gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Eclipse da Liga ( LPA ) – E a Falta de Memória

A Liga acabou conforme já foi noticiado; no entanto, estranhamos a ausência de notícias, sobre essa decisão. Dissemos em tempo que estávamos a tentar obter informações sobre a Assembleia Geral desta entidade, realizada no dia 5 de Julho. Sabíamos que por serem normalmente reuniões muito fechadas, dificilmente saberíamos o que lá se tinha passado, mas felizmente conseguimos, com alguma persuasão obter preciosas informações.

Em 23 de Setembro de 2008, publicámos um texto “ OPA à Liga pouco Profissional” , em que já se previa que esta entidade, tinha um fim anunciado, pois a estratégia do actual futuro Presidente da FAP (então futuro), juntamente com algumas Associações ( leia-se alguns Presidentes ) e alguns clubes a quem tudo era prometido, criaram um ambiente de extinção daquela entidade, e foi exactamente isso que se veio a passar.

A Assembleia Geral da LPA, atrás referida, realizou-se com a presença de 7 dos 9 clubes, mas apesar de a Ordem de Trabalhos , prever embora indirectamente a sua extinção, segundo se consta , não existiu a coragem de alguém apresentar a respectiva proposta, e parece que a mesma só foi redigida, após algumas intervenções mais acaloradas

Foi constituída a respectiva Comissão de Liquidação ( não nos souberam indicar o prazo de existência, norma legalmente exigida ), constituída pelos representantes do ABC, FC Porto e Sporting. Também nos informaram que esta comissão após a sua tomada de posse, elaboraria um Comunicado esclarecedor da situação; no entanto, até agora nada foi dito; porquê???!!!

Conseguimos ainda saber que a até então Direcção da Liga, apresentou contas intermédias, com saldo positivo, sendo até caso curioso, segundo nos informaram, que todos os quadros de Arbitragem , já tinham as suas verbas liquidadas, o que se torna um facto inédito no seio da modalidade, servindo de exemplo a outras entidades ( segundo foi dito, pelo Presidente da Direcção , nos últimos 3 anos os quadros de arbitragem , teriam as verbas sempre liquidadas a tempo e horas ). Também sobre este tema nada se disse também até ao momento o que se estranha!!!

Fomos ainda informados, de que a Direcção da LPA, entregou à FAP, todos os processos relativos a vários assuntos que tinha desenvolvido, como por exemplo: o processo relativo à Taça da Liga em Portimão, o processo relativo à Publicidade, serviço de Clipping, o relativo às estatísticas,… A ser verdade, temos de considerar que foi uma atitude de basta dignidade, e souberam demonstrar então, a sua paixão pela modalidade. Mas o que se deve relevar deste processo é que a FAP , até ao momento nada disse sobre o assunto, bem pelo contrário informa através do seu presidente, de que todo o processo se deve ao bom trabalho da comissão de clubes, esquecendo-se de que recebeu de “mão beijada”, todos os processos aqui referidos e se calhar mais alguns, pois as nossas fontes de informação, mais não nos souberam ou não quiseram dizer.

Importa referir, de que com o fim da Liga, o Andebol através das suas estruturas de topo deixou de estar representado no Conselho Nacional do Desporto, pois com a não existência da Liga a Federação deixa de ter assento neste Organismo nos termos da Lei.

O Jurídico

15 comentários:

Anónimo disse...

Eu não percebo: então este blog é dirigido por gente da Liga e a Direcção anda a sonegar-vos informação? Isto só prova que não eram boa gente!Assim não, não é Sr. Presidente do extinto (graças a Deus)Conselho de arbitragem da Liga?

Anónimo disse...

António Salvador é o melhor dirigente desportivo do Andebol português: o único que conjuga uma visão ambiciosa para a modalidade com experiência profissional relevante, independência financeira face ao dirigismo e um forte sentido ético. Como ele gosta de dizer, "a maior conquista do Homem foi a dignidade" - pena que nem todos consigam perceber o que isso significa...

Anónimo disse...

Confirmo inteiramente esta noticia, eu estava na AG, mas não fui eu que contei a matéria ao Banhadas, provavelmente foi o mesmo, que quando havia reuniões dos clubes o jornal a Bola no dia a seguir sabia tudo, e por causa do Fábio, prevejo que ainda vai haver mosquitos por cordas.

