gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Última Hora – Aconteceu o previsto – Acabou o Francisco de Holanda

Acabou DF HolandaNasce o Clube Desportivo Xico Andebol


Acabou, segundo reportagem inserida no site Guimarães Digital, realizou-se no passado dia 22 a previssta Assembleia Geral do Desportivo Francisco Holanda, que deu por finda a actividade andebolista do histórico Clube da cidade berço, e criou o Clube Desportivo Xico Andebol. Eis parte da noticia:

Os associados do Desportivo Francisco de Holanda aprovaram, por unanimidade, a cedência dos direitos desportivos ao novel Clube Desportivo Xico Andebol, liderado por Paula Ferrão.
A proposta foi discutida esta noite numa Assembleia Geral Extraordinária em que estiveram presentes cerca de três dezenas de associados. A discussão foi pacífica, com Almor Vaz a explicar as razões do surgimento desta solução. Na prática, os sócios do Desportivo Francisco de Holanda aprovaram “a cisão e transferência dos direitos de participação desportiva das suas equipas de andebol à associação Clube Desportivo Xico Andebol”, bem como “a cedência e utilização de espaço e instalações desportivas do seu pavilhão gimnodesportivo.” As respectivas cedências serão formalizadas “através de um documento escrito” tendo sido mandatados pela Assembleia Almor Vaz e Carlos Jordão da Silva. Esta mudança ficou a dever-se, essencialmente, “à situação de impasse directivo em que se encontra o Desportivo Francisco de Holanda” e “aos problemas que tal situação provoca, mormente no âmbito desportivo e administrativo
.”
( no Guimarães digital )

Esta decisão merece alguns comentários da nossa parte, felizmente que não foi constituída uma SAD, que na nossa opinião seria uma situação bem mais gravosa, mas a transferências de direitos desportivos em termos andebolisticos, levante uma nova questão, quem liquidará as dividas geradas pela existência de Andebol no F. Holanda, na forma que a noticia é publicada, significa que o F. Holanda continua a existir, ora desta forma vai continuar a ser esta entidade a devedora, mas como não tem capacidade financeira, por exemplo em termos federativos , as suas dividas que serão muitas deverão passar provavelmente para incobráveis, a ser assim, teremos de dizer que é uma boa decisão!!! Isto leva-nos a uma outra questão; E os outros Clubes devedores , o que farão??? Será que a Federação, vai compactuar com isto, e aceita que o novel Clube represente o F. Holanda sem a liquidação das verbas em causa??? Será que desta forma está respeitado o principio da igualdade competitiva!!! Temos fortes duvidas!!! A ver vamos!!!Só a legislação Portuguesa permite estas situações.

O Jurídico

13 comentários:

Anónimo disse...

Estamos na época das fraudes bancarias, que começam a surgir numa prespectiva diferente no desporto, é o caso das eleições do Glorioso SLB e agora a mudança do Clube com tradições no andebol português o Desportivo Francisco de Holanda para um agremiação desportiva? dirigida por? etc.. e tal e os estatutos pouco importam.
Mas o que esperar da administração dPres. Almor Vaz quem o conhece há muitos anos sabe no que dá,basta ver o seu passado desportivo e porque a determinado momento da sua vida de dirigente foi afastado do DFH.
São fugas para a frente para não pagar á segurança social e ao fisco , milhares de euros de dividas a treinadores e jogadores e o povo como está a festejar o S. João nem dá por isso.
Enfim, o andebol vai mal e não vai ficar por aqui, as desistências de clubes ou golpes de magia como já está a acontecer com os regulamentos do campeonato de Andebol Feminino com aquisição de direitos desportivos e feito por gente com cultura geral e que devia dar o exemplo aos jovens dirigentes, mas os regulamentos assim obrigam e passámos á regra do Vale tudo!!! até tirar olhos....
Vamos direitinho, para as calengas dos anónimos que morreram sem honra e sem glória.

Anónimo disse...

