que te contam tudo, só que te contam mal, deve ser daqueles que no teste fisico foram tão bem e que no teste escrito foram tão bem, que o CA nem publicou as notas desses teus informantes. Cuidado a classe de arbitragem é uma M....... quando lá estão ficam calados, e depois andam a passar informações aos bloguinhos da esquina para terem matéria para escrever, mal .

Anónimo disse...

Boas,
O que eu vou escrever aqui não tem nada a ver com esta noticia, mas não sabia como a expor!

Não sei se tiveram cunhecimento, mas no dia 2 de Setembro, houve uma reunião de Clubes em Beja, com os clubes das Associações do Algarve, Beja, Evora e Setubal, para discutirem a realização das provas nacionais nao fixas e os regionais.No qual discutiram uma tal prova que ninguem conhece, nem como se vai disputar, é uma tal de "ACESSO À 3ª DIVISÃO",mas, que vai ser disputada ja na presente época ! Depois de as equipas já estarem inscritas é que eles vão explicar como se disputa, não tem nada planeado, isto justifica-se?!?!
Para não falar que ninguem sabe se isto é um regional ou um nacional, ou que é !
O que eu sei é que só ha 2 equipas inscritas nessa competição aqui no Algarve, são elas o AC Costa D'oiro e o Clube Náutico do Guadiana. E até a zona de Leiria não há mais nenhuma equipa inscrita. Eles querem por os nomes no "pote" e tirar a sorte, acham que isso tem algum sentido ? Fazer com que as equipas do algarve, semana sim semana sim irem para a zona de Leiria e do Porto?!
Olhem só as despesas que estes clubes não irao ter ? Acham que vale a pena disputar um "regional", que de regional nao tem nada, em que se gasta muito mais que em certas competiçoes Nacionais Fixas ?!
Eles tinham, mais ou menos planeado uma Zona Sul em que subiam 2 equipas directas para a 3ª divisão, segundo eles porque eu não percebo nada desta prova,na zona sul só existem 2 equipas, será que vale a pena competir ? Ja que so existe 2 equipas na zona sul ! Esta Federação Afunda-se cada vez mais ! Não sabem "gerir2 o Andebol, depois acontecem cenas lastimosas como as que acontece, porque quem tem dinheiro tem tudo, se o meu clube tivesse muito dinheiro tinha comprado os direitos desportivos de um grande clube e esta a disputar um campeonato naional superior. Mas como somos "pobres", já nao lhes interessam, so querem saber do dinheiro das inscriçoes, aplicam-te multas assim quando querem e lhes apetece, atribuem castigos aos jogadores unicamente com o argumento dos arbitros. Eu sendo arbitro posso F***r quem eu quizer pq depois meto o que eu quizer no relatorio.

Desculpe o meu comentario estar um pouco confuso, espero que façam um artigo sobre isso, e que nos consigam informar mais sobre isso.

Saudações Andebolisticas
Contra Tudo e Contra Todos,
MR

Anónimo disse...

Resumindo: na reciclagem nada foi positivo certo? Pelo menos a julgar pela Vossa recolha de dados que só aponta aspectos negativos..."pra não variar"!
Alguém Vos apontou há dias como os “ressaviados” da liga. É verdade?

Zé Cabra disse...

Não vou colocar aspectos negativos, para além dos arbitros referenciados e bem no corpo da noticia, gostaria de saber dos que não se encontram na circular Nº 10. Desapareceram ?
Antonio Pires/ A.A. Lisboa
Hugo Virgilio/A.A. Lisboa
Joao Moreira/ A.A. V. Castelo
Luis Pinto/ A.A. Braga
Luis Silva/ A.A. Lisboa
Marco Rocha/ A.A. Braga
Ricardo Rodrigues/ A.A. Lisboa
Sergio Matos/ A.A. Braga

Anónimo disse...

Para os que defendem a FAP, na minha opinião, o artigo esta muito bem feito, pois em lado nenhum faz uma forte crítica à reciclagem , mas sim a sua forma , e nunca fala em conteúdos, mas sim na falta de documentos de suporte, agora quando se critica o que se fez ao Gonçalo, meus amigos o Banhadas tem toda a razão. E pelos vistos não o informaram de existiu quem metesse os pés pelas mãos nos dois dias, e é formador e mais não digo.

O Atento

Anónimo disse...

Ó Anonimo das 16:22, tu ou quem te dás as informações deveriam estar calados para não falarem m..... .
1ª informação- a APAOMA estava representada no domingo em Benavente por 5 membros da Direcção e 1 da Assembleia Geral e no sabado esteve representada pelo Presidente. Não sabes cala-te. A APAOMA não tinha "tempo de antena" para ocupar espaço que não lhe pertençe, e se o Presidente do CA falou nos entendimentos entre FAP e APAOMA, quer dizer que a APAOMA está a trabalhar, só não vem para os bloguinhos da treta falar o que faz, penso eu que deva ser assim, ou não...
Pergunto e tun já fizes-te alguma coisa pela arbitragem ou pelo Andebol?????

Anónimo disse...

É só para desmentir o anónimo anterior pois o Presidente da Apaoma , não esteve presente nenhum dia, pois até se encontrava em Lagoa a dirigir a super Taça Feminina, fica defender a sua Associação de Classe , mas fica muito mal mentir descaradamente, e era bonito fazer uma rectificação ás suas afirmações, eu estive o dia todo de sábado em Benavente e nem lhe vi a cor. OK o seu a seu dono

Anónimo disse...

Pois então és cego ó das 11.59, ele esteve lá de manhã antes de ir para o Algarve, posso te afirmar que sim, afinal conversamos os dois, cala-te ó pá, vai pentear macacos. És Árbitro? ou és um dos que andam a enganar? Fizes-te teste fisico? quantas séries?
Se és arbitro devias estar com a tua classe, ou estas a morder-te de raiva e inveja da APAOMA não ter ido para o Norte?

Anónimo disse...

Ao anonimo das 15.17 - Deves ter uma noção disturcida do que é ser presidente de uma Associação de classe.
Se o Presidente não pode estar, era origação de um dos vice, estarem presentes durante a totalidade da reciclagem, assim como o Presidente da FAP que pura e simplesmente se marimbou para a acção.
O Luis Santos jamais faria uma coisa dessas.
Já agora, teria sido mito melhor a Apaoma ter ido lá para o Norte e só não foi porque os arbitros fantasmas de Lisboa e Madeira poderam votar.
Onde andam esses arbitros? sabiam que Lisboa tem assim tantos arbitros? e pena que so indicaram UM para o Nacional, pois.. não havia mais.
Pelo menos tenham vergonha e não falem em eleições, pois so houve batota orquestrada pleo Trinca, Tiago e o chefe deles, o Presidente do CA.

Até breve

Anónimo disse...

Ó das 22:10, é pena ver como és tão b......., como não sabes de nada nem queres saber, e agora vens justificar tua conversa de treta com a presença do Luis Santos nas reciclagem? qual era a diferença? Vesse mesmo que és de outro planeta. Dor de cotovelo doi, doi muito.

Benny disse...

A arbitragem do nosso andebol.. São estes indivíduos que se estão aqui a insultar mutuamente que não sabem argumentar e que partem logo para a agressão verbal, que apitam os nossos jogos. E depois claro quando alguém discorda deles no jogo, por muito educado que seja, leva amarelo ou é expulso e ainda é provocado.. Enfim, só tenho pena que os responsáveis da arbitragem não assistam a esta triste banhada...