Anónimo disse...

"O António Salvador é o melhor dirigente desportivo nacional"… De quê? De andebol não é de certeza, caso contrário a Liga estava a funcionar e com pujança! Se vivêssemos de discursos e citações, possivelmente ele seria um dos bons entre alguns, como não vivemos de paleio, ele é um dos muitos entre os maus! Teve duas passagens pelo andebol e não deixou obra e quando assim é, não há nada que o recomende!
O andebol não vive de intenções, vive é mesmo de acções! Em todos estes anos de Liga, o andebol andou sempre para trás e quer queiram quer não, a Liga acabou e da Direcção ninguém ficou bem na fotografia: perderam em toda a linha. O Andebol regrediu, perdemos competitividade a nível internacional, tivemos campeonatos nacionais competitivos, mas por baixo, longe dos campeonatos do tempo das grandes equipas do ABC, Porto, Sporting, etc. Não resolveram o problema dos funcionários, dos delegados, dos observadores, etc. Foi tudo para o lixo, porque nem a extinção souberam gerir! Mais, obrigaram os clubes a regressarem à FAP com o rabo entre as pernas, para gáudio da FAP e AAB, principalmente esta, que esteve sempre em acção contra a Liga, mesmo quando jantava com eles. Sozinha, a AAB conseguiu destruir a Liga. Começou com o Fafe, seguiu-se o ISAVE e por fim o ABC que foi um dos principais obreiros da queda da Liga no presente.
Bom dirigente é aquele que inicia um projecto e lhe dá saída. Não pode queixar-se do boicote da FAP, porque esse foi assumido desde o tempo do Luís Santos, portanto nem disso se podem queixar, porque estava escrito em todo o lado.
Bons dirigentes são aqueles que iniciam um projecto e mostram capacidade para o levar por caminhos de sucesso. Na Liga passou-se exactamente o contrário: os clubes pagavam principescamente para a Liga e esta foi gastadora e má gestora. Nem a porcaria de um patrocínio conseguiram arranjar, até os jogos na Sportv eram pagos pelos clubes.
Muito sinceramente não deixa saudades.

Anónimo disse...

Ao comentador das 13:17, o seu comentário, demonstra que sabe muito pouco de Andebol e principalmente da Lia, para dizer as barbaridades que diz, saberá ele por exemplo que os dirigentes da Liga , são os únicos dirigentes da modalidade, que nada devem à mesma e eram absolutamente benévolos, diz que a liga não resolveu o problema dos funcionários dos delegados e dos observadores, é mais uma vez a demonstração da ignorância, pois saiba que os funcionários foram devidamente protegidos e acautelados os seus direitos, saiba também que os delegados e observadores tiveram todas as suas verbas devidamente liquidadas, dando um exemplo a outras entidades , saiba também que não era os clubes que pagavam à Sporttv, mas sim a própria liga, e que A FAP, com dinheiros públicos paga a RTP2 e vai continuar a Pagar. Saiba ainda que as receitas de publicidade angariada pela liga, foi suficiente para recuperar uma situação de liquidez fortemente negativa, para não dizer de falência técnica, para uma situação fortemente positiva, Este seu comentário , deve ser encomendado ou de alguém cheio de problemas e de medo, de António Salvador, comentário próprio da frustração sentida, por este dirigente, não ser um sugadouro da modalidade, e por hoje chega.

Anónimo disse...

