gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

APAOMA – Eleições - Sim ,Não ou Talvez

Coisas estranhas na arbitragem Nacional, da Modalidade. Existe uma associação de classe, chamada Apaoma , sabemos que existe , não pela sua actividade, pois ainda não entendemos se defende os interesses colectivos , que deveriam ser o seu objectivo primário, se interesses individuais !!! Mas porque aparece sempre que existem Assembleias Gerais da FAP, foi pois através de uma fuga de informação, que tomamos conhecimento que a sua presença na última AG, foi quase de “Favor” , pois tinha um processo de legalização pendente , que deveria estar concluído até final do ano civil, e não nos espanta, que nesse sentido surjam Eleições e Apresentação de contas, que segundo tudo indica, serão realizadas em 22 de Dezembro.

Mas são não são eleições com um processo pelo menos aparentemente , transparente, não se conhece os termos da convocatória, pois o seu Site encontra-se desactivado á vários meses, não se sabe quais os sócios que tem cotas em dia e que estarão em condições de se constituírem em lista e de votarem, mas começam a conhecer-se alguns contornos de todo este processo que pela nossa analise será tudo menos pacifico.

A nova Lei de Bases e o novo Regime Jurídico das Federações , consagram uma forte presença das Associações de Classe nas AG das Federações, e logo por sinal esta é a única que está devidamente enquadrada na mesma. Desta forma ganha um apetite, de domínio apetecível a vários níveis, e alguns até já se movimentam, “ Não sabemos é se os mesmos apetites, serão para defender a Classe”.

Tomamos conhecimento de que existe uma lista entregue, não sabemos todos os nomes, mas sabemos que a mesma é encabeçada pelo árbitro António Trinca , e enquadra os Oficiais de Mesa, Costa e Silva e Carlos Barros. Agora questionamos , como tomaram estes elementos conhecimento de que iria haver eleições!!! Será que António Trinca vai abandonar a carreira de árbitro para se dedicar ao dirigismo, não acreditamos e provavelmente vamos cair em mais do mesmo.

Mas segundo comentários por nós recebidos, existe ou quer existir , uma outra lista, que segundo consta não teve oportunidade de se candidatar, pois não sabia da data prevista para a realização do acto nem limites de apresentação de candidaturas, e até previsto uma entrevista a um jornal diário para denuncia de todo o processo. Dessa lista fazem parte entre outros. o ex-árbitro da Associação de Andebol de Braga Fernando Ferrão para Presidente da Direcção,, o seu antigo parceiro Manuel Moreira para a Assembleia Geral, e para presidir ao Conselho Fiscal e Disciplinar o árbitro em actividade Ivan Caçador. Esta lista também levanta alguns problemas em especial relativamente aos quadros ainda em actividade, embora se possa entender o seu descontentamento, face ao momento actual da arbitragem.

O Jurídico

10 comentários:

Anónimo disse...

Oh juridico, tambem parece que há broncas ali para os lados da Av.de Ceuta em Alcantara.
Parece que por lá tambem vai haver eleições ( PARECE ) e tambem parece que o "O BUFO DO MAJOR DA CALÇADA" na eminência de ficar sem parceiro vai-se chegar à frente.
Mas é tudo segredo, não contes a ninguem.
lol lol lol Eles julgam que andam escondidos num saco de plástico, mas o saco é transparente.
UM ENGANADO

Anónimo disse...

Amigos e amantes do ANDEBOL...É uma vergonha o que está a se passar na arbitragem nacional....APAOMA ? Com Hugo Virgilio outra vez? o que fez esse senhor pelos árbitros? Trinca? Qual a "força" ou influência que este senhor tem na arbitragem? ou melhor, Qual a "força" que este este senhor tem para combater com os Grandes "Tubarões" da arbitragem nacional? Acho que é hora de algo novo, a arbitragem nacional precisa ser dignificada...Sou afavor da APAOMA, mas com pessoas competentes que possam reverter o quadro "triste" e "assustador" pelo qual a arbitragem nacinal passa neste momento...

Kleber Caldas

Anónimo disse...

Este comentário sobre APAOMA é por demais evidente que deve preocupar a os árbitros e cronometrista que se reviam na associação de classe existente que por este ou aquele motivo não tem sido um órgão congrega dor e defensor dos direitos e deveres dos seus associados.
Era preciso saber em que situação se encontra a actual direcção que tem como presidente o Dr.Virgílio, arbitro e que segundo consta abandona tal como o Gilberto que fazia dupla com ele.
De facto a APAOMA tem estado nas assembleias gerais da FPA, e nunca se entendeu porque não estiveram presentes a AJAP(Associação de jogadores) e a ATAP(associação de treinadores, com a nova Lei de Bases do Desporto, o que se esta perspectivar é um assalto á APAOMA por um tal Trinca Dentes, arbitro regional e o nome por si só não abona nada a uma Associação e árbitros e juízes.
Era bom que os árbitros internacionais e mais velhos e os que saíram por razões extra desportivas ou de idade tomassem conta da sua associação para poderem defender os seus direitos e serem uma parte importante nos acontecimentos e valorização da modalidade.

M.C disse...

O mais grave e desprestigiante para a classe é não haver um orgão responsavel nem um acordo com nenhum amarca para "vestir" os árbitros.

Actualmente cada um compra o que mais lhe convém e conforme as suas posses.

É árbitros vestidos ocm Patrick, Adidas, Sailev, game and fun etc etc.

