gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 31 de julho de 2009

PO03 – Campeonato Nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos – Análise Regulamentar

De um nosso leitor ( devidamente identificado ) recebemos um email, que pelo seu conteúdo, mereceu na nossa parte uma leitura atenta do Regulamento da Prova referenciada.

Transcrição do email :

Venho por esta via colocar uma questão para a qual até ao momento não encontrei resposta, quer nos blogues da modalidade, quer no portal da FAP. Qual o modelo competitivo para as equipas que não ficaram enquadradas na nova 3ª Divisão de Seniores masculinos? Alguém sabe? Há muitas questões que me ocorrem e as quais gostaria de ver esclarecidas já que a FAP não o faz...nomeadamente:

O que fazer às 15 equipas que participaram na antiga 3ª divisão nacional de andebol e ficaram excluídas do novo modelo?

Caso a opção seja fazer regionais, acham isso exequível? No sul do país por exemplo existem apenas 4 equipas (GA Portalegre, NA Redondo, Costa D'Oiro (Lagos) e CN Guadiana (VRSA)). O que fazer com estas equipas? Fazer um campeonato extremamente dispendioso e desmotivante com 4 ou 6 voltas? Não lhes dar competição? Ou simplesmente esperar que terminem com os plantéis de seniores? Quem diz estas equipas dirá muitas outras que se encontrarão no mesmo impasse! E em relação à subida quem o fará? sob que critérios?...Alguém pensou nisto? não me parece....porque? Talvez porque não tenha o mínimo interesse...

Peço desculpa por esta ressalva e por esta quantidade de interrogações. Mas como amante da modalidade preocupo-me não só com os grandes mas especialmente com os pequenos...Se tiverem respostas por favor esclareçam-me...

Abraço a Todos e Saudações andebolistas. O andebol é nosso e teremos de ser nós a fazê-lo crescer...


É uma realidade que o Regulamento da PO03, contem uma série de lacunas que pensávamos, seriamente já teriam sido abolidas dos Regulamentos de Provas.

Senão vejamos:

Apenas diz que existem descidas de Divisão, ver nomeadamente o Artigo 10.º , que diz “Os Clubes classificadas nos dois últimos lugares em cada Zona descem de divisão “ .

Em lado nenhum se diz como será feito o apuramento para esta prova, na época de 2010/2011, o que se lamenta, ou é desleixo ou é intencional!!!!

Todos nós sabemos, que existem equipas a mais nos Campeonatos Nacionais, e que as Associações, têm de efectuar mais trabalho, criando situações para a existência de mais equipas ( Evidentemente sempre apoiados, pela estrutura Federativa ).

Certamente que a FAP, vai face a estas lacunas, ter de resolver o problema, pois existe a necessidade pura de criar critérios de acesso, para pelo menos seis vagas, ( total das descidas ) , então reinventar uma nova prova a PO03A “não é virgem”, e será nesta prova que as equipas que ficaram de fora juntamente com mais algumas que apareçam, que irão disputar uma prova, com base em critérios Inter-Regionais certamente ( mas que será uma prova extremamente dispendiosa ) irá dar acesso à PO03.

Outra forma , e esta seria ainda mais desagradável , é usar o seu poder absoluto, e dizer não é um problema nosso, as Associações que trabalhem. E dizer na próxima época, os critério e acesso são ….. e passar a descreve-los se consulta ninguém.

Pensamos, que ainda criamos mais duvidas, mas esperamos que alguém de direito nos leia, e corrija estas situações a bem do Andebol.

Por outro lado estes Regulamentos são o reflexo das Associações que temos, que na maior parte das vezes aprovam os Regulamentos sem os lerem e depois temos estes casos. È Triste !!! Mas é verdade.

O Analista

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não se sabe de nada, pois é certo que vão muitas equipas desitir...

Anónimo disse...

nao falam das prespectivas do andebol de formaçao(juniores,juvenis,iniciados)masculino/feminino......???:S:S



Abraço e se for caso disso boas ferias

Anónimo disse...

O "cozinhado" da III Divisão Nacional ainda está no "lume", pelo que terão que aguardar mais algum tempo até estar bem "cozido" e pronto a ser "servido" .

No entanto, parece que a FAP terá nas suas já habituais "Ementas" surpresas para a Época de 2009/2010, faltando saber quem são os "convidados" que aceitaram ir a um "jantar" destes e se haverá dinheiro "suficiente" para marcar presença .

CHEFE SILVA