Meu caro anónimo das 18.06: não vou seguir o seu exemplo, apelidando-o de coisas que possivelmente o Sr. não é, nem dizer que o Sr. não sabe o que diz, porque possivelmente até sabe. Se no futuro quiser discordar dos meus comentários e o fizer com alguma urbanidade, penso que ficamos todos a ganhar: eu porque não me sentirei insultado, o Sr. porque deixará antever alguma cultura, os restantes leitores porque não se sentirão agredidos com o tipo de linguagem que usa.
Quando eu disse que os clubes pagam a TV, é verdade. O meu clube esteve na Liga até ao fim e como deve saber, uma parte dos 20.000€ de cota que os clubes pagavam, era para a transmissão de jogos.
Em relação a não resolveram o problema dos funcionários, delegados, observadores, etc, disse-o e reafirmo-o, pois os funcionários vão para o desemprego, os delegados e observadores abandonam a modalidade, porque a Liga não soube gerir a extinção. Caso soubesse gerir a extinção, impunha à FAP toda esta gente de muita qualidade, que vai ficar fora da nossa modalidade e que no meu entender, são bem melhores que os que a FAP tem nestes sectores.
Benévolo também eu sou no meu clube e são a maioria dos dirigentes nacionais, nos diversos sectores. Esse estatuto não nos dá nem mais, nem menos direitos que aqueles que não são benévolos, bem pelo contrário, dá-nos mais responsabilidades, pois assumimos livremente a obrigação de gerir da melhor forma possível aqueles que dependem de nós!
Disse que obrigaram os clubes a regressar com o rabo entre as pernas, porque quem esteve dentro da Liga sabe que o interlocutor que rebentou com a Liga, que foi o Augusto Silva. Minou primeiro, promoveu o diálogo depois, mas nunca deu nada em troca, a não ser sorrisos, mais nada. Conseguiu, juntar e “jantar” as partes, entregar o menino já com pernas à FAP, sem que a Direcção da Liga tenha imposto uma pequena coisa que fosse, pelo menos para deixar a imagem de ganhos colectivos. Por isso é que regressamos com o rabo entre as pernas, com toda a gente a virar a cara ao lado, para não ficar na fotografia. De certeza que se a Liga tivesse imposto a integração dos funcionários, delegados, e observadores a FAP não ia recusar, porque o que queria era os clubes de volta.
Contrariando o que diz numa parte do seu texto, o meu clube não saiu mais reforçado por ter pertencido à Liga desde o princípio, saiu mais teso e à beira da bancarrota!
Nada tenho contra o Dr. Salvador, tenho-o por excelente pessoa. Infelizmente não tenho a mesma imagem dele enquanto dirigente e volto a afirmar: duas passagens pelo andebol e obra zero!
Nem um patrocínio para a Liga conseguiu arranjar, ou esqueceu-se que na época que agora acabou jogamos sem patrocínio oficial?
Se as receitas que conseguiu angariar foi para pagar uma situação fortemente negativa, está por outras palavras a dizer, que em curto espaço de tempo a Liga foi tão má, que até criou uma situação de liquidez negativa, certo?
Cumprimentos

Anónimo disse...

Assisto de bancada , como se costuma dizer a um dialogo interessante, sobre a figura de um dos melhores dirigentes que o Andebol português alguma vez teve, e quando um dos comentaristas , pelo que percebo é dirigente de um dos ex clubes da Liga, certamente um dos que na comissão delegada estava calado 99% do tempo sem nada para dizer e sem sugestões ou ideias, para a liga avançar mais do que aquilo que avançou.
Esqueceu-se certamente que AS apenas teve responsabilidades de gestão nos últimos 3 anos, e esqueceu-se certamente do que foi a gestão anterior e que ele próprio até conseguiu pacificar o conturbado período que então andebol vivia.
Não se recorda certamente por esquecimento, que a Liga , pagava por imposição da FAP e legal cerca de 50.000€ à FAP , que deveria ser para a formação. Esqueceu-se certamente que os 20.000€ de que fala, estiveram imutáveis durante 7 anos, e que se fosse aplicada a taxa de inflação, seriam no último ano de vivência da Liga muito próximo de 13 a 14.000€.
Não se recorda certamente, que foi eleita uma comissão de liquidação da Liga , que essa sim era composta pelos elementos da comissão de clubes que efectuou todas as negociações com a Federação, e que não competia à direcção da liga a resolução ou imposição do que quer que seja, pois segundo sei, AS nas reuniões que teve com o presidente da FAP, tentou e defendeu sempre os clubes e a modalidade.
Certamente por esquecimento um dos comentadores anteriores, quando fala dos funcionários , não se lembrou que os mesmos são residentes na área do Grande Porto, e nunca poderiam ser impostos pela Direcção da Liga a uma Federação que tem a sua sede social em Lisboa.
Quando fala dos Observadores, que deveriam ter sido impostos, esqueceu-se certamente das normas existentes na Federação em relação ao desempenho deste tipo de funções, além de que os mesmos, desempenharam estas funções a convite de AS, quando o mesmo foi responsável da Arbitragem, e poderiam muitos deles não aceitaram uma situação destas que é do foro individual.
Certamente esqueceu-se dos conteúdos apresentados por AS nas Reuniões das Comissões Delegadas, e que davam conta do andamento dos trabalhos no Conselho Nacional do Desporto, mais uma vez por esquecimento certamente, não se recorda da resolução dos problemas da Segurança Social, dos atletas, igualmente resolvido por AS.
Muito mais se poderia dizer, mas onde está a Comissão de Clubes o que fez o que negociou, como começou e como acabou, e que contribuição deram não os clubes mas os dirigentes que os representavam mas reuniões da Liga, aqui sim deveriam ser efectuada uma forte critica à qualidade desses mesmos, que nunca nada disseram , e na maior parte das vezes, davam palmadinhas nas costas e sorrisos afáveis, esta sim é a realidade. E para os dois comentadores anteriores , espero que não digam que este texto, não foi feito com elevação.