E agora? Começam do zero nas divisoes mais baixas ou continuam onde estavam apesar de serem clubes diferentes? Aposto na segunda!

Jorge Almeida disse...

Caro "O Jurídico": Por favor, leia os comentários ao seguinte link:

http://andebolmais.blogspot.com/2009/06/para-pensar.html

Aqui, encontrará algumas respostas às suas perguntas.

Tem, ali, comentários bastante interessantes, especialmente de pessoas que me parecem ser antigos dirigentes do Xico.

Não me parece que dê o seu tempo por perdido.

Anónimo disse...

Só para esclarecer: na acta de cedência de direitos, esta é clara quando diz que o novo clube assume direitos desportivos e obrigações para com a entidade federativa. Não consta da acta, mas a uma pergunta do capitão da equipa, foi-lhe respondido que tudo o que diga respeito aos técnicos (dois meses de atraso) e compromissos com os atletas (gratificação no final da época) será respeitado. Foi dito na AG que esta era a condição que a FAP impunha para ceder direitos desportivos. O que não fica contemplado neste acordo são as dívidas fiscais, essas continuam na posse do DFH, que ao contrário do que escrevem, não acaba. Não tem é direcção porque na AG que se realizou não se apresentou nenhuma lista. A qualquer altura o processo eleitoral no DFH pode ser reaberto.

Anónimo disse...

Mais um golpe palaciano.

Quando os exemplos veêm de quem governa, como não, também, no desporto?

Quem paga o Calote que o xico de Holanda têm na Federação?.

O saldo devedor vai ser liquidado por" relevantes serviços prestado à direcção da federação, no combate feroz que Luis Santos manteve e PERDEU com a Liga?".

Vamos pagar todos nós, sim, porque o dinheiro que a Federança esbanjou nessa causa, são provenientes dos impostos que pagamos e, contrinuem para os tais 6 milhões de Euros anuais que habitualemnte a federação é contemplada pelo estado.

Quantos mais clubes vão passar a utilizar estes "artificios" para deixar de pagar dividas?

Será que o Secretário de Estado estará de acordo com isto?

Anónimo disse...

Todos sabemos que esta situação infelizmente não é inédita.....
Todos também dizemos que isto só é possível em Portugal.
Lamentavelmente as entidades competentes nada fazem.
Quanto a Federação é também lamentável que nada faça para no mínimo salvaguardar a "verdade" desportiva.

Anónimo disse...

O Banhadas; às vezes, parece que pára no tempo.

Há quanto tempo surgiram, na sua página e em páginas de outros blogues ligados ao andebol, comentários sobre a vergonha que se está a passar com o XICO?

Helo!!?? Acordaram agora?

E vem com comentários, tipo "...as suas dívidas, que serão muitas deverão passar provavelmente para incobráveis, a ser assim, teremos de dizer que é uma boa decisão!!!".

Esperem lá!!!! Não percebi esta...

Então É UMA BOA DECISÃO??? Será que estou a ler bem? O BANHADAS também apoia a vigarice e a falcatrua?

E os clubes que sempre cumpriram religiosa e atempadamente com as suas obrigações? O que é que se lhes diz?

Haja vergonha!!! De todos, a começar pela FAP e a continuar na AAB (sempre pressurosa a informar exitos mas caladinha sobre todo este imbróglio), nas pessoas que constituem o XICO e que ainda repontam como que se a razão esteja do seu lado e a acabar no Sr. Dr. Laurentino que conhece todo este processo (aliás, como é sua obrigação) e nem tuge nem muge.

E assim vai o nosso lindo Portugal.

Excelente e didático exemplo para a juventude do XICO e não só.

Agora, já sabes, gastas e ficas a dever. Depois é só mudar de identidade. O tempo faz o resto. A memória é curta e os homens depressa se esquecem destas e doutras tropelias.

A bem do regabofe,

Serafim Saudade

Anónimo disse...

