gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sorteios – PO09 – Seniores Femininos

O sorteio mais esperado , foi realizado hoje ( 26-08-09 ) , e mais uma vez não se verificou informação previa dos inscritos, é uma pratica que se instalou na Federação e que merece ser no mínimo considerada condenável.

A PO09, era um sorteio que se ansiava, pois a informação acerca das possíveis equipas participantes era uma incógnita , pura face ao novo modelo da Prova e que no nosso entender não vai trazer valor acrescentado, nem competitividade ao sector Feminino , bem pelo contrário. Sendo uma das ideias transversais a este modelo, o aumentar a competitividade, mas de igual modo, diminuir custos, verifica-se que na Zona Sul os mesmos serão bem elevados certamente, para algumas das equipas.

Em relação aos inscritos a 1.ª situação a confirmar as nossas afirmações anteriores , é de que apenas se inscreveram vinte e três equipas ( 23 ) , quando o esquema competitivo até foi alterado para poder admitir 24.

Outra situação a chamar a atenção foi a inclusão das equipas da Madeira na zona sul , tornando esta zona, muito mais competitiva, pois tem quatro dos crónicos candidatos ao titulo Nacional ( Madeira SAD, Gil Eanes, João Barros e CS Madeira ). Na zona sul ficaram apenas 11 equipas.

Todas as equipas ( 10 ) que participaram na anterior 1.ª Divisão se inscreveram, as restantes 13 ou estavam na 2.ª divisão ou participam pela 1.ª vez , mas em desapareceram as equipas da Sanjoanense, ACM Lisboa, AC Fafe, Ac, Coimbra, Alpendorada e Modicus, que são reflexo da politica desportiva seguida erradamente no Andebol feminino.

O Campeonato inicia-se em 12-09-09.

PO09 Campeonato Nacional de Seniores Femininos 1.ª Divisão

1.ª Jornada

Zona Norte
Zona Sul O Noticias

2 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião o modelo anterior era melhor, pois para além de dividir as equipas em divisões, e haver sempre o interesse de lutar para subir e/ou para não descer, evitariam-se descalabros nos resultados dos jogos, que diga-se de passagem, não é bom para quem perde por muitos nem para quem ganha por diferenças grandes.
pode ser que na próxima época volte tudo ao modelo, que pessoalmente considero de "ideal".
já agora se o objectivo era reduzir custas deveriam ter dividido em 3 séries...

Jorge Almeida disse...

As 3 séries não dava, pois, das 23 equipas, 9 são do Porto e arredores, sendo que JuveMar é do distrito de Braga (logo aqui estão 10 equipas). Iam-se dividir as equipas do Porto em 2 séries?

O que isto vem por em evidência é que o Andebol Feminino, diga-se o que se disser, ainda está muito concentrado à volta do Porto.

Os clubes da Associação de Andebol do Porto não têm culpa que as restantes associações não invistam tanto no feminino (daqui excluo o pessoal de Aveiro e Leiria, que tem, nos últimos anos, vindo a apostar no feminino com bons resultados na formação). Efectivamente, este modelo, para os clubes portuenses, é muito mais económico, pois a maior deslocação é cerca de 100 Km (ida de Esposende a Aveiro - e até quase nem pagam portagem!). Evitam idas ao Algarve. Para além disso, equipas como o Albufeira e o Gil Eanes escusam de se deslocar para jogos em Esposende, Gaia, Matosinhos ou Porto (também é, nesse aspecto, vantajoso para esses clubes).

Pena o desaparecimento de Alpendorada e Módicus, equipas que, no ano passado, quase iam à fase final da 2ª divisão. Outra equipa que não aparece é a Sanjoanense, que até tem bons escalões de formação. O ACM Lisboa cedeu os seus direitos desportivos ao Assomada, fazendo aparecer pelos pavilhões da PO09 uma das figuras mais emblemáticas do Andebol Feminino, a "São" do Assomada (seja bem vinda!). As restantes equipas, no ano passado, não demonstraram nível minimamente suficiente.

Continuamos a ter 5 equipas de topo (como no ano passado), em que só uma é que fica na Zona Norte. No entanto, e como ficou comprovado no ano passado, as equipas da Zona Norte que, na época passada, estavam na Zona Norte da 2ª Divisão, são bem mais fortes que as congéneres que estavam na Zona Sul da 2ª Divisão (para quem tenha duvidas, veja-se as goleadas que o Passos Manuel deu, para além do facto de, na Taça de Portugal, o 2º classificado da Zona Sul ter ficado atrás do 6º da Zona Norte, e quase que ficava atrás do 7º da Zona Norte, já não falando de, na Taça de Porugal, factos como Juve Mar e Salgueiros terem derrotado equipas da 1ª). Não havia muita distância competitiva entre as equipas do Grupo B da PO09 da época passada e as equipas da Fase Final da PO10 da época passada, sendo que a maioria dessas equipas está agora na Zona Norte da PO09!

Em termos competitivos, eis o que me parece que vai acontecer:

Zona Norte - O Gaia vai passear em toda esta 1ª fase. Vai haver um grupo formado por Garrett, Santa Joana, MaiaStars, Juventude de Mar, Salgueiros e Alavarium que vai, declaradamente, lutar pelas restantes 3 posições que vão dar à fase final. O Palmilheira, o São Bernardo e o Santa Isabel podem meter-se na luta. Não sei qual é o nível de Académico e de CALE (parecem ambos ter equipas com muitas jogadoras seniores de 1º ano, ou mesmo juniores).

Gaia vai dar de 20 ou 30 de diferença em alguns jogos. Nos restantes, ou muito me engano, ou ninguém vai dar nada a ninguém.

Zona Sul - O Madeira SAD vai ter dificuldades com Gil Eanes, ganhar confortavelmente ao Sports Madeira e João de Barros, e dar goleadas aos restantes. Parece-me que vamos assistir a mais e maiores goleadas aqui que na Zona Norte