Anónimo disse...

Então os observadores da liga não tiveram hipótese de frequentarem o curso de observadores da FPA? não quiseram já sabiam tudo e agora vão para abancada.Teêm razão os oradores de futuro nos cursos não serão os melhores, mas são os preferidos da FPA

Anónimo disse...

Caro comentarista da das 22:57 ao contrário do que diz, não tenho posição de chefia no meu clube (limito-me a ser director e angariador de verbas para os juvenis) ao contrário do Sr., que pelo conteúdo do comentário, deixa transparecer que foi Dirigente da Liga e ao mais alto nível.
Recordo-me como se fosse hoje, que nos foi prometido o oásis se fossemos para a Liga. Recordo-me como se fosse hoje, que a palavra de ordem era: vamos correr com o Luís Santos do FAP e liderar o andebol nacional. Recordo-me das posições inflamadas do dirigente de um clube top da liga, que disse em conferência de imprensa, rodeado dos restantes dirigentes importantes da Liga e clubes, incluindo o do meu clube, o seguinte: Não há diálogo possível com o FAP, ou eles ou nós! Pelos vistos fomos nós!
Nessa altura eu estava a chegar ao dirigismo, através do meu filho que era jogador e também acreditei no oásis. Sabe quem já fazia parte da Direcção da Liga nessa altura? O Dr. António Salvador. ERA no conjunto de todos os dirigentes dessa altura o mais experiente pois já vinha de cargos dirigentes na FAP. Estava lá calado a 99%? Não tinha responsabilidades na Liga? Toda a gente dizia nessa altura, que era ele que emprestava dinheiro para que a Liga funcionasse, portanto tinha peso na Direcção.
Eu não ignoro nada do que o Sr. citou, não ignoro as boas intenções do Dr. António Salvador, apenas digo: duas passagens pelo Andebol e onde está a obra? Foi a sua liderança na Liga? Então estamos conversados! Acabamos como acabamos, sem honra, sem glória, completamente humilhados ao poder vigente.
Diz o Sr.: se os clubes fizessem; se os clubes fossem mais dinâmicos; se os clubes… Meu caro amigo, os clubes de andebol não são muito diferentes dos outros. Os dirigentes do andebol não são muito diferentes dos outros. Uns e outros respondem se existirem estímulos e estes estímulos vêm sempre de quem lidera. Respondem positivamente se tiverem lideranças fortes. Os dirigentes das Associações responderam com energia porque tinham um líder forte, nós perdemos porque tivemos líderes fracos.
Quando citais que tivemos de pagar 50.000€ época à FAP, está a esquecer que foi o que acordamos com eles, portanto estava no programa. O dinheiro foi para os bolsos de alguém da FAP? Quero lá saber! Sei que estava acordado e bem no meu entender, o pagamento ao detentor da imagem e gestão do nome andebol, o que estes tinham direito, por lhe estarmos a subtrair uma parte considerável da imagem, para a explorarmos nós por conta e risco. Continua…

Anónimo disse...