Lamentável.....

Anónimo disse...

Parece impossível como é que um indivíduo que é advogado promove este tipo de acções mafiosas e o Gil lhe dá cobertura. Haja decência!
Hugo, já estamos fartos da tua (falta) de liderança e dos teus joguinhos de bastidores. Trinca, tem juízo e não sirvas de marioneta de alguém que tem sido o coveiro da nossa classe!
Macau, Goulão, Humberto, Ferrão, Moreira, Tomás, Branquinho e a nova geração de colegas com o Ivan, o Coutinho, etc., avancem para a liderança. Se tentarem bloquear a Vossa candidatura com jogos escuros e à “má fila”, não passam do dia das eleições, porque nós damos a volta a essa esterqueira toda!
Estou farto de não ter quem me represente; estou farto de não ser ninguém; estou farto dos insultos da FAP! Mais do mesmo? Não obrigado!

Anónimo disse...

árbitros magros e mal equipados e dirigentes gordos e fazendo de conta que estão ali para servir a modalidade.
O problema como sempre é cada um de nós tratar dos nossos problemas , porque se esperamos apoios dos dirigentes, já sabemos que não há almoços grátis!!!!

Anónimo disse...

Havia quem metesse isto na ordem se estivessem disposto a aceitar trabalhar para a classe, eram dos velhos que conjuntamente com alguns dos novos davam cabo disto, lembram-se do H. Silva do V. Bessa do F. Humberto do D. Ramos do Malpique que em conjunto com o Goulão o C. Ribeiro o J. Reis, o Rui Tomas O Ivan o Capela e outros metiam tudo em ordem certamente um abraço de um ex.

Anónimo disse...

Caros amigos e colegas, desculpem se vou ser impertinente, mas como pode uma Associação de Classe funcionar se esta mesma classe só tem mostrado desunião? Senão vejamos: Quando o site da APAOMA estava a funcionar só se lia comentários de uns a falarem mal de outros, chegando a niveis muito baixos de colegismo e educação, agora aqui no Banhadas continuamos e perceber que nossas classe não irá a lugar algum como classe. Cada um trata dos seus interesses individuais e o coletivo que se lixe, por isso estamos como estamos Árbitros a fazerem 5, 6 e 7 jogos por fim de semana, Oficiais de Mesa ( dá pena o que fazem com estes, muitos deles senhores ) a serem obrigados a acompanhar os árbitros viajantes, enfim, cabe-me uma pergunta: -O que estamos a fazer por nós?
Deixem-se de guerras, cujo resultado só interessa à Calçada, por isso somos disconsiderados e empurrados para o ridículo, pensem bem, façam uma reflexão que construa uma base sólida e forte, para que nossos objectivos sejam voltados para a classe e os resultados dessa união sejam em proveito desta mesma classe. A APAOMA precisa de sobreviver, de ser eficaz, funcional, presente, representativa, enfim, operacionalmente capaz de nos representar, classe esta que se encontra totalmente desprotegida, logo,mal tratada pelos Srs. da Calçada. Guerras não nos levam a nada, politiquiçes também não, compromissos eleitorais menos ainda, por isso e como sócio inscrito, porém desinformado, proponho como reflexão o seguinte: Que nesta tal Assembleia, marcada à rivelia dos possiveis sócios, haja uma união de chapas para uma Direcção que dê o arranque objetivando uma nova época na APAOMA, e que, após este arranque, com tudo a funcionar, inclusive com os sócios e pagar e ter voz activa,partirmos para uma renovação, com eleições abertas e participativas. Bem haja o ANDEBOL, logo, bem hajam os Árbitros e Oficiais de Mesa. Um Abraço a Todos

Anónimo disse...

Gostaria de deixar aqui expressa a minha estranheza perante as declarações de hoje em "A BOLA", dos possiveis candidatos à APAOMA.
O TRINCA que chegou anteontem à arbitragem.....quer unir todos....., mas ....os mais velhor querem é tachos...
Como ponto de união começa bem.
Mas depois as suas metas dizem bem das suas ideias, parece a fábula da rã e do boi, o homem não faz a coisa por menos.
1º - Vai ter lugar no conselho de arbitragem e tambem na Assembleia da FAP, vota duas vezes em qualquer problema, acham bem?
2º Depoios vai arbitrar o conflito entre a LPA e a FAP.
É como digo o homem incha, incha, incha e ainda vai rebentar sem fazer nada. Coitado.
Já o pirata de perna de pau de Braga, tambem não faz as coisas por menos, vai logo falar com o SEC. Deve ser para recordarem velhos tempos de camaradagem.
Um pouco de modéstia não estaria nada mal, nestes delfins de CREIXOMIL.
UM ÁRBITRO DOS VELHOS

Anónimo disse...

Parece que os Arbitros e Oficiais de Mesa se esquecem de serem unidos e invergam por uma pratica antiga cada um por si. Agora que existe um orgão para defender os interessados e tem defendido tanto da parte da APAOMA como do Hugo Virgilio teem dado a mão ás solicitações. Claro como um trabalho profissional que fazem não devem nem podem relatar. Mas podiam talvez serem transparentes, mas talvez para isso fosse preciso mais elementos. Vamos mudar mas mudar para melhor. Os velhos e os novos. Pena é que os velhos se tenham acomodado tanto tempo para saberem que podiam serem uteis, os novos sempre devem ter ideias frescas.
Norte contra Sul outra guerra. Boa