gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 24 de março de 2009

Campeonato Nacional Seniores Femininos

Face ao que têm sido publicado, tanto nos sites da Associação de Andebol de Lisboa, como da Associação de Andebol de Braga, e ainda às informações que nos têm chegado, após a nossa solicitação. Existem e vão ser apresentadas na próxima Assembleia Geral da FAP, propostas de Alternativa , à PO09 “ Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos “, assim vamos focar-nos na proposta de alteração prevista e que vai ser apresentada.

Perguntamos :

A quem interessa a Posposta de Alteração do Formato de Disputa da PO09 ?

Quais as Associações beneficiadas com a alteração proposta ?

Quais os critérios utilizados, para a elaboração da Proposta ?

Quais os objectivos a atingir ?

Será que a FAP , passa a substituir as Associações , na sua actividade de âmbito Regional ?

Muitas mais interrogações se poderiam colocar, mas pensamos que estas são suficientes.

A proposta consagra uma 1.ª Divisão com o máximo de 20 clubes, divididos em duas zonas. Pressupõe que acaba a 2.ª Divisão.

Neste momento existem cerca de 15 equipas a disputar a 2.ª Divisão, logo aqui levanta-se uma questão, como será feito o apuramento, e se , se inscreveram todas quais as que ficam de fora ? Que critérios irão ser utilizados ( Ou será por simpatia ), pois as condições estabelecidas poderão não chegar.

Com este tipo de prova, as Associações Regionais não tem actividade neste Escalão, pois todas as equipas existentes estará a disputar um Campeonato da 1.º Divisão, não haverá mérito desportivo, não haverá incentivos de subida, não haverá competitividade, será na pratica condenar o escalão de Seniores Femininos.

Poder-se-á à dizer com toda a segurança, que o actual Campeonato serve para quê ? Uma coisa poderemos afirmar não haverá descidas e haverá Associações que ao olharem somente para o seu próprio umbigo, sairão altamente beneficiadas, no futuro, pois passam ( ou continuam ) a ter muitas equipas nos Nacionais.

Nova pergunta se coloca, ás não apuradas , e que irão disputar encontros Regionais ou Inter Regionais, organizados pelas Associações, será verdade !!!

Novas questões se irão colocar, como serão enquadradas as equipas da Madeira, uma para cada Zona, não acreditamos, pois por questões económicas , como se tem verificado esta época, perder-se-ia o feito das jornadas duplas. E nós temos a certeza , que um dos motivos desta proposta de alteração é economicista e não desportiva.

Sendo Assim , teremos nem mais nem menos na Zona Sul, o Madeira SAD, o CS Madeira , o Gil Eanes e o João Barros, e na Zona Norte o Colégio de Gaia, como apenas são apurados para a fase final os três primeiros, o desequilíbrio é flagrante com forte beneficio da Zona Norte , o que consideramos completamente inadmissível,.

É um Campeonato, que apenas dará maior numero de jogos ás equipas apuradas para a Fase Final, e os custos provavelmente nem baixarão, pois a Fase Final é uma Fase Nacional, o que significa que as razões Financeiras irão por “água abaixo”.

Os técnicos do Feminino deveriam ter uma palavra a dizer, pois o Escalão de Seniores , o que necessita é de revitalização competitiva, maior equilíbrio e não em jogos sem interesse , desequilibrados, maçadores e que criam situações de bem estar e excesso de confiança, que levam ao laxismo do treino semanal.

Estamos absolutamente de acordo , com um Campeonato de formato proposto por um nosso leitor ( Carlos Pires ), embora a mesma possa ser discutível.

Poderemos finalizar, afirmando, que na nossa opinião é o maior retrocesso que o Andebol Sénior Feminino sofre nos últimos anos.

O Analista

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.

Sou treinador da equipa sénior feminina do Alavarium e já aqui foi transcrita a minha opinião sobre o tema, considerando um enorme erro se esta proposta for aprovada.

Sublinho que, quando coloquei nos vários fóruns a minha opinião sobre o assunto, ainda não tinha começado a Fase Final do Nacional da 2ª Divisão (que lideramos) pelo que não se julgue que estou a falar apenas porque vamos bem encaminhados para assegurar a subida.

Não queria repetir os inúmeros argumentos que apresentei para classificar de "erro grave" esta potencial ateração. Mas queria chamar a atenção par ao problema que, ao se limitar a 20 o número de clubes participantes, pode ocorrer.

Imaginem um clube como o CALE. Tem todos os escalões de formação com bons resultados e, para o ano, está a pensar criar uma equipa sénior. Neste contexto, é altamente imporvável que possa competir nesta Divisão. E pergunto eu: Então pode jogar onde? Em lado nenhum? Veda-se o acesso a competições nacionais um clube que tinha tudo para ter sucesso? E quando é que poderá ter esse acesso?

Esta proposta tornaria o campeonato numa competição com jogos absurdos, seria desprestigiante e reduziria o número de jogos competitivos para as melhores jogadoras portuguesas.

Há quem diga que não devia intervir nestes espaços públicos assinando o meu nome, porque a minha equipa pode ser prejudicada. Não interessa. Tudo farei pela defesa do andebol feminino e isto pode ser fatal no processo de crescimento que Portugal estava a viver.

Ainda há tempo de não se cometer o erro, desde que as Associações defendam o Andebol e não os seus interesses particulares.

Um abraço,
Ulisses

Anónimo disse...

E nos Masculinos, em que a confusão ainda é maior e ninguém sabe de nada.

Aliás, mete-nos apreensão como é que as Associações estão a "navegar" uma vez mais ao sabor disto tudo, não ouvindo devidamente Clubes, Dirigentes e Treinadores, só faltando no dia 28 deste Março, como é normal, votarem favoravelmente as propostas da FAP em Assembleia .

Haja decência, e se querem o bem da Modalidade, imponham-se de vez e não troquem dignidade e honestidade por algum dinheiro ou promessas dele, porque o FAP sujeita-se a organizar para a próxima época Campeonatos Nacionais de Selecções Masculinos e Femininos de todos os escalões (terão é que ter os jogadores durante toda a época desportiva coordenados pelos maravilhosos "Treinadores" que tem) .

Por último, gostariamos de saber qual a decisão para a contestação apresentada pelo Alto Moinho ao recurso ganho pelo Évora, dado que este fim de semana vai começar a disputa das Fases Final e de Apuramento da PO2 (para o quê não sabemos, ou antes, talvez para a FAP encher calendários desportivos e dizer que existe muita actividade, obrigando os Clubes a pagarem as arbitragens, o policiamento, os Pavilhões e as deslocações) e qualquer um dos restantes Clubes de ambas as Fases, não saberem ainda ao dia de hoje, se vão jogar a Évora ou ao Alto Moínho (como são duas localidades "pertinhas uma da outra", não deve fazer muita diferença) ou se o Évora ou o Alto Moinho, vão jogar aqui ou acolá .

UM GRUPO DE DIRIGENTES

Anónimo disse...

Ganhou a proposta do Norte.A Associação do Porto votou sim tal como as outras que nem andebol feminino têm.

Na PO9 , será o Campeonato do Porto, onde as equipas andam a passear na 1ª fase e facilmente se apuram as 4 para a fase seguinte, e todo o resto do País a gastar dinheiro e a levar pingas da Madeira Dad e do Gil.
Boa prova e depois a Seleccionadora Nacional diz que não tem nada a ver com estas propostas.... mas a sua Associação votou a favor.

Que futuro o do Andebol Feminino!