Apesar dos dirigentes do F. Holanda não estarem a cometer qualquer ilegalidade, estão apenas a usar de uma brecha que a lei lhes faculta, tal situação representa um precedente que pode ser devastador para a FAP, pois caso aceite esta situação terá de aceitar todos os clubes devedores que procedam de igual forma. É bom lembrar que existe sempre a possibilidade de recurso aos Tribunais caso a FAP tenha procedimentos contrários relativamente aos outros clubes, bem como o facto dos dirigentes da FAP poderem ser afastados por decisão do Tribunal (o que seria uma humilhação) caso se comprove tratamentos diferenciados entre os diversos clubes ou agentes.

Não devemos esquecer que o F. Holanda continua a ser responsavel pelo pagamento das dividas e que os dirigentes (inclusive os demissionários e ex-dirigentes) desse clube irão responder com os seus bens pessoais para saldar as dividas contraidas (acredito que com estas "habilidades" já não tenham nada em nome deles).

Não tenho duvidas que estamos perante um cenário extremamente perigoso, que aconteceu com alguma frequencia no futebol (principalmente nas divisões secundárias) e que o Estrela da Amadora quer utilizar para se poder inscrever na próxima época, mas que não tem precedentes (que me lembre) no Andebol.

Seria bom que a ATAP e a AJAP se pronunciassem publicamente sobre este caso, pois está igualmente em causa os direitos dos jogadores e treinadores do F. Holanda que ainda não receberam o que lhes é devido. Seria bom saber se concordam com esta situação e quais os mecanismos de que dispõem para salvaguardar os direitos dos seus associados. Também para estas associações estamos perante um precedente que pode colocar as pode por em causa.
A FAP tem de ter em atenção que mexer com as associações de classe é abdicar de 30% dos votos da Assembleia Geral, porque as 3 associações representativas dos agentes estão de braço dado umas com as outras e a Associação de Braga vai passar a ter um poder nulo na AG.

Esperemos pelos próximos capitulos, mas os clubes devedores devem estar bem atentos a esta situação.

Anónimo disse...

E este clube nunca foi da LPA.
Afinal as situações de má gestão (para não lhe chamar outra coisa) também acontecem no seio da FAP e até nos clubes que são protegidos pela FAP e pela AAB. Afinal os clubes da FAP não são amadores, também pagam (ou melhor prometem pagar) ordenados a treinadores e jogadores. Afinal quem não cumpre com as suas obrigações junto das finaças e segurança social são os clubes da FAP e não os da LPA. Como explica a FAP os investimentos em clubes que não cumprem com o Estado, situação que a lei proibe?
Como é que estas duas instituições descalçam esta bota? Será que continua a haver lata para continuar a imputar as culpas ao profissionalismo ou a A. Salvador?

Lá diz o povo que pela boca morre o peixe, o problema é que não é só o peixe que morre, é também o andebol português. Dia após dia assistimos (impavidos e serenos) ao declinio da nossa modalidade.

Anónimo disse...

Será que o Secretário de Estado estará de acordo com isto?

Está conivente com a FAP, AAB, Xico, Famalicao

Jorge Almeida disse...

Caro anónimo das 21:49 de 25 de Junho, caso não saiba, o Secretário de Estado, fora o periodo dos Jogos Olímpicos, está-se "nas tintas" para as modalidades que não sejam futebol.

Aliás, é um homem do futebol, assim como Hermínio Loureiro é um homem do basquetebol. Ou será que alguém esqueceu quem era o presidente do FC Fafe na única época em que este clube andou na 1ª divisão?

Que é que podemos esperar dum elemento como este? Que actuação teve ele no conflito entre FAP e LPA? Que actuação teve ele na escandaleira que foi o processo das eleições da APAOMA?

gupi disse...

Também conheço um clube que dava imenso jeito fazer um trafulha destas.
Muda-se de clube mantém-se os direitos. Espectacular!!!

Anónimo disse...

Comentador das 15:09 de 29 de Junho :

- Estará a referir-se ao Belenenses ?