gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Reflexão/Balanço do Ano Andebolístico – 2008

Se bem que no desporto, as resumos da época sejam normalmente feitos no final da época desportiva, decidimos fazer uma reflexão sobre o que foi o ano civil passado, no que ao nosso Andebol diz respeito e que sem efectuar uma abordagem específica, ao Masculino ou ao Feminino, ou entrar nos caminhos da formação, e ainda sem qualquer preocupação de hierarquização, aqui vos deixamos:

1 – Acentuação da concentração do Andebol, em termos quer qualitativos quer quantitativos, no Norte do País.

2 – Afirmação da nossa modalidade, relativamente ás restantes modalidades colectivas, essencialmente após o desaparecimento da Liga de basquetebol. De facto com o fim de alguns clubes, pelo menos no escalão sénior e com o menor impacto mediático, correspondente aos factores referidos, o Andebol conseguiu maiores apoios, pelo menos nos clubes que têm várias modalidades e citamos como exemplo, o Benfica o Porto e o Belenenses.

3 – Todavia e apesar disso a situação que se vive é extremamente periclitante, já que, por exemplo o Belenenses, tomou decisões radicais relativamente á sua equipa sénior que colocaram em sério risco a sua manutenção, felizmente conseguida.

4 – Ou seja, é bem evidente, que é muito difícil viver, sem os apoios directos ou indirectos a que a via “profissionalizante” não tem acesso. O que é estranho, já que a excelência só é conseguida com a exigência e esta não é possível com amadores. Uma reflexão que o poder precisa e deverá fazer urgentemente.

5 – Talvez por isso, a Liga não consegue reter alguns dos Clubes participantes, E aqui, até se poderia dizer que, na maioria dos casos, tal se deveu a questões de probidade e ingenuidade dos dirigentes desses clubes, mas a verdade é que também não consegue a chegada de novos clubes (os que têm o direito desportivo, já que a Direcção da Liga não fez convites, e no nosso entender andaram muito bem).

6 – Por outro lado, o nível superior da competitividade e emotividade que as competições da Liga têm tido ( é que além do Campeonato, agora parece que a Taça da Liga também é muito importante), que não tem paralelo nas outras modalidades colectivas, não é suficiente para encher os Pavilhões.

7 – De qualquer forma o Andebol é a 2.ª modalidade em Portugal e a 1.ª em Femininos. Por isso mesmo e face aos bons ofícios do Presidente da Liga, a TVI decidiu que a anterior versão dos “Morangos com Açúcar” privilegiasse o Andebol. Todavia o efeito promocional expectável ficou bem aquém do desejável. Culpa de quem??? Oportunidade pouco aproveitada e não repetível em termos imediatos, que nos deve fazer pensar.

8 – Ou seja, haverá concerteza grandes dificuldades de criar, promover e vender o “produto”, claro que há . Quais são os grandes antigos jogadores de Andebol que vão aos Pavilhões? E Treinadores? E Árbitros ( Têm visto Ângelo Pintado? Carlos José? Jorge Rodrigues? Tantos existem. Estes são meros exemplos ). Não há envolvimento. Que fazer?

9 – Claro que, quando participamos numa Fase Final de uma grande competição Internacional, como foi o caso da Selecção Sénior Feminina e o que ouvimos falar é do valor da diária, do equipamento desportivo, enfim, de condições indignas de participação, muito mal estamos, no que se refere à promoção da modalidade.

10 – Conclusão: Empenhemo-nos nessa promoção e teremos um 2009 positivo. Não o façamos e daqui a meia dúzia de anos, teremos como que um clube privado ( tal como as restantes modalidades, que para lá caminham).

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente artigo, mas concerteza que não vai ter muitos comentários, pois a grande preocupação, são as polémicas. De qualquer forma os meus parabéns pela vossa coragem a marcarem a diferença

Anónimo disse...

Se nã fosse a arbitragem, sempre tão mal tratada, o nosso andebol não atingia o patamar máximo do andebol mundial!

Anónimo disse...

Ao comentador das 16:12 , tens razão mas falta um comentário acerca da arbitragem, que julgo ser possível e era bem vindo, desde que com qualidade.