continuação...
Diz também que A S resolveu os problemas da segurança social dos atletas. Meu caro amigo, estamos sempre a falar do mesmo, isto parece a pescadinha de rabo na boca! Resolvemos parte dos problemas que criamos mais nada. E se os criamos a nossa obrigação era resolve-los, não? Ou seja, não vamos atribuir o estatuto de herói a alguém que incendiou a mata e depois consegui extinguir o fogo certo? Herói era se tivesse transformado a mata num campo viçoso de legumes, assim não pode ser herói.
Em relação aos observadores e delegados, deixe-me dizer-lhe que poderia e deveria ser negociada a sua introdução na FAP, através de um qualquer acordo. Quem quisesse ir, ia, quem não quisesse, ficava. Parafraseando o Octávio Machado, eu sei do que estou a falar, porque isto já me foi dito por um delegado da Liga e segundo ele, expressa o sentimento geral no seio da classe.
Terminando, dir-lhe-ei que do Dr. António Salvador tenho uma imagem de uma pessoa afável e que poderia, ou poderá ser muito útil ao andebol, por tudo o que representa. Faz falta ao andebol, mas líder não! Já deixou mostras que aí não encaixa bem. Atenção que não estou a fazer comparações, porque se for para comparar com a actual liderança da FAP, aí não tenho duvidas que poderia ser uma boa alternativa, porque sinceramente melhor que o actual líder da FAP, não deve ser nada difícil de encontrar.
Termino a minha intervenção sobre este tema, pois está tudo dito. O que eu ou outro possa escrever sobre o mesmo, será repisar a matéria e vai sempre exprimir pontos de vista divergentes, sem retirar ou acrescentar nada ao que já foi escrito.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Muito bem, a censura afinal existe e tem por alvo o livre pensamento! Podiam ter dito que só aceitavam comentários a dizer bem do Dr. António Salvador, porque eu assim escrevia como se fazia antes do 25 Abril: a fazer de conta que estava a dizer bem, para meia duzia de entendidos lerem as entrelinhas!

O Banhadas Andebol disse...

Aqui não se faz censura, por textos a dizer bem ou mal, apenas os que consideramos ofensivos , ou que contenham frases que envolvem algum grosseirismo barato, espero que tenha reparado , que como não somos profissionais da informação o blog apenas é actualizado, nos espaços livres dos Administradores, assim é muito provável, que os seus comentários sejam publicados com algum atraso, é esta a justificação

Anónimo disse...

Eu sou quem fez o comentário das 22:57 do dia 31, e repondo com elevação ao comentário das 9:38 de dia 1, apenas para esclarecer que felizmente não fazia parte dos Órgãos da Liga, porque não tinha certamente o feitio e a paciência que alguns tiveram, felizmente até fiquei amigo de alguns o que me deixa grande satisfação. Mas não invalida, que não estivesse várias vezes nas reuniões noutras funções e não tivesse conhecimento do que lá se passava. Respeito as suas opiniões embora discorde frontalmente do que diz, com conhecimento de causa.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo comentário em que afirmo que existe censura, pois ainda que de forma tardia, eles foram colocados.
Quando digo de forma tardia, não estou a criticar, mas apenas a constatar, pois lendo a Vossa justificação, só tenho é que entender e de forma solidária, a mesma.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Sobre o fim da LPA direi:

"E alguns clube a quem tudo foi prometido"

Claro os mesmos que andaram anos a boicotar a Liga, se venderam à FAP e ainda aliciaram outros clubes para "fugirem" da LPA. sem sucesso.

"Todos os quadros da Arbitragem, já tunham as suas verbas liquidadas, p que se torna inédito no sei da modalidade, servindo de exemplo a outras entidades"

Qua saudades vão ter do António Salvador e sua Direcção.

Como estão os pagamentos da FAP?

"Fomos informados, de que a Direcção da LPA, entregou à FAP, todos os processos relativos a vários assuntos que tinha desenvolvido, como por exemplo:O processo relativo à Taça da Liga em Portimão, Etc,Etc,etc,"

Quem gosta do Andebol de amneira desinteressda e têm a coluna vertebral direita, procede assim.

Pena que sejam tão poucos!